Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

Pessoal... me ajudem com uma dúvida.

Acabei de receber uma HD4850 da Sapphire que compre na Pichau.

Porém eu estava esperando aquele modelo com cooler vermelho e tal... esse do link:

http://www.sapphiretech.com/us/products/products_overview.php?gpid=244&grp=3

Mas para minha surpresa, recebi um outro modelo... o

SAPPHIRE HD 4850 512MB GDDR3 PCI-E Dual Slot Fansink

<a  href=%7Boption%7Dhttp://www.postimage.org/Pq3Rh0J.jpg' alt='Pq3Rh0J.jpg'>

No site da sapphire tem a descrição.

Ai fiquei na dúvida... qual é a diferença desses modelos??? É só o cooler que mudou?? ou mudou mais alguma coisa?? Me dei bem ou me dei mal??

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa é a Dual Slot amiguinho, ja tanto falada aqui

Sobre o 3DMark, bem eu nao me basearia nele pra verificar se uma placa é ou não mais rapida que a outra, jogos são a melhor forma de teste, pois são um teste real.

Eu por exemplo zerei o Crysis esta madrugada, passando o jogo todo em Very High e na maior parte das fazes com AA4x. Sem lags absurdos que me atrapalhassem. Ta certo que Crysis é um jogo complicado pra Benchmarks também, mas vale como dica, teste sua placa nova em jogos e tenho certeza que ela ira se sobrepor a 8800GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem conhece ou tem esse modelo mais novo da HD4850?

Diz o cara que o sistema de resfriamento é melhor!

Verdade ou mentira?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80447375-placa-de-video-sapphire-radeon-hd-4850-512mb-gddr3-256-bit-_JM

Espero ajuda pois estou pra comprar uma pra mim esse mês

valeu

Amigo se for a placa da 4 foto é otima sim e tem umrefrigeração bem melhor mesmo mas só se for a da 4 fotoo!! as outras são as "comuns"!

valeu!

aí galera essa placa tem melhor rendimento e desempenho em qual windows?

A minha tá funcionando de boa mais sab né quanto mais melhor né!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

voce comprou Lebre por gato(ao contrario mesmo). Em vez de receber o modelo padrão q é ate bonitinha, mas que o cooler nao esfria nem agua no Alaska, você recebeu este modelo modificado da Sapphire, com um cooler literalmente enorme que chega a deixar a placa com no maximo 64º de temperatura, contra mais de 80º do modelo "bonitinho". Em media ela fica entre 20 e 30 º abaixo da temperatura da vermelhinha, e ainda de brinde tem uma outra vantagem, pcb reduzido. Ou seja essa que você recebeu, o modelo chamado Dual Slot da Sapphire é bem menor que a placa padrão e isso ajuda na ventilação do gabinete, sem contar que assim ela cabe em gabinetes menores também.

Curiosamente, esse modelo custa em media 20 dolares a menos que o modelo padrão que é bem pior.

Meu amigo você fez um otimo negocio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sao 2 de 2G, no cpu-z mostra channel dual. Como assim dual slot , na vga ? como eu vejo isso e como faço o overclock ?

você poderia me mandar como você fez o over no seu processador? testes sem o antivirus = 11525 ja melhorou né ^^

Sua plc não deve estar com defeito. Os valores são mais ou menos esses.

você tem q ver se sua memória esta operando em dual channel pelo cpu-id. Isso mata bastante o desempenho. Sua assinatura diz que você tem 4gb de memória. Se forem 4 pentes de 1GB é bem provavel que não estaja em dual channel.

Outra coisa, quando for rodar o 3dmark, desative todos os programas em background que conseguir, principalmente o anti-virus. Não deixe o browser aberto e nem qualquer outro programa.

Seu XP pode estar com algum problema, ou rodando algo que você não esta sabendo. Tente ver isso.

Se sua plc for dual slot, faca um overclock que vai melhorar bastante a potuacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade depende mais dos jogos rodarem melhor em DX10 ou 9c, logo não se trata de Windows, mas sim da combinação de jogo + directx. Contudo como o suporte para XP esta acabando e novos equipamentos são sempre projetados pensando no futuro, o Vista seria mais funcional, se não quer ter de gastar muito com ram, coloque o 32bit mesmo, assim você terá Directx 10, possibilidade de rodar os jogos em directx 9 ou 10, possibilidade de um hybrid crossfire com placas mae AMD/ATI e outros suportes para novas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DoidoVK essa placa que tu perguntaste é sim superior à placa vermelha... compra essa, não compra a vermelha....

Deultra faz o seguinte, para ver que a 4850 é melhor do que a 8800 em performance é só colocar mais resuloção e mais coisas para ela trabalhar.... tipo, na resolução padrão que o 3dmark06 roda não dá para ver toda a capacidade da placa porque ele tá setado para uma resolução em que as duas placas dão conta do recado e sobra....

3dmark não é a melhor coisa do mundo para dizer se a tua máquina é boa ou não... não vai atrás de 3dmark da vida

um exemplo mais prático, se você pegar um jogo e colocar na configuração mínima as 2 placas terão performances beeeem parecidas... agora coloca tudo no very high e com AA e altos filtros para ver qual realmente vai aparecer mais....

Abrusco vou fazer o teste de colocar o CD da placa para ver se ela acha alguma coisa... tomara que dê certo....

mobo7, qualquer placa, qualquer pc vai ter um desempenho melhor no XP do que no vista... principalmente se tiver 2gb pra baixo.... no vista só com máquina bem forte e bastante memória

dual slot é o nome que se dá às placas que ocupam o espaço de duas placas entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chama-se dual slot porque com o cooler desse tamanho a placa ocupa 2 espaços nda placa-mãe ou em inglês Dual Slot. Nao significa q ela precise de 2 encaixes pra ser colocada, mas que ela obstrui um encaixe logo abaixo com seu cooler. Esse encaixe pode ser uma entrada pci padrão ou uma entrada pci-e 1x.

Resumindo ela é dual slot porque tampa 2 espaços na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma HD4850 Dual slot fansink (modelo de cor azul com um cooler gigante) e ao ligar-la com o cabo de forca de 6 pinos, o computador nao liga. Mas quando desconecto o cabo de força que vai na HD4850, o computador volta a ligar só q nao aparece nada devido a falta do cabo na placa de video. Quando coloco de volta minha GF8600GT o micro volta a funcionar normalmente, sinal de que a fonte e o resto estão funcionando normalmente.

Minha config é:

Athlon 64 X2 4000, mobo m2n-e SLI com 3 pentes de 1gb e fonte da Cooler Master de 500w extreme power plus.

Seria algo a configurar na BIOS? Resetar o CMOS adiantaria?

Se alguem puder me ajudar agradeço desde ja.

Ah, por falar em hd4850, alguem tem ou ja viu quem usa ela com uma fonte menor que 450w ou com fonte generica? To achando que meu problema é a fonte.

fonte tem que ser em wats reais se não for da esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Mobo7 e valeu Rvcezar pela dica de vocês. Eu ja ia fechar na red da power Color mas vi essa e fiquei na duvida, que acabei de tira la com vocês.

A tua HD, Mobo7, voce faz oc nela? Dá pra jogar umas 2-3 horas na boa?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a Dual Slot amiguinho, ja tanto falada aqui

Sobre o 3DMark, bem eu nao me basearia nele pra verificar se uma placa é ou não mais rapida que a outra, jogos são a melhor forma de teste, pois são um teste real.

Eu por exemplo zerei o Crysis esta madrugada, passando o jogo todo em Very High e na maior parte das fazes com AA4x. Sem lags absurdos que me atrapalhassem. Ta certo que Crysis é um jogo complicado pra Benchmarks também, mas vale como dica, teste sua placa nova em jogos e tenho certeza que ela ira se sobrepor a 8800GT.

Essa foi para mim. É testei o Warhead que dizem ser mais leve, ou mais capado, mas enfim e senti lags maiores que sentia na 8800GT.

Porém ainda suspeito que tinha um bug, estou reinstalando, sem bug, e vamos ver como fica.

Nos outros jogos como uso resoluções baixas a VGA sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sr. Palmas conversando com o Beto81 eu descobri que a fonte dele não é tão pouca coisa assim que não seguraria uma 4850.

a fonte dele é essa...

coolermaster500w.jpg

para uma placa de video acredito que era pra dar... tem gente que até fala bem dela, é de baixo custo mas tem elogios para ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sao 2 de 2G, no cpu-z mostra channel dual. Como assim dual slot , na vga ? como eu vejo isso e como faço o overclock ?

você poderia me mandar como você fez o over no seu processador? testes sem o antivirus = 11525 ja melhorou né ^^

Acabei de fazer o teste no 3dmark e consegui 11963 3DMarks com over de 10% no processador. Eu tinha conseguido 12134 3DMarks com over de 15%. Acho que vale a pena fazer um over p/evitar algum resquicio de gargado que possa existir.

Pra fazer over, é diferente p/cada plc mãe. Mas como a sua é ASUS, pode ser que seja parecida com a minha. Então vou tentar explicar basicamente como é feito o processo:

Entre no setup da maquina (apertando a tecla delete quando o micro estiver ligando), em seguida procure no menu advanced, vai em jumper free configuration + o - conforme a tela abaixo:

p16.jpg

Dai você pode selecionar a maneira mais fácil de fazer over que é com profiles:

ce43vt.jpgEscolha uns 10% de inicio. Digite F10 e peça p/salvar.

Dai vai fazendo os testes até conseguir um bom over com estabilidade.

So um detalhe, com certeza as telas da sua bios serão diferentes das q eu colei. Mas não tem segredo, achando os profiles e selecionando a opção desejada a coisa ta feita.

Se conseguir, poste aqui os resutados!

sdriver, ótima metáfora "não esfria nem agua no alaska" heheh. Tb quero elogiar seus posts, são sempre os melhores e os mais bem escritos.

Falando nisso, as explicações sobre as diferentes versões da 4850, principalmente da DUAL SLOT poderiam estar resumidas na primeira pagina do tópico. Toda hora entra gente aqui perguntando a mesma coisa. Já esta ficando chato.

Deultra, seus resultados do 3dmark estão muito bons. Não que qualquer um q consegue 12631 pontos no 3dmark06.

Só não entendo porque ta fazendo menos pontos que a 8800GT. Pelo pouco que pesquisei, sua 8800 estava acima da média, pois nos resultados dos reviews ela fica entre 11500 e 12650. Se puder baixe o 3dmark vantage (DX 10) e coloque os testes aqui p/podermos comparar. Como o sdriver disse, o 3dmark06 não serve muito coo base. Vale lembrar q o 3dmark 06 foi feito pra directx 9 e não o 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abrusca.. a minha quando coloco manual mostra um monte de detalhe... nao tem ja escrito 10%

tem os fps 333, 400

nao sei o que 1000 , 1225

voltagems essas coisas

nesse caso o que eu posso aumentar sem perigo? só o fps , ou nem isso ?

ja que nao tem pronto ^^

Não vá em manual, vai nos profiles. Manual é bem complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltei o que mexi pro que tava.... então até o jumper freee.. e igual

mas em Ai overclock só tem 3 opção auto manual stard. qualquer um que eu escolho nao mostra essa tela ai options dos %, tem que aperta o que ?

eu rolei até o final e nao vi isso .

Não vá em manual, vai nos profiles. Manual é bem complicado.

Abrusca eu achei algo sobre profile em tools...tinha 2 loads.. nenhum tava com nada instalado.... ai pensei que era porque nao tinha instalado algo da placa-mãe do cd... coloquei o cd... e instalei... um programa que falar de overclok.... ai mudei o bus speed pra 400( que era 300 ) e ai sozinho o programa aumentou o rated fps de 1333 pra 1600. pelo everst ta marcando 3.600mhz( 9*400) se precisa mandar alguma coisa eu mando pra você ve se ta tudo ok. no programa tem até 800 pra aumenta ^^ so coloquei a 400. detalhe a temperatura foi de 26 pra 26 no windows, e no 3dmark chegava antes em uns 33 chegou a 39. ta muito quente nao né ? testei o 3dmark06 fico 12069 ^^ agora fiquei satisfeito ( mesmo que seja com over) agora meu pc ta parecendo com o de vocês.

vlwwww obrigado ai pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente aqui eu estava conseguindo setar tanto dual view como modo clone. Mas desinstalei os drivers, instalei o 8.9 que baixei no site sapphire e agora apenas o clone funciona. O dual view, ou modo estendido, que eu usava para filmes, ta reininciando o micro.

Alguma ideia? Será que instalando do site da ATi resolve??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente aqui eu estava conseguindo setar tanto dual view como modo clone. Mas desinstalei os drivers, instalei o 8.9 que baixei no site sapphire e agora apenas o clone funciona. O dual view, ou modo estendido, que eu usava para filmes, ta reininciando o micro.

Alguma ideia? Será que instalando do site da ATi resolve??

Cara qq é esse dual view e clone ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara qq é esse dual view e clone ?

São modos de visualização do monitor secundario, no caso uso minha Tv de Plasma de 42.

Prefiro, claro, jogar e assistir filmes nela.

O modo dual view(na ATi tem nome de estendido) é preferivel para assistir filmes, já o clone é o único para games.O dual view é preferivel pois nele setando 16:9 fica tela cheia na Plasma porque ela ta de forma independente com resolução própria.

Vou tentar mais um drive se não der jeito, vou ficar vendo tudo em modo clone mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente continua dando menos pontos que a 8800GT OC. E a diferença fica em 700 a 800 pontos para a 8800GT OC antiga. Repito não troquei por causa de performance(E sim som via HDmi e para o HTPC), logo se a HD4850 chegar a mesma performance que a 8800GT OC já to satisfeito.

O driver da Ati é o 8.9, a resolução no 3dmark2006 é a padrão 1280 x 1024.

A vga é a dual fan da Sapphire.

1)Quanto a pergunta feita anteriormente como instalei o ATT no vista ultimeate 64, tem que desabilitar o certificado/assinatura digital do mesmo. Quando iniciar o SO aperta F8. Seleciona desabiltar o dito cujo. Inicia normal e instala o ATT. O meu tá funcionando redondo, controlando a fan e mostrando os fps, temp durante o jogo. Só que tem que iniciar dessa forma sempre. E ainda uso o riva tuner para ver a temp. na barra de ferramentas do windows.

2)Tem certeza que sai som pela 4850? Como tem duas saidas dvi como pode sair som? Achei que só sairia som se a saída fosse hdmi. Alguém pode confirmar essa informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1)Quanto a pergunta feita anteriormente como instalei o ATT no vista ultimeate 64, tem que desabilitar o certificado/assinatura digital do mesmo. Quando iniciar o SO aperta F8. Seleciona desabiltar o dito cujo. Inicia normal e instala o ATT. O meu tá funcionando redondo, controlando a fan e mostrando os fps, temp durante o jogo. Só que tem que iniciar dessa forma sempre. E ainda uso o riva tuner para ver a temp. na barra de ferramentas do windows.

2)Tem certeza que sai som pela 4850? Como tem duas saidas dvi como pode sair som? Achei que só sairia som se a saída fosse hdmi. Alguém pode confirmar essa informação?

O item 1 não entendi. Meu Vista é 32bits.

O idem 2 sai som sim. Mas usando um adaptador DVI-HDMi que vem com a Placa. Ai uso um cabo HDmi-hdmi que liga o PC a Tv de Plasma HD. Vejo filmes, jogos games, tudo com som, e de altisima qualidade.

Essa VGA vem com placa de som embutida. Ela nem usa a placa de som da minha placa mãe.

Certeza? Já to usando a alguns dias. A própria VGA diz que tem suporte a audio pelo HDmi, sendo que é claro, usando o adaptador que vem com ela DVi-HDmi. Ele tem pinagem extra que permite passagem de audio.

http://www.sapphiretech.com/us/products/products_overview.php?gpid=249&grp=3

Tem lá

ATI Avivo™HD video and display technologyUnified Video Decoder 2 (UVD) for Blu-ray™ and HD VideoBuilt-in HDMI with 7.1 surround sound supportOn-chip HDCPtinylogo.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1)Quanto a pergunta feita anteriormente como instalei o ATT no vista ultimeate 64, tem que desabilitar o certificado/assinatura digital do mesmo. Quando iniciar o SO aperta F8. Seleciona desabiltar o dito cujo. Inicia normal e instala o ATT. O meu tá funcionando redondo, controlando a fan e mostrando os fps, temp durante o jogo. Só que tem que iniciar dessa forma sempre. E ainda uso o riva tuner para ver a temp. na barra de ferramentas do windows.

Você ta dizendo que fazendo isso tem que iniciar o PC apertando o F8 e desabilitar o certificado digital toda vez ?

E onde que desabilito esse certificado ? Dentro do windows ? Ou na tela do prompt ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abrusca eu achei algo sobre profile em tools...tinha 2 loads.. nenhum tava com nada instalado.... ai pensei que era porque nao tinha instalado algo da placa-mãe do cd... coloquei o cd... e instalei... um programa que falar de overclok.... ai mudei o bus speed pra 400( que era 300 ) e ai sozinho o programa aumentou o rated fps de 1333 pra 1600. pelo everst ta marcando 3.600mhz( 9*400) se precisa mandar alguma coisa eu mando pra você ve se ta tudo ok. no programa tem até 800 pra aumenta ^^ so coloquei a 400. detalhe a temperatura foi de 26 pra 26 no windows, e no 3dmark chegava antes em uns 33 chegou a 39. ta muito quente nao né ? testei o 3dmark06 fico 12069 ^^ agora fiquei satisfeito ( mesmo que seja com over) agora meu pc ta parecendo com o de vocês.

vlwwww obrigado ai pessoal

A temperatura é em idle ou peak load? Que cooler você usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltei o que mexi pro que tava.... então até o jumper freee.. e igual

mas em Ai overclock só tem 3 opção auto manual stard. qualquer um que eu escolho nao mostra essa tela ai options dos %, tem que aperta o que ?

eu rolei até o final e nao vi isso .

Abrusca eu achei algo sobre profile em tools...tinha 2 loads.. nenhum tava com nada instalado.... ai pensei que era porque nao tinha instalado algo da placa-mãe do cd... coloquei o cd... e instalei... um programa que falar de overclok.... ai mudei o bus speed pra 400( que era 300 ) e ai sozinho o programa aumentou o rated fps de 1333 pra 1600. pelo everst ta marcando 3.600mhz( 9*400) se precisa mandar alguma coisa eu mando pra você ve se ta tudo ok. no programa tem até 800 pra aumenta ^^ so coloquei a 400. detalhe a temperatura foi de 26 pra 26 no windows, e no 3dmark chegava antes em uns 33 chegou a 39. ta muito quente nao né ? testei o 3dmark06 fico 12069 ^^ agora fiquei satisfeito ( mesmo que seja com over) agora meu pc ta parecendo com o de vocês.

vlwwww obrigado ai pessoal

Nossa. você ta com um over super alto!! Se o micro ficar estavel tudo bem...

Mas o programa de A.I. overclock da ASUS, tem os profiles em %. Melhor você mexer lá do que alterar os itens individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pessoal, sobre meu problema de hardware que não achava os drivers.;....

era a propriedade de som da placa de video... consegui arrumar só colocando o CD que vem com a placa de video mesmo... achei que só os drivers da ATI baixados do site dava conta mas pelo jeito não deu....

outra coisa... sobre a temperatura da minha placa de video....

utilizando o HWmonitor ele registrou mínima de 40º e máxima de 62º....

isso depois de 2 horas jogando GRID na capacidade máxima....

quando rodei o 3dmark06 a temperatura da placa chegou a 59º e não passou disso...

o meuprocessador vai de 20º a 40º e os cores de 34º a 50º acredito que esteja bom... até porque o fan do processador nem aumentou de velocidade... permaneceu em 800 RPMs e o máximo que ele atingiu foi de 891 RMPs hehehehehehehe acredito que tá bom....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...