Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença TIP41 e LM7805


toyo

Posts recomendados

Bom Dia amigos,

Eu estou fazendo um bayfan q inclui um controlador pra os led's no meu case, e eu liquei um controlador LM7805 e a corrente máxima q tenho é 5V assim os cooler não ligam me falaram do TIP41 qual a função dele em relação ao 7805? e outra comprei os led q vem pra ligar na linha de 12v se eu colocar eles em 5v vai ficar muito fraco?

Bom essas é umas das minhas dúvidas ja agradeço as respostas fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

controlador LM7805

O LM7805 é um circuito integrado... Ou seja: dentro dele nós temos um circuito eletrônico completo, com diversos componentes diferentes.

corrente máxima q tenho é 5V

A função deste circuito integrado é Regular a TENSÃO em 5V. Existe diferença entre a tensão (que é a diferença de potencial entre dois pontos) e corrente (que é a movimentação ordenada de cargas elétricas em um meio condutor).

assim os cooler não ligam

Os ventiladores ("coolers") são alimentados com tensão de 12V.

me falaram do TIP41 qual a função dele em relação ao 7805?

O TIP41 é um transistor e o 7805 é um circuito integrado. A única coisa que eles tem em comum é a aparência física (ou melhor dizendo: o encapsulamento).

e outra comprei os led q vem pra ligar na linha de 12v se eu colocar eles em 5v vai ficar muito fraco?

Se os leds que você comprou foram dimensionados (podem estar vários deles ligados em série) para a alimentação em 12V, pode ser que nem funcionem em 5V.

Se você fornecer maiores detalhes do que pretende fazer (inclusive com fotos ou desenhos), fica bem mais fácil de ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LM7805 é um circuito integrado... Ou seja: dentro dele nós temos um circuito eletrônico completo, com diversos componentes diferentes.

Essa parte eu entendi

A função deste circuito integrado é Regular a TENSÃO em 5V. Existe diferença entre a tensão (que é a diferença de potencial entre dois pontos) e corrente (que é a movimentação ordenada de cargas elétricas em um meio condutor).

Ná pratica isso simplesmente pega 12v e transforma em 5v

O TIP41 é um transistor e o 7805 é um circuito integrado. A única coisa que eles tem em comum é a aparência física (ou melhor dizendo: o encapsulamento).

Sabendo q o TIP41 é um transistor qual seria função dele no meu caso no meu ocntrolador de fan?

Se os leds que você comprou foram dimensionados (podem estar vários deles ligados em série) para a alimentação em 12V, pode ser que nem funcionem em 5V.).

Eles vem separados 10 leds 5 UV e 5 azul sendo q eu vou ligalos em paralelo os resitores dele é para transformar a corrente de 12v em 3V é isso (pode mi corrigir) no caso o trabalho dele seria transformar de 5V para 3V

Se você fornecer maiores detalhes do que pretende fazer (inclusive com fotos ou desenhos), fica bem mais fácil de ajudar.

vou fazer um desenho do q to fazendo aqui, o meu potenciometro foi arrancado de uma caixa de som queimada, ele tem 6 pernas e usei apenas duas, iso pode fazer algum mal? el é de 10K ( taescrito nele) sera q tem problema eu ligar 4 fans nele como eu faço as contas pra ver se ele guenta?

daki a pouco trago o desenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo um transistor pode ser usado de duas maneiras

1 como chave aplicando-se uma corrente alta na base ele fecha o coletor com emisor

2 como amplificador de corrente , o todo transistor tem uma curva digamos assim com uma corrente de por exemlo 0 a 250 mA ele atua como amplificador dependendo do seu ganho que pode ser medido nakele multimetro com furinho e escrito base coletor emissor, pnp, npn.

qualquer corrente acima disso ele vira uma chave entende, isso é só um exemplo e varia de transistor para o outro, e amigo aparencias enganam , e na eletrinica uma letrinha depois do numero pode significar um desastre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

vou revive aqui pra mata um duvida

fiz meu controlador com um TIP 41 o 7805 num dava de jeito ennhum mais q 5v (usei ele pra ocntrola uns led s), então fiz a ligação

Fonte------>TIP 41 ------------Potenciometro de 10k ----------->Fan

Quatos fans vou poder colocar no mesmo potenciometro?

os meu coolers juntos deve dar no máximo 1 A (pra estora) então quatos fans eu posso colocar no mesmo potenciometro?

porque eu iria colocar todos em 1 só

valeu pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que o REGULADOR 7805 não dá mais que os 5V pra qual ele foi projetado... Senão, eu tava no sal!! ehehehehehehe

Toyo!

O seu interesse é CONTROLAR a velocidade dos fans? É isso que você quer?

Se for isso, então, o que você precisa, é de uma FONTE DE ALIMENTAÇÃO VARIÁVEL!

Bixo! Tú precisa ser específico. Senão, quem pode te ajudar não ajuda, porque não consegue advinhar o que você quer.

Se for isso que você quer, experimenta esse circuito aqui:

http://www.diyaudio.com/forums/showthread/t-122867.html

É o primeiro circuito. Nele, você não vai usar nada que esteja antes de R2, conforme o desenho abaixo. E aí, dá pra você usar esse transistor TIP41.

E pra saber quantos fans você pode controlar com essa fonte, você precisa somar as correntes de cada ventilador. A soma total, não pode ultrapassar a máxima corrente que o transistor pode fornecer, e óbvio, nem a que a fonte pode fornecer.

Se você colocar muitos fans pendurados nessa fonte, é melhor você colocar um bom dissipador de calor no transistor, senão, ele pode derreter de tanto calor. :lol:

[]'s

post-67551-13884947840604_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que o REGULADOR 7805 não dá mais que os 5V pra qual ele foi projetado... Senão, eu tava no sal!! ehehehehehehe

Toyo!

O seu interesse é CONTROLAR a velocidade dos fans? É isso que você quer?

Se for isso, então, o que você precisa, é de uma FONTE DE ALIMENTAÇÃO VARIÁVEL!

Bixo! Tú precisa ser específico. Senão, quem pode te ajudar não ajuda, porque não consegue advinhar o que você quer.

Se for isso que você quer, experimenta esse circuito aqui:

http://www.diyaudio.com/forums/showthread/t-122867.html

É o primeiro circuito. Nele, você não vai usar nada que esteja antes de R2, conforme o desenho abaixo. E aí, dá pra você usar esse transistor TIP41.

E pra saber quantos fans você pode controlar com essa fonte, você precisa somar as correntes de cada ventilador. A soma total, não pode ultrapassar a máxima corrente que o transistor pode fornecer, e óbvio, nem a que a fonte pode fornecer.

Se você colocar muitos fans pendurados nessa fonte, é melhor você colocar um bom dissipador de calor no transistor, senão, ele pode derreter de tanto calor. :lol:

[]'s

hiii d+ embora demoro uns 15 minutos pra eu entender o que tinha acontecido (kkkk)

eu fiz o eskema de como eu quero as coisas minha dúvida por enquanto é pra ligar o poteciometro em qual perna kkk

e pra q tantos resistor e capacitor lol

vou ver se arrnajo uma placa universal mas aqui na minha city é osso

esse eskema meu vai funf?

esquemaprontogx8.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Toyo, o circuito postado por você comtêm alguns erros! por exemplo: a ligação do coletor do TIP41 terá que sair antes do resirtor de 100K e você esta usando um LM7805 só para alimentar um Led! e a ligação do regulador tbem esta saindo do lugar errado... se sua intenção é variar a luminosidade do led junto? bastaria usar um circuito resistivo comum sem o LM7805...

e o valor desta R 100K está muito alta!!! tente 4,7K... confira lá e retorne se houver mais dúvidas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Toyo, o circuito postado por você comtêm alguns erros! por exemplo: a ligação do coletor do TIP41 terá que sair antes do resirtor de 100K e você esta usando um LM7805 só para alimentar um Led! e a ligação do regulador tbem esta saindo do lugar errado... se sua intenção é variar a luminosidade do led junto? bastaria usar um circuito resistivo comum sem o LM7805...

e o valor desta R 100K está muito alta!!! tente 4,7K... confira lá e retorne se houver mais dúvidas..

Fiz do jeito q você mi indicou, os led s eu vou colocar 10 e quero q ele fiquem separados dos fans tipo deligo os fans e continua os led s fracos,

ta ai a nova imagem

esquemaprontols2.th.jpg

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jamais vai consegur um bom resultado ajustando o brilho dos LEDs só com potenciômetro.

Jamais vai conseguir ligar 10 LEDs em série e alimentar com 5V. 10 LEds vermelhos em série precisariam no mínimo ~20V ou 10 LEDs azuis, ~30V.

Se ligar em paralelo, tem que colocar 1 resistor em série com cada LED.

Enfim... retire o 7805 e faça um PWM com LM555 para ligar os 10 LEDs em paralelo, com 1 resistor em cada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Toyo.

São muitos ventiladores.

Nesse caso, aquele esquema que eu te passei não vai servir, pois ele é para baixa corrente.

Utilize o desenho abaixo. São necessários dois TIP41, ou então, um TIP120.

Esse esquema segura seus fans.

E coloque dissipadores nos transistores. Eles vão esquentar, e bastante.

[]'s

post-67551-13884947901556_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauricio, não seria melhor colocar os dois TIP's em paralelo?, como estão dispostos em seu ultimo post, o circuito continuaria fornecendo só 1A...

Não. Porque o problema não é de corrente. Essa ligação se chama DARLINGTON, e serve para multiplicar os ganhos (beta) do TIP41, que são muito baixos.

Pela corrente que vai circular na base de Q1 (em torno de uns 2mA), com esse arranjo ele pode controlar até uns 2A.

O TIP41 já aguenta 6A. Acredito que ele não vá utilizar toda essa faixa.

A solução mais simples seria a de utilizar um TIP120, que já é darlington.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Salve, Toyo.

São muitos ventiladores.

Nesse caso, aquele esquema que eu te passei não vai servir, pois ele é para baixa corrente.

Utilize o desenho abaixo. São necessários dois TIP41, ou então, um TIP120.

Esse esquema segura seus fans.

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=60115&d=1218804327

E coloque dissipadores nos transistores. Eles vão esquentar, e bastante.

[]'s

Colega. Esse seu circuito dai, nessa disposição, deverá ajustar a rtensão em cima dos fans variando desde 0 Volts até 0,9 Volts. Eles não vão girar nem que a vaca tussa....

Provavelmente trocaste ou o valor do resistor de 4k7, que deveria ser outro valor ou então inverteste de posição o resistor com o com o potenciometro.

Invertendo a posição do resistor com o potenciometro, a variação será de 8,7 volts até 10,8 volts..

Diria que uma melhor alternativa seria ajustar essa tensão desde uns 6 volts até a máxima possível...

Para tal, o potenciometro estaria que estar colocado do lado de cima, onde está o resistor de 4K7 e, em baixo, onde está o potenciômetro deveria ter um resistor de valor de 1K5. A variação de tensão nos fans seria desse modo desde 6 Volts até 10,8 Volts..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! É verdade. Bem lembrado. Invertí os valores de R1 e R2. Me desculpem!

R1 = 1K e R2 = 4K7 (pode colocar 5K, já que esse valor, potênciometro é difícil de encontrar.).

R1 pode variar de 560 ohms, até 1K.

[]'s

valeu ja to correndo atras das coisas para fazer hewhe o maior problema é a placa universal q aqui num acho de jeito nenhum, achei um outro eskema (mas num sei os limete dele ) posto aqui dpeois valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP
Mauricio, eu tenho um amplificador de som que utiliza esse TIP41, eu colocando um TIP120, ele ira suportar mais corrente para q eu possa ''aumentar mais o som'' e ter mais potencia em meus falantes?

O que eu quero mesmo é aumentar a potencia do meu amplificador...

Obrigado.

O transistor de saída sim pode ser um limitante da corrente de saída, mas geralmente não o é..

Desse modo, para que possas aumentar a efetiva potência do amplificador necessitas de 3 elementos no mínimo..

Lembre'se que Potência = V ao quadrado sobre R

aonde V é a excursão do sinal de áudio e

R é a impedância dos alto falantes

Desse modo:

- Em primeiro lugar necessitas de uma taxa de amplificação maior para conseguir essa tensão maior na saída, sobre o alto falante..

- Em segundo lugar necessitas que a fonte de alimentação desse amplificador tenha seu valor de tensão aumentada pois a tensão da fonte deve ser sempre maior que a tensão do sinal de saída

- Em terceiro lugar e somente ai, por colocar maior tensão na fonte e maior amplificação, vai ter maior excursão sobre a carga (falantes) o sistema como um todo vai exigir maior corrente pelos transistores de saída. Ai sim cabe a troca dos mesmos, mas de nada adiantará a troca deles sem as outras duas providências..

Alternativamente se pode reduzir a impedância dos falantes de saída, reforçar, em corrente, a fonte de alimentação e trocar os transistores, Isso também vai aumentar a potência de áudio final

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...