Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre as siglas de corrente e tensão


zerferus

Posts recomendados

Primeiro digo que a minha dúvida pode parecer simples pois o é mas o problema em si reside na diferença de significados adotados por diferentes pessoas.

1- Gostaria de saber o significado destas siglas de corrente e tensão, contínua e alternada, no idioma delas:

VCC, DCV, VDC

VCA, ACV, VAC

DCA, ADC

ACA

Um exemplo do que já comecei explicando é VCA:

Alguns o traduzem como "tensão corrente alternada" outros como "tensão componente alternada".

No primeiro fica claro que esta analisando tanto os valores em tensão como em corrente alternada então em 30 VCA teria 30V-30A. Mas pelo segundo seria 30V e teria que expecificar a corrente (que me parece mais plausível). No primeiro caso poderia ser eliminado o problema, que eu devo ter criado na minha cabeça, se fosse 30V/10A VCA (ou algo parecido, mas eu nunca vi tal interpretação antes).

2- Então qual seria a forma correta para no uso deles? 30 VCA-10A ou algum outro?

Quanto a tradução imaginava que fosse algo assim quando cursava o ensino médio :

VCC = tensão Corrente Contínua (portugues)

DCV = Direct Current Voltage (inglês)

VDC = Voltage Direct Current (inglês)

VCA = tensão Currente Alternada (portugues)

ACV = Alternated Current Voltage (inglês)

VCA = Voltage Current Alternated (inglês)

DCA = ? só passei a ver em multímetro e presumi que fosse relacionado ao valor da corrente alternada

ADC = ? só passei a ver em multímetro e presumi que fosse relacionado ao valor da corrente contínua

ACA = ? nunca ouvi falar mas já vi em algumas apostilas de eletrônica e nunca teve explicação.

http://loja.violadeouro.com.br/produtos/g_multimetro%20dt830b_GD.jpg

http://storemixbrasil.com.br/loja/images/MULTIMETRO_LIGHTEX_001.jpg

http://img.alibaba.com/photo/50677176/Digital_Multimeter_DT830B_.jpg

Mas aí encontro outro problema:

3- Porque colocar duas siglas para o mesmo fim quando estão escritas na mesma língua? Assim esta não poderia ser a melhor tradução para elas.

São só estes os meus problemas sobre a interpretação das siglas.

NOTA: se conhecerem alguma apostila que tenha tais explicações e puderem me indicar desde já em agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Vou comentar apenas um parágrafo do ítem 1.

30V CA ou VCA significa tensão de 30V em corrente alternada. Nada foi falado sobre quantitativo de corrente.

O que muito existe é vício e desrespeito às formas oficiais de tratamento de unidades. Aqui mesmo no fórum, é muito comum aparecer 100w, 500w....além de nomes próprios, como marcas dos produtos serem tratados com descaso e escritos com letras minúsculas......

Quem se acostuma a escrever nessas condições talvez nem saiba que sendo uma prova ou questão válida, teria sua resposta perdida por escrever "w" ao invés de W. Se sou o professor é zero na hora!

Acredito que buscando Normas Técnicas obterá respostas mais concretas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MICHAEL FARADAY e Meiraneto:

Primeiro quero agradecê-los por terem respondido tão prontamente.

Mas mesmo tendo relação direta entre tensão e corrente eu achava que era mais prudente usar apenas VA para tensão alternada e você pois já exprimem que o valor será dado em tensão alternada que por ser diretamente proporcional a corrente esta poderia ser apenas CA ou CC.

Esta imagem de um gráfico simples de tensão alternada e contínua reforça o argumento:

http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/figura_1_entenda_fator.jpg

Ou, talvez, C (corrente) e A(corrente - Àmper) não são a mesma coisa e este tenha sido o meu problema em assimilar estas siglas desde o início.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Zerferus, só a Prática e a Esperiência te trarão segurança para você definir quando querem expressar corrente ou tensão! alternada ou continua!, infelizmente como Meiraneto postou? temos que conviver com padrões nacionais (nossos) e internacionais!!!..., com o tempo você se abtuará a destinguir estas siglas..., e não se confundirá mais...

e sempre que tiver dúvidas? não se envergonhe de perguntar!... SEMPRE terá quem te socorra!...

Abraços,

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta imagem de um gráfico simples de tensão alternada e contínua reforça o argumento:

http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/figura_1_entenda_fator.jpg

Repare que é possível fazer as comparações VxT e IxT e mesmo tendo relação direta entre tensão e corrente eu achava que era mais prudente usar apenas VA para tensão alternada e você pois já exprimem que o valor será dado em tensão alternada que por ser diretamente proporcional a corrente esta poderia ser apenas CA ou CC.

A não ser que C (corrente) e A(corrente - Àmper) não são a mesma coisa e este tenha sido o meu problema em assimilar estas siglas desde o início. Caso contrário seria redundante a tradução como no exemplo ACA - Amper corrente alternada- já que o símbolo de corrente é o Amper ou então em VCA- Volt corrente alternada- que indica o uso de duas unidades nela (a de tensão e de corrente).

E bcpetronzio agradeço o conselho mas esta definição tenho que compreender agora. Terminei curso técnico em Automação industrial a poucos meses e mesmo que eletrônica não seja obrigação minha saber aprofundamente, determinar o significado dela o gosto para dominar detalhes da matéria sempre foi algo que tive muito gosto. Não acho muito interessante saber somente como usar algo mas porque devo usar daquele jeito e quem afinal foi o percursor daquela forma de uso. E como não pretendo atuar na área de eletrônica inicialmente acho melhor aprender estes detalhes que já mencionei de outras formas. Sabe-se lá quando vou precisar deles. E mesmo que nunca precise será interessante sabê-los.

Muito obrigado

Gabriel Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok Zerferus!, infelizmente, nem todos, seguem as normas da ABNT, para se expressarem..., tenho certeza absoluta que você, estudioso que é!, saberá distinguiir, nos projetos a você apresentados!, de ACA ("amperes em corrente {PLEONASMO} alternada"), muito pouco comum! mas tem engenheiros que usa!, e ADC ("amperes em "corrente"{PLEUNASMO} continua")!!!..., e outras "ABRASILEIRADAS"...., é realmente complicado para quem quer ver um padrão...., com o tempo, Repito, você distinguirá de "Boa"!!!, Quando me referi a Pleonasmo?, quis realmente dizer: "a mesma coisa" pois corrente e fluxo de elétrons é a mesma coisa!!! e como todos usam CA como indicação de "Tensão Alternada"! (ABNT) para nós, corrente alternada! fica complicado!!!

Grande Abraço,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno (bcpetronzio) o meu problema não é distinguir as siglas que usei mas sim compreendê-las.

Sei que VCA uso para mostrar o valor de tensão em corrente alternada, assim como ACA para corrente alternada.

Não estou buscando padrão neles ou desrespeitar a ABNT.

Acredito que com o tempo posso entender melhor como eles funcionam, a diferenciá-los a determinar onde e em quais circuitos devo utilizar qual deles.

Mas a minha dúvida não é sobre isto. Estou ciente de que certas coisas só aprendo com o tempo.

O que quero saber seria algo que pudesse estar bem definido em livros de física, eletrônica e/ou a própria ABNT ter definido ou ISO ou DIN.

A quem quer que possa me ajudar neste problema:

Vejamos se posso transcrever a minha dúvida de forma simples:

Você concorda comigo que existe tensão alternada?

Que tensão e corrente são alternadas ou tensão e corrente são contínuas.

Concorda que a unidade adotado pelo SI para dar valor a corrente é Amper.

Concorda que tensão e corrente são duas grandezas distintas?

Concorda que podemos analisar o gráfico de tensão e corrente com relação ao tempo e determinar se a tensão é alternada ou contínua e/ou a corrente é alternada ou contínua?

Concorda que a tensão pode ser medida com um osciloscópio?

Acho que com isto já posso mostrar meu raciocínio.

Não estou querendo mudar nada (quem sou eu para isto) , até sei utilizá-las mas estou querendo entender qual a relação existente em eletrônica que seja possível compreender estas siglas sem que pareça um pleonasmo.

Em ACA se você está falando de Amper é claro que é sobre corrente. Amper não mede tensão ou resistência ou potência. Auxilia nos cálculos mas não é a unidade dele. Então poderia ser AC (amper continuo) que daria para entender ou CA (corrente continua)...

>>>>Quando algo é normalizado deve ser simples de ser compreendido e usado para quem estiver no ramo, afinal de contas, qual seria o objetivo de normalizar algo se fosse extraordinariamente difícil de ser compreendido causando perda de tempo e consequentemente dinheiro? <<<<

Continuando.

... Ficaria simples e claro. MAS... a correta é ACA... que acredito que esteja querendo usar a unidade do SI para indicar que a corrente (Amper) a fim de evitar dúvidas em relação a unidade. É uma corrente alternada medida em Amper pelo SI (sem problema para compreender)... MAS... tem VCA... seria como falar a corrente alternada será medida em Volts. Uma corrente não é medida em Volts, uma tensão é medida em Volts. Em VA [Volt Alternado daria para entender isto de forma simples ou em TA, AT (tensão alternada)].

...MAS... o correto é VCA e VCC.

Se a tensão não pudesse ser medida com um osciloscópio poderia até mesmo compreender o uso destas siglas.

>>>>Faz parecer que é a corrente quem determinar a forma de onda.<<<<

Espero ter explicado bem a minha ideia e agradecer de imediato a quem se disponha a solucionar a minha dúvida.

Muito obrigado

Gabriel Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Me perdoe a franqueza, mas quanto mais você explica, menos esclarece o que realmente tem confundido.....e deseja saber!

Se a tensão não pudesse ser medida com um osciloscópio poderia até mesmo compreender o uso destas siglas.
Em ACA se você está falando de Amper é claro que é sobre corrente. Amper não mede tensão ou resistência ou potência. Auxilia nos cálculos mas não é a unidade dele. Então poderia ser AC (amper continuo) que daria para entender ou CA (corrente continua)...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só tenho a dizer que quando se lê 30VCA, entenda-se que o 30 só é referente ao V.

CA não é unidade neste caso, e sim somente abreviação (ou sigla) de Corrente Alternada, pois Corrente mesmo em Amperes, só teremos se for colocada uma carga à esta fonte de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre achei que a tensão, assim como a corrente, pudesse ser alternada e/ou contínua mas em "tensão em corrente contínua" faz parecer que é a corrente quem define a forma de onda e a tensão apenas a unidade a ser adotada. Acreditava que seria tensão alternada assim como corrente alternada visto o gráfico de VxT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sempre achei que a tensão, assim como a corrente, pudesse ser alternada e/ou contínua mas em "tensão em corrente contínua" faz parecer que é a corrente quem define a forma de onda e a tensão apenas a unidade a ser adotada. Acreditava que seria tensão alternada assim como corrente alternada visto o gráfico de VxT.

Amigo

Pelo tamanho e característica da dúvida que traz, aconselho um estudo hyper básico da eletricidade, pois da forma como tá interpretando, será difícil a compreensão de forma "normal", convencional.....isso é falta de conhecimento básico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uma apostila que compreende a minha dúvida.

http://www.dee.ufc.br/~rleao/Circuitos/CircII_1.pdf

Nela há uma frase logo no início que responde a minha dúvida quase totalmente

"Uma onda de tensão alternada muda sua polaridade e uma onda de

corrente alternada muda sua direção durante a passagem pelo zero e em um certo intervalo de tempo."

Não entendi o que ele quis dizer sobre mudar a direção mas fica claro que uma onda VCA é aquela em que muda sua polaridade e direção com o tempo. Se fosse somente VA (além de gerar conflitos com Volt-Amper só mudaria de polaridade e uma onda precisa de uma direção----> foi o que entendi se puder confirmar o raciocínio e me esclarecer a parte de mudar a direção durante a passagem pelo zero lhe serei grato.)...

E Meiraneto você conhece alguma apostila, livro bom sobre o básico que falou? Autor mesmo que já faço uma busca na internet, na biblioteca munipal ou compro.

Muito obrigado

Gabriel Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que parece tá ocorrendo de errado com seus argumentos é que tá tentando "filosofar" ou concluir, mas sem ainda compreender o princípio de funcionamento de uma fonte alternada!

Chamo a atenção para duas situações:

- Na página 1.4 item 2.2 tem um circuito básico com valores. Veja que apesar de citar a tensão V1, em nenhum momento foi usada alguma sigla VAC VCA ou etc.....

- Na página 1.5 figura 1.7, é apresentada uma onda senoidal de tensão e outra de corrente. Veja que elas coincidem ao cruzar o valor zero(circuito resistivo).......

Quando a tensão inverte a polaridade, após passar pelo zero, a corrente passa a circular no sentido contrário.....isso é lógico, já que a regra precisa ser mantida!

Observe que a tensão não muda de polaridade sem antes passar pelo zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...