Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionando circuitos simples com transistores NPN


edu.

Posts recomendados

Olá amigos do CH.

Na escola começo a estudar transistors NPN e potência (P=VxI). Dai estou pesquisando por conta propria um pouco sobre como dimensionar circuitos extremamente simples com transistors. Vou usar um BC548, que é um que eu tenho aqui NPN.

Logo de comço encontrei algumas informações sobre ele que me vão ser útei para tentar montar apenas um circuito com objetivo mais de estudo não prático. Os dados são:

•Corrente de coletor máxima: 100mA

•Tensão entre coletor e emissor máxima: 30V

•Ganho de corrente: 220x

•Potência máxima: 500mW

A partir disso montei um pequeno esqueminha para começar os calculos para consegui dimensionar o circuito. O esquema é esse:

transistorestudoqh2.jpg

Ao observar o circuito e os dados adquiridos me vieram algumas duvidas que me impossibilitaram de certa forma de dimencionar o cirucito, são elas:

•A tensão entre C e E máxima é de 30V, mas como saberei qual é a do meu cirucito?

•A potência máxima é a soma da potência em R1 e R2?

•Segundo meu professor a queda de tensão entre B e E é geralmente em torno de 0,7V (a mesma de um diodo comum), certo?

Quem puder ajudar ficarei muito grato. ;]

Para ter algum ponto de partida eu defini que queria uma corrente de coletor Ic de 10mA, dai ia calcular o resto se soubesse a Vce e o que é potência máxima do ckt.

Não sei se isso que acabei de falar ajuda mas creio que possa ajudar.

Dei uma procurada e achei algo que considerei interessante. Pmax = Vcc*Ic

Isso é correto?, se for ja me cura uma dúvida e restaria apenas a do Vce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok EDU, vou te elucidar a grosso modo, mas foi como entendi quando comecei!, tensão Vce é a maxima tensão que o TR "aguenta"! ou seja sua fonte não pode ter tensão superior a esta,(no caso de corte, ele estará recebendo a tensão da fonte!) e a corrente máxima é quando o TR tá conduzindo "saturado", no máximo, ou seja, terá que ter resistências no coletor ou emissor, que limite a corrente que passará pelo TR..., a potencia? é o valor da tensão no coletor X a corrente que o TR ta conduzindo... (nos limites)..., isso é a explicação mais grosseira que você poderia escutar!, infelizmente não sou nada didático!!!... você receberá explicações melhores... aguarde por outros membros!...

Abraços,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso mesmo, a corrente que entra no coletor não pode ultrapassar 100mA para o transistor saturado, ou quando se está trabalhando como amplificador a sua potência não pode ultrapassar 500mW, ou seja, se estiver trabalhando com Vce=15, sua corrente de coletor máxima não poderá ultrapassar 33mA. potencia= a Vce.Ic; o ganho do transistor é a relação de Ic/Ib=B, com outras palavras.. se precisar de uma corrente de 10mA no coletor e sua tensão de alimentação é 6V. a sua corrente de base precisará ser de no mínimo 46uA aplicando lei de ohm, sua resistência de base será de no mínimo 5,3/0,000046=R - R=115K.. obs. 6v-0,7v(queda na base emissor)=5,3..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

•A tensão entre C e E máxima é de 30V, mas como saberei qual é a do meu cirucito?

Como disseram, essa é a máxima tensão que o transistor aguenta.

Seu circuito pode ser alimentado com qualquer tensão, desde que a tensão no coletor do transistor, não ultrapasse os 30V.

•A potência máxima é a soma da potência em R1 e R2?

Sim.

•Segundo meu professor a queda de tensão entre B e E é geralmente em torno de 0,7V (a mesma de um diodo comum), certo?

Certo.

Para ter algum ponto de partida eu defini que queria uma corrente de coletor Ic de 10mA, dai ia calcular o resto se soubesse a Vce e o que é potência máxima do ckt.

Beta = IC/IB.

Sabendo o beta (hfe), você pode determinar a corrente na base:

IB = 10mA/200; o ganho máximo do transistor é de 220.

IB = 50uA.

O valor de R2, será:

R = (Vcc-VR3-VBE)/50uA

E sim. Pmáx = Vcc*IC

Pmax = Vcc*10mA.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sim. Pmáx = Vcc*IC Pmax = Vcc*10mA.

maurício2006, potência em um transistor é a VCE(tensão entre base e emissor)xIC(corrente no coletor) + IB(corrente de base)xVBE(tensão de base e emissor), mais para simplificar desconsideramos a potência entre BE.

resumindo:

PT=(IC.VCE)+(IB.VBE)

PT=IC.VCE (simplificado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa gente, eu dei uma lidinha no que vocês postaram ai, pensei um pouco e com as informações novas segui uma linha de pensamento. Acompanhem e corrijam se estiver errado.

Se o ganho do transistor é de 220x e eu quero uma corrente de coletor de 10mA, então a corrente de base deve ser 45uA. Como a corrente do emissor é a soma da corrente da base e a corrente do coletor então a corrente de emissor deve ser 10,045mA. Nessa fase concluí: Ic=10mA / Ib=45uA / Ie=10,045mA

Aí como a queda de tensão entre base e emissor é de 0,7V então 5,3V estarão distribuidos entre o resistor de base e o de emissor. Ai eu fiquei com dúvida se eu podia fixar um valor pro resistor de base e com a corrente calcular a queda de tensão dele e dai o que sobrasse iria para o resistor de emissor. E se eu soubesse a queda de tensão entre coletor e emissor eu poderia saber a tensão no resistor de coletor e com isso resolveria o circuito.

Dando mais uma olhadinha eu pensei que a queda de tensão entre coletor e emissor é no máximo 30V, mas isso ocorre apenas na corrente de saturação? Se sim é só fazer uma regra de 3 e calcular a Vce com 10mA nu coletor.

O que esta destacado eu não estou certo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vce em transistores de silício é 0,7V.

E Vbe tb é 0,7V.

Vcc=VR1+Vce+VR3

você precisa saber qual é a tensão em cima dos resistores, em função da amplitude do sinal de saída. Com base na DDP de R1 e R3, você calcula a DDP no resistor da base. E com a DDP e a corrente, calcula o valor do resistor.

Esse arranjo, é de amplificador.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vce em transistores de silício é 0,7V.

E Vbe tb é 0,7V.

Vcc=VR1+Vce+VR3

você precisa saber qual é a tensão em cima dos resistores, em função da amplitude do sinal de saída. Com base na DDP de R1 e R3, você calcula a DDP no resistor da base. E com a DDP e a corrente, calcula o valor do resistor.

Esse arranjo, é de amplificador.

[]'s

eu falei hoje com meu professor e ele disse que eu podia estipular um valor pra Vce, por exempo 1V e também pra um dos resistores, dai eu posso calcular o resto, mas ele disse pra min n kere v isso q é du 2° e 3° ano e eu to só nu 1°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Olá amigos do CH.

Na escola começo a estudar transistors NPN e potência (P=VxI). Dai estou pesquisando por conta propria um pouco sobre como dimensionar circuitos extremamente simples com transistors. Vou usar um BC548, que é um que eu tenho aqui NPN.

Logo de comço encontrei algumas informações sobre ele que me vão ser útei para tentar montar apenas um circuito com objetivo mais de estudo não prático. Os dados são:

•Corrente de coletor máxima: 100mA

•Tensão entre coletor e emissor máxima: 30V

•Ganho de corrente: 220x

•Potência máxima: 500mW

A partir disso montei um pequeno esqueminha para começar os calculos para consegui dimensionar o circuito. O esquema é esse:

transistorestudoqh2.jpg

Ao observar o circuito e os dados adquiridos me vieram algumas duvidas que me impossibilitaram de certa forma de dimencionar o cirucito, são elas:

•A tensão entre C e E máxima é de 30V, mas como saberei qual é a do meu cirucito?

•A potência máxima é a soma da potência em R1 e R2?

•Segundo meu professor a queda de tensão entre B e E é geralmente em torno de 0,7V (a mesma de um diodo comum), certo?

Quem puder ajudar ficarei muito grato. ;]

Para ter algum ponto de partida eu defini que queria uma corrente de coletor Ic de 10mA, dai ia calcular o resto se soubesse a Vce e o que é potência máxima do ckt.

Não sei se isso que acabei de falar ajuda mas creio que possa ajudar.

Dei uma procurada e achei algo que considerei interessante. Pmax = Vcc*Ic

Isso é correto?, se for ja me cura uma dúvida e restaria apenas a do Vce.

aqui tem um resumo simples desses calculos

http://www.huarpe.com/electronica/generalidades/polarizacion.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!