Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX260 - Review técnico


Posts recomendados

Análise: GTX260

Chegou a hora de avaliar o modelo da nVidia GTX260, como sempre serão realizados testes com benchmarks sintéticos e jogos reais, nos modos: Single e SLI.

Configuração Usada nos Benchmarks:

Placa Mãe: Asus Striker II Formula (780i)

Processador: Intel Core2Duo E8500 LGA775

CPU Cooler: Asus Silent Square Pro

Memória: Corsair Dominator 6400

HD Principal: Raid “0” - 2 X 160 GBs Samsung SATA II

HD Secundário: Raptor 74GBs

Fonte: Corsair HX620W

A CPU, foi configurada em overclock estável para operar com a seguinte configuração:

Clock: 9,5 X 400 MHz = 3800 MHz

VCore: 1,30V

Memória: 400 MHz

VMem.: 2,4V

Relação: 1:1

Latência: 4-4-4-12-2t

Overclock:

Foi observado na GTX260, a volta de 3 níveis de clock, a saber:

Core / Shader / Memory – tensão

Standard 2D: 300 / 600 /100 – 1.03V

Low Power 3D: 400 / 800 /300 – 1.06V

Performance 3D: 576 / 1242 / 999 – 1.12V

Esses nomes usados nos perfis, foram observados no programa Riva Tuner versão: 2.09, para o programa Nibitor, os nomes são 2D, 3D e Extra respectivamente.

Como objetivo inicial de overclock para uso na placa de vídeo, foram definido como alvos as versão da BFG denominadas:

BFG GeForce GTX 260 OC™: 590 / 1296 / 1998

BFG GeForce GTX 260 OC2™: 630 /1350 / 2126

BFG GeForce GTX 260 OCX™: 655 / 1404 / 2250

BFG GeForce GTX 280: 602 / 1296 / 2214

Ou ainda podemos tomar por base os modelos da EVGA:

EVGA GeForce GTX 260 Superclocked: 602 / 1296 / 2052

EVGA GeForce GTX 260 SSC Edition: 626 / 1350 / 2106

EVGA GeForce GTX 260 FTW Edition: 666 / 1404 / 2214

Observem um fato interessante, os clocks do modelo BFG GeForce GTX 260 OC2™ (overclocada de fábrica), superam o da versão BFG GeForce GTX 280 (default).

Resultados:

3DMark 2006:

3dm06.jpg

Crysis:

crysis.jpg

Fotos:

th_DSC02890.jpgth_DSC02889.jpgth_DSC02879.jpgth_DSC02880.jpgth_DSC02881.jpgth_DSC02882.jpg

th_DSC02884.jpgth_DSC02885.jpg

Vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
COPHARD, boa iniciativa, testes detalhados, quem sabe se anima a postar mais testes, à exemplo dos outros tópico oficiais, podem ser SS mesmo com o FPS, ainda não temos um tópico oficial das GTX 260 mas tendo uma boa quantidade de testes este tópico pode ser oficializado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom galera, tendo em vista minha mais nova aquisição, e a dificuldade que tive de encontrar referências sobre essa placa em sites e em foruns brasileiros, venho postar o conhecimento adquirido em algumas semanas de pesquisa.

Primeiramente, a VGA em questão é uma ASUS GTX 260.

GPU clock: 576mhz

Memory clock: 1998mhz

Shader clock: 1242mhz

Memoria: 896mb - 448 bits

tem 2 saídas DVI-D e uma S-video. Ela não tem saída HDMI direta, mas ela suporta HDMI, portanto quem quiser usar uma TV LCD terá que usar um cabo DVI - HDMI

Na minha opinião a GTX 260 é o melhor custo benefício nas GFs atuais, pois é possível encontrá-las com preços desde R$949,00 até R$1499,00 (referências: waz.com, e-armazem.com, smartdata.com, pluginformatica.com) e a GTX 280 eu encontrei a partir de 1799,00 até 2199,00 nos mesmos sites.

OBS1- Não to levando em consideração mercado livre (por razões óbvias) e nem aqueles sites duvidosos como pichau e microsigol, pois são produtos de preços relativamente elevados e eu não queria correr riscos.

OBS2- Tmb não to levando em consideração as radeons, pois já tive algumas e particularmente gosto mais das GF.

Voltando. Foi justamente aí que começou o meu dilema, porque tanta diferença no preço?

bem, resumidamente, a diferença está nos clocks. As mais baratas tem o clock padrão (postado acima) as mais caras tem overclock de fábrica (no caso da mais cara é uma EVGA com 675mhz de GPU clock 2 mil e lá vai de memory clock e etc e a XFX XXX tmb com OC, mas um pouco mais moderado que a EVGA) mas será que esse overclock de fábrica vale os mais de 500 reais a mais?

Eu e meu bolso achamos que não... hehe =D

A asus foi comprada por 1090 reais na smartdata.com. Cerca de 140 reais mais cara que a PNY vendida na WAZ e cerca de 50 reais mais cara que a MSI tmb vendida na WAZ. porque eu paguei esse dinheiro a mais?

Bom, em primeiro lugar, porque não é um produto barato para arriscar, como eu já falei. E como eu nunca tive nada da PNY e nem da MSI (mesmo sabendo que elas são bem conceituadas, não quis arriscar)

e o outro e principal motivo, é que a ASUS vem com 3 programas criados pela própria ASUS para monitoramento e overclock, logo, já que eu não to comprando uma placa com OC de fábrica, então pelo menos eu vou comprar uma que a fábrica me dá as ferramentas para fazer o OC.

A placa é simplesmente gigante.

algumas fotos:

Embalagem

gtx260002da6.jpg

gtx260002da6.27bf0f1f37.jpg

Dentro (chique demais!):

gtx260003xi9.jpg

gtx260003xi9.e4874b9b9b.jpg

Comparação entre a GTX 260 e a GF 8800 GTS (por um momento achei que não fosse caber...)

gtx260007nt8.jpg

gtx260007nt8.508bfe805f.jpg

mas coube!

gtx260008vg1.jpg

gtx260008vg1.827d08df72.jpg

2 plugs de alimentação de 6 pinos

gtx260010yf7.jpg

gtx260010yf7.46dd363239.jpg

Bom essas são as considerações iniciais... hoje a noite eu vou fazer uns testes de gráfico e FPS mas ja posso adiantar que a diferença entre a GTX 260 e a 8800 GTS é surpreendente...

Vou testar os gráficos e FPS da placa em stock, monitorar as temperaturas e usar a ferramenta de overclock para deixa-la rodando com o mesmo clock das placas mais caras (EVGA e XFX) com o objetivo de comparar a diferença no desempenho e ver se realmente compensa pagar 50% mais caro nessas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolví apresentar primeiramente os programas que acompanham a placa, afinal, eles foram fator determinante pela minha escolha.

São 3, o primeiro é o ASUS Smart Doctor.

é tipo um Riva Tuner, só que possui algumas funções bastante interessantes.

Interface:

essas são as temperaturas em idle, 15 minutos depois de ligar o sistema, tempo suficiente para a VGA estabilizar a temperatura. Particularmente achei bem fria, levando em consideração a "concorrete direta" radeon 4850 que fica em 55º - 60ºC em idle... a minha EVGA 8800 GTS tmb ficava em torno de 60º em idle;

uma função que achei bem bacana foi essa do smart cooling, ela aumenta a velocidade do cooler de acordo com a temperatura que você determinar.

asussmartdoctor02cx8.th.jpg

e uma outra que eu quero destacar é o Hyperdrive. Um overclock automático que entra de acordo com a característica que você determinar.

3D game mode - quanto mais requisitada for a placa de vídeo maior será o over

CPU usage - quanto maior for o uso de CPU, maior será o over

e temp mode - quanto menor for a temperatura, maior o over

você pode regular o over nesse modo de 1 a 100mhz... e acredito que deve ser muito bom usar no modo 3D game mode, para evitar lags em jogos mais pesados tipo crysis, quando justamente na hora de uma explosão show o jogo tende a dar lag...

asussmartdoctor03ul1.th.jpg

o segundo software é o GameOSD

é um software que você pode acessar de dentro do jogo, e fazer um overclock sem sair do jogo, além disso você pode colocar um marcador de FPS em um dos 4 cantos da tela (assim, em caso de lag ou queda brusca de FPS você sabe exatamente o que causou)

com ele você pode tmb tirar inúmeros screenshots e tmb gravar vídeos. você pode tmb capturar a imagem em tempo real e outra pessoa pode assistir via internet enquanto você joga (é claro que aí o que entra é a conexão com a internet, o que eu duvido muito que funcione perfeitamente aqui no brasil... talvez no japão...)

por fim tem o ASUS splendid. É instalado juntamente com o driver e serve para você acertar as cores e contrastes do seu monitor de acordo com o seu gosto ou com o ambiente (em locais muito claros, por exemplo, você pode mudar a configuração para melhorar a visualização)

asussmartdoctor04lt7.th.jpg

bom, como esses são os programas que vieram na VGA, eu pretendo usá-los nos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os primeiros testes foram feitos no windows XP, portanto, tudo em DX9.0c, afinal, nem todo mundo usa o vista (meu caso) mas mesmo assim, vou instalar um vista 32 bits em uma partição aqui para testar em DX10. (não vou instalar o vista 64 bits, pois dessa forma a comparação ficaria comprometida)

além disso configurei minha máquina toda em stock, pois não estou testando nesse primeiro teste desempenho de overclock, mas sim o desempenho da placa de modo geral. Depois pretendo fazer os mesmos testes com overclocks.

uma outra coisa é que não pretendo fazer benchmarks, isso a gente encontra aos montes na internet.

farei 3 testes no total:

1- qualidade da imagem e jogabilidade (basicamente Frames Por Segundo) (em DX9.0c)

2- qualidade da imagem e jogabilidade em DX10 -

3- qualidade da imagem e jogabilidade com overclocks em DX9.0c e em DX10) com o objetivo de determinar se compensa ou não pagar mais caro pelas placas com OC de fábrica, e fazer OC no processador e nas memórias.)

Os jogos que eu vou usar são:

1- corrida: Need for Speed pro Street

2- FPS: call of duty 4

3- FPS: crysis (o terror das VGAs...)

4- third person shooter: gears of war

5- RPG: Oblivion

se alguém quiser sugerir algum outro jogo é só falar... e se quiserem benchmarks tmb é só falar.

Configuração:

Processador intel core 2 duo E8400 @ 3.0ghz Vcore: 1,25v

placa mãe: ASUS P5NE-SLI

memória: 4x 1gb DDR2 800 kingston

HD: Seagate barracuda 7.200 rpm 500gb SATA

VGA: ASUS ENGTX 260 896mb - 448 bits

Fonte: Cooler Master Real Power 700W

Gabinete: Cooler Master CM 690 (hyper ventilado, hehe)

Monitor: LCD 22" Wide da LG modelo W2252TQ (resolução nativa 1680 x 1050)

Temperatura ambiente: 22ºC (controlado por meio de ar condicionado, geladeira rlz! =D)

Teste nº 1

Need for speed pro street. (jogo que, particularmente, gosto bastante desde o primeiro título para 3DO, lembram? =D)

Todos os testes foram feitos na resolução nativa. E com todos os detalhes no máximo.

com isso o teste consiste basicamente em aumentar o AA (para ver o quanto a imagem melhora e qual o impacto na jogabilidade) e usar recursos como o Vsync (conhecido por melhorar a jogabilidade mas reduzir o número de frames.

Metodologia: Para obtermos resultados relativamente precisos, as screens foram tiradas da seguinte maneira:

1- dada a largada esperei aprox 1.5 segundos para tirar a primeira foto

2- com 5 segundos de corrida acelerei o carro em velocidade máxima

3- com cerca de 17 segundos tirei a segunda foto

as imagens foram obtidas em bmp e convertidas para jpg (somente para eu poder upar no imageshack) com isso um pouco de qualidade foi perdida. Mesmo assim mantive a resolução nativa.

No canto superior direito está o FPS no momento da foto.

AA desligado/VSync off

FPS: 44.00

aa0vsyncoff01vd3.th.jpg

FPS: 67.00

aa0vsyncoff02zp5.th.jpg

Os fps variaram entre 37 e 71 ao longo da corrida, ficando a maior parte do tempo entre 55 e 65 fps.

AA 2x/VSync off

FPS:42.00

aa2vsyncoff01zt5.th.jpg

FPS:62.99

aa2vsyncoff02nw0.th.jpg

AA 4x/VSync off

FPS:41.00

aa4vsyncoff01yv6.th.jpg

FPS: 64.00

aa4vsyncoff02og5.th.jpg

AA8x/VSync off

FPS: 41.33

aa8vsyncoff01sb4.th.jpg

FPS:62.99

aa8vsyncoff02yu4.th.jpg

os FPS variaram entre 36fps a 78 fps, ficando a maior parte do tempo entre 50 e 60 fps

com base nas imagens, fica clara a ENORME diferença entre o AA desligado e o AA8x, realmente é um recurso poderoso. (olhem para os detalhes do carro)

olhando com cuidado é possivel perceber diferenças leves entre cada nível de AA.

a VGA funciona muito bem em altas resoluções e com ótima qualidade de imagem, uma vez que a diferença de FPS com o AA desligado e ligado no máximo pode ser considerada irrisória no entanto a diferença na qualidade da imagem é absurda.

Sendo assim, não faz sentido testar o VSync com o AA desligado. Por isso testei apenas com o AA em 8x

AA 8x/VSync on

FPS:41.00

aa8vsyncon01xt2.th.jpg

FPS:60.00 (obs: não sei por qual motivo, mas o VSync trava o número máximo de quadros. Número que vai depender da placa de vídeo. No caso da GTX 260 ficou travado em 60.00 fps.)

aa8vsyncon02uj4.th.jpg

durante a corrida os FPS variaram de 34 a 60, ficando a maior parte do tempo entre 45 e 55. Não notei nenhuma diferença durante o jogo com o VSync on e off. a não ser umas faixas horizontais que passam na tela uma ou outra vez antes da largada, mas como 60 fps é mais que o suficiente para um jogo fluir bem, eu deixaria o VSync ligado.

É claro que não podemos considerar os testes absolutamente precisos, pois mesmo procurando tirar as screens exatamente nos mesmos momentos, há alguma variação.

Mas mesmo assim é possível concluir que o desempenho é excelente em alta resolução e qualidade. A temperatura do GPU levou cerca de 15 minutos para sair dos 49ºC para estabilizar em 60ºC.

Jogar NFSPS com AA8x a mais de 60fps é bacana. Para comparativos, o mesmo sistema com uma GF 8800 GTS 640mb suportava no máximo AA4x e os FPS variavam entre 15 e 35, ficando a maior parte do tempo ali na casa dos 25 fps.

durante os testes não houve nenhuma queda brusca de frames.

em breve termino os testes do first person shooter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa, estamos aguardando os testes agora.

você comprou essa VGA qd?

porque o preço dela saiu meio salgado, mas uma ótima compra mesmo assim.

Os preços dela variam de cerca de 850,00~1050,00 (que foi mais ou menos o q você pagou)

Agora a faixa de preço que você colocou pra GTX280 está totalmente fora da realidade, até para HD4870X2 (em média 1600,00)

Mas essa questão não é o principal aqui, e sim o desempenho desse "pequeno" monstro (q de pequeno nao tem nada!!!).

E antes de tudo também, parabéns pela sua máquina......ótima config.......!!!!!

Só uma curiosidade, qual o monitor que será usado?

Abratz!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal.

bom, o tamanho da placa é 10.5 in ou 26cm.

pit_eng, agradeço os elogios! realmente a configuração tá muito boa e estável.

bom, a VGA foi comprada na semana passada. Comentando sobre a realidade dos preços, temos que ter em mente que eles são bem relativos. Aqui em Brasília, por exemplo não se acha esse tipo de hardware com facilidade (aqui mais parece uma roça nesse sentido) no entanto quem mora em são paulo, ou perto da fronteira compra esses equipamentos a um preço bem inferior.

Os preços foram tirados de sites renomados, onde nós sabemos que eles pagam os devidos impostos, por isso não incluí preços de mercado livre ou de sites como pichau e microsigol.

Então veja os preços nos sites:

WAZ

GTX 260

MSI 999,00

PNY 899,00

Zotac 999,00

GTX 280

MSI 1649,00

PNY 1499,00

zotac 1549,00

E-armazemGTX 260 XFX 1229,00

GTX 280 XFX 1799,00

SmartData

GTX 260 XFX - 1159,00

GTX 260 ASUS - 1159,00

GTX 280 ASUS - 1999,00

GTX 280 XFX - 1799,00

Plug informática tem milhares de modelos, mas nenhum a pronta entrega (realmente o preço é bem menor) mas não queria esperar mais de um mês para receber a placa

por incrível que pareça a HD4870 x2 é mais barata que a GTX 280 da asus, por exmplo... mas como eu mencionei acima, eu estava à procura de uma GF com muita memória e muitos bits, pois a VGA não é exclusivamente para jogos, ela tmb precisa segurar view ports pesadas no 3Ds max.

Os testes serão realizados em um monitor LCD 22" Wide da LG modelo W2252TQ. postarei todos os detalhes no post dos testes.

Falou pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa......to ansioso pelos testes.;.....q com esse monitor aí você vai conseguir ver o real poder dessa VGA aí.....

é realmente o preço é relativo, me decuidei nesse ponto....mas algumas lojas que você colocou estão enfiando a mao no preço sem dó, isso é péssimo pra gente e nao pra eles....hehehe.....

mas muito bom também você nao ter considerado preços do ML e de lojas que nao tem 100% de confiabilidade.

Agora os testes.......[waiting]

e CARACA@@@@@ a placa é grande a beça.....nuuuuuuuuuuu

nao é qualquer um q pode falar q tem 26cm hauahuahauaha

abratz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lembrando que a nVidia já a tornou melhor do que a HD 4870 com drivers mais novos.

Enfim, foi uma placa que teve um péssimo começo (fraca em relação a HD4870 e absurdamente cara), mas hj já está com um posicionamento excelente.

Ótina iniciativa Henrique!

Bom saber, onde você viu isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber, onde você viu isso ?

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/force3d-hd-4870.html

É um site do qual eu gosto muito. Os testes deles são bem completos.

A GTX 260 ganha em alguns jogos e a HD 4870 ganha em outros. Mas quando a GTX 260 ganha, a margem costuma ser consideravelmente maior.

Enfim, pra mim a ATI continua incompetente pra lançar drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa cara... eu já tinha visto esse teste... realmente o xbit labs é um site muito maneiro... gosto mais deles do que do toms hardware (site bem mais famoso)

Detalhe que a 4870 foi lançada para concorrer com a GTX 280... mas acabou concorrendo com a 260... :D

o que eu reparei é que a ATI tá apelando nos clocks para compensar os drivers porcaria e a banda (256 bits é uma vergonha)... se vocês forem reparar, os GPU clocks das radeons são tudo 700 e tanto, quase 800 mhz... enquanto que os das GF ficam na casa dos 500 - 600... não é à toa que essas radeons ficam a 60ºC em idle...

com isso a ATI se sai surpreendentemente bem nos benchmarks da vida, pois esses benchs normalmente colocam o GPU a 100% e mandam eles calcularem uma determinada quantidade de informação, quem fizer em menos tempo ganha mais pontos... mas no cenário real, a memória, os bits, os shaders contam bastante... e aí é que as GF mostram seu todo seu potencial...

bom... voltando ao tópico, hj a noite vou postar os primeiros resultados. (espero, hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe que a 4870 foi lançada para concorrer com a GTX 280... mas acabou concorrendo com a 260... :D

pra mim o q importa é concorrer no preço..

o que eu reparei é que a ATI tá apelando nos clocks para compensar os drivers porcaria e a banda (256 bits é uma vergonha)...

eu acho q a banda(bits) nao é tudo numa placa.. lembra as HD 2900XT? eu pensei q ia ser um monstro com seus "512 bits.." bem no fim ficou um lixo >.<

se vocês forem reparar, os GPU clocks das radeons são tudo 700 e tanto, quase 800 mhz... enquanto que os das GF ficam na casa dos 500 - 600

pelo q eu entendi isso tem a ver com a arquitetura(na forma como definiram ela) no caso do SM 4.0(nas GF 8/9 o GPU trabalha a um core clock mais baixo e o SP a um clock mais alto) e SM 4.1(nas HD 3xxx/48xx o GPU e os SP trabalham no mesmo clock)

se eu tiver errado desculpa =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique embora as memos da HD4870 são de 256 Bits não esqueça q elas são GDDR5! Criticar a ATI baseando-se somente na informação do barramento da memo da VGA sem ao menos saber que tipo de memória ela usa é, no mínimo, errado.

Outro detalhe, criticar as HD48XX porque elas ficam em 60ºC em iddle é, tb, errado. A minha 7900GS (albatron) fica em 56ºC em iddle e por causa disso ela é uma VGA ruim? Preste atenção no q você escreve cara!

Em relação ao post do amigo ai, que diz que a HD2900XT é um lixo, discordo plenamente. Tá certo que ela consome bastante e esquenta pra burro mas ai vir aqui e dizer q a 2900XT é uma porcaria é tb, no mínimo, errado...

Parabéns pela placa Henrique! ^_^Por favor não se ofenda com o meu post, nada pessoal..

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao post do amigo ai, que diz que a HD2900XT é um lixo, discordo plenamente. Tá certo que ela consome bastante e esquenta pra burro mas ai vir aqui e dizer q a 2900XT é uma porcaria é tb, no mínimo, errado...

Sim.. desculpa me expressei mal... é q eu nao acho certo falar como o henrique disse: "256 bits q vergonha". :)

e tambem.. a HD 2900XT deixou a desejar né..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Eu diria q, todos os q gostam de hardware, estavam esperando muito mais desempenho da série HD2X00 da ATI. Não somente da 2900XT em particular, mas da série como um todo.

Eu não diria q a HD2900XT deixou muito a desejar. Ela não é nenhum espetáculo no desempenho porém dah um belo caldo nos games ainda... você já viu algum sistema, rodando games, com uma HD2900XT?

Abraços !

Sim.. desculpa me expressei mal... é q eu nao acho certo falar como o henrique disse: "256 bits q vergonha". :)

e tambem.. a HD 2900XT deixou a desejar né..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa... e aí...

ou tranquilo... não levo nada no pessoal não... o fórum é um local para o compartilhamento de informações mesmo...

bom, eu já tive várias Radeons (x800 GTO, x1950 pro e a HD 2900 XT). e posso falar com embasamento que todas elas esquentavam mais que o necessário... e nas 3 (não sei se fui pé frio) os jogos travavam por super aquecimento. A minha x800 gto chegava a 110ºC antes de travar...

por isso acabei tomando bronca com as radeons... parace que eles querem compensar uma arquitetura mal feita simplesmente colocando clocks absurdos.

realmente são ótimas placas... mas eu acabei ficando com essa impressão... depois de 3 radeons, eu resolvi comprar uma 8800 gts... e (não sei se a maré de azar acabou) gostei bastante do desempenho da placa... muito mais que das radeons...

não vou nem delongar muito nesse assunto pois assim como eu tive más impressões com as minhas radeons, tem pessoas que não compram uma GF por nada desse mundo...

o lance dos 256 bits foi mais de zoação mesmo... :D

deixa eu voltar aos testes aqui... :D

hein triste... posta mais detalhes da sua GTX 260... acho que você podia postar alguns resultados tmb, não temos nenhuma material dessa placa aqui no forum... acho que mais testes seriam bem úteis. qual a sua configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...