Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Mistério das "C3 Tech"


spynosi

Posts recomendados

leohartmann

Minha mensagem foi apagada.

A fonte é silenciosa e ponto, não sou estudante de Engenharia Elétrica portanto não vou discutir sobre "ruído elétrico".

HamiltonBr@ga

http://www.c3technology.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=68

Topico:

A fonte tem uma ótima relação custo beneficio, minha opnião.

O ruído é o que deixa a energia "suja", causando sérios problemas (vide: o problema dos capacitadores estufados) ao médio/longo prazo. Por isso é muito importante verificar se o nível de ruído da fonte ao fornecer certa potência está dentro do aceitável.

Eu também acho que o modelo DSA (note, o DSA) tem uma ótima relação custo benefício. Justamente os reviews anteriores mostram que fabricantes famosas, como a OCZ e Enermax, que utilizam esse modelo, foram bem qualificadas como fontes (na realidade, vi apenas a conclusão. Gostaria de entender melhor os gráficos de performance da fonte no último review da anandtech). Vou comprar a minha em breve na evomaster e em breve vou ver se eu faço um artigo do tipo "minhas impressões".

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa fonte há 1 ano e até hoje não sei se é boa. Ainda não vi nenhum review ou comentário mais técnico sobre ela. Quando a conprei, nunca nem tinha ouvido falar na C3Tech, mas o preço tava bom e eu tinha medo de deixar meu PC com a fonte que veio no gabinete.

Ainda tenho curiosidade para saber se o projeto dela é o mesmo de uma fonte genérica ou se é de melhor qualidade. Seria interessante um teste do CDH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja disse diversas vezes aqui no fórum possuo uma fonte C3 Tech 500W com a config da minha sign rodando 24/7, sem problemas, sem esquentar, silenciosa.

Se o mundo das fontes fosse apenas Zalman,Corsair imagina como seria?

É bom sempre ter mais alternativas e essas sendo de qualidade, enfim fonte aprovada se prefere gastar R$400 em uma fonte que com R$200 ficará bem servido problema do bolso de quem comprar.

olha vou te dar uma dica voce tem um belo de um pc acho melhor você da uma procurada e troca essa fonte porque se ela queima ela pode ate leva o seu processador e outros componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Pessoal, finalmente comprei a DSA 5060V da CWT rotulada pela C3Tech como 600W. Vou postar em breve fotos dos componentes internos da fonte, talvez em um tópico à parte. valeu!!!

Isso seria bom. Será possível ver a qualidade dos componentes empregados e se é mesmo uma fonte da familia DSA da CWT.

Gaste a câmera; é muito mais fácil procurar algum detalhe e valor de componentes em fotos tiradas a mais do que abrir a fonte pela segunda vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geral diz que vai postar as fotos e até agora nada =/

Bom, vi diversos comentários e em tópicos diferentes, tanto aqui no CDH quanto em outros fóruns. Notei é que crucificaram pelo fato de ser genérica, porém em nenhum momento encontrei motivos válidos para descartar a possibilidade de usá-la.

Na minha humilde opinião, qualquer equipamento, seja eletrônico ou não, está sujeito a falhas, porém no caso desta linha de fontes os problemas são tão comuns quanto com marcas "consagradas".

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vi diversos comentários e em tópicos diferentes, tanto aqui no CDH quanto em outros fóruns. Notei é que crucificaram pelo fato de ser genérica, porém em nenhum momento encontrei motivos válidos para descartar a possibilidade de usá-la.

A DSA5060V com PFC ativo seguramente não é genérica, e pode ser uma fonte boa.

A dúvida está na sua especificação e na qualidade dos componentes internos, porque ninguém viu uma aberta até agora.

É a mesma situação de ir até uma loja e comprar uma televisão de marca desconhecida sem a ver fora da caixa e nem funcionando. Pode ser tanto um bom negócio quanto uma roubada... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geral diz que vai postar as fotos e até agora nada =/

T+

Vai com calma, to sem câmera (INCRíVEL não? mas é verdade), na realidade tenho uma câmera aqui mas é de baixa qualidade. Em breve vou arranjar uma melhor.

Pra adiantar, um review do modelo DSA mas de outra fabricante.

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=128

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o que o amigo jcrazy forneceu para nós, fotos do modelo PUF-4050S.

http://www.easy-share.com/1903894557/fontec3.rar

Pelo pouco que sei, uma fonte dessa "potência" deveria ter a linha de 3,3V gerada por um transformador diferente, e não derivada do transformador de 5V...

Agora é preciso a análise dos mais experientes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dúvida está na sua especificação e na qualidade dos componentes internos, porque ninguém viu uma aberta até agora.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1580/

fabricaçao pela cwt, que é quem fabrica para thermaltake e corsair... e segundo o artigo, os componentes sao os MESMOS!

so ver o artigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resumo, é nas PSH que são iguais, a grande questão são as outras, o modelo testado se sabe que é muito bom, mas tem os outros tipos, como a minha por exemplo, que agora não lembro qual é certinho, mas assim que eu der uma ajeitadinha no pc eu mando ou pro cdh ou pro faller desmontar pra poder dizer se realmente é boa (mais fácil pra mim é entregar pro faller, já que ele mora em Porto Alegre), mas isso é para outro momento, no momento tenho que usar ela, porque é melhor que as genéricas que tenho jogadas em cima do guarda-roupas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser uma fonte convencional sem PFC com dobrador de tensão na entrada (chave 115/230V), inversor meia-ponte com MOSFETs e circuito de saída com regulação em grupo.

O filtro de entrada é completo e inclui até varistores.

Os capacitores de entrada parecem ser TEAPO de 680µF x 200V enquanto que os verdes de saída parecem com os SAMXON, mas é chute porque não deu para ver direito nas fotos.

A potência não parece estar indicada, mas essa placa é usada na linha CWT PUF de até 405W. Com capacitores de entrada de 680µF (típicos de fontes de 350W) não deve ser mais que isso mesmo.

Os dissipadores são pequenos, indicando ou boa eficiência ou baixa potência de saída. Não há muita mágica no caso do dissipador de saída, indicando que os 500W indicados na etiqueta são irreais.

É normal colocar um limite conjunto para as saídas 3,3 e 5V, não vejo problemas quanto a isso. Pena que não dá para ver o código dos semicondutores nas fotos.

Me parece ser uma boa fonte para 350 ou 400W, com montagem limpa e capacitores corretos para essa potência.

Pelo seu comentário, parece ser uma boa fonte de 350~400W da CWT, mas que a C3Tech inflou a potência da mesma.

Até porque 30A na corrente de 12V é coisa de fonte de 350W~400W como a ZM-360B-APS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo seu comentário, parece ser uma boa fonte de 350~400W da CWT, mas que a C3Tech inflou a potência da mesma.

Até porque 30A na corrente de 12V é coisa de fonte de 350W~400W como a ZM-360B-APS.

Segundo consta no site da C3 Tech, ela adota um esquema parecido com o da HunTkey (-100W real +100W etiqueta). Então essa fonte aí deve ser 400W reais com 500W pico. Alguém saberia dizer qual a diferença entre essa fonte e a KMG 4050 ? Ou mesmo analisar a DSA 5060V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo seu comentário, parece ser uma boa fonte de 350~400W da CWT, mas que a C3Tech inflou a potência da mesma.

Até porque 30A na corrente de 12V é coisa de fonte de 350W~400W como a ZM-360B-APS.

Sim, me parece pouco provável que a fonte seja realmente de 500W; ela deve ser ou o modelo PUF355S de 355W ou o PUF405S de 405W.

Pelo datasheet das fontes CWT da série PUF o modelo de 355W tem 22,5 A (270W) combinados nos +12V e o modelo de 405W tem 25A (300W) nos +12V.

A etiqueta que a C3tech colou na fonte não bate com as especificações de nenhuma fonte da série PUF da CWT.

Segundo consta no site da C3 Tech, ela adota um esquema parecido com o da HunTkey (-100W real +100W etiqueta). Então essa fonte aí deve ser 400W reais com 500W pico. Alguém saberia dizer qual a diferença entre essa fonte e a KMG 4050 ? Ou mesmo analisar a DSA 5060V ?

É bem provável que seja isso mesmo, e a C3Tech alterou todos os valores da etiqueta e não apenas o da potência total. É um esquema parecido com o da HuntKey e da Cooler Master, que também inflam a potência real das fontes.

As fontes KMG podem ser de outro fornecedor. Já a DSA 5060V deve ser uma CWT DSA com potência inflada - essa linha tem fontes com PFC ativo de baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os modelos KMG da C3 tech parece que são fabricados por outra empresa.

Se eu tivesse uma camera boa, tirava fotos da minha psn-455s2, que pelo que vi na etiqueta e no site da CWT, as especificações são identicas (coincidência?). Uma coisa que já descobri é que ela tem baixa eficiencia (senão seria uma fonte de 700 e não 350W). Agora só falta saber se o nível de ripple é muito elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu tirar fotos da minha KMG já pode-se dizer algo sobre ?

já que ela não tá mais na garantia...

Podemos avaliar alguns pontos básicos, como se a montagem está bem feita, se os capacitores tem valor adequado, avaliar se o circuito está completo, etc. Em alguns casos dá para determinar qual é o fabricante original, também. Nunca será igual a um teste real, mas é melhor do que nada.

Se eu tivesse uma camera boa, tirava fotos da minha psn-455s2, que pelo que vi na etiqueta e no site da CWT, as especificações são identicas (coincidência?). Uma coisa que já descobri é que ela tem baixa eficiencia (senão seria uma fonte de 700 e não 350W). Agora só falta saber se o nível de ripple é muito elevado.

Nesse caso é quase certo que é um modelo de 355W da CWT, mas é bom ver como é a montagem interna. Se puder tirar algumas fotos podemos fazer uma tentativa de avaliação.

A eficiência está relacionada ao consumo de energia e não à potência de saída. Uma fonte honesta de 350W com 70% de eficiência consegue entregar a mesma potência que uma de 350W com 83% de eficiência, a diferença estará no consumo de energia da tomada, como abaixo:

Consumo = 350 x 100 / 70 = 500W (fonte com ef. de 70%)

Consumo = 350 x 100 / 83 = 422W (fonte com ef. de 83%)

Ou seja, ambas foram capazes de entregar os 350W ao micro, mas a fonte com eficiência de 70% consumiu 78W a mais da tomada que a com eficiência de 83%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A eficiência está relacionada ao consumo de energia e não à potência de saída. Uma fonte honesta de 350W com 70% de eficiência consegue entregar a mesma potência que uma de 350W com 83% de eficiência, a diferença estará no consumo de energia da tomada, como abaixo:
Acho que não vou poder tirar as fotos, pois a fonte está na garantia ainda (comprei em janeiro). Talvez quando a garantia acabar (mes que vem). Mas não sei se calculei certo a saída, já que na etiqueta está escrito assim:

115V - 8A

230V - 4A.

Então eu devo ter interpretado mal a etiqueta. Mas em todo o caso, muito obrigado por ter me corrigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não sei se calculei certo a saída, já que na etiqueta está escrito assim:

115V - 8A

230V - 4A.

Então eu devo ter interpretado mal a etiqueta. Mas em todo o caso, muito obrigado por ter me corrigido.

Não tenho certeza, mas se for a etiqueta do cabo de força, se refere à corrente máxima suportada pelo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...