Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-G31M-S2L


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Placa-Mãe Gigabyte GA-G31M-S2L


"Demos uma olhada na GA-G31M-S2L, placa-mãe de baixo custo com vídeo on-board da Gigabyte para processadores Intel baseada no chipset Intel G31, produzida no Brasil pela Digitron."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um daqueles produtos que me enche os olhos. Custo - benefício incrível.

Fico coçando a mão pra comprar, mas jurei que não gasto com pc tão cedo. Placa-mãe low end, com suporte a DDR2 800, e ainda por cima boa de overclock. Seria meu passaporte para os processadores 45nm (já que minha Abit AB9 não aceita).

Definitivamente hj eu não gastaria R$ 500 numa pl-mãe como fiz no passado (foi o preço que paguei nessa Abit), já que com R$ 180 eu posso fazer a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa mãe tem um ótimo custo/benefício, mas é limitada no overclock, pois o barramento do pci-e sobe quando se passa do fsb333(o que não é nada recomendável) e também tem o problema da memória, que só libera 1:1 quando o processador tem fsb1066+, limitando assim o over(mult 2.66 em processadores fsb800).

Então ou você pega um processador com mult alto, ou pega outra mobo.

Eu tenho uma e mesmo tendo um processador de mult baixo não me arrependo. To usando um E2140 [email protected] (mult 8 x 333 fsb)redondinho com vcore em 1.25 e as memos DDR800@885, que é mínimo possível pois não da pra configurar menos que isso nas memos (mult da memória 2.66 x 333 fsb = 885). Já sabia que isso seria o máximo que conseguiria e ainda sim foi um grande salto do meu PD [email protected].

Não recomendo usar E8xxx com over nessa mobo, pois como eu disse, o barramento pci-e vai subir junto. Provavelmente no teste o pci-e tava em auto pra poder deixar em fsb400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra quem quiser ver mais testes, aconselho uma visita neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/processador-intel-core/556733

Sem dúvidas, o melhor custo/benefício pra LGA 775. Vou deixar de lado os elogios, porque já falei muito bem dessa placa no fórum e também aqui acima elogiaram bastante já.

O PistolãoBR fez uma modificação na refrigeração dela também que ficou muito bakana:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Sobre o overclock realmente o PCI-E acima de 333Mhz sobe, mas é possível chegar com segurança a 375Mhz, e com o PCI-E a 105Mhz, desde que use uma placa-off, com onboard não aconselho ficar acima dos 333.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como eu citei no artigo, botei um E8400 a 3.6GHz nela, com fsb de 400 MHz.

Nenhum tipo de problema de instabilidade. O prime95 rodou por horas.

Não consegui verificar qual o clock real que ficou o barramento pci express, mas na bios eu deixei em auto sim.

Ah, e isso foi com vídeo off-board, uma 8600GTS espetada nela.

As memórias usadas eram DDR2-800, rodando sem overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu citei no artigo, botei um E8400 a 3.6GHz nela, com fsb de 400 MHz.

Nenhum tipo de problema de instabilidade. O prime95 rodou por horas.

Não consegui verificar qual o clock real que ficou o barramento pci express, mas na bios eu deixei em auto sim.

Ah, e isso foi com vídeo off-board, uma 8600GTS espetada nela.

As memórias usadas eram DDR2-800, rodando sem overclock.

Com 400 de fsb provavelmente o pci-e tava em 108~110mhz. Pode até rodar estável, mas vai estar forçando a vga que pode não durar muito por isso.

E as memos estavam sem over porque você usou um processador de fsb base 333, então liberou 1:1 nas memórias. Se fosse o E2180, quando você passasse dos 300 de fsb as memórias começariam a trabalhar em over pois essa placa mãe não libera o 1:1 nos processadores de fsb800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 400 de fsb provavelmente o pci-e tava em 108~110mhz. Pode até rodar estável, mas vai estar forçando a vga que pode não durar muito por isso.

E as memos estavam sem over porque você usou um processador de fsb base 333, então liberou 1:1 nas memórias. Se fosse o E2180, quando você passasse dos 300 de fsb as memórias começariam a trabalhar em over pois essa placa mãe não libera o 1:1 nos processadores de fsb800.

Olá pessoal, eu tenho uma placa-mãe dessas juntamente com um Processador Core 2 Duo E8500 3.16 de 45nm com 4gb de memória DDR2 Markvision e uma Geforce 9800gt 512/256 da Zogis, e lendo este artigo me veio um nó na cebeça, pois todas as minhas peças são novas e eu sei que overclock diminui o tempo de vida do hardware, mas gostaria de saber como eu poderia fazer um bom overclok nessa configuração que passei pra vocês sem que o tempo de vida diminua muito ou as coisas esquentem demais, o processador veio com o cooler padrão mesmo, mandem screens se puderem, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu tenho uma placa-mãe dessas juntamente com um Processador Core 2 Duo E8500 3.16 de 45nm com 4gb de memória DDR2 Markvision e uma Geforce 9800gt 512/256 da Zogis, e lendo este artigo me veio um nó na cebeça, pois todas as minhas peças são novas e eu sei que overclock diminui o tempo de vida do hardware, mas gostaria de saber como eu poderia fazer um bom overclok nessa configuração que passei pra vocês sem que o tempo de vida diminua muito ou as coisas esquentem demais, o processador veio com o cooler padrão mesmo, mandem screens se puderem, obrigado.

Infelizmente essa placa mãe não é recomendada pra fazer over nos E8xxx pois como já foi dito, ela overcloca outras coisas que não são recomendáveis overclocar.

Mas se você insiste, pode fazer tentar como o MKM disse e deixar com FSB em 375mhz e 105mhz no fsb, o que vai deixar seu processador em 3.55Ghz. Não sei se compensa, seu processador já tem um clock alto e a diferença é pouca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente essa placa mãe não é recomendada pra fazer over nos E8xxx pois como já foi dito, ela overcloca outras coisas que não são recomendáveis overclocar.

Mas se você insiste, pode fazer tentar como o MKM disse e deixar com FSB em 375mhz e 105mhz no fsb, o que vai deixar seu processador em 3.55Ghz.

Nada é perfeito realmente.

Mas é uma bela placa e pra over dos pentium dual core e ou celeron dual core fica show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

cabos de 40 vias praticamente não se usam mais o cabo dela é de 80 vias, deve ter algo errado atente ao jumper se está master ou slave, e quanto a ga-g31m-s2l é uma bela placa, comprei ela por 235,00 e não achei ela cara não antes eu tinha uma asus p5gc-mx/1333 aí essa asus deu problema troquei ela pela gigabyte acrescentei uma coisinha e peguei ela, muito boa para over, não tive estresse nenhum com ela estou muito satisfeito e recomendo ela!!!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...