Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de video Geforce 8400M GS, Dell, NVidia e aquecimento.


Rmsalles

Posts recomendados

Prezados,

Abaixo transcrevo minha jornada com o notebook da Dell e o projeto que conclui hoje.

Os fatos

Não sei se muitos estão por dentro do noticiário de tecnologia, mas no mês de Julho a nVidia divulgou que as suas GPUs fabricadas, especificamente as séries G84 e G86 (Geforce 8400M GS e Geforce 8600M GS), estavam com defeito de fabricação, o que acarretaria aquecimento elevado, artefatos no vídeo, perda de performance e até queima do processador de vídeo (GPU).

Em função disto, alguns fabricantes se comprometeram a vir a público e notificar suas séries de equipamentos defeituosos e os procedimentos para reparo. A Dell em questão, especificamente nos EUA, identificou os modelos de notebooks, lançou versão de BIOS com "melhoria" na funcionalidade do cooler, além de estender o prazo de garantia para mais 1 ano, assim como efetuar o reparo das máquinas com o chip queimado.

No Brasil

Enfim, assim como a Dell, outras como a HP e até a Apple já vieram a público e comunicaram suas ações para resolver o problema. Porém, como aqui no Brasil nós temos que comer muito feijão e arroz para chegarmos ao mesmo nível de respeito como os irmãos lá do norte, a Dell Brasil não veio a público e fez algum tipo de pronunciamento ou tomada de ação. A HP não tenho conhecimento do que irão fazer e a Apple, por sua rede de assistência ser global, acredito que esteja cumprindo a determinação lançada pela matriz americana.

A partir deste momento irei me ater a questão da Dell Brasil, uma vez que eu tenho um notebook com o chip defeituoso, ou melhor, relacionado como integrante a série problemática.

Em primeiro lugar venho destacar que a Dell brasileira não se pronunciou oficialmente. Somente fez um comunicado 'oficiosamente' pelo seu Forum chamado como 'Comunidade', na qual faço parte, devido a mim e a muitos outros usuários termos cobrado um posicionamento da empresa - afinal, equipamento vendido com garantia nacional requer uma resposta da filial brasileira, senão, para que valeria a garantia brasileira? - assim como equiparação dos procedimentos iguais a sua matriz americana.

Infelizmente a Dell brasileira não acrescentou 1 ano a garantia nacional, tão pouco reconheceu de fato o defeito da nVidia, mas informou que se algum equipamento viesse a ter problemas de vídeo (artefatos ou aquecimento excessivo), ela iria tomar providência de efetuar o reparo. Porém como o entendimento de aquecimento excessivo é muito subjetivo para o fabricante, uma vez que para nós usuários já entendemos que para o nosso clima tropical um processador de vídeo trabalhar a 85C ser perigoso mas para eles isto é normal, anulando completamente o objetivo de uma medida preventiva, assim como a produção de artefatos no vídeo ou até a queima da GPU, o que inutilizaria o equipamento, se deve a uma medida corretiva trabalhosa e demorada, a empresa em si continua batendo na tecla que deve usar deste procedimento para tomada de ação.

Minhas providências

Como eu não gosto de esperar sentado a situação ocorrer, assim como não estar bem documentado quanto ao compromisso da empresa em efetuar o reparo no equipamento se o problema ocorrer fora do prazo de garantia, eu decidi botar a 'mão na massa' e desenvolver um projeto eficiente para dissipação do calor, como medida preventiva e evitar finalmente dores de cabeça no futuro.

Desmontei o equipamento

Não satisfeito com a questão do aquecimento, fiquei martelando na cabeça sobre como estava o cooler, dissipador e a GPU assentados. Depois de 2 dias, resolvi desmontar o notebook e dar um jeito nos contatos entre a GPU e dissipador. Armado com minhas ferramentas e devido a minha experiência de desmontar alguns notebooks - cuidado crianças não façam isto em casa sozinho sem a supervisão de um adulto - eu fui desmontando peça por peça, espalhando tudo por casa.

Não vou mostrar todos os passos de desmontagem, mas algumas fotos do que encontrei dentro do equipamento.

As fotos

DSC00759.jpg

Aqui o equipamento já está sem o teclado e a tampa dos botões multimídias. Estava me preparando para sacar as antenas e retirar o LCD. Isto mesmo, para ter acesso ao cooler e dissipador da GPU eu tenho que desmontar o notebook inteiro.

DSC00760.jpg

DSC00761.jpg

DSC00762.jpg

Nestas fotos eu já estava me preparando para retirar o gabinete inferior. O LCD e a moldura superior já estavam descansando ao lado.

DSC00763.jpg

Aqui eu já estava com a placa-mãe fora do gabinete e com ela virada para cim, para ter acesso ao cooler e GPU. Então esta parte é a que fica virada para baixo do notebook.

DSC00764.jpg

Visão do cooler instalado na placa-mãe.

DSC00765.jpg

Pedaço de cobre bem fino, um filete que amassa com facilidade. O cooler ficava junto com o dissipador e em contato com o stick roxo, que por sua vez ficava em contato com este pedaço de cobre - bem fino mesmo - e por baixo dele um elastômero grudado junto com a GPU. Esta é a solução da nVidia e Dell. Mais abaixo vou apresentar as fotos do elastômero.

DSC00766.jpg

O Cooler e o dissipador sem a GPU mas com o stick roxo grudado no dissipador. Ficou nesta posição no momento da retirada do cooler que estava assentado na placa-mãe.

DSC00779.jpg

Aqui você vê o pedaço de cobre comprado em UK, com a altura suficiente para preencher o espaço entre a GPU e o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DSC00767.jpg

DSC00768.jpg

DSC00769.jpg

DSC00771.jpg

Aqui está a minha solução já instalada. O Stick roxo e o pedacinho pobre de cobre foi substituído por um pedaço grosso de cobre que preenche o espaço entre a GPU e o dissipador.

DSC00772.jpg

DSC00773.jpg

Aqui está o elastômero, o pedacinho de cobre e o stick roxo.

DSC00774.jpg

DSC00775.jpg

DSC00776.jpg

DSC00777.jpg

Finalmente o equipamento montado e as temperaturas medidas. Na montagem usei a pasta AS5, que é mais eficiente depois de 100 horas de uso, devido a cura, coisa que ainda não atingiu.

Conclusão

As medidas foram efetivamente em uso na internet, pacote office, envio de fotos por bluetooth e rede sem fio, com temperatura ambiente em 30C.

Anteriormente oscilava entre 51C até 67C, sem uso intensivo da GPU, e com uso intenso da GPU chegou a 85C, tenho colega de Brasilia que a temperatura chegou em 105C :shock: .

Devo uma medição final da temperatura com uso intensivo da GPU, mas farei isto nos próximos dias e manterei vocês informados. Veja abaixo

A solução em si está bem eficiente. Estou satisfeito com o trabalho final, já sabendo que não ficarei mais preso a uso em um ambiente com temperatura controlada, ou até com o uso de dissipador e cooler externo. Solução esta que tira a mobilidade do equipamento.

Atualizando:

Acabei de fazer o teste de vídeo com o 3dMark06.

As temperaturas foram:

GPU

Máxima: 74C

Mínima: 47C

Valor Atual: 51C

CPU

Core 0 Min. 33C Máx. 63C Valor Atual 36C

Core 1 Min. 35C Máx. 63C Valor Atual 38C

Temperatura Ambiente: 30C sem controle de temperatura ou dissipador externo.

Como disse anteriormente, não recomendo o procedimento acima para aquelas pessoas que não estejam familiarizadas com hardware, estática e desmontagem de equipamentos, pois as peças são pequenas e frágeis. Qualquer torção, pressão ou manuseio inapropriado irá danificar a peça e a garantia do fabricante não cobrirá, pois isto configura mal uso. Recomendo que este procedimento, não somente no modelo que documentei, mas também nos que mencionei acima e outros que exijam o tal, sejam feitos exclusivamente por pessoas capacitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rmsalles,

parabéns pela inciativa.

Quanto ao post, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas, pois comprei um 1310 que está pra chegar na próxima semana e temo que possa encontrar problemas com as temperaturas, já que é um caso muito comum. Desse modo, vamos aos questionamentos:

1. Qual a espessura do cobre que substituiu o sistema cobre-elastômero-stick?

2. Onde seria esse lugar (UK) em que a nova placa de cobre foi comprada? Por acaso seria Inglaterra?

3. Embora você tenha aumentado a vida do equipamento, provavelmente arrancou algum adesivo que mantinha a garantia (correto?). Quais as chances de acionar a garantia no caso de algum outro componente apresentar defeito? Como por exemplo um HD, ou seja, algo que nada tem a ver com a instalação - ao menos à vista do técnico que efetuará o serviço.

4. Pelas fotos, observei que foi efetuada a troca apenas de um dos três sticks que aparecem na foto do dissipador. Esses sticks não estariam presos a algum outro chip, como por exemplo memórias? Em caso afirmativo, tem notícia de alguém que tenha substituído esses stick por placas de cobre e pasta AS5 e se a solução ficou mais eficiente que a sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rmsalles,

parabéns pela inciativa.

Quanto ao post, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas, pois comprei um 1310 que está pra chegar na próxima semana e temo que possa encontrar problemas com as temperaturas, já que é um caso muito comum. Desse modo, vamos aos questionamentos:

1. Qual a espessura do cobre que substituiu o sistema cobre-elastômero-stick?

2. Onde seria esse lugar (UK) em que a nova placa de cobre foi comprada? Por acaso seria Inglaterra?

3. Embora você tenha aumentado a vida do equipamento, provavelmente arrancou algum adesivo que mantinha a garantia (correto?). Quais as chances de acionar a garantia no caso de algum outro componente apresentar defeito? Como por exemplo um HD, ou seja, algo que nada tem a ver com a instalação - ao menos à vista do técnico que efetuará o serviço.

4. Pelas fotos, observei que foi efetuada a troca apenas de um dos três sticks que aparecem na foto do dissipador. Esses sticks não estariam presos a algum outro chip, como por exemplo memórias? Em caso afirmativo, tem notícia de alguém que tenha substituído esses stick por placas de cobre e pasta AS5 e se a solução ficou mais eficiente que a sua?

Vamos lá, respondendo as suas perguntas:

1 - A medida não tenho em mãos aqui neste exato momento, mas eu te digo que varia de modelo para modelo. A preocupação maior será em função da altura. Agora eu descobri por um site no exterior que a distância entre o GPU e o dissipador é igual para os modelos Vostro 1400, Inspiron 1420 e XPS M1330. Para o seu modelo teria que verificar.

2- Sim, Inglaterra, ou melhor, Reino Unido. Eu comprei pelo site eBay.uk.

3- Os notebooks da Dell não tem selo de garantia. A propósito conversando com eles, eles até te informam que é permitido fazer o upgrade, porém se ocorrer algum dano a partir do momento da troca, aquela peça perde efeito da garantia. No seu caso, acredito que você não precise desmontar todo o equipamento, pois o acesso se dá pela parte debaixo do notebook, numa tampa apropriada. Coisa que no Vostro 1400 não tem.

4- Sim, troquei somente 1 stick, efetivamente da GPU. As outras duas são das memórias. Não retirei-as porque não tinha outro copper sheet de tamanho apropriado para as memórias - até porque a preocupação maior seria se o copper sheet faria contato com algum componente da mobo ou chip próximo, produzindo curto -. Portanto usei os mesmos Sticks das memórias. Mas a preocupação maior se dava justamente na temperatura da GPU, e não das memórias.

Eu sou a pessoa que troquei o stick da GPU e coloquei o copper sheet de cobre, com pasta AS5, tendo o resultado acima, sem esperar a cura da pasta, o que garantirá maior eficácia depois das 100 horas recomendadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parabéns pela sua iniciativa. A Dell realmente deixa seus clientes na mão. Eu tenho um Vostro 1510 e as temperaturas da GPU ficam sempre entre 60 e 65°C, chegando até 90°C quando estou jogando. Já comprei a pasta térmica Artic Silver 5 e vou aplicá-la para ver se a temperatura reduz um pouco. No mesmo tema dessas fotos eu encontrei esse passo a passo para aplicar pasta no Dell XPS 1330 http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=268081

Alguém poderia me dizer se corro algum risco ao aplicar essa pasta?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que ter cuidado ao aplicar a pasta térmica, pois se aplicar com excesso, acabará surtindo efeito contrário, isto é, ao invés de melhorar a dissipação de calor, vai dificultá-la.

Abaixo está o screenshot da tela do sistema, hoje rodando a temperatura ambiente de 32C, e usando a mesa (cooler e alumínio) Notepal da Cooler Master.

ScreenVostro1400.jpg

Veja que a temperatura máxima aumentou um pouco por causa do jogo Euro Truck Simulator, que eu deixei rodando por 10 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

alem do mod você matou a duvida de quem poderia ter se o vostro aceita up de GPU, ele nao é MXM.

eu acho q dell brasil enroladora, sem contar superfaturamento dos lances q eles vendem, tipo semana passada me chegou uma carta dos EUA falando que a garantia do meu dell iria vencer e se eu iria querer renovar teria opção antes dela vencer de fazer isso.

bom, legal isso, so q seria legal se a dell tivesse falado que a garantia era de 3 anos e nao de 1 ano, ou seja ficou 2 anos na garantia sem eu saber, recebi o mail porque me registrei la nos EUA mas e se o sujeito so se registra aqui ? como q fica ? eles cobram o reparo e usam a garantia eles lá e recebem as peças de graça ?

achei isso muito estranho porque quando comprei aqui nao pedi nada estendido e era pra ser so 1 ano pelo q eles falaram a garantia. Inclusive ja tinham ate me falado q os optiplex eram 3 anos, so q fui informado quando comprei q era um, e achei q seria 3 por causa dos lances extendidos q eles cobram a mais e nao peguei, no propio site tinha quando comprei essa opção de 1,2 ou 3 anos (isso aqui no brasil, normalmente quando comprava algo la mesmo telefonando eu abria o site pra poder brigar preço se o vendedor cobrace mais e tal e normalmente acabava indo pelo site apesar dos milagres de 0800 q leio aqui.)

quanto ao cooler, show de bola, mas você deve ter perdido a garantia, isso q me fez lembrar da zica da carta da garantia ehhehehehe, mas resolvendo o problema isso q importa.

fica ai a dica então de quem tem algo dell, ve nos EUA se sua garantia vale 3 anos, 2 ou 1.

segue a carta, vem em portugues e cuia. fico ruem por causa q usei o celular pra tirar e reduzi pra enviar, so pra ninguem falar que é papo.

della.th.jpg

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei se chega a ser defeito, mas os notes da Dell com 8400GS continuam esquentando bastante.

Os donos de Dell com quem andei conversando dizem que a placa ainda esquenta, fica na média dos 70 ºC de temperatura, mas não chega a ficar ou passar dos 100 ºC facilmente como antes. Muitos que têm comprado atualmente dizem que o problema já foi resolvido, pois temperatura não passa mais dos 80 ºC em full...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quanto a dúvida do upgrade da placa de vídeo, como respondido pelo Ice e pelas fotos, ele não é MXM. Somente a série Vostro 1500 que permite a atualização.

Em relação a garantia extendida cadastrando-se nos States, é uma boa dica. Pena que a Dell Brasil não compartilha da mesma política de transparência.

Eu particularmente preferi fazer a alteração por segurança e hoje estou mais tranquilo com o equipamento.

Nem sempre a troca da placa-mãe vai resolver o problema do aquecimento, porque alguns técnicos da Dell trocam esta placa e não se atentam para o detalhe que o dissipador tem que ter contato com a GPU, por intermédio do stick roxo. Se isto acontecer a GPU irá aquecer excessivamente e irá desligar o notebook antes de completar o processo de inicialização.

Eu vi isto acontecer e com o erro cometido pelo técnico.

Edit:

Para quem não conhece, olhe neste link aqui no ebay http://cgi.ebay.com/Brand-New-DELL-Vostro-1500-1700-256mb-GeForce-8600M-GT_W0QQitemZ140254072307QQcmdZViewItemQQptZPCC_Video_TV_Cards?_trksid=p3286.m20.l1116

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Eu liguei pra asssitencia, trocaram minha placa mãe o_O

Ola FoRaAa_, seu note ainda estava na garantia?

Bem, o meu Vostro 1400 depois de quase um ano e meio resolveu dar problemas. Fez um risco branco horizontal, como dividindo a tela ao meio e duplicando e achatando a imagem. O que se faz em cima, aparece em baixo. É muito provável que seja a placa de vídeo, pois isso ocorre até na inicialização e entrando na BIOS (ou seja, não é driver de vídeo). Quando ele fica desse jeito, esquenta acima do normal.

As vezes do nada, deixando um tempo desligado a tela volta a funcionar normalmente. Quando é feito uma nova inicialização ja vem bugada.

Andei lendo a respeito das placas GeForce 8400 GS nos notebooks, será que tem jeito da assistencia Dell aqui acatar isso?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá pessoal,

tenho um VOSTRO 1510 comprado em jul/08, com a placa de vídeo 8400M GS e adivinhem? passado um ano que comprei ela começou a dar problemas... travar em jogos como AGE OF EMPIRES 2, DOTA, COUNTER STRIKE!!

MINHA SORTE: Quando comprei, resolvi fazer 2 anos de garantia! Agora entrei em contato com o suporte técnico, e eles me pediram pra fazer 4 coisas para tentar resolver o problema:

ATUALIZAR BIOS;

RESTORE IMAGE (RESTAURAR PARA CONFIGURAÇÕES DE FÁBRICA)

DELL DIAGNOSTICS (DISPONÍVEL QUANDO VOCÊ LIGA O PC APERTANDO F12)

DELL DIAGNOSTICS COM MIDIA RESTORE (MESMA COISA só QUE COM O CD QUE VEM COM O NOTEBOOK)....

Resultado: problema persistiu.. Mas nestes testes que eu fiz da DELL,

um deles indicou que a velocidade do FAN do cooler estava alterada e incorreta....

Informei a eles e vão me mandar um técnico.

Quando surgir alguma novidade, informo a vocês....

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Xico Amorim

Depois de muita luta eles trocaram a minha placa mãe (consequentemente a placa de vídeo bugada junto) sem cobrar nada, mesmo estando fora da garantia. Isso ja faz 4 meses e ta rodando sem problemas.

Meu problema tava na cara que era placa de vídeo:

No seu caso Xico, ja que está na garantia com certeza eles vão te dar uma solução, mais rápida... boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...