Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga com o conector auxiliar de 4 pinos 12V


Posts recomendados

E aí galera, bom dia, boa tarde, boa noite...

To com o seguinte problema: Estou com uma placa mãe PCCHIPS P21G (V3.1) que não queria ligar, o cooler dela se movia um pouco mais não chegava a girar, testei ela com outra fonte, continuou do mesmo jeito (OBS: to ligando manualmente, com uma chave de fenda) ela tem duas entradas de alimentação, a principal de 20 pinos e a do conector auxiliar de 4 pinos (2 fios pretos e 2 amarelos), por acaso eu testei sem o conector auxiliar. a placa mãe ligou. não quis ariscar de ligar o monitor, teclado e o mouse sem o conector, pois não sabia a função desse conector auxiliar, já dei uma pesquisada a no fórum achei dois casos parecidos bem antigos, mas sem resolução

Disseram que esse conector de 4 pinos serve para auxílio do processador

e agora ? o que eu devo fazer ? Será a placa ? o Processador ?

Agradeço desde já !!

Configuração Da Placa Mãe PCCHIPS P21G (V3.1)

Socket LGA775 Intel (Não conseguir identificar o modelo do processador)

FSB

800/533/400 MHz

Chipset : VIA P4M800/8237

vídeo : ONBORAD

Memória de 1GB

Suporte Máximo: 2GB

Slots de Expansão

1 x AGP 8X (Vazio)

3 x Slot PCI (Vadio)

1 x Slot CNR (Vazio)

Áudio

Áudio Codec de 6 canais Realtek ALC655

Em conformidade com especificação AC'97 2.3

IDE

2 x UltraDMA 133/100/66

Portas I/O do Painel Traseiro

1 x Teclado PS/2

1 x Mouse PS/2

1 x Porta Paralela

1 x Porta serial

1 x Porta VGA

4 x Porta USB 2.0

1 x Porta RJ 45

1 x Áudio I/O (Line-in, Line-out e Mic-in)

Conectores e saídas I/O internos

Conector de Energia ATX de 20 pinos

Conector de energia ATX 12V de quatro pinos

2 x Conector USB 2.0, suporta 4 portas USB2.0 adicionais

2 x Conector Serial ATA ( vazia )

1 x Botão/conector LED de painel frontal

1 x Conector de áudio de painel frontal

Conectores CPU / SYS FAN

1 x Conector IrDA para SIR

1 x Conector de Alto-falante

1 x conector CD-in

1 x Conector-suporte de Disquete 360K~2.88M Byte, 3 Modos FDD ou LS120

Sistema BIOS

AMI 4Mb Flash ROM

Suporta Plug and Play 1.0A, APM 1.2, Multi Boot, DMI

Formato Micro-ATX, 244*220 mm

:confused::confused::confused:

Obs : Fonte de 450W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por acaso eu testei sem o conector auxiliar. a placa mãe ligou. não quis ariscar de ligar o monitor, teclado e o mouse sem o conector, pois não sabia a função desse conector auxiliar, já dei uma pesquisada a no fórum achei dois casos parecidos bem antigos, mas sem resolução

Disseram que esse conector de 4 pinos serve para auxílio do processador

e agora ? o que eu devo fazer ? Será a placa ? o Processador ?

O conector +12V ATX de 4 pinos serve para alimentar o processador e é o que tem dois fios amarelos e dois fios pretos. É muito estranho que a placa ligue sem ele e não ligue com ele.

Se o sistema ligar normalmente e seu processador for de baixo consumo, dá até para usar o micro sem o conector +12V ATX. Toda a corrente dos +12V passará pelo único pino ligado ao fio amarelo do conector ATX de 20 pinos; se o processador for de alto consumo esse pino irá sobreaquecer e será danificado com o tempo. Nem pense em usar uma placa de vídeo off-board nessa condição, mas tente ligar e identificar o processador.

Verifique também se por acaso você. não ligou o conector +12V ATX invertido ou o com fios de 4 cores (parte do ATX de 24 pinos) no lugar dele. Eventualmente a explicação mais boba é a que resolve... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conector +12V ATX de 4 pinos serve para alimentar o processador e é o que tem dois fios amarelos e dois fios pretos. É muito estranho que a placa ligue sem ele e não ligue com ele.

Se o sistema ligar normalmente e seu processador for de baixo consumo, dá até para usar o micro sem o conector +12V ATX. Toda a corrente dos +12V passará pelo único pino ligado ao fio amarelo do conector ATX de 20 pinos; se o processador for de alto consumo esse pino irá sobreaquecer e será danificado com o tempo. Nem pense em usar uma placa de vídeo off-board nessa condição, mas tente ligar e identificar o processador.

Verifique também se por acaso você. não ligou o conector +12V ATX invertido ou o com fios de 4 cores (parte do ATX de 24 pinos) no lugar dele. Eventualmente a explicação mais boba é a que resolve... :huh:

Tentei ligar, mas não aparece imagem no monitor.

irei testar o processador em outra placa amanhã.

se funcionar, o problema é na placa, dai vou olhar se tem reparo, ou se ela se foi de vez..

:huh::(:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E quanto a questão já levantada pelo Ughadoo, da ligação correta, polarizada do conector ATX12, esse dai??? Já vi muita gente boa conseguir enfiá-lo virado... Dai a fonte entra em curto, se protege e o fan só dá meia volta....

ConectorATX12Fmea.jpg

Note que os fios amarelos (+ 12 Volts) devem ficar do mesmo lado daquela lingüeta do conector....

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com o mesmo problema !!!

Minha Mobo é

# PCCHIPS M925G

# Processador Celeron

# Fonte 450w ATX (20 pinos + 4pinos )

2 situações

Conector ATX12V(4 pinos) plugado

# cooler processador e fonte liga por 1 seg e desliga em seguida

# sem bip

# sem imagem

Conector ATX12V(4 pinos) desplugado

# cooler processador e fonte liga e estabiliza

# sem bip

# sem imagem

O que pode ser, ja fiz todos os testes dos tutoriais, inclusive ja testei outra fonte e o problema continuar ... alguem pode me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das possibilidades, e me parece que não deve ter outras não...

Algum dos CI´s inversores PWM responsáveis para, a partir dos 12 Volts do conector ATX12, gerar a tensão de Vcore da CPU, estar com defeito, em curto....

Ao não colocares o plug ATX12 a CPU não vai receber a tensão de Vcore e não vai partir.

Ao colocares o plug ATX12, alimentas os CI´s PWM em torno da CPU e é detectado o curto neles, ou em um deles, e a fonte se protege retirando as alimentações.

Se for isso ou descobre e troca o CI PWM com defeito ou troca de placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
carato com o mesmo Problema, você conseguiu resolver? como?

Quase sempre resolve-se o problema substituindo a placa-mãe ou o processador. É preciso primeiro identificar onde está o problema. O que não deixa dúvida é que sem alimentar o processador o computador não funciona, mesmo a placa-mãe ligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

bom dia, ja usei este forum muitas vezes para tirar duvidas, e me foi muito util, mas só hoje entrei como membro. nao consegui encontrar como criar um topico, mas acho que esse esta relacionado ao meu problema.

olha só, eu instalei a poucos dias uma leitora de cd no meu pc, que ganhei da minha irmã. fui trabalhar e minha esposa me ligou depois dizendo que o pc nao estava ligando. testei de todas as formas que conheço e ele na esta dando nem sinal de vida. minha outra irma pediu a leitora para ela e no pc dela deu a mesma coisa. percebi que a leitora estava com um cheiro de queimado onde encaixa o cabo de energia. sera curto?

conclusao: tentei o curto de hardman ontem a noite, nao deu certo. hoje pela manha eu liguei novamente a placa e nada, mas percebi uma coisa:

peguei o meu multimetro e toquei na placa nos dois pontos correspondentes ao fio verde e preto(atras da placa - conector de 20 pinos), com o teste de continuidade, e tanto o processador como o fonte funcionaram (ventuinhas ligaram), mas mesmo assim o pc nao bipou e nao iniciou o boot.

Podem me ajudar? Ha ele nao esta startando no botao de ligar, e nem com a chave de fenda nos pinos correspondentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, ja usei este forum muitas vezes para tirar duvidas, e me foi muito util, mas só hoje entrei como membro. nao consegui encontrar como criar um topico, mas acho que esse esta relacionado ao meu problema.

Para criar um tópico, é só ir para a seção onde deseja criá-lo e clicar neste botão:

newthread.gif

Ele fica no final e no topo da página, sempre do lado esquerdo da tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá binhorush, seja bem vindo!

Em nome de toda equipe do Fórum do Clube do Hardware Venho aqui dar-lhe as boas-vindas! Fique a vontade no fórum e aproveite para sanar suas eventuais dúvidas e aprimorar os seus conhecimentos.

Sugiro a leitura dos links abaixo, com orientações que lhe auxiliarão no momento em que for postar suas mensagens:

Regras Gerais do Fórum

Veja como ser bem recebido aqui no fórum

Instruções de como abrir um tópico (postar suas dúvidas) no Fórum

Como Escrever Melhor

Segue também o link para pesquisa:

Pesquisa

Seja muito bem vindo a esta comunidade e obrigado pela sua participação.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

bom galera é só uma dica mais ta valendo né

to com um pc aqui da minha namorada e a fonte deu pau,ela tinha o conector aux. de 4 pinos(2 pretos e 2 amar.) e eu tinha uma fonte aqui sem esse conector,era de um P4.

bom resumindo,liguei essa fonte e funcionou de boa sem o conector,pelo que eu sei esse conector é só pra ajudar nas horas que o proc. esta no max(se nao me engano)

o pc que essa fonte esta é um celeron 1.7,pc simples acho que é por isso que funcionou,ja que nao puxa muita corrente !!

espero ter ajudado

abrassssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pc que essa fonte esta é um celeron 1.7,pc simples acho que é por isso que funcionou,ja que nao puxa muita corrente !!

espero ter ajudado

abrassssssssss

Por ser simples não, por ser muito antigo. É processador anterior ao Pentium IV Northwood e concorria diretamente com o Duron 1300, que ainda era alimentado inteiramente pela linha +5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Quase sempre resolve-se o problema substituindo a placa-mãe ou o processador. É preciso primeiro identificar onde está o problema. O que não deixa dúvida é que sem alimentar o processador o computador não funciona, mesmo a placa-mãe ligando.

Olá amigo, tenho este mesmo problema e com base nessa sua resposta, gostaria de saber se a placa-mãe estando com defeito no atx 12v que alimenta o processador, ligaria mesmo "baqueada" e sem o o tal conector ligado à ela, fazendo gira inclusive o cooler da vga off-board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tenho este mesmo problema e com base nessa sua resposta, gostaria de saber se a placa-mãe estando com defeito no atx 12v que alimenta o processador, ligaria mesmo "baqueada" e sem o o tal conector ligado à ela, fazendo gira inclusive o cooler da vga off-board.

Sim, porém não daria vídeo, nem postagem. É como se o processador estivesse queimado (embora esteja apenas sem alimentação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, porém não daria vídeo, nem postagem. É como se o processador estivesse queimado (embora esteja apenas sem alimentação).

Obrigado por sua atenção!!! Eu sinceramente já não sei o que fazer, é uma situação que estressa e desespera bastante quem é leigo. Ainda mais por que aconteceu do nada, sai da frente do pc por uns 30 minutos, quando voltei estava em modo de espera (tudo apagado, somente o led verde piscando no gabinete) dai movimentei o mouse para voltar a utilizar, e me deparei com o pc ligando e desligando sozinho, acionava os leds do gabinete e os coolers, mas nada que passasse de 3 segundos... A fonte funciona bem com ou sem estabilizador depois do ocorrido, memorias tambem, assim como vga, hoje consegui utilizar o bendito pc por uma hora, precisei desligar, quando voltei, não consegui mais utilizar, já penso num novo kit MOBO+Processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Richelieu, seu problema está em um dos mosfets que fazem parte do circuito regulador de tensão, com um multímetro analógico na escala de X1 terá que medir cada um dos fets sendo que a ponta preta devera ficar em um ponto de terra da placa e a vermelha será usada para fazer o teste, em cada fet tem dois pinos pequenos e um mais largo. a medida será nesses dois pinos pequenos, um deles deverá deslocar o ponteiro até o ZERO do multímetro e o outro deverá marcar uma resistência, se por acaso nos dois pinos marcar a mesma resistência ou chegarem até o ZERO pode substituir, sua placa voltará a funcionar pois o post da placa só sobe com o conector ATX 12V conectado. nesse link aqui tem tudo sobre esse circuito.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
bom dia, ja usei este forum muitas vezes para tirar duvidas, e me foi muito util, mas só hoje entrei como membro. nao consegui encontrar como criar um topico, mas acho que esse esta relacionado ao meu problema.

olha só, eu instalei a poucos dias uma leitora de cd no meu pc, que ganhei da minha irmã. fui trabalhar e minha esposa me ligou depois dizendo que o pc nao estava ligando. testei de todas as formas que conheço e ele na esta dando nem sinal de vida. minha outra irma pediu a leitora para ela e no pc dela deu a mesma coisa. percebi que a leitora estava com um cheiro de queimado onde encaixa o cabo de energia. sera curto?

conclusao: tentei o curto de hardman ontem a noite, nao deu certo. hoje pela manha eu liguei novamente a placa e nada, mas percebi uma coisa:

peguei o meu multimetro e toquei na placa nos dois pontos correspondentes ao fio verde e preto(atras da placa - conector de 20 pinos), com o teste de continuidade, e tanto o processador como o fonte funcionaram (ventuinhas ligaram), mas mesmo assim o pc nao bipou e nao iniciou o boot.

Podem me ajudar? Ha ele nao esta startando no botao de ligar, e nem com a chave de fenda nos pinos correspondentes.

Mais ou menos pelo o que eu entendi voce esta dizendo que quando liga o pc com o driver ele n liga e tipo ele liga e ja desliga certo! isso significa que o driver de cd esta em curto e quando voce liga o pc a fonte ativa a proteção dela contra curto. faça um teste tire o conector do driver de cd e ligue normal. e o que voce falou sobre o fio verde e preto o fio verde serve para ligar a fonte se voce aterrar ele ( liga em qualquer um dos gnds fios pretos)eu não entendi direito o que voce quis dizer mais tente ligar assim como eu falei. "pessoal to falando tudo que estou aprendendo ainda em pesquisas comprei uma fonte atx para eu fazer uns testes e brincar com ela e estou pesquisando e tudo que estou aprendendo tentando compartilhar se eu estiver errado por favor me desculpe"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...

eu estou com o mesmo problema, é uma placa da Intel G-41.

fiz todos os procedimentos possiveis, troquei memoria,fonte e até mesmo o HD e Processador.

Vi em outro tópico que seria bom lavar com Alcool Isopropilico

saiu uma borra preta junto com o alcool ia saindo da placa.

Lavei esperei 5 horas pra secar

e Liguei a placa e ficou do mesmo jeito.

Sem o cabo P4 de 4Pinos o cooler roda bem , mais quando coloca ele

a fonte dah um estalo com se fosse um barulho de faísca

e a placa nao liga. (mais sem o cabo P4 o cooler roda beleza).

Num sei mais o que faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Tentei ligar, mas não aparece imagem no monitor.

irei testar o processador em outra placa amanhã.

se funcionar, o problema é na placa, dai vou olhar se tem reparo, ou se ela se foi de vez..

:huh::(:confused:

sou técnico em hardware a 5 anos e ja vi muito destes problemas o conector de 12 voltes é responsável por alimentar o processador quando você. tira ele o computador volta a funcionar porque tem uma peça chamada mosfet que é um regulador de tensão quando ele esta em curto a única solução é trocá-lo se não souber fazer o concerto leve a um técnico espero ter ajudado:D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei ligar, mas não aparece imagem no monitor.

irei testar o processador em outra placa amanhã.

se funcionar, o problema é na placa, dai vou olhar se tem reparo, ou se ela se foi de vez..

:huh::(:confused:

sou técnico em hardware a 5 anos e ja vi muito destes problemas o conector de 12 voltes é responsável por alimentar o processador quando você. tira ele o computador volta a funcionar porque tem uma peça chamada mosfet que é um regulador de tensão quando ele esta em curto a única solução é trocá-lo se não souber fazer o concerto leve a um técnico espero ter ajudado:D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...