Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV philco-ford imagem estranha


rl_korosi

Posts recomendados

Pessoal,

Tenho uma TV philco-ford antiga B&P modelo B-265 (daquelas laranjas de 14").

Ela parou de funcionar, não ligava, então identifiquei um defeito na fonte (TIP41C), troquei.

A fonte tem apenas duas linhas, uma que liga o horizontal e uma que vai pro vertical. Quando eu ligo a vertical a tensão da linha cai pra quase zero.

A TV tem som, porém superaquece um transistor na amplificação (não sei se tem há ver...).

Coloquei imagens anexadas, uma com e outra sem o vertical. Não estou conseguindo saber nem em que setor pode estar o defeito, alguém pode dar uma pista???

Wls a todos! :(

Sem vetical:

attachment.php?attachmentid=64083&stc=1&d=1232737476

Com vertical:

attachment.php?attachmentid=64084&stc=1&d=1232737495

post-13591-13884950125962_thumb.jpg

post-13591-1388495012643_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega rl_korosi, a segunda imagem, com vertical ligado, mostra um efeito de sobreposição no horizontal..., Você esta com o capacitor de largura aberto, nestas TV's, costumava ser um capacitor a óleo, mas a tensão é os 1600V, procura ai na área do horizontal que você vai encontrar, o capacitor de boost também provoca este efeito e ambos ficam no circuito H..., e pelo tempo de uso desta TV, te aconselho a trocar os capacitores da fonte também...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro obrigado pela disposição..

"Já testou os transistores de saída vertical? são dois, e diodos do mesmo setor, se estiverem em curto "matam" a tua fonte. Geralmente são os transistores mesmo."

Testei os transistores no circuito. Vou retirá-los e testar. Testarei tb os diodos. Espero que não sejam os transistores pois são as pré-históricas famílias PA/PB!

bcpetronzio

Sim, eu reparei que tem um capacitor a óleo para largura, no meu caso 600V. Pode ser subtituído por de poliéster? Aproveitarei e trocarei também o capacitor de boost. Os capacitores da fonte troquei os eletrolíticos pois estavam vazados.

A TV está apresentando uma área mais escura no centro já aproveito tb e troco o capacitor do "foco alto".

Assim que realizar os testes e as trocas posto os resultados. É uma TV de estima, espero que ressussite, mas pressinto que não irá nem mesmo trocando todas as peças :P.

Wls!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehe!!!, você vai ressuscitar ela sim!..., os capacitores a óleo, eu nunca tentei troca-los por poliester!..., não sei como seriam os resultados!, mas você encontra cap's à óleo à venda ainda!..., estes TV's, não possuiam fontes chaveadas!, e a tolerância de componentes!, são grandes!..., para você ter uma idéa!, tanto na fonte como saida horizontal!, usavamos o BU208!, ele aguentava com força, qualquer tranco!, imagine ligar uma Tv hoje!, sem o cap. de largura!, queima na hora!!! hehehe!!!...

Não vamos fugir do assunto!...

Espero que dê certo seus testes!...

estamos por aqui!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz várias coisas nela.

1. Primeiro troquei o cap de largura por um de poliéster mesmo. Parece que parou aquele efeito de sobreposição, mas a imagem não chega nos cantos.

2. Testei os transistores e diodos parecem todos nomais, nenhum em curto. A tensão que chega no Yoke (agora depois das alterações) está normal.

3. Segui todas as linhas do horizontal e achei um resistor quase aberto, troquei, o valor correto era de 47ohm!

4. Fui seguindo as trilhas do vertical pelo esquema e o aparelho. Quando cheguei na etapa do contraste reparei que havia um fio partido que ligava estes setores. Após sua troca a fonte não caiu mais! As tensões estão um pouco acima das do esquema, de 1 a 2 Volts.

Mas a altura da trama está muito grande! Ficam espaços grandes entre as linhas da tela! Não consigo regular pelos trimpots! Troquei os eletrolíticos e nada!! A tensões estão boas! Na tela ficam apenas "desenhos" que vão mudando. Muda tb de acordo com os canais.

Será defeito do vertical ou algum outro setor? Gente esta TV está um mistério pra mim..

Anexei uma imagem de como está agora...

Se alguém puder dar mais algum auxilio serei grato.

Imagem:

http://img523.imageshack.us/my.php?image=linhasdatelaespaadasxg4.jpg

As linhas da tela estão muito espaçadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok colega, pela ultima imagem que você postou, parece que a sobreposição acabou!, a largura ainda esta pouca e as linhas do vertical me pareceram normais!, uma coisa que observei, é que a frequência horizontal esta um pouco fora!, por isso estas linhas espaçadas...,tente corrigir a frequência, quando a imagem estiver fixa na tela!, parta para correção do vertical e largura...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então bcpetronzio,

Então as linhas estão espaçadas por causa da freqüência do horizontal? Tem como arrumar isto, sendo que não há ajustes? Nunca fiz isto.

Desculpe, mas não entendi: imagem fixa na tela? Eu achei que era no vertical pois se olhar o tubo por cima, dá pra ver algumas linhas lá já quase no corpo dele!

Eu medi as freqüências na saída vertical (que usa um BU085 hehe!) e, segundo meu multímetro, tenho 78Hz no vertical e 18.755Hz no horizontal. Está alto mesmo... mas não consegui descobrir como esta TV oscila o chaveador... Vou tentar tb achar um destes capacitores a óleo pra ver se ele abre de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! colega rl_korosi, estas Tv's tinham ajuste de frequência horizontal por meio de trimpot's na placa, a imagem fixa que falei?, é uma imagem do canal visivel, mesmo que a altura esteja grande a largura pequena!..., mas uma imagem normal identificavel... entendeu?, esta deficiência pode estar sendo gerada, por má filtragem na tensão de +12V da fonte!, substitua os cap's da fonte primeiro..., depois corra atrás da falta de sincronismo, que agora é seu principal problema!...ok?.

Já tive uma Tv destas! mas não encontrei o esquema dela para te indicar componentes específicos, na placa para trocar!, por isso estou sendo um pouco "genérico!"..., mas com paciência, você vai colocar ela novinha em folha ok?

estaremos aqui aguardando seu retorno!...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala bcpetronzio,

Fiz conforme você disse e fiquei feliz, pois agora já aparece imagem!!! A imagem está literalmente preta e branca quase não tem cinza. Está esticada, olhando de perto tenho duas linhas com imagem e uma apagada... Eu localizei uma parte do vertical ligada diretamente com a placa de brilho/contraste que tem tensão negativa... isso mesmo, não sei como pode acontecer mas está negativo e não está com os fios invertido do multímetro, no esquema indica tensão de +0,7 e no circuito -3,3V... desconfio de um PE108. Achei na net um endereço de uma loja que vende esses transistores pré-históricos, eu duvido muito pois rodei a Sta Ifigênia inteira e não achei... Vou lá verificar. Amanhã estarei tb pegando um livro pra ver se me esclarece algo.

Hehe, aliás sua TV aí funciona??

Imagem atual da TV:

http://img166.imageshack.us/my.php?image=p1130010ew8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É colega Rl_korosi!, esta TV minha foi doada à um asilo de velhinhos! aqui em Uberlândia! (triângulo Mineiro), e esta funcionando ok! porque eu que dou assistência lá, em toda parte eletro/eletrônica do asilo!..., quanto aos transitores PE's geralmente são NPN's, um BC548 pode resolver!, Observe a disposição dos terminais, pois são diferentes...Ok?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, cara, eu ainda não desisti de consertá-la não. É que estou encontrando outros problemas, não sei o que ocorre, essa tv está me deixando louco, mas já prometi pra ela que vou salvá-la! Eu troquei o PE pelo BC548 e o resultado foi exatamente o mesmo e destroquei. Agora começou a queimar o TIP41 da fonte... e os 12V sobre pra 24V. Estou pesquisando em livro conforme evolução vou completando aqui...

Mas valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, este defeito no vertical esta na linearidade, geralmente provocado por capacitores de realimentação ruins, resistores alterados e diodos com fulga..., a falta na largura?, eu acredito que seja pelo capacitor que você usou, que não é a óleo, e pésa para fonte levando a queima do TIP...

Você vai conseguir sim!... já esta muito perto da solução!...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, alguém tem alguma informação sobre o transistor PA6013 (NPN)? Não existe mais para venda e preciso de um que sirva. Não achei equivalente. Coloquei o BC338 mesmo mas as tensões não ficam corretas. 12V está em 17V e a de 24V com 14V. Já troquei todos capacitores.

Agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Desculpe a demora, mas trabalho, fim de faculdade, tá meio corrido. Enfim, já verifiquei os transistores e estão na posição correta. E antes de jogar isto aqui fora, gostaria de saber se alguém tem alguma opnião diferente a respeito :(. Coloquei a parte do esquema da fonte com as tensões de esquema e as que obtenho.

Os componente em azul são os que já troquei. Quase todos. -_-

Esquema:

http://img269.imageshack.us/i/fonte16.png/

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como a capacitância é pequena cerca de 0,03 ou 0,015uF/600V, use dois capacitores eletrolíticos de 0,47uF/350V em série porém com os lados negativos deles unidos, para que a associação deles se tornem Bipolar (sem polaridade), esta associação em série de capacitores resultaria em um capacitor de +- 0,235uf/700V, esta capacitância é muito elevada para o uso como capacitor de largura!, foi só um exemplo!, passe para nós, qual era o valor da capacitância do cap original para que possamos te indicar uma associação adequada... ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, primeiro agradeço de novo a atenção Bcpetronzio!

Analisando mais o circuito, descobri no circuito de "booster" um diodo em curto! Troquei e a fonte voltou, mas com tensões ainda anormais. A linha de 12V tem 9V e a de 24V está com 18V... A TV liga como antes, só não estou mais conseguindo acertar a frequência horizontal.

O capacitor de largura é de 27nF, mas não há indicação de tensão no esquema. O antigo era pra 600V. Para associar capacitores eletrolíticos de 0,47u teria que associar 16 deles, estou correto? 0,47/16 = 0,029uF = 29n.

Medi a tensão no capacitor e obtive 18V, mesmo que não seja contínua e a fonte ruim, não é muito baixa?? (18*3/2 = 27V pico dente-de-serra).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! colega rl_korosi, é realmente inviável as associações com capacitores eletrolíticos!, Viajei legal nesta dica!!!, desculpe-me!...

Peguei um defeito uma única vez!, em que os diodos retificadores da fonte, mediam todos bons!, porém a tensão de saida não estava normal!, resolvi trocar os quatro diodos ao mesmo tempo!, não fiquei sabendo qual diodo estava me dando dor de cabeça!, sei que um deles ou dois deles estavam cortando quando energizados!..., talvez seu problema de tensão baixa na fonte seja os diodos retificadores de entrada!..., e faço votos que você encontre um capacitor a óleo para substituição do capacitor de largura!...

Quem sabe algém aqui já deva ter pego algum problema semelhante e possa nos dar mais dicas!...

Aguardaremos!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...