Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serial Ata


Anchluss

Posts recomendados

Minha placa é um P5SD2-X , HD SAMSUNG 8M de 160GB SATA 2, Na placa mãe ela reconhecec o HD, no boot sequence também, mas na hora do boot ele da BOOT DISK FAILURE! DAí se reiniciar ele entra.

Q q é isso??

SE ELE for daqueles 3 Gigabits de trasferência você tem q colocar o JUMPER de 150Gbits nele, em cima do HD diz a dica. Creio q seja isso!

cara é FD... Lance com SATA... acho q é questão de tempo pras fabricantes de PM se adequarem ao SATA ou vice-versa... Mas até lá... toma-lhe dor de cabeça...

No meu caso aqui, no setup tem um menu de sequência q determina qual dispositivo vai primeiro, pro caso de dispositivos extras e externos... quando to com meu ATA, lanço ele como primeiro, e o mesmo com SATA... Tipo prioridade de boot. Se eu nun fiser isso, mesmo tendo instalado direitin o SATA com o disquete e tudo, ele diz q nun tem HD, nun reconhece nada, dai vou no SETUP, e lanço RAID como prioridade e ele funciona suave. Apanho bunitu pra botar um SATA hehehehehe... Tipo uma An8, nun vem com disquete, mas botaum um menu pra SATA, SCSI, RAID, na ultima fileira dos submenus do SETUP, uma maratona pra achar.... No caso da minha, uma ABIT KW7, já me facilito nisso.

Brabu também certos detalhes técnicos q eu vi aqui no forum a respeito do SATA, q ainda nun esta tão difundido pra conhecimento gerau.

Mas acima de tudo... Galera do Forum aqui, é muito sagaz... Gente de primeira na arte de troca de informação. Minha primeira vez, e já to colado.

Vlwz pra gerau ai.

B)

Ps.: Prioridade de boot, nem é sequência do boot.... Vai, lá, mas termus técnicos nun é meu forti.... hueheuehueheuehueheueheuheueheuheu

Vlwzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho uma dúvida, desde o tempo dos 386 eu noto que os PCs quase param para acessar os discos. é só começar a ler o HD, disquete ou cd que o video ou o jogo da ma travada. Isso melhou com os HDs UDMA, mas ainda da umas trancadinhas.

Pergunta, isso também acontece com os HDs SATA? Vocês também notam essa dificuldade dos PCs de ler e pensar ao mesmo tempo?

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Primeiro, obrigado pelo excelente tópico, que na verdade é uma p* de uma aula sobre SATA. Eu que não conhecia quase nd, agora aprendi um pouco mais.

Mas ainda to com um problema:

Comprei uma placa mãe Asus P5WD2 (http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=184&model=550&modelmenu=1) e um HD Samsung SP2004C (http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/SpinPointPSeries/HardDiskDrive_SpinPointPSeries_SP2004C.asp).

Parece que o HD de fato é SATA 300 MB/s e a MB suporta e tal (o chipset é Intel 955X / ICH7R). Não pretendo fazer RAID 0 agora, porque ainda não comprei outro HD igual.

- Acontece que boto o sata na porta sata1, como manda o manual, e ele aparece no setup como THIRD IDE MASTER. Mudei de portas, e nada. Se tentar instalar o Win XP Pro SP2, ele vai instalar no drive F, e fica dois drives, C e D, aparecendo no windows, só que sem nada.

* Abaixo da listagem dos HDs no setup, tem uma opção IDE configuration, e clicando, aparece Configure SATA as: STANDART, AHCI ou RAID.

** não consegui encontrar em nenhum lugar o que é este tal de AHCI.

- Você acha que pode ser alguma configuração no setup ou algum problema da(o) BIOS, já que é uma versão do fim de 2005, e já tem outra mais recente (que inclusive baixei, mas não sei atualizar, hehehehe)??????

* (futuramente, pretendo colocar mais 2 HDs IDE como slave, pra guardar arquivos, mas ainda não é o caso. Aliás, no manual da MB, vem escrito PRI_EIDE, SEC_EIDE - um do lado do outro, como todas as placas - mas ai tem um outro "slot" chamado PRI_IDE, sozinho. Em qual botaria o flat IDE????).

- Já li e reli sobre a MB, e não vi nada especifico sobre o tal NCQ (que nem sei mt bem o que é), mas sei que tem no meu HD, e parece que as MB que suportam SATA 300 MB/s de hoje em dia, também suportam NCQ, né?!?!?! Vi num artigo, meio por cima, que o cara fazia o teste com NCQ habilitado e dasabilitado. Portanto, pergunto: é preciso habilitar isso no setup ou algo assim, ou já vem pronto? porque não achei nada no meu setup.

Ufa.

Amigo, o que puder ajudar, agradeço. Principalmente o fato de não conseguir fazer ler como Drive C.

valeu e parabéns mais uma vez pela excelente aula!

Abraços

[]'s Hercílio Fassoni Parafina

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Comprei um HD Seagate Barracuda 7200.7 de 80gbytes com ncq modelo:ST380817AS, quando conecto ele ao PC meu micro não liga.

Tenho os seguintes componentes instalados no PC:

Placa mãe : Intel D865Perl

Processador : Pentium HT 2,8Gb

Placa de Vídeo : Radeon 9600Pro

Memoria Ram : 2x256 (333MHz)

Drive DVD Sony Dual Layer

Placa de Rede

Não sei qual é o problema.

Acredito que seja a fonte de alimentação, mas tenho dúvidas se pode ser a minha placa mãe. Pelo manual da placa mãe que baixei do site da intel está descrito que a placa suporta.

Já desconectei o Drive de DVD e tentei instalar o HD e o PC ainda assim não liga.

Detalhe minha fonte é de 400Watts procedente da Sta. Efigênia.

Me ajudem Help!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por exemplo

É muito diferente a performance de um HD Seagate Barracuda 7200RPM ATA 100 / Sata 150?

Eu experienciei isto na prática. Meu sistema carrega em média 25% mais rápido. Os programas também ficam na casa do 15 a 20% mais rápidos no momento do carregamento (isso ficou bem nítido com o Coreldraw, por exemplo).

Vale lembrar que é interessante ter a última versão dos drivers do seu chipset. O meu ganhou em desempenho depois que reinstalei o sistema e atualizei os drivers.

É isso... Espero ter contribuido.

gcfrancoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Como eu faço para ligar O SATA e a IDE ao mesmo tempo? Tem jeito?

Quero deixar o SATA para o sistema, com windows XP PRO e o do IDE

para armazenamento! como eu configuro? é no SETUP?

Já insatelei o sistema no HD do SATA! na hora de iniciar...ele vai direto

para a IDE, não reconhece o SATA? Como eu faço para funcionar os dois?

Poderiam me ajudar?

No SETUP da BIOs, vai na opção de boot e coloca o HD que voce quer na frente, exp: aqui ficou assim 1º Flopdisk, 2º Gravador, 3º HD C, 4º HD D

No meu caso a prioridade e boot pelo HD C, mas posso selecionar o XP que quero entrar, C ou D durante o Boot .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Olá amigos,

Tenho uma pergunta e gostaria que alguem respondesse.

Tenho um hd seagate barracuda sata , e verifiquei um jumper ao lado da entrada de dados que serve para alterar a velocidade de 150 para 300 mb, e queria saber se a placa-mãe que eu tenho suporta a velocidade de 300 , sendo uma placa saus a8v-e-se. Obrigado.

Athlon64 3700

asus a8v-e-se

Seagate barracuda 160 gb

512 Ram

Video Pci express 256

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O negócio é o seguinte, eu já possuia um hd ide de 80 gb no pc com o sistema operacional vista e então eu comprei um hd sata de 80 giga, fiz a instalação corretamente, habilitei o onchip sata na bios setup, e segui a dar o boot do xp sp2 nele para utilizar 2 sistemas operacionais no pc, a instalação foi um sucesso, coloquei o drive raid do disquete durante a instalação, foi tudo correto! Só que o problema é que agora ele só reconhece o hd sata com xp sp2 e isso porque tô tendo que desligar da placa mãe o cabo ide do primeiro hd, porque se os 2 estão ligados o pc trava na bios, e nem me da opção de entrar no setup!!

Por favor alguém me ajude!!!

:ahh::ahh::ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Olá amigos, é a primeira vez que peço socorro, lendo as instruções sobre instalação do HD SATA, resolvi comprar um de 120 Gb, mas não consigo instalar porque ele aparece no setup, porém, não existe letra de drive (A,C, D, E, F, etc..)para ele. Com isto não consigo acessá-lo para formatação.

Quero colocá-lo com SO, vista, mas não sei nem como começar. Li tambem, que deverei baixar os drives controlador, no meu caso, minha placa mãe é Asus-M2V, socket AMD Athlon 64 X2 - chipset VIA K8T890 e VT8237A, mas não sei onde baixar gratuitamente. Peço ajuda, grato:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se aqueles jumper q fica no SATA interfere na configuração da velocidade de transmissão de dados.

DIz no chassi do HD q com o jumper ele funciona a 1.5Gb e SEM o jumper, ele funciona a 3Gb

Mas quando o jumper é retirado, a BIOS não o reconhece...

O q fazer???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostaria de saber se aqueles jumper q fica no SATA interfere na configuração da velocidade de transmissão de dados.

DIz no chassi do HD q com o jumper ele funciona a 1.5Gb e SEM o jumper, ele funciona a 3Gb

Mas quando o jumper é retirado, a BIOS não o reconhece...

O q fazer???

Provavelmente tua mb é sata 150, por isso não funciona sem o jumper, já que o hd estará no modo sata 300...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Parabéns pelo SUPER TÓPICO.

Eu tenho hoje um HD Maxtor de 40Gb ATA e gostaria de comprar um HD Maxtor DiamondMax 20 Ultra ATA 160-GB.

Como a minha placa mãe é IDE/ATA eu posso ligar esse HD acima citado como slave, deixando o antigo para rodar o WinXP.

Eu falei isso mas na verdade eu vou precisar de ajuda, então vai a dúvida:

Como instalar um segundo HD em slave para usar para jogos e arquivos?

Devo formatar o primeiro HD novamente, deixando-o em master e apenas com uma partição, a principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Pessoal, tô querendo adquirir um hd ATA 133 de 7.200 RPM de 80gb pra um pc mais passado ( Athlon 1.2 com 512 PC133 ).

Ai é que tá, eu compro um hd com 2mb de buffer ou com 8mb ? em termos de desempenho, é grande a diferença ? acreditem se quiser, mas esse pc é usado pra jogar alguns joguinhos, então pela pouca memoria (512) que toda hora é utilizada uma memoria virtual e pelos loadings, o desemepho é realmente consideravel ? quanto consideravel ?

Abraços.

Essa é uma boa pergunta, estou buscando a resposta. :confused:

A memória buffer do HD serve para armazenar dados q são usados com mais frequência.quando voce vai acessar um arquivo desses, não será preciso buscar nos discos, e sim no buffer q é mais rápido.

Porém apenas serve para arquivos menores de 8 Mb, para arquivos maiores não faz diferença.

No caso do jogos, acho q o desempenho irá melhorar um poquinhu, pois os jogos guardam mts arquivos pequenos, como texturas e outras coisas.

Se a diferença de preço não foi muito grande, vale mais comprar o de 8Mb... mas acredito q a diferença no desempenho não aumentará tanto...

Olha aí... as respostas estão chegando... :)

Então PS eu tava vendo esse topico e tbem o topico sobre Buffer Do Disco Rígido e neste topico o PS tava falando que não vale a pena pegar HD com 8Mb de cache ou mais que vai ser quase a mesma coisa :( ; comprei um Hd da Samsung modelo SP0812C SATA de 80Gb 7200 RPM cache de 8MB, sera que fez :muro::priv: comprando ele :wacko:

Alguem sabe de algum site que mostra o teste da SATA e PATA (IDE) :blink:

Abraços :-BEER

Bem, eu acho que agora já deu para ter uma ideia da diferença de tamanho do buffer de cada HD. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 7 meses depois...

Seguinte, eu trabalho em uma empresa de projetos elétricos, e aqui nós temos um servidor para armazenamento, à mais de 6 anos sem atualizar...

configuração:

Intel P4 1.6GHz, (4x400)

Asus P4S333-M

512 de ram

HD QUANTUM ATLAS 10K3 _36_ SCA SCSI (36Gb)

HD SANGUNG 120Gb SP1203N

Consegui convencer o patrão a trocar de servidor, então toda a configuração vai ser alterada.

A minha dúvida ficou na hora de escolher o hd para substituir o SCSI. já ouvi falar que o SATA II 10K é melhor.

Está correto?

Você tem alguma sugestão de configuração?

Nossa empresa trabalha com cerca de 15 máquinas acessando o servidor ao mesmo tempo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...