Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um reator caseiro com bobina.


ph tech

Posts recomendados

  • Membro VIP
e ae pessoal. eu estava afim de montar um reator de bobina pois tenho facilidade para monta-las. eu gostaria de sabe qual a tensão que deve ter, como usar o starter, a corrente consumida. tudo relativo a uma lampada fluorescente de 20W(daquelas tipo cano). alguém pode ajudar?

Se não te apertas com o inglês coloca no google

"electronic ballast design" e te diverte com os resultados

Se for problema coloca "projetos de reatores eletrônicos"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller eu acho que o ph tech quis dizer reator com bobina não eletrônico, ai teria que digitar no google "ballast coil design".

Eu ja tentei montar um reator destes para lampada de sodio mas não deu muito certo eu me enrolei foi com as leis envolvidas.

Eu no seu lugar preferiria usar um reator reaproveitado de uma lâmpada compacta, mais vale a experiencia de se montar um projeto.

Tem um site que pode te ajudar a calcular a indutancia da sua bobina, segue o link:

http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/Inductor/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

olá ph tech, reator magnético para lâmpadas fluorescentes?, não tem mistério, é só um indutor, basta enrolar (no caso do 1x20w) umas 800 voltas de fio fino (32 awg) ou fio 30 em um pequeno cilindro de ferro de 12 mm de diâmetro ou (1/2 pol.), no caso do 1x40w (lâmpada grande) não sei quantas voltas pra chegar nos miliamperes que a lâmpada precisa, mas isso não é difícil de descobrir, é so experimentar .. medir quanto (em miliamperes) uma lampada de 40 w consome quando ligada ...

Então suas perguntas:

- tensão? 800 voltas para 127 volts ac

- como usar o starter, bom, é fácil, é só olhar no esqueminha que vem escrito na carcaça de um reator magnético qualquer,

   você consegue um em casas de sucata

- corrente consumida: para 1x20w é a receita que descrevi acima, (acho que consome uns 300 mA)  para 1x40w ainda não enrolei , mas acho que precisa chegar em uns 450 mA, essa inf. tem na carcaça também

 

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gilson F. Adriano disse:

olá ph tech, reator magnético para lâmpadas fluorescentes?, não tem mistério, é só um indutor, basta enrolar (no caso do 1x20w) umas 800 voltas de fio fino (32 awg) ou fio 30 em um pequeno cilindro de ferro de 12 mm de diâmetro ou (1/2 pol.), no caso do 1x40w (lâmpada grande) não sei quantas voltas pra chegar nos miliamperes que a lâmpada precisa, mas isso não é difícil de descobrir, é so experimentar .. medir quanto (em miliamperes) uma lampada de 40 w consome quando ligada ...

Então suas perguntas:

- tensão? 800 voltas para 127 volts ac

- como usar o starter, bom, é fácil, é só olhar no esqueminha que vem escrito na carcaça de um reator magnético qualquer,

   você consegue um em casas de sucata

- corrente consumida: para 1x20w é a receita que descrevi acima, (acho que consome uns 300 mA)  para 1x40w ainda não enrolei , mas acho que precisa chegar em uns 450 mA, essa inf. tem na carcaça também

 

espero ter ajudado

 

 

Não parece ser tão simples.

Pesquisei por "ballast coil design"

 

O reator costuma ter este Calço magnético que lembra os transformadores de núcleo saturado ou os transformadores de corrente constante ou ainda os transformadores de potência constante e de tensão constante: 

400WattMHBallastKitWiringDiagram.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...