Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador AMD x Memorias


Vallcrist

Posts recomendados

Olá a todos do CdH, venho aqui com mais uma duvida, dessa vez um pouco mais bizarra...

Pois bem, estou ajudando um amigo a montar um PC novo com processador AMD, porém tive a seguinte duvida.

Nos processadores AMD, o controlador de memoria fica no processador e não na placa-mãe, daí surge a duvida:

Se eu pegar uma placa-mãe mais nova ( ECS A780GM-A ) porém por motivos financeiros nao trocar o processador de imediato, mantendo o atual Athlon 64 2800+ desse meu amigo nessa placa, poderei instalar modulos de memoria DDR 800 OU o processador não da suporte as memorias, mesmo tendo uma placa mais atual ?

Resumindo :

MB - ECS A780GM-A

PRoc - AMD Athlon 64 2800+

Memorias - 2x Kingston KVR800DN6 / 2G

Funciona ou da pau por causa da memoria? ._.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o seu processador não é soquete AM2, e sim ou 754,939 ou 940. E por isso, esse processador nem irá funcionar na placa mãe citada ou em qualquer outra placa mãe soquete AM2.

Além da questão da diferença da pinagem entre os modelos de soquete citados, o que impede que o processador encaixe no soquete, a questão da memória é diretamente relacionada ao processador.

Processadores Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 e derivados, soquetes 754/939/940 só operam com memórias DDR 266/333/400.

Processadores Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 e derivados, soquete AM2, só operam com memórias DDR2 533/667/800.

Ou seja, além do fato do processador não "servir" na placa mãe, as memórias também não são compatíveis. Claro, a exceção é se o seu processador atual for soquete AM2, mas processadores Athlon 64 AM2 são raríssimos, se é que sequer existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, entendo, Pra mim a pinagem do 939/940 era compativel com a AM2, porém nao usufruia de 100% da capacidade... mas são de fato pinagens diferentes então?

Sim, a 939, como o nome diz possui 939 pinos.

A 940, como o nome diz, possui 940 pinos.

Já a AM2, também possui os mesmos 940 pinos, mas em uma disposição diferente, tornando impossível a compatibilidade entre o soquete 940 e o AM2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o seu processador não é soquete AM2, e sim ou 754,939 ou 940. E por isso, esse processador nem irá funcionar na placa mãe citada ou em qualquer outra placa mãe soquete AM2.

Além da questão da diferença da pinagem entre os modelos de soquete citados, o que impede que o processador encaixe no soquete, a questão da memória é diretamente relacionada ao processador.

Processadores Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 e derivados, soquetes 754/939/940 só operam com memórias DDR 266/333/400.

Processadores Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 e derivados, soquete AM2, só operam com memórias DDR2 533/667/800.

Ou seja, além do fato do processador não "servir" na placa mãe, as memórias também não são compatíveis. Claro, a exceção é se o seu processador atual for soquete AM2, mas processadores Athlon 64 AM2 são raríssimos, se é que sequer existem.

obs. pelo q eu se nao existe Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 que usam DDR com a pinagem 940 .... a 940 e utilizadam em alguns modelos do

Athlon 64 FX q usam ddr

e os Athlon 64/Sempron 64/Athlon X2 q usam DDR2 sao de pinagem 940 mas com o nome AM2 porque suportam DDR2:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...