Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AHCI ou IDE?


Posts recomendados

Resolvido.... Eu estava tendo um problemão com o drive controlador de armazenamento, sem saber o porquê... e na BIOS estava a configuração IDE, aí ontem olhando os driver´s do cd da placa mãe percebi que não havia o driver que estava faltando no gerenciador... foi quando percebir que a configuração da bios estava errada... foi quando mudei para o modo AHCI e formatei, quando instalei os drivers rodou tudo de boa e não faltou nadinha FULL... agora eu senti um pouco de lerdeza do pc, pois antes estava usando win7 pro e instalei o win7 ult.... acho que vou ter que formatar novamente para recuperar a velocidade.... e obrigado por esse tópico... me ajudou muito !!

-----------------------------------------------------------------------

Proc. Intel G-2030 3m, MB 1155 ASUS P8H61-M LX2 S/V/R/DDR3, ECS Elitegroup GeForce 9600GT 2gb 256bits 2 fans cooler´s, DDr3 4gb² Markvision 1333, GAB. GAMER PIXXO CASE HT-5A23O, 7 fans 3,5, monitor tv samsung 26", Home Edifier 300w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Sei que o tópico é antigo e que provavelmente o Ramon já tenha descoberto o quê seja o AHCI e NQC, mas até mesmo para contribuir para aqueles que estejam pesquisando no tópico é bom deixar estas dúvidas esclarecidas, pois também estava querendo saber isto.

Antes de tudo aqui esta o quê é o NQC:

"O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ (do acrônimo do inglês Native Command Queuing), é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos pendentes serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo (disco rígido)".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Native_Command_Queuing

É o seguinte pelo que andei lendo o modo AHCI serve para fazer com que o seu HD funcione realmente como sata e com todos os recursos disponíveis do seu HD.

Desta forma se tiver só um HD sata e a sua bios tiver a opção de ativar então ative antes de instalar o sistema operacional.

O modo IDE limita o desempenho do HD sata e o mesmo serve para gravadores de DVD/CD sata que estejam trabalhando neste modo.

Mas o meu problema é instalar o modo AHCI depois do sistema operacional instalado, pois não queria ter que reinstalar tudo novamente e perder configurações e tal.

Tem vários tópicos pela net falando do assunto, mas já tentei e o máximo que consegui foi ter que restaurar o sistema, pois depois de instalado se você troca na Bios trava tudo e se instala antes o driver pelo windows quando vai reiniciar trava também ainda não descobri como fazer isto corretamente ou se é possível. Já tô quase fazendo backup de tudo para reinstalar em modo AHCI.

Tem um membro do fórum que ativou este modo antes de instalar o sistema e a nota dele passou de 5,9 para 7,5 com um HD seagate 500GB (postou lá no tópico do índice de experiência do Seven) e tem outros que relatam que não sentiram diferença, mas também muitos que alegaram isto foram aqueles que fizeram estas gambiarras de instalar o driver depois do sistema estar instalado. Só ativando este modo é que você vai saber qual o verdadeiro desempenho do HD trabalhando sozinho.

Links interessantes que achei:

http://forum.clubedohardware.com.br/ahci-ide-teste/714706?t=714706&highlight=ahci

http://www.guiadohardware.net/comunidade/modo-ativar/904051/#post3965957

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=264583

Amigos basta entrar no windows / system32/Sysprep , rodo o aplicado ative a opção Generalizar e bote para desligar..... liga a maquina e vai direto para bios coloque em hci e deixe o windows fazer o resto, você não perde nenhuma informação, programa ... só vai ter que reinstalar alguns drives. espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Em busca por solução para problema em um Acer Aspire quanto a lentidão do sistema  encontrei este tópico já de uma data passada, mas que me foi útil sobre que modo usar a controladora em AHCI ou IDE.

Vi muitas respostas no site e após fazer a mudança em meu aparelho para o modo IDE e reinstalar o sistema ( recomendado ) a maquina voltou a ter um desempenho bem melhor .

Sendo assim resolvi postar isso aqui com a explicação que para  aqueles em que seus aparelhos tenham a opção de mudança podem faze-lo, mas o melhor é antes salvar seus arquivos e depois formatar e reinstalar o sistema do zero.

Foi desta forma que resolvi meu problema.

 

Xakkal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...