Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

4 horas atrás, faller disse:

Sinal ADSL sobre a rede telefônica, é isso mesmo, confirme..

Se for note que a rede telefônica estará adentrando seu modem e do outro lado provavelmente sairá o sinal e entrará na porta de rede de seu PC, na placa-mãe do mesmo, correto???

 

Qualquer interferência coletada por essa rede telefônica no raio de cerca de 5 km da central telefônica de seu bairro poderá potencialmente adentrar sua casa, por ai, e pular por cima de seu modem adentrando seu PC via porta de rede por onde deveria entrar somente a internet..

Ou você acha que um raio por exemplo, que desceu lá da nuvem, sem nenhum caminho sequer, num nada absoluto, irá respeitar não pular sobre seu modem??? ou aquele caminhão distribuidor de Coca-Cola, que batendo num poste, na outra esquina, derrubando a linha de alta tensão lá da rua, 13.000 Volts também irão respeitar parar ai no seu modem, ou adentrarão seu PC com vontade...

Ou naquela poda de árvore, o galho que caiu sobre a rede de distribuição de eletricidade, vai respeitar que seu PC esteja ai nessa linha tremendamente exposto???

 

Mas se você garante que por essa linha só trafega mesmo sinal do ADSL, nada mais, então não necessita proteger nada...

Viu como é fácil de decidir???


Entendido e muito bem colocado faller obrigado pelos esclarecimentos sempre incisivo e conclusivo em seus posts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, comprei um computador pela Internet que chegará nos próximos dias. Ele possui uma fonte 500w 80plus com pfc ativo. Acontece que não tenho nenhuma tomada aterrada e atualmente uso um notebook ligado na tomada que sempre que o acendedor elétrico do fogão da cozinha é acionado acontece uma breve queda na energia. Possuo um estabilizador bem vagabundo hexus Microsol 500va bem antigo guardado, a minha dúvida é sobre qual seria a melhor opção sem ter que comprar algo imediatamente. Devo ligar a fonte no estabilizador ou diretamente na tomada, não aterrada, levando em consideração essas leves quedas? obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Coordenador

@Kelven Aguiar da Silva Não precisa jogar fora, só não pode é ligar algo nele. Aqui eu uso um antigo como peso de porta, essa função ele cumpre bem.

 

Estabilizadores causam danos a equipamentos eletrônicos. Se você tiver comprado isso pela Internet e ainda estiver dentro de 7 dias após o recebimento do produto, use o direito de devolução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@faller li seu tópico e gostei muito,mas como sou leigo ainda nessa área tenho algumas perguntas pra fazer.No momento meu pc é antigo e desvalorizado e até então não me preocupava com esse tipo de coisa,mas como vou adquirir uma CPU gamer bem mais cara que a que tenho hj pretendo me precavi mais de agr em diante com essas coisas.Vou colocar abaixo a sequencia de como está ligado os componentes do meu pc e peço por favor que você me dê uma opinião do que fazer.

 

tomada

       v

extensão -- >(roteador + modem)

       v

estabilizador

       v

(CPU+monitor+impressora+caixa de som)              

                    

       OBS: extensão é da mais vagabunda que tem.

 

Fonte que vou adquirir  Corsair CX-430W - CP-9020046-WW 80 Plus Bronze

 

1- mantenho essa extensão ou troco por outro equipamento?

2- desligo só a cpu do estabilizador e a ligo direto na extensão e mantenho o restante ligado a ele?

3- vendo o estabilizador,vendo a extensão e compro outro equipamento pra liga-lo na tomada e ligo a cpu nesse equipamento?

 

desde já agradeço!  

                     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Cleyton Reis disse:

@faller li seu tópico e gostei muito,mas como sou leigo ainda nessa área tenho algumas perguntas pra fazer.No momento meu pc é antigo e desvalorizado e até então não me preocupava com esse tipo de coisa,mas como vou adquirir uma CPU gamer bem mais cara que a que tenho hj pretendo me precavi mais de agr em diante com essas coisas.Vou colocar abaixo a sequencia de como está ligado os componentes do meu pc e peço por favor que você me dê uma opinião do que fazer.

 

tomada

       v

extensão -- >(roteador + modem)

       v

estabilizador

       v

(CPU+monitor+impressora+caixa de som)              

                    

       OBS: extensão é da mais vagabunda que tem.

 

Fonte que vou adquirir  Corsair CX-430W - CP-9020046-WW 80 Plus Bronze

 

1- mantenho essa extensão ou troco por outro equipamento?

2- desligo só a cpu do estabilizador e a ligo direto na extensão e mantenho o restante ligado a ele?

3- vendo o estabilizador,vendo a extensão e compro outro equipamento pra liga-lo na tomada e ligo a cpu nesse equipamento?

 

desde já agradeço!  

                     

Estabilizador não serve pra nada, pra nenhum equipamento elétrico/eletrônico. O uso dele altamente desaconselhado em qualquer hipótese.

 

A extensão, se for daquelas simples, não atrapalha em nada (apesar de trazer riscos de uso, caso senha de baixa qualidade), mas também não ajuda. O certo seria utilizar um bom AntiSurge, que agregaria alta proteção para seus equipamentos.

 

Este, por exemplo: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Enfim vim dar minha contribuição aqui no tópico, espero que o nosso amigo @faller ache isso interessante rs, bom não sei muito sobre eletrônica, mas sei sobre não utilizar o que estou mostrando aqui.

 

PS: Antes de prosseguir quero lembrar que já foi recomendado ao antigo dono do equipamento para comprar um filtro de linha, mas é cabeça dura e ainda insiste em usar essas porcarias.(Meu tio)

 

Está cansado de ter computador desligando de qualquer jeito ? Está com medo de queimar algo no pc e ter que pagar caro para arrumar ? Quer economizar com assistência técnica ?

 

Então compre um estabilizador para proteção do seu equipamento.*

Compre agora mesmo um estabilizador e garanta a proteção máxima de seu equipamento, seja pc, tv, vídeo game ou outro eletrônico, garantia certa de segurança, é seu equipamento se mantendo em bom funcionamento e seu dinheiro descendo pela privada :D:D.

 

Hoje lhes trago um estabilizador sms de 300VA, já suportou tv, ps2, ps3, ps4, dvd, climatizador e pc com fonte genérica.

Vamos para as imagens do bom produto.

IMG_20170604_164735019.thumb.jpg.3bb9a7344078ce327459b18d5933db42.jpg

IMG_20170604_164750535.thumb.jpg.c808d18092f9644503f740a9a2d3f90b.jpg

IMG_20170604_164804742.thumb.jpg.80f99f5ff9fbea6d3e4062575cbf52c4.jpg

IMG_20170604_164815915.thumb.jpg.8c38e7037fdb8532e03503f6cfc05921.jpg

numero de série 165100089611, engraçado é que ele é certificado pelo inmetro.

IMG_20170604_165300251.thumb.jpg.eab501d1dd5747d0aa7087b67cdaeaf5.jpg

Pera ai, mas tá desmontado ????

Sim, está queimado rs.

IMG_20170604_164949808.thumb.jpg.3615194c525c2367dd78e6aa549a1ae3.jpg

A placa.

IMG_20170604_164955742.thumb.jpg.ed51fc4731e44c58fe372c41db6b852f.jpg

Que marquinha bonita essa né, torrado.

IMG_20170604_165055811.thumb.jpg.5637bf52d6a64792a1c6a0e76a491afb.jpg

IMG_20170604_165154003.thumb.jpg.a336d88d8745f2cf7677e30c789e5e67.jpg

Essa é a bobina de cobre.

 

Aqui está um modelo igual: estabilizador_sms_revolution_speedy_comp

O estabilizador chegou a sair fumaça, além de forte cheiro de queimado, vale lembrar que não será arrumado, pois pode acontecer de novo ou quem sabe algo pior.

Os fios da bobina de cobre se soltaram da placa e eles estavam soldados, um fio que também se soltou foi o que estava na parte onde fica o fusível.

 

PS²: Nunca compre estabilizadores, fiz uma propaganda de compra no começo mas apenas com finalidade de deixar o post com uma pequena piada, mas aviso para não comprar isso nunca, nem perca tempo, compre filtro de linha sim, ele irá ser melhor.

 

PS³: Me desculpem pelo post ser grande rs.

 

PS4: Esse estabilizador queimado irá para o lixo, só irei retirar a bobina de cobre e o resto já vai para o lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aqui em casa a energia oscila tanto que meu pc está indo pro saco (5 anos de uso), direto fica desligando teclado, mouse ou placa de vídeo, pior que o problema não é em casa pois quando o vizinho do outro lado da rua liga uma serra o estabilizador que eu tenho falta enlouquecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, naulor disse:

tirei o estabilizador e não resolveu.

O seu estabilizador pode não ser o causador dos seus problemas, mas ele certamente é um problema. Livre-se dele...

 

Alias, você leu esse tópico? Você está num tópico que explica como os estabilizadores são prejudiciais....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo você já deu. Jogue esse estabilizador no lixo.

Aliás de quanto É esse estabilizador? 300 ou 1000 VA?

Um estabilizador de 300 VA fornece 210W, considerando um Fator de Potência entre 0,7. O de 1000 entrega 1000 VA -> 700 WATTS.

Alem de danificar sua fonte seu consumo aumenta muito.

Como é a instalação elétrica na sua residencia? Usa condutores adequados?

Se a oscilação é muita em decorrência do uso de equipamentos  elétricos de alto consumo, de seu vizinho, você pode solicitar a operadora para mudar a fase que alimenta sua residencia, ou adequar o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, naulor disse:

minha fonte é uma ClubTech ATX 700W 1X12 CBCW-700W será que ela vai aguentar as oscilações mesmo com 5 anos de uso?

Verdadeira porcaria de fonte... Não poderia ser pior... (aliás, pior mesmo só com estabilizador)

Adote uma fonte decente, adequadamente dimensionada e não essa loucura de promessa de 700 Watts mas que não sei se consegue entregar decentes 400 Watts e ai comece a analisar o desempenho da coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, genin10 disse:

O primeiro passo você já deu. Jogue esse estabilizador no lixo.

Aliás de quanto É esse estabilizador? 300 ou 1000 VA?

Um estabilizador de 300 VA fornece 210W, considerando um Fator de Potência entre 0,7. O de 1000 entrega 1000 VA -> 700 WATTS.

Alem de danificar sua fonte seu consumo aumenta muito.

Como é a instalação elétrica na sua residencia? Usa condutores adequados?

Se a oscilação é muita em decorrência do uso de equipamentos  elétricos de alto consumo, de seu vizinho, você pode solicitar a operadora para mudar a fase que alimenta sua residencia, ou adequar o trafo.

Eu já desconfiava da fonte quando você começou a relatar problema, agora tenho certeza que é ela. Uma fonte de qualidade, como: Corsair, PCYES, Seasonic, etc. Elas dispõem de proteção contra surtos e PFC ativo (que substitui o estabilizador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mikael Ritlay disse:

Eu já desconfiava da fonte quando você começou a relatar problema, agora tenho certeza que é ela. Uma fonte de qualidade, como: Corsair, PCYES, Seasonic, etc. Elas dispõem de proteção contra surtos e PFC ativo (que substitui o estabilizador).

Nenhuma fonte tem proteção contra surtos de energia e o PFC ativo não substitui estabilizador. A função do PFC ativo não tem qualquer ligação com a funcionalidade (inútil) do estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, braconius disse:

Nenhuma fonte tem proteção contra surtos de energia e o PFC ativo não substitui estabilizador. A função do PFC ativo não tem qualquer ligação com a funcionalidade (inútil) do estabilizador.

Pelo menos as fontes que conheço tem proteção contra surtos, algumas (não todas) dispõem de varistores, eu mesmo já troquei alguns. Claro que isso não é necessário, o ideal seria ter um dispositivo de proteção contra surtos (DPS) antes de chegar na fonte do PC.

 

A função do PFC Ativo permite que a fonte passe a ser FullRange (100 ~ 240 VAC), fazendo o papel de "estabilizar" a tensão, ou seja, ela permite que tenha tensão de saída enquanto ela operar no intervalo de 90 até 264 V (considerando uma tolerância de +-10%). Como mostra o tópico: 

 

adicionado 13 minutos depois
49 minutos atrás, Leandro J. Dias disse:

E em resumo aqui qual é as razões?

Tem na primeira página do tópico, mas para os preguiçosos de plantão aí vai.

 

Em resumo as razões SÃO:

  1. Desalimentação da saída do estabilizador, fazendo com que a fonte receba uma alta corrente no retorno da alimentação, com o termistor quente (não atuando na proteção);
  2. Picos e surtos de tensão gerados pela carga e descarga do circuito do estabilizador;
  3. Tempo que o estabilizador leva para corrigir a tensão de saída, na ordem de milisegundos, sendo que a fonte faz a mesma coisa na ordem de microsegundos (1000x mais rápido).

Existem mais problemas (fator de potência, tolerância a variação de tensão, proteção contra surtos), mas em resumo são esses.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Prezado Faller e demais colegas,

 

Estou pesquisando sobre condicionadores para uso em áudio/vídeo e me deparei com o APC H15. Trata-se de equipamento condicionador com função de regulador de tensão - por isso escrevi neste tópico.

 

Minha dúvida é: a função de regulador de tensão tem alguma semelhança com o estabilizador? Essa função, neste equipamento, tem os mesmos aspectos negativos do estabilizador?

 

Agradeço o apoio!

 

Algumas especificações:

 

Entrada

Tensão nominal de entrada: 120V

Frequência de entrada: 47 - 63 Hz

Potência de Entrada: 1500.0Watts

Corrente Máxima de Entrada: 15.0A

 

Proteção contra surtos e filtragem

Regime nominal de picos de tensão de energia: 5270Joules

Proteção para linhas de dados:  Splitter RJ-11 de 2 Vias para Modem/Fax/DSL, com proteção (linhas duplas – quatro fios), Proteção Video coaxial / Cabo, Coaxial 2-Way splitter with protection

Corrente pico em modo comum: 160kAmps

Corrente pico em modo normal: 80 (/PH)kAmps

 

Físico

Dimensões máximas de altura: 95mm , 9.5cm

Dimensões máximas de largura: 432mm , 43.2cm

Dimensões máximas de profundidade: 241mm , 24.1cm

 

Conformidade

Aprovações: Seção, FCC Paret 68, Indústria Canadá, UL 1012, UL 1449, UL 498

Política de proteção dos equipamentos: Garantia vitalícia - US$750.000

Garantia Padrão: 5 year repair or replace

 

Fotos:

 

 

3383442867_a731c451eb_z.jpg

3384261838_ec7108be2b_z.jpg

3384264526_bb455972d5_z.jpg

3384267192_3c36e31fe0_z.jpg

3384288528_3ca544e089_z.jpg

3384289460_6fc43ce6f0_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, poderia me informar se entre utilizar o computador no modulo isolador da imagem, o filtro de linha da imagem ou o Pc direto na tomada, qual a melhor opção? Caso seja o MIE, nesse modelo, atrás dele tem a opção de regular a tensão. Eu deixo 220, juntamente com a tensão da fonte que também tá regulada para 220? A tensão da cidade onde moro é 220.imageproxy.thumb.jpeg.7bfdf57e2835dbd3c39d7beb66503895.jpegFiltro-de-Linha-Fio-6-Metros-5-Tomadas-7203-Force-Line-5120931.thumb.jpg.69de24cafd5a56c1f398e3ec20039ed1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...