Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Nossa! foi muityo bom saber disso, só que me deixou preocupado, o que eu faço então?

Tenho uma lan com 14 pcs e um servidor, uso um estabilizador de 3500 mas ele esquenta e as vzs fica com aquele cheirinho tipico de sobrecarga. são 15 máquinas com monitor Samsung 733 lcd, o que faço então?

Aqui no trabalho cada máquina está ligada a um filtro de linha, o servidor que estava ligado a um estabilizador também foi trocado por filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! foi muityo bom saber disso, só que me deixou preocupado, o que eu faço então?

Tenho uma lan com 14 pcs e um servidor, uso um estabilizador de 3500 mas ele esquenta e as vzs fica com aquele cheirinho tipico de sobrecarga. são 15 máquinas com monitor Samsung 733 lcd, o que faço então?

Eu ligaria direto na tomada! E instalaria protetores de surtos (DPS) na entrada de energia do estabelecimento.

Proteção é o que você não deve ter com esse seu estabilizador atual, então ligar na tomada ou nesse estabilizador não vai fazer diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por inúmeras vezes citei o que eu faria para alimentar múltiplos PC's em uma lan-House, ou o que valha.

Separaria PC + Monitor em grupos de 3 e os ligaria em uma proteção dessas daqui:

http://www.fnac.com.br/filtro-de-linha-com-6-tomadas-apc-p6b-FNAC,,informatica-16936-8418.html

Afinal, se você for fazer, de próprio punho, a instalação de 6 tomadas tripolares não haverá de sair mais barato nunca e não teria a proteção contra surtos de tensão...

Digamos que o consumo típico de um PC ai de sua lan seja de 300 Watts, colocaria uma linha de alimentação com 5 tomadas tripolares, numa distribuição tal que se pudesse ligar 5 réguas de proteção daquelas citadas. Isso dia daria para alimentar 15 PC's + monitor...

Eliminaria totalmente o estabilizador. Nem teria gasto nenhuma grana nele e sim nas fontes que nem sei quais as suas, mas compraria boas fontes com alta eficiência e PFC ativo. Desse modo não continuaria a pagar as fontes, mensalmente, no consumo elevado de energia..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Apos ler o topico, percebi que para proteger o PC contra as oscilacoes de energia, basta um bom filtro de linha. Pois o estabilizador agride a fonte, portanto seria melhor descarta-lo.

Mas adquirindo um bom filtro, sera que numa brusca queda de energia (blecaute) ou aumento desta, nao queimaria o PC?

Pois so o fusivel do estabilizador queimaria, nao deixando que o PC queimasse. Ja perdi um estabilizador e o pc ficou inteiro, n sei se tem relação, n tenho nenhum conhecimento na area... é uma dúvida, porque o vendedor e amigos formados na area, acham necessario o uso do estabilizador, nao levando em conta as agressoes a fonte, mas para que nao queimasse tudo.

Nao seria o caso, de estabilizar a tensão? Em que caso precisa estabilizar?

E qto aos dias de raios e trovoes, rs, independentemente de estabilizador ou filtro, é melhor tirar da tomada quem nao tem aterramento?

agradeco a atencao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Apos ler o topico, percebi que para proteger o PC contra as oscilacoes de energia, basta um bom filtro de linha. Pois o estabilizador agride a fonte, portanto seria melhor descarta-lo.

Mas adquirindo um bom filtro, sera que numa brusca queda de energia (blecaute) ou aumento desta, nao queimaria o PC?

Pois so o fusivel do estabilizador queimaria, nao deixando que o PC queimasse. Ja perdi um estabilizador e o pc ficou inteiro, n sei se tem relação, n tenho nenhum conhecimento na área... é uma dúvida, porque o vendedor e amigos formados na área, acham necessario o uso do estabilizador, nao levando em conta as agressoes a fonte, mas para que nao queimasse tudo.

Nao seria o caso, de estabilizar a tensão? Em que caso precisa estabilizar?

E qto aos dias de raios e trovoes, rs, independentemente de estabilizador ou filtro, é melhor tirar da tomada quem nao tem aterramento?

agradeco a atencao

Proteção contra surtos de tensão normais na rede elétrica e/ou induzidos a partir de raios se resolve com proteção para tal, que inclui aterramento.

Não só um e nem só o outro..

Variação de tensão a fonte se boa resolve: Dê uma olhada ai e me diga se tens medo de variação maior que esta dai..: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Fusível, igual a disjuntor, só protege a fiação, o hard da coisa, faz o trabalho do "p--- -erda" que é quando tudo o mais deu errado. O fusível serve para evitar que pegue fogo..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja perdi um estabilizador e o pc ficou inteiro, n sei se tem relação, n tenho nenhum conhecimento na área... é uma dúvida, porque o vendedor e amigos formados na área, acham necessario o uso do estabilizador, nao levando em conta as agressoes a fonte, mas para que nao queimasse tudo.

Também não sou formado em física, engenharia elétrica ou coisa que o valha, mas relato minha experiência emcontrário, onde com um surto após queda de energia (a simples queda não queima equipamentos. estou correto?) foi-se embora a fonte juntamente com placa mãe... e o maldito modulo isolador necas de servir pra nada.

Outra coisa que me reforça a acreditar nisso são as fontes de notebooks. Já imaginou voce andar com seu ultraportatil de 10", quando está acabando a bateria você ter que levar seu estabilizador de casa. para onde foi a mobilidade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra coisa que me reforça a acreditar nisso são as fontes de notebooks. Já imaginou voce andar com seu ultraportatil de 10", quando está acabando a bateria você ter que levar seu estabilizador de casa. para onde foi a mobilidade?

Já pensou se virasse moda você andar por ai com os dois...

NoteEstabilizador.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, gostaria de saber que tipo de proteção o computador precisaria, porque no meu quarto além de morar em prédio (sem aterramento creio eu) ainda coloco tudo (computador, som, luminária e roteador) em um mesmo "Filtro de Linha" e não sei que cuidados eu poderia ter com tudo isso no mesmo lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, gostaria de saber que tipo de proteção o computador precisaria

Nenhuma.

Assim como a TV, a geladeira, o DVD player, etc. O PC não precisa de equipamento de proteção algum para funcionar. Também não é mais sensível que esses, a probabilidade de um PC queimar é a mesma de uma TV.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser mais meu pc é quase 3 vezes mais caro que minha TV ou geladeira...Por isso a preocupação.

Mas sobre o meu filtro de linha, há um aumento no risco de queimar alguma coisa por usar tudo na mesma tomada?

Os melhores protetores que temos para PCs são os filtros de linha. Adicionalmente você pode instalar DPS na entrada de energia da sua residencia, providenciar um aterramento, etc. Estabilizadores e nobreaks esqueça, não tem o objetivo de proteger.

Lembre-se que é importante instalar protetores também nas redes de dados, telefone, internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os melhores protetores que temos para PCs são os filtros de linha. Adicionalmente você pode instalar DPS na entrada de energia da sua residencia, providenciar um aterramento, etc. Estabilizadores e nobreaks esqueça, não tem o objetivo de proteger.

Lembre-se que é importante instalar protetores também nas redes de dados, telefone, internet.

vocês estão esquecendo a real importancia do NO-BREAK que nao é apenas de "estabilizar a corrente"

Mas sim, preservar o PC em caso de queda de energia eletrica... o NO-BREAK é importante, mais que o estabilizador... creio que usar um FILTRO ATERRADO + NO-BREAK ficaria 100%

vocês devem lembrar do HD por exemplo... em quedas de energia... os discos param... e é perigoso em alguns modelos os BBs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês estão esquecendo a real importancia do NO-BREAK que nao é apenas de "estabilizar a corrente"

Mas sim, preservar o PC em caso de queda de energia eletrica... o NO-BREAK é importante, mais que o estabilizador...

Generalizações como essas deixam os diretores da SMS, APC/Microsol e outros concorrentes felizes...

Em primeiro lugar, qual a necessidade da "estabilização da corrente"?:D

Em segundo, "importante" para quem?

Importante para quem necessita de energia ininterrupta, a fim de preservar intactos seus arquivos "abertos" no momento do "blackout".

Importante para quem executa alguma tarefa que não permita interrupção de energia elétrica e, para seu conhecimento não é o caso da maioria do usuários.

creio que usar um FILTRO ATERRADO + NO-BREAK ficaria 100%

vocês devem lembrar do HD por exemplo... em quedas de energia... os discos param... e é perigoso em alguns modelos os BBs

E no retorno da energia elétrica você religa seu equipamento e o HD volta a funcionar...

Qual o problema até ai?

Considera essa, uma justificativa plausível para o uso em massa de nobreak?

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me irmanando com o pensamento do amigo marco_piracicaba, e de tão desgastado de tanto explicar e justificar é que escrevi o tópico: As doenças Elétricas e seus Remédios

que alíás está gentilmente fixado ai no fórum, que é para tentar dar uma visão necessária aa quebra de paradigma de que um PC obrigatoriamente tem que sair da loja acompanhado de uma tralha qualquer para enfrentar a "energia" da tomada, quando na maioria das vezes isso não é verdade.

Conclamo ao colega Davidescorpiao a dar uma boa olhada nesse tópico para então pensar um pouco acerca da real necessidade do uso indiscriminado do no-break como salvação da lavoura..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz gente.To com maior medo agora.Sempre usei meu pc no estabilizado,mas comprei uma fonte nova com pfc ativo (OCZ 600w sthealxtream:D),a minha fonte velha foi pro saco de repente (c3tech 500w(_(),mas acho q foi por causa de meus casemods(2neons,8coolers com led).Bom, essa minha fonte comprei faz 1 mes,ate agora todo bem,usei-a no estabilizador.Depois q li esse artigo,fiquei com medo,pois não teria condição de arruma o pc de novo afinal so a minha fonte nova foi 320.Aqui em Jundiai,as tomadas variam muito.Medi as tomadas e elas varia entre 230 e 210.Como minha casa é muito antiga e não há aterramento,quando se liga o chuveiro as luzes "falham".Devo usar a fonte no estabilizador ou na tomada?.Essa fonte tem um review aqui mesmo e é recomendada pelo Clube do Hardware.Apesar de ela não possuir um varistor.Comprei ela pois vi q as seventeams tvam a dar problema.

Enfim,Devo usa-la no estabilizador ou não?

Por favor me ajudem,num saco muito de eletronica.

Minha config:

Athlon x2 5200 2.7ghz @ 3.0ghz

4gb DDR2 800mhz kingston @ 856mhz

8600gt 512mb DDR2 overclockada muito

a6vmx

hd 320gb samsung

gravador de DVD samsung

Varios casemods

Fonte OCZ 600w

Estabilizador 300va

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...usei-a no estabilizador.Depois q li esse artigo,fiquei com medo,pois não teria condição de arruma o pc de novo afinal so a minha fonte nova foi 320.Aqui em Jundiai,as tomadas variam muito.Medi as tomadas e elas varia entre 230 e 210.Como minha casa é muito antiga e não há aterramento,quando se liga o chuveiro as luzes "falham".Devo usar a fonte no estabilizador ou na tomada?.Essa fonte tem um review aqui mesmo e é recomendada pelo Clube do Hardware.Apesar de ela não possuir um varistor.Comprei ela pois vi q as seventeams tvam a dar problema.

Enfim,Devo usa-la no estabilizador ou não?

Não tenha medo xdyuxd.

Principalmente por esta pequena variação (210V ~ 230V). Sua fonte está preparada para variações muito maiores.

Adquira um bom filtro de linha e deixe-a trabalhar tranquilamente diretamente na tomada.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aqui em Jundiai,as tomadas variam muito.Medi as tomadas e elas varia entre 230 e 210.Como minha casa é muito antiga e não há aterramento,quando se liga o chuveiro as luzes "falham".Devo usar a fonte no estabilizador ou na tomada?

dê uma bela lida nesse tópico dai e veja o que uma fonte com PFC ativo faz quando existe variação da tensão da rede elétrica. Sinta se a variação da tensão dai é tão pesada quanto a mostrada ai nesse filmete: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Não tem truque nenhum não... É pura realidade.. Variação de 230 a 210 nem faz cócegas em fontes com PFC ativo..

Se queres proteger a sua fonte, justo até por ela, como você diz, não ter varistor, coloque antecedendo a mesma uma boa régua de proteção, que aliás deveria ter comprado ao invés de comprar essa tralha de estabilizador, e, a partir dai fique tranquilo..

Para operar em 220 Volts te indico duas boas proteções:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,aqui em casa uso uma regua simples q ta cheia de coisa (wireless,pc,estabilizador com o LCD,speedy e a impressora:rolleyes:)num sei se ela tem algum varistor, ela tem um fusivel,mas ja protege alguma coisa?

porque agora num to podendo compra nda to meio duro.:mad:

Tem duas fotos da regua q tenho aqui.Brigadão gente!

post-541524-13884952030249_thumb.jpg

post-541524-13884952031067_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu primeiro PC em 1997, desde então já perdi 2 HDs por causa de quedas de energia, eles ficaram cheios de bad block, portanto com todo respeito ao amigo "faller", hoje em dia não deixo de usar "no-break" de jeito nenhum,desde que passei a usar nunca mais perdi um HD nem tive bad blocks. Quem quiser se arriscar a usar o PC sem no-break, boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tive problema de dar badblock por falta de energia uma vez, resolvi com um software chamado SpinRite q recuperou o dado naquele bloco e fez meu Windows carregar, é um software simples, mas muito bom e funciona via CD de boot, enfim. Já tive outros PCs que nunca deram problema por falta de luz, mas parece que outros são menos imunes.

Uns conhecidos meu tem um PC em casa, comprado numa loja grande de informática daqui que veio com um HD chamado de Excelstor - nunca ouvi falar. Fala sério, toda queda de luz o Windows corrompe. Eles trazem o PC pra mim, eu passo o Spinrite e fica tudo de boa, depois acontece de novo. Um dia cansei e formatei, achei q o problema era outro, passou 1 mes, denvovo o mesmo problema! Então passei o Spinrite e desativei o cache de gravação do Windows, pois 3 meses depois esses caras tão em minha casa de novo com o PC com o mesmo problema! Falei então pra eles: ou vocês trocam de HD ou compram um nobreak. Recomendei deixar só no filtro de linha, mas não adiantou, ocorreu mais uma vez de dar setor defeituoso, na verdade nem é defeito fisico, simplesmente corrompe dados numa queda ou piscada de luz que faz o PC reiniciar. Uma fonte boa talvez resolva, mas eles não querem comprar uma fonte nova, falei que a solução definitiva é um nobreak, mas que provavelmente trocando de HD por uma marca melhor ou a fonte, resolva o problema, mas como nao tenho certeza se é o HD deles ou a fonte, falei pra eles comprarem um nobreak logo devido a quantidade de luz que falta e ah, eles moram numa chácara, área rural...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo tópico, faller. Posso aproveitar para tirar uma dúvida tb?

Tenho um PC que uso para o trabalho em home office, que fica ligado o dia todo. Descrevi as peças dele (e um problema que estava tendo) nesse tópico aqui (http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-ligar-pc/681140). As mais relevantes para minha pergunta são a fonte (agora troquei aquela fonte defeituosa por esta: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=90245) e o no-break, que é um SMS Manager III Senoidal de 1KVA. Todo o equipamento desse PC (monitor, caixas de som, modem ADSL e switch) estão ligados nesse no-break.

Minha pergunta: o no-break pode ter causado o defeito que descrevi no tópico que citei?

Extensão da pergunta: em cerca de 75% das vezes em que ligo o PC, a primeira vez em que aperto o botão não liga a máquina, mas ela sempre liga na segunda vez. Acredito que isso tenha a ver com o que você relata neste tópico e por isso fiquei preocupado com a integridade das peças. O que você diz?

Agradeço desde já. Abs! o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Belo tópico, faller. Posso aproveitar para tirar uma dúvida tb?

Tenho um PC que uso para o trabalho em home office, que fica ligado o dia todo. Descrevi as peças dele (e um problema que estava tendo) nesse tópico aqui (http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-ligar-pc/681140). As mais relevantes para minha pergunta são a fonte (agora troquei aquela fonte defeituosa por esta: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=90245) e o no-break, que é um SMS Manager III Senoidal de 1KVA. Todo o equipamento desse PC (monitor, caixas de som, modem ADSL e switch) estão ligados nesse no-break.

Minha pergunta: o no-break pode ter causado o defeito que descrevi no tópico que citei?

Extensão da pergunta: em cerca de 75% das vezes em que ligo o PC, a primeira vez em que aperto o botão não liga a máquina, mas ela sempre liga na segunda vez. Acredito que isso tenha a ver com o que você relata neste tópico e por isso fiquei preocupado com a integridade das peças. O que você diz?

Agradeço desde já. Abs! o/

Não acredito ter o no-break contribuído em definitivo para o ocorrido. Pelo que entendi após trocar sua e nenhum problema mais ocorreu, certo?? Então vamos debitar à fonte com problemas, mas na verdade jamais saberemos..

Quanto a "dificuldade" de armar a fonte na primeira tentativa, me parece estar mais vinculado, esse pequeno problema, ao timming entre placa-mãe e a fonte. Nunca tive um problema desses em minhas mãos mas já percebi não ser ele exclusivamente seu não.. Alguns relatos diziam da possibilidade desse problema estar ligado a alta umidade do ar e coisa do tipo.. Não sei, pois nunca o vivenciei...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito ter o no-break contribuído em definitivo para o ocorrido. Pelo que entendi após trocar sua e nenhum problema mais ocorreu, certo?? Então vamos debitar à fonte com problemas, mas na verdade jamais saberemos..

Quanto a "dificuldade" de armar a fonte na primeira tentativa, me parece estar mais vinculado, esse pequeno problema, ao timming entre placa-mãe e a fonte. Nunca tive um problema desses em minhas mãos mas já percebi não ser ele exclusivamente seu não.. Alguns relatos diziam da possibilidade desse problema estar ligado a alta umidade do ar e coisa do tipo.. Não sei, pois nunca o vivenciei...

Abraço..

Eu tinha esse problema de não ligar na primeira quando troquei de fonte, antes quando eu tinha a Seventeam 420W ligava normal, depois passei pra Corsair 650W e dava isso, levei ela na assistencia e la funcionava normal, aí logo depois troquei de placa de video e o problema terminou.

O que parecia era que a fonte nova por alguma razão desarmava, talvez algum tipo de proteção que a Seventeam 420W não tinha ou era menos sensivel. Agora funciona normal, nuca mais deu o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...