Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Faller, primeiramente obrigado, pois sempre usei estabilizador e pra ser sincero nunca tinha me perguntado o porque, achava que era porque fontes usavam, sei lá, um diferente tipo de energia convertida pelo estabilizador.

Realmente a gente vê muitas pessoas reclamando que queimaram a fonte, e eu sempre achei que era por ser um equipamento muito frágil.

Enfim, gostaria de saber se posso postar um link desse tópico em outro fórum, pra avisar mais gente.

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, primeiramente obrigado, pois sempre usei estabilizador e pra ser sincero nunca tinha me perguntado o porque, achava que era porque fontes usavam, sei lá, um diferente tipo de energia convertida pelo estabilizador.

Realmente a gente vê muitas pessoas reclamando que queimaram a fonte, e eu sempre achei que era por ser um equipamento muito frágil.

Enfim, gostaria de saber se posso postar um link desse tópico em outro fórum, pra avisar mais gente.

Grato

Amigo, se fosse assim tão frágil, alguns fabricantes não dariam até 7 anos de garantia com,o a corsair na sua linha HX de 750w e 850w, não é mesmo,;) o que temos por ai não são produtos frágeis e sim produtos ruins.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, eis o que um colega meu comentou sobre o que você explicou:

1ª Agressão: o autor só não levou em conta os capacitores eletrolíticos usados (que, de uma maneira bem grosseira, são como "pilhas" ou "baterias", feitas pra carregarem/descarregarem bem rapidamente. Em contrapartida, podem receber/fornecer correntes altíssimas, sem serem seriamente danificados.). Acontece que esses capacitores têm uma vida útil que, nada surpreendentemente, é reduzida a cada vez em que o computador é ligado, ou a cada vez em que os mesmos são repentinamente carregados/descarregados (o autor explica o porquê disso). Independente de se ter um estabilizador na ponta ou não. Conclui-se, pelo raciocínio do autor, que a 1ª agressão vem em dobro: no NTC e em tudo quanto é capacitor eletrolítico que se puder encontrar na fonte.

2ª Agressão: o autor poderia ser um pouco mais dramático, se o intuito era alertar sobre o uso de estabilizadores. Por exemplo:

O que ele não diz, é que, de maneira bem grosseira, estamos falando em - sob a alegação de isolar eletricamente o equipamento - "somar" o primário da fonte do PC com o secundário do estabilizador. É pior do que ele menciona, mas poderia ser bem melhor; é claro que esses 'tlec' que vocês ouvem são relês. Existem, contudo, alternativas que evitam essa LABAREDA que os relês provocam...não lembro ao certo se alguns TRIACs podem ser utilizados para esse fim, mas o certo é que encareceriam o produto, com certeza. Dois benefícios: eliminação daquele ruído chato e resposta na ordem de nanossegundos (contra milissegundos, com relês. Uma diferença de "apenas" 1.000.000 de vezes, na ordem de grandeza. O que, por tabela, TAMBÉM diminuiria drasticamente o tal surto de tensão). Assim como praticamente nada em computação é linear, o aumento no preço desses produtos, conforme a corrente limite suportada, também não o é.

3ª Agressão: nem todo aumento no consumo de corrente é tão significativo que demande uma correção imediata na variação de tensão. Neste ponto eu discordo. Porém, concordo quando o autor diz que a maioria dos estabilizadores é feita pra agüentar uma carga de cerca de 300VA, quando a média dos PCs modernos já passou disso há anos. Por essas e outras, meus no-breaks não são de menos de 1kVA. Ah, e o fornecimento de energia aqui é nota zero. Então, meter um filtro de linha e tacar a fonte do pc numa entrada dele, aqui, é pedir pra passar raiva.

Agora vamos ao outro lado da moeda:

http://www.estabilizadores.com.br/default.asp?ID=1

Trecho de ebook sobre estabilizadores: A função básica e primordial do estabilizador é de absorver, em sua entrada, o máximo de variação da tensão da Rede Elétrica( oscilações) e fornecer, na sua saída, a mínima variação da tensão no ponto desejado com um mínimo de tempo possível, sem alterar as características elétricas fundamentais da energia elétrica da Rede ou, se possível, até melhorá-las.

O mesmo poderá assumir várias outras funções, como:

• Suprir ruídos elétricos, transientes

• Transformar a tensão de entrada na tensão diferente desejada na saída

• Isolar a carga da rede

• Manter a proteção de sub e sobre-tensões, sobrecarga, falta de fase, curto-circuito.

• Rearmar automaticamente quando do retorno por falta de energia

• Recursos de By-Pass, mantendo a proteção em casos de defeito do mesmo

• Exibir visualmente parâmetros para acompanhamento como:

- A(s) tensão(ões) de saída

- A(s) tensão(ões) de entrada

- A(s) Intensidade de corrente(es) de saída

- A Freqüência

• Corrigir a de forma de onda quando a mesma vier distorcida

• Comunicação ON-LINE com o usuário para o acompanhamento funcional

• Geração de relatórios pré-progamados operacionais de eventos ocorridos via software.

• Outras funções de acordo com a necessidade e ou exigências do projeto ou desejo do cliente.

O estabilizador deverá ser o suficientemente robusto para suportar cargas:

• Com picos de corrente

• Lineares e não lineares

• Ruídos elétricos

• Sobre-cargas por intervalos de tempo curtos

• Bem como: - Suportar variações de temperatura e umidade relativa do ar

- Ter um MTBF(tempo médio entre falhas) elevado

- Ter um mínimo MTTR ( tempo médio para reparo)

Bem, pelo que sei, as fontes estabilizadas para PCs podem suprir ruídos elétricos, e, em alguns casos, transientes; isolar a carga (os componentes do PC) da rede; rearmar automaticamente quando do retorno por falta de energia, etc, etc, etc...

O que elas NÃO fazem, é transformar a tensão da rede na tensão diferente desejada na saída (na entrada, seria o termo correto. As saídas das fontes alimentam diretamente os componentes dos PCs) ; corrigir a de forma de onda quando a mesma vier distorcida (não que isso interesse muito, mas, no caso específico de no-breaks, os mesmos podem ajudar a diminuir mais um pouco a vida útil da fonte, dependendo da forma de onda de saída).

O que não é interessante pra uma fonte de PC é ela trabalhar em sub ou sobre-tensão. Ela não corrige isso, apenas tolera até um certo ponto, o que é bem diferente; ou com uma forma de onda que não seja senoidal na entrada (fabricantes de no-breaks ADORAM fazer isso). O motivo é o mesmo da 1ª agressão: capacitores que vão pro saco em 1 ano ou 2, fácil, fácil. Levando junto a fonte, e tudo o que puderem...vai alimentando a fonte com onda quadrada, vai...o estrago vem justamente na noite de um sábado, véspera de feriado, só pra te f*der a vida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, eis o que um colega meu comentou sobre o que você explicou:

Vou me permitir comentar alguns trechos desse comentário ..

Postado Originalmente por MORINGA viewpost.gif

1ª Agressão: o autor só não levou em conta os capacitores eletrolíticos usados (que, de uma maneira bem grosseira, são como "pilhas" ou "baterias", feitas pra carregarem/descarregarem bem rapidamente. Em contrapartida, podem receber/fornecer correntes altíssimas, sem serem seriamente danificados.). Acontece que esses capacitores têm uma vida útil que, nada surpreendentemente, é reduzida a cada vez em que o computador é ligado, ou a cada vez em que os mesmos são repentinamente carregados/descarregados (o autor explica o porquê disso). Independente de se ter um estabilizador na ponta ou não. Conclui-se, pelo raciocínio do autor, que a 1ª agressão vem em dobro: no NTC e em tudo quanto é capacitor eletrolítico que se puder encontrar na fonte.

Claro, capacitores, diodos NTC, o que seja na entrada de uma fonte, "envelhecem" como tudo nessa vida. Mediante o stress do desliga/liga provocado pelo estabilizador (cada tlec), sem nenhuma necessidade, esse ciclo se apressa, mais cedo esses componentes chegarão no fim de vida dos mesmos , sem consiiderar que o desempenho dos mesmo vem caindo conforme idade e stress dos mesmos..

Postado Originalmente por MORINGA viewpost.gif

2ª Agressão: ...não lembro ao certo se alguns TRIACs podem ser utilizados para esse fim, mas o certo é que encareceriam o produto, com certeza. Dois benefícios: eliminação daquele ruído chato e resposta na ordem de nanossegundos (contra milissegundos, com relês. Uma diferença de "apenas" 1.000.000 de vezes, na ordem de grandeza. O que, por tabela, TAMBÉM diminuiria drasticamente o tal surto de tensão). Assim como praticamente nada em computação é linear, o aumento no preço desses produtos, conforme a corrente limite suportada, também não o é.

Dificilmente encontrados atualmente. Tem mais muito mais de 5 anos que não veja um estabilizador a triac e a razão é muito simples. Para quem já viveu essa fase, como eu, consertando, analisando, facilmente deve ter constatado que esse tipo de comutação foi bastante tentada como evolução do chaveamento a relé. Ele carregava um problema inerente que era o disparo de um triac sem que algum outro já tivesse saíido de condução. ai era um Deus-nos-acuda trilhas levantadas triacs queimados, etc. Tudo funcionava sempre a mil maravilhas quando o comportamento da carga era linear, resistivo. Se porventura a carga apresentasse algum comportamento indutivo, que provocase defasagem entre tensão e corrente, os equipamsntos mais simples não detetevam essa condição e tascavam a conduzir algu triac enquanto seu vizinho, nãopor tensão da rede mas sim por corrente remanescente (carga indutiva) ainda estava ativo. Feita a cagada, só restava o cidadão do conserto refazer as trilhas levantadas no impresso. Havia como evitar. Sim, complicava um pouco a eletrônica do dispositivo. Gradativamente essa solução fois sendo deixada de lado e substituída por chaveamento mecânico (relés) que para ligar em um novo tap teriam que forçosamente deixar o tap antigo e "viajar" no espaço uma determinada distância até encontrar o outro contato do relé, alguns décimos de milímetro ao lado... Com triac dá e ajuda na comutação. Sim certamente, desde que bem comutado. Não conheço nenhum estabilizador comercial de preço normal para esse dispositivo que ainda use a comutação em estado sólido. Excelente, desde que funcione..

Postado Originalmente por MORINGA viewpost.gif

O que não é interessante pra uma fonte de PC é ela trabalhar em sub ou sobre-tensão. Ela não corrige isso, apenas tolera até um certo ponto, o que é bem diferente; ou com uma forma de onda que não seja senoidal na entrada (fabricantes de no-breaks ADORAM fazer isso). O motivo é o mesmo da 1ª agressão: capacitores que vão pro saco em 1 ano ou 2, fácil, fácil. Levando junto a fonte, e tudo o que puderem...vai alimentando a fonte com onda quadrada, vai...o estrago vem justamente na noite de um sábado, véspera de feriado, só pra te f*der a vida

Nem é necessário que faça essa correção. Não me interessa a ninguém se a fonte corrige ou não os 110 Volts que de repente viraram 80 volts, ou 150 Volts. Não é necessário que se recupere a tensão de 110 Volts. Essa é a filosofia errada do estabilizador. O necessário realmente é a que a variável final, de saída da fonte, o produto da mesma acabe sendo entregue dentro das especificações. Qual ele, qual é esse produto final da fonte?? As tensões de trabalho do PC, os 3,3 os 5,0 e os 12 Volts em última análise.

Pois as fontes para PC podem operar muito bem em tensões diferentes da nominal, até certa grandeza dessa diferença, como pode ser visto ai numa coletânea que fiz de especificações retiradas de sites das principais fontes comercializadas em nosso mercado:

FaixadeentradadefontesparaPC.jpg

..

Os principais sites que faze reviews de fontes já fazem normalmente incursões em testes fora das faixas de especificações das fontes. Uma determinada fonte, projetada para trabalhar de 100 a 240 Volts, o que é uma tendência atual, foi nesse teste testada em baixos, baixíssimos 80 Vac de entrada. Veja, que numa tensão de entrada de 127 Volts, trabalhar a 80 VAC significa trabalhar em cerca de 63% da tensão nominal, ou seja, com um desvio de - 37%. Isso não é tolerância e sim defeito da rede se desse modo se apresentar ai na sua tomada..

Veja ai o resultado:

CorsairVX450_eficinciaunder80V.jpg

Alguns diriam mais isso por alguns segundos a fonte aguenta...

Tai o teste que não me deixa mentir: http://www.silentpcreview.com/article751-page4.html

Se desejar também ver como se comporta uma fonte moderna com a bvariação da tensão de entrada, pode analisar esse filmete que fiz, mostrando, que uma fonte dessas com 33% de seu carregamento, poderá operar normalmente, fornecendo ao PC as tensões adequadas, que é o que se quer de uma fonte, mesmo tendo seu AC variando de 30 Volts AC até 254 Volts AC na entrada. Veja ai:

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Desse modo chame seu amigo a discussão, pois já dá para perceber que ele entende do assunto e da discussão nasce o conhecimento. Reconheço os pontos conflitantes de meu discurso com o discurso dele, e em resumo, os revi acima, de um modo ou de outro comentando. E, se todos tivessem a mesma opinoião nem seria necessário fórum para discussão..

Desse modo peço que sirva de mensageiro e leve esse contracomentários a ele, não no sentido de contestar, mas no sentido dele perceber o enfoque que dei ao assunto..

Abraço duplo ai aos amigos...

Nem é uma questão de "avisar", pois não sou dono da verdade, mas sim de "sacudir" as pessoas a se aculturarem sobre o uso do estabilizador, tem inúmeras matérias na internet, boas, ótimas diria acerca do assunto, por exemplo: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/

Quanto a usar, sim podes com certeza postar fazendo referência a origem, e convidando os interessados a discutir sobre o mesmo..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me permitir comentar alguns trechos desse comentário ..

Postado Originalmente por MORINGA viewpost.gif

1ª Agressão: o autor só não levou em conta os capacitores eletrolíticos usados (que, de uma maneira bem grosseira, são como "pilhas" ou "baterias", feitas pra carregarem/descarregarem bem rapidamente. Em contrapartida, podem receber/fornecer correntes altíssimas, sem serem seriamente danificados.). Acontece que esses capacitores têm uma vida útil que, nada surpreendentemente, é reduzida a cada vez em que o computador é ligado, ou a cada vez em que os mesmos são repentinamente carregados/descarregados (o autor explica o porquê disso). Independente de se ter um estabilizador na ponta ou não. Conclui-se, pelo raciocínio do autor, que a 1ª agressão vem em dobro: no NTC e em tudo quanto é capacitor eletrolítico que se puder encontrar na fonte.

Claro, capacitores, diodos NTC, o que seja na entrada de uma fonte, "envelhecem" como tudo nessa vida. Mediante o stress do desliga/liga provocado pelo estabilizador (cada tlec), sem nenhuma necessidade, esse ciclo se apressa, mais cedo esses componentes chegarão no fim de vida dos mesmos , sem consiiderar que o desempenho dos mesmo vem caindo conforme idade e stress dos mesmos..

Faller, uma dúvida referente a este assunto, pelo que eu entendi os componentes da fonte tem sua vida útil reduzida com o "liga-desliga". Bom, o que acontece é que quando eu desligo meu PC a fonte continua passando corrente para ele, pois a luz do mouse continua acesa, então eu tenho o costume de desligar a fonte para economizar energia. Este meu costume de desligar a fonte está prejudicando ela? você recomenda que eu a desligue como faço ou que deixe sempre ligada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, uma dúvida referente a este assunto, pelo que eu entendi os componentes da fonte tem sua vida útil reduzida com o "liga-desliga". Bom, o que acontece é que quando eu desligo meu PC a fonte continua passando corrente para ele, pois a luz do mouse continua acesa, então eu tenho o costume de desligar a fonte para economizar energia. Este meu costume de desligar a fonte está prejudicando ela? você recomenda que eu a desligue como faço ou que deixe sempre ligada?

De longa data se sabe que o efeito de desligar e religar qualquer equipamento, sem dar um tempo (1 minuto que seja) para religar, é problemático e estressa mais do que uma ligação normal.. Dentro das fontes em geral tem um elemento, um componente, chamado termistor, que nada mais é que um resistor cuja função é a de oferecer resistência a passagem de corrente na hora do ligamento dessa fonte. Pois bem, o termistor limita essa corrente de ligamento da fonte a um valor baixo, tolerável, completamente seguro. Ao funcionar normalmente essa limitação no entanto é prejudicial a fonte, diminuindo sua eficiência. Desse modo, esse termistor tem uma característica deveras interessante que é a de apresentar, quando frio (temperatura ambiente) uma resistência elevada suficiente para proteger a fonte. Ao aquecer, no trabalho normal da fonte, sua resistência cai bastante de valor (fenômeno físico) a tal ponto dele, o termistor, não atrapalhar a fonte em seu uso normal.

Acontece que um termistor dependendo de seu tamanho pode levar até minuto ou pouco mais para se esfriar. Desse modo se desligares a fonte e religares em menor tempo que esse dai, é como se o varistor não estivesse presente, pois quente ainda sua resistência é baixa e não ajuda em nada na limitação da corrente de partida..

Desse modo o que reduz a vida útil é desligar e rapidamente ligar de novo, seja PC, TV, DVD, o que for que contenha fonte.

Desligar e após no mínimo 1 minuto religar é absolutamente normal e não atrapalha nem reduz de modo sensível a vida da fonte...

Isso absolutamente não vai reduzir a vida útil de forma sensível. Mas veja, seu estabilizador trabalhando, Tlecando a todo instante (cada Tlec significa desalimentar e realimentar novamente em menos de 0,010 segundos) isso sim soma a ponto de atrapalhar...

Ligar e desligar um equipamento faz parte de sua previsão de operação normal.

Podes continuar desligando sua fonte, aliás acho que deves desligá-la mesmo, quando não em uso. Se ligada a rede, mesmo sem o PC operando, estará exposta aos surtos de tensão normalmente presentes na rede...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller,

Excelente seus artigos sobre o assunto. Assim que li, semana passada aposentei meu estabilizador e no-break. Comprei dois Filtros APC Surge Protector P7T, mas uma coisa me preocupa e queria saber se você conhece alguma solução: Como sou desenvolvedor e trabalho sempre com um ou dois bancos de dados ativos, a queda de energia potencializa a corrupção dos bancos assim como de arquivos em geral. Como estava acostumado com a segurança do No-Break neste sentido....fico com a pulga atrás da orelha com medo da falta da energia ..

No mais, obrigado por compartilhar seus conhecimentos,

[ ]',s

Tomás

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller,

Excelente seus artigos sobre o assunto. Assim que li, semana passada aposentei meu estabilizador e no-break. Comprei dois Filtros APC Surge Protector P7T, mas uma coisa me preocupa e queria saber se você conhece alguma solução: Como sou desenvolvedor e trabalho sempre com um ou dois bancos de dados ativos, a queda de energia potencializa a corrupção dos bancos assim como de arquivos em geral. Como estava acostumado com a segurança do No-Break neste sentido....fico com a pulga atrás da orelha com medo da falta da energia ..

No mais, obrigado por compartilhar seus conhecimentos,

[ ]',s

Tomás

Amigo, nunca fui contrário a adoção de no-break quando isso se justifica, que me parece ser seu caso, e isso deixo claro em meu tópico, aliás, é a abordagem de número 1 do tópico: As doenças Elétricas e seus Remédios

Se a falta de energia lhe atrapalha de algum modo, no-break é a única solução decente a adotar. Se podes investir fundo, um no-break senoidal, que lhe dará energia igual a da rede elétrica, se a grana não pode ser tanta, um comum mesmo, como me parece ser esse que você tem ai..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parabenizando o tópico e aproveitando para matar uma curiosidade.

Atualmente uso um Estabilizador "infelizmente por falta de um filtro mais acredito que amanha mude" e ele não é do tipo que costumar dar seus tlec tlec,é meio antigo ele,bom,a questão não é bem essa,minha duvida é,seria possivel o estabilizador estar limitando a tensão enviada para a fonte,dessa forma causando um baixo desempenho do PC?Digamos,eu perder bastante do desempenho do mesmo?

Vi que alguns estabilizadores tem limitação de tensão,mais esse que uso não acredito ter,porém tive essa curiosidade.Vai que eu tiro ele e do nada o PC trabalhe 100% "pois estou com problema do tipo,mais é outro caso,não acredito ter isso a ver".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só olhar em suas características, no próprio anúncio para saber:

"Forma de onda do inversor Senoidal por aproximação (retangular PWM - controle de largura e amplitude)"

Esse tal de senoidal por aproximação é a famosa forma de onda retangular, com o nomezinho mais bonito..

Cuide que esse no-break tem um fator de potência baixo. Ele é de 700 VA, mas com fator de potência de 0,5, o que diz que ele pode tocar somente 700 VA x 0,5 = 350 Watts.

Imagine o monitor mais a CPU ligadas nele..

De 350 Watts tires 50 para o monitor.. Restam 300 para a CPU.

Se sua fonte de alimentação por acaso for uma fonte simples, de eficiência relativamente baixa, de 70%, o seu PC não poderá pedir mais do que 300 Watts x 0,70 = 210 Watts..

Já vi muita gente boa se atirar nesse tipo de no-break e o mesmo arriar, não aguentar.

Abraço...

Pois é, não encontrei nenhum nobreak de onda senoidal por menos de R$ 2000,00! :eek:

Não entendo quase nada de nobreaks.

Agora vem as perguntas: todo nobreak tem uma espécie do maldito estabilizador internamente?

Essa onda não-senoidal da maioria dos nobreaks é gerada na saída do nobreak o tempo todo ou somente quando ele entra no modo bateria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, não encontrei nenhum nobreak de onda senoidal por menos de R$ 2000,00! :eek:

Não entendo quase nada de nobreaks.

Agora vem as perguntas: todo nobreak tem uma espécie do maldito estabilizador internamente?

Essa onda não-senoidal da maioria dos nobreaks é gerada na saída do nobreak o tempo todo ou somente quando ele entra no modo bateria?

Por exemplo esses dai:

http://www.5ti.com.br/p1048-no-break-engetron-ss1000bi.html

http://www.5ti.com.br/p62801-no-break-sms-0027522.html

A geração de forma de onda retangular somente acontece quando o no-break assume o modo bateria, ou seja, na falta da energia..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ia colocar no break aqui no pc, mas depois de ler esse tópico eu vou colocar meu pc no filtro de linha e o resto dos aparelhos que são 110 vou colocar no estabilizador, porque é só pra proteger o pc mesmo, não preciso do meu pc ligado depois que acabar a energia e assim é mais barato. quando fui ver qual a tensão que a minha fonte estava, não achei nada pra ver qual estava e onde mudar ela.

photo1.jpg

ela muda automatico mesmo?

ah e o filtro de linha que vou colocar vai ser esse:

https://www.waz.com.br/_produtos/?p=91924

acham que é bom? só não comprei apc porque aqui em casa a energia é 220

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu ia colocar no break aqui no pc, mas depois de ler esse tópico eu vou colocar meu pc no filtro de linha e o resto dos aparelhos que são 110 vou colocar no estabilizador, porque é só pra proteger o pc mesmo, não preciso do meu pc ligado depois que acabar a energia e assim é mais barato. quando fui ver qual a tensão que a minha fonte estava, não Achei nada pra ver qual estava e onde mudar ela.

ela muda automatico mesmo?

ah e o filtro de linha que vou colocar vai ser esse:

https://www.waz.com.br/_produtos/?p=91924

acham que é bom? só não comprei apc porque aqui em casa a energia é 220

Sua fonte pode ser alimentada em qualquer tensão, desde 90 VAC até 265 VAC, o que demonstra cabalmente que estabilizar a tensão é definitivamente do que ela menos precisa..

Quanto ao filtro/proteção, veja ai você mesmo e tire suas próprias conclusões: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246736

Te indicaria como alternativa boa para 220 Volts um desses dois daqui:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quis dizer usar o filtro de linha como extensão para o estabilizador, pois, como diz o tópico, não se deve usar estabilizador. Quero saber se tem problema ligar os dois cabos tripolares (monitor e fonte) num filtro de linha em vez de direto na parede.

Não há problema algum. Qualquer coisa se pode ligar num filtro de linha, isso é saudável para o equipamento.

Quem te disse que o filtro de linha não protege nada, assim como estabilizadores? Totalmente errado. Um filtro de linha no mínimo razoável protege muita coisa, toda a "sujeira" que chega da rede elétrica ele filtra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há problema algum. Qualquer coisa se pode ligar num filtro de linha, isso é saudável para o equipamento.

Quem te disse que o filtro de linha não protege nada, assim como estabilizadores? Totalmente errado. Um filtro de linha no mínimo razoável protege muita coisa, toda a "sujeira" que chega da rede elétrica ele filtra.

você leu a primeira página do tópico?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E quanto aos estabilizadores? Tenho um SMS 300mVA aqui no meu PC, mas é um bem antigo: Athlon 2400+

A análise desse estabilizador é muito simples de se fazer. Independentemente das agressões que qualquer estabilizador faz ás fontes do PC vou fazer para ti somente uma análise do dimensionamento desse estabilizador de 300VA..

Esses 300VA se aplicados a uma fonte de PC sem PFC ativo, que provavelmente você tenha ai na sua config, desse modo apresentando um FP (fator de potência) da ordem de 60% resultaria e uma potência útil de 300 x 0,60 = 180 Watts..

Saquemos dai, de cara, a potência exigida pelo monitor, que imaginemos seja um LCD com demanda de 40 Watts..

Restaram para oferta ao PC 180-40 = 140 Watts para a fonte de seu PC..

Se sua fonte for uma fonte comum, de entrada de linha, ela apresentará uma eficiência da ordem de 70%.

Desse modo a maior potência que esse estabilizador vai poder entregar ao seu PC será de 140 x 0,70 = 98 Watts

Se seu PC demandar assim tão pouco poderá usar esse estabilizador ainda dentro das condições nominais. Fora disso estarás partindo para conseguir aquecer tanto seu estabilizador que ele poderá pegar fogo...

Para saber quanto demanda seu PC bote a configuração do mesmo ai nesse site: http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

A melhor atitude a fazer com esse seu estabilizador, depois de não tê-lo adquirido (essa não pode acontecer) seria aposentá-lo, e botar o mesmo como peso de papel, para segurar porta aberta, para substituir aquele pé da cama que quebrou...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...