Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu queria levantar uma questão relacionado aos 'estabilizadores'...

 

Primeiramente quero deixar claro que já vi inúmeros comentários, análises, testes e afins incentivando o desuso dos estabilizadores, incluindo o vídeo do Gabriel Torres....e aceito as informações.

 

Mas o que vejo muito por aí é gente ainda defendendo com unhas e dentes os estabilizadores, não lembro qual site agora, mas estava postado todo o artigo que inicia esse tópico e tinha uma pessoa lá defendendo os estabilizadores de tensão, seu maior ponto ao defender os estabilizadores é o seguinte: houve uma 'meia-fase', ou então um relampado, ou outro surto elétrico qualquer e este queimou o estabilizador, não deixando passar para o equipamento. Ou seja, ele tem um bom motivo em sua visão para manter o danado do estabilizador ligando o equipamento dele.

 

Aí está o meu questionamento: como podemos raciocinar com uma pessoa que o estabilizador é prejudicial ao equipamento dele? ou realmente nesse ponto o estabilizador é 'bom'?

 

 

Obrigado e aguardo respostas! 

 

Eu cito, como contraponto, a esses raios ou relâmpagos que danificaram o estabilizador e que salvaram os demais equipamentos dele o seguinte questionamento:

Tinham equipamentos ligado direto que também queimaram??

Na vizinhança houve uma enxurrada de equipamentos que sem o estabilizador se queimaram???

Na vizinhança houve outra enxurrada de equipamentos esses com estabilizador se salvaram???

Houve na vizinhança uma pá de estabilizadores todos danificados sem que os equipamentos a ele ligados também sofressem???

 

Evidente que a resposta e um sonoro NÃO...  Então isso dai é uma constatação isoladíssima, não tem o menor cunho técnico nem a menor substância..

 

Então, por favor,  não me venha com bolodório, conversa fiada, bravata..  La no final do artigo inicial desse imenso tópico deixei claríssimo e vou lhe repetir, para que entendas o meu posicionamento.

Disse lá:

 

"Quanto aquelas histórias de que o tio do primo do vizinho usa e nunca... e coisas do tipo.. me poupem. Os trato bem e em altíssimo nível a ponto de me dar o trabalho de responder de modo consistente o que foi solicitado... Ou seja, contravenenos que venham mas no mesmo nível e não sem embasamento algum..

Luiz André Faller, 29/06/2009"

 

Montei um arrazoado de cunho técnico que mostra pelo menos três (tem mais) agressões que o estabilizador impõe às fontes, com dados, com constatações, com racional atrás.. Gozado que em todo esse tópico dai não teve um, mas nem para remédio, que viesse postar contraponto às minhas colocações, às razões pelas quais os estabilizadores estressam as fontes para PC.. Todos que vem postar contra ou se espantar com minha postagem vem com essas baboseiras, essas pseudo provas de que não é bem assim, igual a esse seu pseudo racional ai do início de seu post acima.. 

Nem vou me alongar mais, para bom entendedor meia palavra basta..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar mais claro ainda, eu não uso estabilizador, meu equipamento vai direto na tomada mesmo, e digo sempre pra todo mundo jogar fora seus estabilizadores. Deu para entender que não estou defendendo o uso de estabilizadores certo?

 

 

Levantei essa questão por que quero coletar argumentos convincentes para essa questão específica: na visão do cara que mencionei, para ele o estabilizador é "maravilhosamente lindo, a salvação em forma de componente eletrônico" (estou sendo irônico).

 

Suas questões mencionadas são interessantes...

Tinham equipamentos ligado direto que também queimaram??

Na vizinhança houve uma enxurrada de equipamentos que sem o estabilizador se queimaram???

Na vizinhança houve outra enxurrada de equipamentos esses com estabilizador se salvaram???

Houve na vizinhança uma pá de estabilizadores todos danificados sem que os equipamentos a ele ligados também sofressem???

 

Mas pensando num contra-argumento que pode ser levantado: por quê o estabilizador salvou o equipamento dele?

Eu particularmente acredito que hajam vários fatores envolvidos, tipo instalação elétrica ruim, mau dimensionada, falta de aterramento, etc... mas posso usar quais outros argumentos para tentar convencer alguém que passou por uma experiência "o estabilizador me salvou"?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Suas questões mencionadas são interessantes...

Tinham equipamentos ligado direto que também queimaram??

Na vizinhança houve uma enxurrada de equipamentos que sem o estabilizador se queimaram???

Na vizinhança houve outra enxurrada de equipamentos esses com estabilizador se salvaram???

Houve na vizinhança uma pá de estabilizadores todos danificados sem que os equipamentos a ele ligados também sofressem???

 

Mas pensando num contra-argumento que pode ser levantado: por quê o estabilizador salvou o equipamento dele?

Eu particularmente acredito que hajam vários fatores envolvidos, tipo instalação elétrica ruim, mau dimensionada, falta de aterramento, etc... mas posso usar quais outros argumentos para tentar convencer alguém que passou por uma experiência "o estabilizador me salvou"?

Não respondestes as questões que postei..

 

Para mim o estabilizador queimou de ruim. Ele não consegue proteger nem a si  mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

há...entendi, você tinha feito as perguntas para mim....eu não faço ideia, nem conheço a pessoa...só citei o caso dele como exemplo

Pois bem, um caso isolado, de alguém que em sua casa só teve o estabilizador danificado será que da direito ao mesmo a pensar que essa porcaria do estabilizador, que sozinho se queimou, num surto de tensão, foi responsável para nada maios se queimar????

 

Ora tenha um pouco de clareza de pensamento colega..

 

Me nego a continuar com esse seu argumento pra lá de fajuto. Isso contraria qualquer experimentação científica. Isso e bolodorio e se você for atrás, boa sorte, vais necessitar mesmo.. E vá sozinho, não serei tolo de lhe acompanhar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O argumento não é meu, será que tá tão difícil entender isso? poxa vida! EU CONCORDO QUE OS ESTABILIZADORES SÃO PREJUDICIAIS! está claro assim?

 

Estou procurando informações que comprovem que o argumento desse rapaz que eu citei está errado, e esse tipo de comprovação eu não vi na matéria...a matéria explica por que os estabilizadores são prejudiciais às fontes...aliás, isso explicou muito bem, mas só...

 

Mas deixa quieto, não vou te incomodar mais com meus questionamentos de 'bolodorio'. Passe bem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O argumento não é meu, será que tá tão difícil entender isso? poxa vida! EU CONCORDO QUE OS ESTABILIZADORES SÃO PREJUDICIAIS! está claro assim?

 

Estou procurando informações que comprovem que o argumento desse rapaz que eu citei está errado, e esse tipo de comprovação eu não vi na matéria...a matéria explica por que os estabilizadores são prejudiciais às fontes...aliás, isso explicou muito bem, mas só...

 

Mas deixa quieto, não vou te incomodar mais com meus questionamentos de 'bolodorio'. Passe bem!

O argumento é simples: este é um caso isolado.

 

Caso queira mais embasamento, lembre de casos como: Sempre que alguém leva uma descarga de um raio, morrerá na hora? Ou você nunca ouviu falar em alguém que levou uma descarga e não morreu? O mesmo vale para o estabilizador.

 

O que o nosso colega @faller está tentando dizer é que: não adianta você querer argumentar usando argumentos de casos isolados como este, deve sempre analisar a situação e a forma que ocorreu, respondendo aos questionamentos feitos por ele. O fato é que esse mesmo argumento já foi usado em quase todas as 123 páginas do tópico e estamos saturados, só isso.

 

O estabilizador é igual o cigarro, você sempre conhece alguém que usa por anos e aparenta está muito bem quando na realidade não está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, estou com a fonte wisecase de 600w, como ele é digamos que simples, gostaria de saber se posso ligar diretamente na tomada? se a resposta for não, gostaria de saber qual estabilizador melhorzim pra comprar, pesquisei aqui e encontrei o Protector 1000va bivolt, ele tem no mercado livre, encontrei também da Enermax de 1000va, qual desses vocês me recomendariam? pois os outros são bem mais caros acima de 200, e acho que seria inviável dar praticamente 300 conto num estabilizador, visto que como já se discutia este por muitas vezes vem atrapalhar o desempenho da fonte.

No caso, se não puder ligar na tomada qual desses dois daria pra confiar? pois precisaria urgente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, estou com a fonte wisecase de 600w, como ele é digamos que simples, gostaria de saber se posso ligar diretamente na tomada? se a resposta for não, gostaria de saber qual estabilizador melhorzim pra comprar, pesquisei aqui e encontrei o Protector 1000va bivolt, ele tem no mercado livre, encontrei também da Enermax de 1000va, qual desses vocês me recomendariam? pois os outros são bem mais caros acima de 200, e acho que seria inviável dar praticamente 300 conto num estabilizador, visto que como já se discutia este por muitas vezes vem atrapalhar o desempenho da fonte.

No caso, se não puder ligar na tomada qual desses dois daria pra confiar? pois precisaria urgente.

 

você leu o tópico?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen,com 200 reais voce compra uma fonte boa de 500W, ao invés de gastar dinheiro com mais um aparelho inútil.Se comprar uma boa fonte como a corsair CX500W voce poderá ligla na tomada direto sem problema algum.

Aliás esta fonte Wisecase não deve entregar os 600W que ela anuncia.Espere a opinião dos feras,eu só tô te dando um toque,pra voce não fazer esta besteira.

Boa sorte! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen,com 200 reais voce compra uma fonte boa de 500W, ao invés de gastar dinheiro com mais um aparelho inútil.Se comprar uma boa fonte como a corsair CX500W voce poderá ligla na tomada direto sem problema algum.

Aliás esta fonte Wisecase não deve entregar os 600W que ela anuncia.Espere a opinião dos feras,eu só tô te dando um toque,pra voce não fazer esta besteira.

Boa sorte! 

Muito obrigado amigo, me ajudou bastante, irei pesquisar essa fonte que você me falou, com ela mesmo com a energia instável não tem perigo de queimar num é?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen,não,com ela,mesmo com a energia instável,não tem perigo de queimar,porque ela é full range.

Ou seja,ela funciona "entre" 90W e 240W,neste intervalo sem problema algum.Ela regula a própria tensão,de modo que voce tem mais segurança,é o tal de PFC ativo.

Note bem que eu não disse "bivolt",pois bivolt é a fonte que aceita duas tensões a de 110W e a de 220W,mas necessita que voce ajuste manualmente uma chave seletora de tensão,em 110W ou 220W,conforme a sua casa.

Na full range isso não é necessário pois ela transita tranquilamente "entre" estas tensões,sem prejuízo do PC.

A fim de proteger mais ainda,sugiro o filtro de linha Clamper multiproteção,que protege também o seu cabo de internet e antena da televisão.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen,não,com ela,mesmo com a energia instável,não tem perigo de queimar,porque ela é full range.

Ou seja,ela funciona "entre" 90W e 240W,neste intervalo sem problema algum.Ela regula a própria tensão,de modo que voce tem mais segurança,é o tal de PFC ativo.

Note bem que eu não disse "bivolt",pois bivolt é a fonte que aceita duas tensões a de 110W e a de 220W,mas necessita que voce ajuste manualmente uma chave seletora de tensão,em 110W ou 220W,conforme a sua casa.

Na full range isso não é necessário pois ela transita tranquilamente "entre" estas tensões,sem prejuízo do PC.

A fim de proteger mais ainda,sugiro o filtro de linha Clamper multiproteção,que protege também o seu cabo de internet e antena da televisão.

Boa sorte!

Entendi perfeitamente, muito obrigado amigo, então irei investir em uma fonte corsair, que no caso é melhor do que investir em

 

Volto a repetir, você leu o tópico?

As respostas para as suas perguntas sempre estiveram ali, na primeira página...

Opa, vi agora, muito obg!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, estou com a fonte wisecase de 600w, como ele é digamos que simples, gostaria de saber se posso ligar diretamente na tomada? se a resposta for não, gostaria de saber qual estabilizador melhorzim pra comprar, pesquisei aqui e encontrei o Protector 1000va bivolt, ele tem no mercado livre, encontrei também da Enermax de 1000va, qual desses vocês me recomendariam? pois os outros são bem mais caros acima de 200, e acho que seria inviável dar praticamente 300 conto num estabilizador, visto que como já se discutia este por muitas vezes vem atrapalhar o desempenho da fonte.

No caso, se não puder ligar na tomada qual desses dois daria pra confiar? pois precisaria urgente.

Já tive uma fonte dessa marca há um tempo e minha experiência foi: com ela ligada em um maldito estabilizador e tive 2 HDs queimados. Não sei se percebeu mas estamos aqui para NÃO recomendar o uso do estabilizador.

 

Nossas recomendações são: ligue qualquer fonte de qualquer marca diretamente na tomada e se quiser uma proteção use um bom filtro de linha como o Clamper Multiproteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma fonte dessa marca há um tempo e minha experiência foi: com ela ligada em um maldito estabilizador e tive 2 HDs queimados. Não sei se percebeu mas estamos aqui para NÃO recomendar o uso do estabilizador.

 

Nossas recomendações são: ligue qualquer fonte de qualquer marca diretamente na tomada e se quiser uma proteção use um bom filtro de linha como o Clamper Multiproteção.

Eu poderia confiar no filtro de linha Upsai FHT 1200? Pois dois hds meu queimaram e creio que tenha sido influência do estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu poderia confiar no filtro de linha Upsai FHT 1200? Pois dois hds meu queimaram e creio que tenha sido influência do estabilizador.

Confiar até pode, mas não é ideal por não possuir fusíveis térmicos. Existe um tópico dedicado a análise de filtros de linha e aqui está o UPSAI: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-11#entry4827270

 

Um dos usuários que tem um filtro desses postou fotos de como ele ficou depois de receber um surto, veja: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=6101766

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiar até pode, mas não é ideal por não possuir fusíveis térmicos. Existe um tópico dedicado a análise de filtros de linha e aqui está o UPSAI: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-11#entry4827270

 

Um dos usuários que tem um filtro desses postou fotos de como ele ficou depois de receber um surto, veja: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=6101766

 

Olá

 

Esse dano ao DPS ocorre, talvez, porque não há protetores à montante, tais como instalados na medição de energia e/ou nos CDs (quadros de disjuntores), fazendo com que o mesmo absorva grande parte da energia da frente de onda, provocando, inclusive, arcos elétricos. O ideal é instalar os protetores de surto na entrada de energia e nos CDs, provocando a abertura (disrupção) dos disjuntores, bem como juntos do equipamentos (tomadas), não esquecendo também de verificar o aterramento elétrico da instalação, se o neutro está solidamente aterrado e a existência do cabo PE nas tomadas de energia.

 

Cuidado também com a instalação telefônica cabeada ! Surtos podem adentrar na instalação por meio destes cabos.

 

Sds,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu estava usando minha fonte de 500w em um estabilizador 300VA e estava funcionando normal..

Não era pra não estar nem ligando?

O que poderia estar acontecendo? entregando pouca energia?

1 - Que fonte de "500 Watts" é essa??

 

2 - Apesar da sua fonte ser de "500 Watts", não significa que seu PC e nem a fonte, vá consumir 500 Watts o tempo todo.. Geralmente, será uma fração disso..

 

3 - Um sub-dimensionamento, resultaria em aquecimento excessivo, queimas de fusível ou até risco de incêndio, dependendo do nível de aquecimento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Já tive uma fonte dessa marca há um tempo e minha experiência foi: com ela ligada em um maldito estabilizador e tive 2 HDs queimados. Não sei se percebeu mas estamos aqui para NÃO recomendar o uso do estabilizador.

 

Nossas recomendações são: ligue qualquer fonte de qualquer marca diretamente na tomada e se quiser uma proteção use um bom filtro de linha como o Clamper Multiproteção.

 

 

Desculpe querer ser um chato cético, mas estou cético quanto a afirmação.

"ligue qualquer fonte de qualquer marca diretamente na tomada"????

 

Olha aqui no trabalho é um show de quedas de tensão e variações na rede, todo o dia tem pelo menos umas 5. Os PCs sempre foram ligados direto na tomada, e qualquer variaçãozinha já era aquele inferno de desligarem os PCs.

 

Até que um dia, por engano enviaram pra cá pro meu setor 2 estabilizadores UPSAI de 2000va e um TS Shara não me lembro de quatos va, e cara, ELES AGUENTAM. O computador continua ligado, não perco meus trabalhos. pra você ter uma ideia, as pancadas são tão fortes que tudo por aqui queima, desde equipamentos caros até lâmpadas. Menos os malditos computadores ligados nesses estabilizadores. Até ligados continuam.

 

Olha, acredito que muita gente entende muito mais do que eu, eu sei que podem existir soluções melhores, mas sair por aí espalhando pra todo mundo ligar seu PC direto na tomada, acho meio sem noção. Foi mal! Mas no meu caso, na prática, os estabilizadores são úteis.

 

Todo mundo quando vai falar de fontes e e filtro de linha, só fala sobre os de qualidade. Mas quando o assunto são os estabilizadores, só mencionam os mais fuleiros e xing-ling. Considerando ótimo filtro de linha X um ótimo estabilizador, o filtro de linha pode proteger, mas manteria o computador ligado após essas tretas na rede elétrica? (Gente, isso foi mais uma pergunta mesmo, eu não sei, gostaria de saber.)

 

Cumprimentos a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte deste seu PC? São computadores de linha e marca de qualidade, ou do tipo Hyper ? Eu já faz tempo usava um Enermax 1 KVA. Meus PC'S eu monto e configuro. A  Placa mãe era uma Asrock Z77 Extreme 6 TB 4 + i5 200K , placa de som Asus e Placa de vídeo GT 730 + 16 GB ram Kingston. Aliás, perdi duas, pois em outra máquina com placa Gigabyte H97M deu-se o mesmo problema. Conserto e vendo, para comprar outra nova.

 

Os estabilizadores possuem relés. Em caso de pico ou queda eles entram em ação. Sua fonte e demais componentes ficam aguardando Volts e amperes - que são grandezas diferentes. Resultado a fonte foi para o brejo e gastei 120 para consertar e eu não tenho ferramentas para reparo de fontes. Vendi por 300 e agora uso CLAMPER, que tem varistores e protegem contra surtos. Em tempo: Uso fontes com PFC ativo de 750 Watts da EVGA e não é maquininha de escritório. Só a placa de vídeo consome 105 Watts.

A fonte que estragou era uma CORSAIR TX 750 com PFC ativo, FATOR DE PROTEÇÃO ATIVO. Pelo que você cita é uma empresa e garanto que vocês não devem ter placas mãe ASUS e nem ASROCK, muito mais processadores de alto desempenho. Daí, chego a conclusão que as fontes são aquelas genéricas sem proteção nenhuma. Até ITAUTEC fabrica porcaria com fonte vagabunda. OVP, UVP, OCP, OPP e SCP. São fatores de proteção destas fontes de alto desempenho como Corsair , até EVGA que surpreende pelo custo benefício. A questão é muito mais técnica do que você imagina. Peça alguém para ligar um OCILOSCÓPIO na saída da fonte e veja o que ela faz com PICOS e VALES. Dr. Por favor diga a marca desta fonte e a WATTAGEM. Consulte os artigos do Dr, Faller, Engenheiro Eletrônico com mais de 40 anos de experiência. Você é Engenheiro Eletrônico, técnico em hardware , com CREA, ou profissão semelhante? Repito: Esta sua fonte é genérica, pelo que se deduz,. Se for de marca boa , aguarde, pois ela vai para o brejo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iohanntachy, sem noção foi o seu comentário....

 

Já tive estabilizadores de marca, como SMS, TS Shara e TeleVolt (esse bem antigo). Recentemente montei uma máquina nova e depois de ler exaustivamente o tópico, resolvi abandonar o estabilizador.

Não sou engenheiro eletrônico, mas sou engenheiro mecânico, portanto, tenho média noção de equipamentos elétricos e eletrônicos, e sou um chato também.

 

O que o criador do tópico, faller, diz, tem embasamento técnico, estudo. Não é feito em cima de suposições.

 

Antes de escrever alguma coisa, pesquise um pouco mais. Não confunda estabilizador com condicionador de energia. Tenho condicionador de energia no meu home theater.

 

E minha máquina está funcionando muitíssimo bem, sem estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iohanntachy, sem noção foi o seu comentário....

 

Já tive estabilizadores de marca, como SMS, TS Shara e TeleVolt (esse bem antigo). Recentemente montei uma máquina nova e depois de ler exaustivamente o tópico, resolvi abandonar o estabilizador.

Não sou engenheiro eletrônico, mas sou engenheiro mecânico, portanto, tenho média noção de equipamentos elétricos e eletrônicos, e sou um chato também.

 

O que o criador do tópico, faller, diz, tem embasamento técnico, estudo. Não é feito em cima de suposições.

 

Antes de escrever alguma coisa, pesquise um pouco mais. Não confunda estabilizador com condicionador de energia. Tenho condicionador de energia no meu home theater.

 

E minha máquina está funcionando muitíssimo bem, sem estabilizador.

 

Cara, eu sei que todas essas pesquisas tem base. Eu mesmo não uso estabilizador em casa.

 

Mas nesse caso que citei, indiscutivelmente o estabilizador está me ajudando, ninguém vai comprar aqui no escritório uma fonte de qualidade nem muito menos um no-break. O que fazer numa situação dessas? Usa o estabilizador que está encostado.

 

Acho que você não entendeu meu ponto aqui. não estou falando que tudo que foi dito aqui é mentira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...