Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de tensão de diodos


xanok

Posts recomendados

Olá

Tenho uma fonte que fornece 12V com 1A máximo.

Preciso dos 12V, mas também de 5V, estava pensando em utilizar diodos.

1N4007 tem uma queda de tensão de 1.1V, então 7 deles causariam uma queda de tensão de 7.7V, fornecendo assim 4.3V...

Qual seria o diodo comum mais indicado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bota um LM7805, CI de 3 pinos entrada, terra e saída, mais simples, tensão independente da corrente (ao contrário dos diodos aonde teria uma variação).. A prova de curto, e protegido termicamente.. Indestrutível diria...

Entra 12 Volts sai 5 volts..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

particularmente sempre uso a mesma configuração de capacitores e funciona, que é:

Eletrolítico - 10uF - 16V

Cerâmico - 100nF - 16V

Lendo um pouco, encontrei isso:

Para construir o regulador, você precisará de três peças:

* um regulador de 5 volts 7805

* dois capacitores eletrolíticos de qualquer valor entre 100 e 1.000 microfarads

O 7805 recebe uma tensão entre 7 e 30 volts e a regula para exatamente 5 volts. O primeiro capacitor elimina qualquer ruído proveniente do transformador, de modo que o 7805 receba uma tensão de entrada regular, e o segundo capacitor atua como um equilibrador de carga para assegurar uma saída consistente do 7805.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso capacitores menores pois eu uso fontes chaveadas estabilizadas, jogo a saída delas em filtros LC enormes (1000uF + 500mH) e então caem sobre os reguladores, o ruído é mínimo, eu nem mesmo precisaria dos capacitores no 7805 aqui para ser sincero.

Vou utilizar a configuração de 10uF e 42uF. Mas acredito que eu também não precise.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O datasheet do 7805 diz q pode ligar até 30V nele,, mas meus testes nao foram bem sucedidos aqui nao, ele vai até uns 20 volts tranquilo, depois tórra mesmo com dissipadores de fonte de PC hehe, quando a carga é meio alta. E lembre-se voce tem q aplicar uma tensão igual a tensão de saida + 3volts, por exemplo, você precisa de 5v por isso usa um 7805, a tensão de entrada deve ser 8 volts no minimo, porque ele consome um +- uns 3v ou 2.7 n lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O datasheet do 7805 diz q pode ligar até 30V nele,, mas meus testes nao foram bem sucedidos aqui nao, ele vai até uns 20 volts tranquilo, depois tórra mesmo com dissipadores de fonte de PC hehe, quando a carga é meio alta. E lembre-se voce tem q aplicar uma tensão igual a tensão de saida + 3volts, por exemplo, você precisa de 5v por isso usa um 7805, a tensão de entrada deve ser 8 volts no minimo, porque ele consome um +- uns 3v ou 2.7 n lembro.

Sim, estou a par da situação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...