Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Causados Aos Olhos.


Visitante

Posts recomendados

Olá !!! Tenho uma dúvida aqui que me surgio após ler este topico .... tenho um monitor LG Flaton EZ t710SH e minha placa de video é uma GE FORCE 4000, sou designer e além de trabalhos para web faço muita coisa para ser impressa onde tenho que trabalhar com DPI altos como 300 a 350. Acostumei com a resolução maxima do meu monitor que é 1280x1024 a 60hertz, com brilho a 0 e contraste a 100 ..... gosto e preciso de uma maior area de trabalho, para facilitar na criação .... alguem pode me dizer se isso é normal ??? Não tenho problemas nenhum em relação a minha vista, mesmo usando oculos (Isto faz tempooooo) antes mesmo de mexer com computadores, não sinto cansaço ou dores nos olhos como já vi acontecer com outros amigos.

O monitor funciona corretamente, nunca me deu problema até então, tenho ele a um ano praticamente ... caso alguem possa me aconselhar em algo ou esclarecer a dúvida agradeço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal

Fiz uma pesquisa sobre o tema, já que ele me afeta diretamente. Pelo que andei lendo, a freqüência mínima de refresh para não estragar a visão é a de 75 Hz, sendo 85 Hz a ideal. Os monitores mais antigos (como o meu) trabalham a 60 Hz. Com os de boa qualidade, ainda é possível trabalhar nessa freqüência em 1024 x 768, sem aquela ondulação desagradável (flicker), mas isso NÃO quer dizer que os olhos não estejam sob stress. Com o passar do tempo, o dano causado por esse esforço acaba se manifestando sob as mais diversas formas. No meu caso, tive de trocar as lentes dos óculos com uma freqüência incomum.

Eis porque estou procurando um monitor LCD, que parece oferecer um conforto maior, embora não possa (ainda) competir com os CRT em alguns aspectos. Como meu trabalho não depende fundamentalmente do tempo de resposta, penso ser a melhor solução (embora seja bem mais caro). Claro que o prejuízo da visão pode ocorrer por diversos outros fatores, mas é sempre bom reavaliar as condições de trabalho, principalmente em uma época em que se passa muito tempo diante da tela.

Abraços

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acostumei com a resolução maxima do meu monitor que é 1280x1024 a 60hertz, com brilho a 0 e contraste a 100

Cara, tá perfeito. Viram o que eu disse, a maioria dos monitores novos têm o ponto ideal a 0 brilho e 100 contraste. Esse é o ideal para esses monitores mais novos, o que não se aplica totalmente aos velhos.

monitores LCD não têm uma vida útil muito alta, geralmente variam de 4 a uns 6 anos + ou -.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, aqui algumas dicas empiricas minhas para os olhos:

1)evite usar o monitor em local onde ele é a única fonte de luz.

2)deixe o monitor com pouco contraste e brilho

3)use 16bits em vez de 32bits (menos cor...

Completo com o seguinte:

1 - Use a maior freqüência possível (85 Hz);

2- Na iluminação do recinto do PC, NÃO USE lâmpadas fluorecentes, use incandescentes comuns.

SSuaí! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na iluminação do recinto do PC, NÃO USE lâmpadas fluorecentes, use incandescentes comuns.

Por q não fluorecente, e sim a incandescentes.

Obs:

A freqüência de variaçao da incandescente é 60 Hz, já a fluorescente desconheço.

não sei se a fluorescente é 0 Hz, desconheço a tecnologia empregada.

Alguém pode contribuir.

FalÔ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações amigos do fórum, após ler alguns tópicos relativos a este assunto, fiz as minha alterações:

Bom primeiro devo dizer que possuo um monitor da marca LG Studioworks 500G de 15" e uma placa de video geforce 4 400 mx 128mb.

Coloquei a resolução em 960X600, a taxa de atualização em 75 hertz, deixei o brilho do monitor à 22 e o contraste à 100 e tirei aquela telinha fumé que acho que a minha não proteje coisa nenhuma, e não é que ficou uma maravilha?Como acabei de fazer essas alterações ainda não dá para saber se vou ter melhora significativa em relação à minha visão, vou fazer um teste de alguns dias e qualquer coisa tornarei a postar.

Agora, me digam algumas coisas:

O que vem à ser dotpich?E onde encontro isso?E se tem alguma alteração que possa ser feita?

Também gostaria que vocês me ajudassem a localizar alguma matéria relativa a este assunto para que eu possa repassar á firma a qual trabalho, pois eles possuem muitos computadores novos e com certeza estão todos de maneira inadequada para os usuários.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Amigos,

Sou novo por aqui é já começo solicitando ajuda.

Alguém aí sabe colocar a tela do windows em preto e branco?

Gostaria que ele ficasse como acontece quando vamos desligar o computador... Façam isso pra ver...clique em iniciar...desligar...(aguardem um pouco)...verão a tela em preto e branco...Gostaria de trabalhar desse modo, pois estou tendo muito problema de vista cansada quando uso computadores e me disseram que o problema pode ser as cores...quero testar...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

E ai galera....

To com uma pequena dúvida..

Eu tentei usar meu monitor (SyncMaster 753 DFX) na resolução 1024x768 em 85Hz mas a imagem fica levemente embaçada, fora de foco..... tem jeito de resolver isso?? E também outrora estava usando na resolução 1152x864 em 60Hz.. então mudei pra 75Hz mas a imagem ficou trêmula..... seria problema no monitor?

Valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Então, tenho um LG studioworks 563A, a máxima dele a 1024x768 é 72Hz (até agora estava a 60...) e agora to testando 800x600 com 90Hz. Melhorou p/ leitura, mas essa resolução é muito tosca, fica tudo gigante e desconjuntado na tela. Será que o 1024x768 com 72Hz é prejudicial?

Como vocês acham que fica melhor, 1024x768 com 72Hz ou 800x600 com 90Hz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olhem....uso a 6 anos 800 x 600 a 60 ou era 65 hertz.... e vi esse topico.,,mudei e não senti melhora não. acho q esta a mesma coisa. eu mudei para 75. apenas uma pqeuena e bem pequena mesmo diminuiçao no tamanho das imagens...pra chegar a essa conclusao...tive c/ base uma linhasinha q fica abaixo do iniciar. quando ponho a 60 o iniciar....fica c/ a parte inferior....juntinho da parte plastica do monitor nem vejo essa borda....e quando ponho a 75...ele aparece o iniciar direitinho...e mais a borda preta abaixo dele q eu não via. mas cansaço....nunca tive não. uso oculos desde os 5 anos...tenho 22 e ta estabilizado a um tempo...mas tambem,,não consigo ficar parado 2 horas se quer em um lugar....quem dira em torno de um pc...hehe....so quando mexo no adobe audition...q o fundo e quase preto...cinza grafite...não da problema nenhum. e meu monito...e o de 14 polegadas ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Meus amigos, concluindo fica mais ou menos nisso:

1) A taxa de freqüência não depende muito da sua placa de video, e sim do monitor que é usado.

2) Uma grande maioria dos monitores de 15" não suportam taxas de 1024 x 768 à 75, 80 ou 85Hz, principalmente os Syncmaster da samsung. Mas à partir dos de 17", todos aguentam a taxa de Hz alta.

3) As percepções de Hz se diferem de olho para olho porque após acostumar-se com uma freqüência alta jamais seu olho se acostumará a voltar com uma freqüência baixa.

4) Os olhos se cansam a 60Hz devido ao nosso olho conseguir captar os momentos em que se "apagam" e que se "ascendem" os pixels do monitor

4.1) para realizar esse teste abra o Bloco de Notas (com a txa de 60Hz) e digte uma linha, qualquer coisa, e após (se o seu Gabinete se localizar ao lado do monitor) olhe para o CD-Rom com o canto do olho para o Bloco de Notas. Depois disso aumente a taxa de Hz e faça o mesmo. então volte a taxa para 60Hz e repita o mesmo mencionado acima, depois disso você sempre perceberá quando a taxa estiver baixa e verá se monitor piscando a 60Hz.

5) Realmente o fundo branco é o pior para leitura por ser muito claro fazendo com que o monitor force para atualizar os pixels (taxa de atualização, Hz).

5.1) Para tentar melhorar isso sempre quando for ler um texto selecione ele com o mouse (arrastando-o) deixando azul, ajudará muito na sua leitura.

6) Como bem mencionado a taxa de Hz alta ajuda muito na visão, mas o tempo de vida útil do monitor também diminui. (Vamos pela lógica, monitor você pode comprar outro :D )

7) A taxa mais padrão a ser usada é de 75Hz, devido aos novos games com gráficos cada vez mais perfeitos fica difícil pra um monitor aguentar uma taxa de 85Hz para emitir os gráficos.

Bom acho que é isso aí pessoal :bandeira:

Espero ter dado uma resumida nisso =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Quero só tirar uma coisa a limpo... Vão dizer q sou maluco mas... fiz varios testes aqui, inclusive do bloco de notas e a impressão q tenho é q a imagem fica levemente borrada, perde um pouco da nitidez quando troco de 60Hz para 75Hz. Sera porque o monitor é LCD? Ou n tem nada a ver? Meu monitor é um samsung L1750S LCD 17", 12ms, uso 1280x1024. Me ajudem ai pessoal!! valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Welysson@31 de janeiro de 2006, 09:45

Meus amigos, concluindo fica mais ou menos nisso:

1) A taxa de freqüência não depende muito da sua placa de video, e sim do monitor que é usado.

2) Uma grande maioria dos monitores de 15" não suportam taxas de 1024 x 768 à 75, 80 ou 85Hz, principalmente os Syncmaster da samsung. Mas à partir dos de 17", todos aguentam a taxa de Hz alta.

3) As percepções de Hz se diferem de olho para olho porque após acostumar-se com uma freqüência alta jamais seu olho se acostumará a voltar com uma freqüência baixa.

4) Os olhos se cansam a 60Hz devido ao nosso olho conseguir captar os momentos em que se "apagam" e que se "ascendem" os pixels do monitor

    4.1) para realizar esse teste abra o Bloco de Notas (com a txa de 60Hz) e digte uma linha, qualquer coisa, e após (se o seu Gabinete se localizar ao lado do monitor) olhe para o CD-Rom com o canto do olho para o Bloco de Notas. Depois disso aumente a taxa de Hz e faça o mesmo. então volte a taxa para 60Hz e repita o mesmo mencionado acima, depois disso você sempre perceberá quando a taxa estiver baixa e verá se monitor piscando a 60Hz.

5) Realmente o fundo branco é o pior para leitura por ser muito claro fazendo com que o monitor force para atualizar os pixels (taxa de atualização, Hz).

    5.1) Para tentar melhorar isso sempre quando for ler um texto selecione ele com o mouse (arrastando-o) deixando azul, ajudará muito na sua leitura.

6) Como bem mencionado a taxa de Hz alta ajuda muito na visão, mas o tempo de vida útil do monitor também diminui. (Vamos pela lógica, monitor você pode comprar outro  :D )

7) A taxa mais padrão a ser usada é de 75Hz, devido aos novos games com gráficos cada vez mais perfeitos fica difícil pra um monitor aguentar uma taxa de 85Hz para emitir os gráficos.

Bom acho que é isso aí pessoal  :bandeira:

Espero ter dado uma resumida nisso =)

Também uso monitor lcd de 17 e no começo achei a mesma coisa que a tela estava borrada mas depois me acostumei e hoje não consigo mais usar 60hz, pois cança muito a vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal uso um monitor AOC spectrum 4vn no meu serviço e tentei atualizar a taxa de hz mas não consegui todas as opíções q estão disponiveis na aba adaptador só tem opições com a freqüência de atualização padrão!! alguém pode ma ajudar a alterar isso? já to usando 800x600 por causa da canseira na vista e agora q fui descobrir isso....

print screem da aba...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i2.photobucket.com/albums/y8/Almir/imagem.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu costumo ver na TV (principalmente) quando passam reportagens em locais de trabalho, onde os monitores tem umas faixas enormes na horizontal(escuras) que ficam passando pela tela de cima pra baixo ou vice-versa, e fiquei pensando será q isso não faz mal? fora a questão de encher o saco.

OBS: meu SAMSUNG SyncMaster 3Ne , 9 anos de uso e com 60Hz não cansa meus olhos como o pessoal diz, e olha q ele está como na assinatura :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por renuac@14 de fevereiro de 2006, 23:46

Taxa de Atualizacao influencia em monitroes LCD?

O que vocês acham desse monitor clica aqui no link!

O Angulo dele e ruim 176º?

valeu

esse monitor parece ser muito bom

pequeno dot pitch, 800:1 de contraste, DVI, 20 polegadas.. etc..

só não conheço a marca

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por mathsm@06 de fevereiro de 2006, 21:13

Pessoal... Quero só tirar uma coisa a limpo... Vão dizer q sou maluco mas... fiz varios testes aqui, inclusive do bloco de notas e a impressão q tenho é q a imagem fica levemente borrada, perde um pouco da nitidez quando troco de 60Hz para 75Hz. Sera porque o monitor é LCD? Ou n tem nada a ver?  Meu monitor é um samsung L1750S LCD 17", 12ms, uso 1280x1024. Me ajudem ai pessoal!! valeu!!

cara, depois que muda para 75Hz para tirar o "borrado" é só mandar atualizar o teu monitor clicando em ajuste automatico e então a imagem ficará perfeitamente nitida!!!!

eu não sabia que o monitor lcd pisca, achava q a imagem dele era estatica devido a imagem ser gerada pelo cristal liquido e não por emissao de eletrons. vou pesquisar isso mais a fundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por aporto@28 de fevereiro de 2006, 13:44

cara, depois que muda para 75Hz para tirar o "borrado" é só mandar atualizar o teu monitor clicando em ajuste automatico e então a imagem ficará perfeitamente nitida!!!!

eu não sabia que o monitor lcd pisca, achava q a imagem dele era estatica devido a imagem ser gerada pelo cristal liquido e não por emissao de eletrons. vou pesquisar isso mais a fundo!

Cara, realmente...como eu n pensei nisso!! só apertar o botão de ajuste automático e ficou tudo beleza...não esta mais borrado... valeu mesmo!!

Aproveitando o post, me surgiu outra dúvida esses dias, será que o monitor de LCD tem taxa de radiação menor do que os monitores CRT??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...