Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Causados Aos Olhos.


Visitante

Posts recomendados

Se for CRT, quanto maior, melhor. Eu tinha um CRT 17'' da LG, um Studioworks 700E, e quando mudei de 60 para 85Hz a diferença foi abismal!. Mas antes de mudar, veja se o seu monitor suporta.

Em LCD faz pouca diferença de 60 pra 75 Hz.

Concordo. O meu aqui é CRT. Quando eu tinha LCD, tb percebia pouca diferença de 60hz para 75hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Matéria retirada de www.olhosdeabelha.com.br

Saiba o que é, e como prevenir a Síndrome da Visão do Usuário do Computador

Biologicamente falando, os olhos do ser humano foram criados para a busca de alimentos e para vigiar a presença de inimigos. Hoje, os órgãos da visão são utilizados para outras finalidades, como a visualização continuamente forçada em trabalhos no campo próximo e na maioria das vezes com luz inadequada, o que conduz inevitavelmente ao estresse.

Providencias para corrigir estes desvios de finalidade são difíceis ou até impossíveis de serem tomadas, por exemplo, na atualidade ninguém pode deixar de ler e até de usar o computador, portanto no máximo podemos tentar minimizar os efeitos destes desvios, tratando os seus componentes. Dentro desta lógica examinaremos a luz que incide de duas formas em nossos olhos:

Indiretamente ou refletida. Que é por exemplo, a luz de uma imagem impressa em papel, onde as cores não absorvidas pelo papel, são as que conseguimos enxergar. E onde o papel age como um filtro natural, dependente unicamente da intensidade da luz direcionada para ele.

Diretamente. Que é a luz gerada pela TV ou pelo monitor de vídeo.

Portanto, devemos concluir que ver uma imagem na tela do monitor é bem diferente de vê-la no papel. Se você apaga as luzes, não poderá ver as imagens no papel, pois a luz refletida acaba, mas você continuará vendo as imagens no computador, sem nenhum tipo de filtro, nem natural, nem artificial, pois o monitor emite luz diretamente para os seus olhos. E se você usa o computador diariamente e sente seus olhos arderem, ficarem avermelhados e a sua visão ficar embaçada, você pode estar com a Síndrome da Visão do Usuário do Computador de maneira geral é o cansaço ou estresse devido a uso intenso e inadequado da musculatura responsável:

pelos movimentos do globo ocular;

pelo abrir e fechar dos olhos;

por regular a entrada da luz que atingirá a Retina.

Como no uso do computador pouco movimento é feito com o globo ocular e também pouco piscamos, nos sobra examinar a musculatura reguladora de entrada de luz que é chamada de esfíncter iriano que logicamente é a mais exigida no processo visual. Pois a retina é composta pelos diferentes tipos de células receptoras:

os bastonetes que são responsáveis pela visão quantitativa (impressão de claro e escuro) e;

os cones (células fotossensíveis e com pigmentos) que são responsáveis pela visão qualitativa (qualidades morfológicas, dimensionais e cromáticas das imagens captadas). Os cones são células receptoras de radiações eletromagnéticas de comprimento de onda, correspondentes às cores:

vermelha;

azul;

verde;

que combinadas em proporções corretas, formam todas as cores do espectro luminoso, inclusive a branca se misturadas na proporção de:

59% ou 6 unidades de verde;

30% ou 3 unidades de vermelho;

11% ou uma unidade de azul.

Se sabemos que foi baseado nesta engenhosa e simples maneira de identificar as cores do espectro luminoso, usando somente três cores primárias, que o homem inventou os tubos de raios catódicos, utilizados na televisão colorida e no monitor de vídeo colorido.

E que em uma tela podemos obter as cores:

amarela, sobrepondo uma unidade de verde a uma unidade de vermelho;

turquesa, sobrepondo unidades iguais de verde e azul;

magenta, sobrepondo unidades iguais de vermelho e azul,

e uma infinidade de cores, simplesmente desequilibrando a quantidade das três cores básicas. Por analogia compreendemos o funcionamento do olho humano que foi a base dos estudos aqui citados.

Quando combinamos o vermelho, o verde e o azul em um monitor de vídeo, geramos aproximadamente 16,7 milhões de cores e se o usuário de computador ficar muitas horas na frente do monitor, com certeza ele irá queixar-se de problemas visuais em função da grande variação das intensidades luminosas que obrigam a musculatura a um trabalho anormal, pois a cada mudança do olhar, a pupila terá que se adequar à quantidade de luz emitida pelo objeto visualizado. Por isto, em função da necessidade de irrigação sanguínea na musculatura estressada é comum os olhos ficarem avermelhados.

Assim sendo e tendo sido provado cientificamente que a luz amarela é a que na visão normal provoca a maior sensação de luminosidade e que por isto é então, a maior responsável pelo funcionamento do esfíncter iriano para determinar a quantidade de luz que irá entrar no olho e impressionar a retina, nós podemos concluir que o cansaço visual está diretamente ligado às variações de luminosidade dos objetos visualizados. Sabendo que a luz branca é a reunião de todas as cores e que a amarela é a que mais impressiona o olho humano, se diminuirmos a intensidade destas cores com o uso de lentes adequadamente AZULADAS, obteremos a diminuição dos movimentos de adequação da pupila e como conseqüência também o cansaço visual.

IMPORTANTE: Devemos entender que para fazer funcionar o esfíncter iriano, não é necessário existir algo na cor amarela, presente na tela. Basta que exista o componente amarelo em alguma cor, em especial na cor branca e que pode vir com a claridade do monitor, com a iluminação do ambiente, com o reflexo de uma folha de papel, etc...

Porém, nem todo cansaço visual é decorrente dos efeitos da luminescência das telas. Portadores de miopia e hipermetropia, combinadas ou não com astigmatismo e/ou presbiopia, também sofrem com este problema e por isto, para prevenção desta síndrome, devem usar os óculos de PinHoles montados em lentes adequadamente azuladas.

Observação: Lentes claras demais não funcionam e lentes muito escuras inibem as cores claras e acentuam as cores fortes das luzes diretas que provocam a ASTENOPIA ou seja o cansaço visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos tambem uso muito o monitor CRT "coisa linda du papai" mas digo uma coisa para vocês

procurem o drive dele no site do fabrincante, e depois aumente o maximo que a resolução aguenta

o meu por exemplo to usando 1024x768 a 85Hz, e não cansa mesmo a vista so pude obter essa taxa depois de ter pego o drive do monitor no site do fabricante, apesar de envelhecer o monitor mais rápido tambem mas afinal nada dura para sempre. B)

Meu Truculento

ABIT KN8 ULTRA

AMD+

2 GB RAM 400MHZ

XFX 6800XT

HD SATA 2 80GB

HD SATA 1 120GB

GRAVADOR DE CD 52X LG

GRAVADOR DE DVD 48X LG

PHILCO "17"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei um monitor por 6 anos em 1024x768 85Hz e ele só começou a dar problemas com 6 anos de idade, mas até hoje ele tá funcionando. É um LG 775N e não foi pouco uso, foi uso constante! Se reduzisse tanto assim a vida util os fabricantes não recomendariam essa resolução nos CRT de 17. Coloquem sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando à questao de luz

A luz incandescente funciona por efeito joule (aquece q nem um processador) e por isso ometal nela fica incandescente, independente da freqüência da eletricidade, as variaçoes de intensidade numa lâmpada incandescente sao mínimas.

em relação às lâmpadas incandescentes eu desconheço quanto influi a a freqüência da corrente eletrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Gattas uso CRT, mas pretendo montar outro pc com LCD,tenho olhado nos fóruns, e vou colar uma explicação do FPCS;

"DuoLEd

Registro: 29 Abr 2005

Mensagens: 1250

Local/Origem: Recife

Status: Offline

total de votos: 157

Aprovação: 89.8%

Clube FórumPCs - [Doom]

Colocada: Sex Abr 29, 2005 9:36 pm

Os monitores LCD são um sonho de consumo de muitos usuários. Vai algumas dicas e dados técnicos.

TAMANHO DA TELA:

Os monitores LCD possuem o tamanho de tela "efetivos", isso indica que um monitor de 15" possue exatos 15". Já no padrão CRT, geralmente se perde 1", assim caso tenha um monitor CRT de 17" ele terá 16" efetivos. Com isso muitas pessoas costumam dizer que um monitor LCD de 15" e um CRT de 17" são iguais, mas eles possuem uma diferenca de 1".

RESOLUCAO DE TELA:

Para se ter uma melhor resolucao, deve-se usar o monitor LCD na sua resolucao nativa, isto é, na resolucao padrão dos pixels. Exemplo: um monitor LCD de 15" possue um pouco mais de 1024 pixels horizontamente, desse modo a melhor resolucao será de 1024x768. Caso o usuario selecione outra resolucao o monitor irá literalmente "esticar" a tela afim de deixar a tela sem bordas pretas.

AJUSTES A PARTIR DO OSD

OSD (on screen display) é a função de ajuste do monitor como contraste, brilho... Nos monitores LCD estes ajustes são feitos a cada resolução, dessa forma os ajuste de fineza de imagem, foco e "coarse" são feitos a cada resolução. Já os ajustes de contraste, brilho são feitos de forma universal, servindo para qualquer resolução. Os monitores LCD ainda contam com a função de ajuste de Gama e de cores separados, com isso os jogos e filmes podem ter cores mais vivas e vibrantes.

ATUALIZACAO DE TELA

A atualização de tela é chamado de flicker, nos monitores LCD possuem TOTAL ausência de flicker. Isso causa menor fadiga ocular e maior definição de imagem em jogos. Note que a resolução recomendada de monitores LCD é de 60Hz, resoluções maiores disso podem danificar a longo prazo os pixels.

TEMPO DE RESPOSTA

O tempo entre a atualização de imagens na tela é chamado tempo de reposta. Em monitores LCD antigos este tempo chagava a mais de 30ms. A samsung com a linha 510 e 710 possue tempo padrão de 16ms, tornando a resposta equivalente a um monitor CRT com frequência maior que 60Hz. Note que monitores LCD não possuem flicker, dessa forma o tempo de resposta pode ser mais notado. Em jogos o tempo em 16ms é considerado satisfatório e não há duvidas quanto a qualidade de imagens.

BAD PIXELS

Cada ponto na tela LCD chama-se pixel. Alguns pixels podem perder a tonalidade original para uma outra ou até mesmo apagar. Isso é um fenomeno normal: como não existem materias 100% puras, os contatos internos e os materiais do LCD podem danificar com o tempo. Mas vale salientar que o usuario pode ser o causador desse defeito. Algumas dicas que jamais podem ser feitas no monitor LCD: tocar na tela, bater na tela, deixar a tela exposta ao sol, deixar uma imagem na tela por muito tempo. Algumas coisas que são fundamentais para evitar bad pixels: sempre ter uma proteçao de tela com cores vibrantes ou somente com o preto (nunca use protetor de alto contraste, exemplo: imagens com preto e branco), deixe a freqüência de tela sempre em 60Hz (freqüências maiores de 60Hz fazem com que os pixels trabalhem numa velocidade maior e podendo apresentar falhas).

BACKLIGHT

Monitores LCD possuem uma lampada florescente a frio no seu interior. Com o tempo essa lampada começa a escurecer, chegando a queimar. Monitores LCD de 15" possuem apenas uma lampada, de diametro super fino. A duracao dessa lampada é de responsabilidade do usuario. Para ter uma maior durabilidade, evite ligar e desligar a tela varias vezes sucessivas, ao ausentar do monitor deixe-o ligado caso volte em poucos minutos. Só por curiosidade: essa lampada é quase igual à lampada de scanners.

INVERSOR

O inversor faz a alimentacao da lampada (backlight). Ele com o tempo pode apresentar problemas, como o flicker anormal da tela. Caso a tela comece a piscar repentinamente ou sucessivamente, esta peça poderá estar com problemas.

PROBLEMAS DE LCD

Geralmente os problemas se limitam a lampada, inversor e pixels. Caso o monitor cemece a escurecer, a lampada precisa ser substituída. Caso a tela pisque com freqüência, o inversor da lampada está com problema. Caso algum ponto da tela esteja com uma cor anormal, um pixel está danificado e não há reparos a ser feitos.

GARANTIA

Até o começo do ano de 2005 os fabricantes davam 3 anos de garantia. Agora todas as marcas de monitores (LCD ou CRT) só dão apenas 1 ano de garantia, mas não especificam caso ela é total (o total inclui o backlight). Vale a pena ficar de olho em certas autorizadas, pois monitores LCD são caros e sensíveis. Tenha sempre em mente que monitores LCD são proprícios a queima do backlight ou do inversor, por isso sempre compre produtos que tenham assistencia no brasil.

NOTA: Monitores LCD nem se comparam em termos de qualidade aos CRT. Pode comprar sem medo (lembre-se que o backlight "UM DIA" vai se queimar. Sempre vi com bons olhos a samsung e por isso dou todo meu credito a koreana samsung, tanto que possuo o 510N."

Quem quiser ler todos os comentários; http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=112650

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

aqui eu uso 1024x768 75hz

me falaram q o bom é usar em torno disso

e quando está em algum jogo...a maioria usa 100hz

mas aqui n suporta isso tudo

uma vez li que o certo é deixar o ambiente iluminado na mesmo "luz" da tela do monitor

tpo...usar o computador no escuro é prejudicial...

não grude a cara na tela...e deixe o ambiente iluminado =D

t++++

tópico tá morto...mas vamos q vamos :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comecei a ler esse topico e achei mt interessante e até decidi provar aumentar a freqüência, q por acaso nem sabia qual usava, nunca tive interesse de mexer nisso

pra minha surpresa estava em 60hz

e o skizito é q vi mt gente dizendo q cansa as vistas

eu sempre usei o monitor desse jeito, uso bastante o pc todos os dias e fico a mais o menos uns 30 a 40cm de distancia do monitor e muito raramente eu fico com as vistas cansadas, mt raro mesmo, aliás eu nem lembro porque isso acontece quando raramente acontece, mas se não me engano é quando fico jogando counter-strike por mt tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Cara otimo topico, gostaria de parabenizar a galera, eu nem imaginava que existiam essas coisas e normalmente eu me cansava devido a grande exposição ao PC porém agora, coma mudança para 75HZ ficou muito melhor, valeu ai galera ajudaram mais um brasileiro a não ficar cego heheheheh,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Em primeiro lugar parabéns por esse ótimo tópico "vivo" por mais de 3 anos!

Tudo bem que envelheci uns 30 anos nos últimos 10 em que me tornei escravo de telinha pra trabalhar. Mas tirando as dores nas costas (gastem sem dó com boas cadeiras...), aqui e ali, a visão continuava boa.

Continuava.

Como tive época de trabalhar 16h direto no computador -sou designer - resolvi partir para o LCD por em tese cansaria menos a visão. Quebrei a promessa de nunca mais comprar LG e adquiri um 1721S, com TV junto, já que minha irmã casou e levou a TV. Como o modelo que o substituiu perdeu a entrada DVI, corri para comprar um desse.

A tal "jura" foi após pane em um monitor 57M que voltou da assistencia tecnica com um flicker tão absurdo e perceptível que poucos minutos de uso causavam tontura.

Voltando, comecei a configurar o danado do LCD e tive fortes dores na vista. Depois de um tempo, dores de cabeça e tontura. Outra pessoa da casa usou e reclamou também. A luminosidade parecia absurda e por não ser um monitor de modelo novo nem tinha a maior taxa de brilho. Os ajustes estavam longe do máximo também.

Faço uma ressalva que, por ossos do ofício, preciso de alguma fidelidade de cor, portanto, não adianta eu ter um lindo LCD em que o branco da tela fica cinzão pra não cansar a vista. Branco é branco, preto é preto e vice-versa.

Devolvi na loja e ao comparar com outros modelos ele realmente me pareceu luminoso demais mas como temi ser uma característica dos LCDs, acabei trocando por outro produto.

Fiquei realmente sismado com os LCDs e hoje digo que o tal flicker não foi tão problemático. Fiquei traumatizado (ehehehe) e com um tremendo CRT que não me deixa espaço nem pro teclado na mesa.

Pra mim os LCDs foram mais cansativos do que qualquer CRT.

Alguem mais passou por isso?

====

Edit em 24/01/2008

Tenho um note Dell Vostro 1000 e apesar de a tela ser ruim, não cansa a vista em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li uma materia que o maior problema do monitor nao é a frequencia ou a resolucao, claro isso tbem mas o costume de parar de piscar é o que causa maior cansaco e problemas para os olhos.

Ou seja inconcientemente esquecemos de piscar ou piscamos de menos quando fixamos demais a visao no monitor.

então a solucao é tentar lembrar de piscar principalmente quando estamos muito concentrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...