Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

Porque a latencia que da ganhos mais significativos voce não aumentou! O CAS Latency e a latencia mais importante, tenho certeza que se voce colocar 2 voce percebera algumas mudanças...

Quanto ao Everest estar reinicnado sua maquina... existe um serie de possibilidades:

1º - O programa esta imcompativel com seu micro (Ha um companheiro do forum que tem esse problema)

2º - Na hora da escrita/leitura, e possivel que suas latencias estejam apertadas em demaisa, tente aumentar um pouco o Active Precharge Delay, Ras to Cas e por ultimo o CAS.

3º - Experimente colocar a memoria trabalhando em sincronia (1:1)

Faça esses testes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por toba@05 ago 2004, 18:30

Bom... vocês todos falando da latencia e tal.... e quando eu entro no EVEREST e ponho comparacoes>ler memoria ou a outra opcao o pc reinicia.... porque ??? alguem saberia ?

tenho 512mb de uma memo generica PC2100  :tantan:

Experimente rodar o programa Prime95 na opção "torture test" e deixe pelo menos 2h rodando.

Pois pode ser alguma config (ex o CAS), a tensão estar insuficiente e até problemas nela mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por detk@29 jul 2004, 09:49

Comprei uma placa Asus SK8N com Opteron 240, alguns dizem que só funciona com memoria ECC outros dizem que pode funcionar com as non ECC, alguem pode me ajudar?

ela precisa de memória registrada, que pode ou não ser com ECC ou não!

mas no caso do Opteron, creio que rodará em esquema ECC (me parece que há possibilidade de rodar sem)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Postado Originalmente por Renato Marcelino@08 ago 2004, 16:34

Porque a latencia que da ganhos mais significativos voce não aumentou! O CAS Latency e a latencia mais importante, tenho certeza que se voce colocar 2 voce percebera algumas mudanças...

Quanto ao Everest estar reinicnado sua maquina... existe um serie de possibilidades:

1º - O programa esta imcompativel com seu micro (Ha um companheiro do forum que tem esse problema)

2º - Na hora da escrita/leitura, e possivel que suas latencias estejam apertadas em demaisa, tente aumentar um pouco o Active Precharge Delay, Ras to Cas e por ultimo o CAS.

3º - Experimente colocar a memoria trabalhando em sincronia (1:1)

Faça esses testes..

iaih renatoo..blezaa cara é o seguinte....eu tenho um processador athlonxp2600+ tbred...333MHz e a minha memória é uma corsair 512MB pc2700 eu fiz um OC nela de 333MHZ para 400MHz coloquei as latencias assim 5-3-3-2.5 estão boas essas latencias???...eu pretendo abaixar maiss um pouco...cara kda veiss que eu abaixo isso... eu ganho uma performance muito boa...??? eu posso abaixar maiss... isso não pode dar nenhum dano de eu perder a memória né???

Aguardo retorno ..

Agradeço desde ja..

Eduardo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edde+17 jul 2004, 02:04QUOTE (Edde @ 17 jul 2004, 02:04) Renato Marcelino@15 jul 2004, 18:05

não cara... eu deixei em vermelho para mostrar de qual latencia estamos falendo. Procure Aqueles nomes no setup do seu micro e faça o teste... uma de cada vez.

Edde!, seguinte: Zere o Cmos e configure tudo de novo, teste um modulo de cada vez e veja quando ha ganho ou perda de desempenho.

Certifique-se se os Drivers estão instalados (Chipset/AGP/Bus Mastering = IDE).

Bom, o ganho com latencias e perceptivel mas nunca o dobro... mas depois disso veja se voce consegue trabalhar com latencias baixas... outra coisa, deixe seu P4 trabalhando em sincronia com as memorias.

Poste aí seus resultados.

Caro Renato, acho que você acertou em cheio no problema, mas não sei fazer absolutamente nada do que você falou.

Como é que eu faço isso passo a passo?

Obrigado,

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar a DDR333.. ate que voce pode usar... mas voce vai matar seu processador...

Veja: FSB800 x 64Bits : 8 = 6400MB/s

Para alimentar essa largura de banda, voce precisa de Dual DDR400 porque:

400mhz x 128Bits : 8 = 6400 MB/s.

então, se voce tem um P4 FSB800, o uso de DDR400 em dual Channel e obrigatorio para que voce não tenha perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

certo... trem algumas placas, de ALTA qualidade, entre elas as mais caras da corsair, por exemplo, que tem todos os números baixinhos, e um meio alto, por exemplo 2-2-2-5 ... qual desses quatro núemros é MENOS desvantagem ter alto? heheh dei uma lida mas ainda assim fiquei boiando...valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@04 set 2004, 09:47

Usar a DDR333.. ate que voce pode usar... mas voce vai matar seu processador...

Veja: FSB800 x 64Bits : 8 = 6400MB/s

Para alimentar essa largura de banda, voce precisa de Dual DDR400 porque:

400mhz x 128Bits : 8 = 6400 MB/s.

então, se voce tem um P4 FSB800, o uso de DDR400 em dual Channel e obrigatorio para que voce não tenha perda de desempenho.

Renato, obrigado pela resposta.

Olha, só tenho uma dúvida.

A placa mãe que eu irei usar ( já comprei ) é uma p4p800-e-deluxe.

Bem, apesar da COrsair ter memórias de baixíssima latências eu ouvi falar inúmeros relatos de instabilidade dela com placa asus.

SEria melhor eu usar uma Kingston Normal?

Ou minha placa suporta uma Kingston hyper X ou coisa assim ( baixa latencia) ???

Qual compro???

COnfesso qeu tive ótimas experiencias com Kingston e infineon.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

B) Eu comprei mas 256 DDR333 pra fica com 512MB :rolleyes: , ambas são generica :blink: spectek e outra AED560......, as latencia das duas são igual só um negocia que é diferente que eu vi no everest Segunda maior latencia CAS uma é 2.0 (10ns @ 100Mhz) enquanto a outra é 2.0 (7.5ns @ 133Mhz), qual a diferença dos dois qual é mais rápido :huh: .

Na parte de chipset no Everest ta marcado 2T,3T,3T,6T :huh: , ta bom esse valor pois quanto menor o valor mais rápido é <_< .

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Esses dias eu li num fórum estrangeiro que por exemplo, se eu deixar as latencias em x-x-x-10, (o último número 10, não importa os tres primeiros, o sistema em placas nforce ganha mais estabilidade e desempenho. EX.: 2-2-2-10.

Será que isso é verdade?

As minhas tão em 2-2-2-6 e já tá bem rápido, será que posso melhorar ainda mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, gostei muito desse tópico, to aprendendo coisas que eu nem sabia que existiam :P !

Eu tenho a MB da assinatura e na BIOS tem as seguintes opções:

SDRAM Frequency [Auto] (266,333,400)

CPC Override [Auto] (Enable, Disable)

SDRAM Timing Control [Auto] (Agressive, Manual)

----------------------------------------------------------

SDRAM RAS act. to PRE - [8], 7, 6, 5

SDRAM CAS# Latency - [2,5], 2, 3

SDRAM RAS# to CAS# delay - [4] 3, 2

SDRAM RAS# Precharge - [4], 3, 2

______________________________________

1º - o que é esse CPC Override???

2º - Comparando com as latências que a turma ta usando por aí, as minhas estão muito baixas não estão?? (2,5 4 4 8) será que é bom tentar abaixá-las??

3º - Se eu abaixar e o PC travar, ele so vai dar pau no windows ou eu não vou conseguir ligá-lo para entrar na BIOS e voltar para as latencias mais altas????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por lOcAlZiN+28 dez 2004, 01:52

Da pra muda as latencias de uma SpecTek 512 DDR400 sem problemas? O padrão dela é 3-3-3-8.

Dá sim.

O maior problema que pode acontecer será reinicialização e travamento do sistema ...

Fora isso, sem maiores problemas ....

Agora q eu vi q as opções pra muda as latencias ta bloquedo no setup assim como um monte de outras coisas, então não tem como muda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lOcAlZiN+29 dez 2004, 00:34QUOTE (lOcAlZiN @ 29 dez 2004, 00:34)
Postado Originalmente por SdNk@28 dez 2004, 14:53

Postado Originalmente por lOcAlZiN@28 dez 2004, 01:52

SdNk@25 dez 2004, 17:11

Da pra muda as latencias de uma SpecTek 512 DDR400 sem problemas? O padrão dela é 3-3-3-8.

Dá sim.

O maior problema que pode acontecer será reinicialização e travamento do sistema ...

Fora isso, sem maiores problemas ....

Agora q eu vi q as opções pra muda as latencias ta bloquedo no setup assim como um monte de outras coisas, então não tem como muda

Procure algum BIOS mod pra sua placa-mãe ...

você facilmente irá encontrar ....

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esta setado como BY SPD... coloque em MANUAL que as opções irão se liberar...

Se voce não tiver esse tipo de opção... deixe isso pra lá.... latencia não da diferença pratica nenhuma... eu sei... ja testei 3448 e 2336... e uma bobagem isso...

A mesmo conclusão que eu cheguei ....

Latencys é bobeira ...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Bom, quanto a questão da vida útil diminuir, cara, aí, depende, se forçar a memória, pode até ser que sim... tem que saber o modelo dela direitinho, e verificar por aí, informações sobre a fabricante, para realmente ter a certeza disso... mas se a memória não suportar, ou forçar a memória, com certeza seu tempo de vida útil vai dimunuir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@14 jan 2005, 09:52

Bom, quanto a questão da vida útil diminuir, cara, , depende, se forçar a memória, pode até ser que sim... tem que saber o modelo dela direitinho, e verificar por , informações sobre a fabricante, para realmente ter a certeza disso... mas se a memória não suportar, ou forçar a memória, com certeza seu tempo de vida útil vai dimunuir...

Realmente.

Tendo em vista que em alguns casos, há necessidade de realizar um overvolt, para as memos conseguirem estabilidade em baixas latencys.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...