Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

Sim... by SPD elas cairão naturalmente... so que... pra que voce vai diminuir o FSB??? FSB alto da infinitamente mais desempenho do que latencia baixa...

mas tabeleza.. deixo o fsb em 400.. mas meu processador é 333.. mesmo sendo assim se eu diminuir o desempenho das memorias não deveria ser o mesmo?? como meu procesasdor é 333.. as memorias não passam disso não é?? então colocando as em 333 abaixaria as latencias e continuariam iguais?? ou não??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bakuryu... quanto a assincornia e latencias baixas... não vale a pena... assincronia vai gerar alguma instabilidade, e aliado a latencias baixas mais ainda... e consequentemente queda no desempenho tambem.... De duas uma: Mantenha a sincronia, latencia sbaixas e fsb original... ou.. aumente o FSB (overclock... procure a respeito) e se nescessario aumente as latencias e mantenha a "Sincronia"...

OK Renato, toque importante esse.

Já estou pesquisando sobre um over leve no FSB :P . Preciso ver se as memos são boas o suficiente para não dar gargalo né.

Hmm, daí tb vem o problema da Fonte ser generica... cooler tem q ser um pouco mais super dimensionado... enfim o negocio é pesquisar.

:bye: Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kameraider@02 de abril de 2005, 01:34

mas tabeleza.. deixo o fsb em 400.. mas meu processador é 333.. mesmo sendo assim se eu diminuir o desempenho das memorias não deveria ser o mesmo?? como meu procesasdor é 333.. as memorias não passam disso não é?? então colocando as em 333 abaixaria as latencias e continuariam iguais?? ou não??

não entendi nada...

Mas vamos la...

Seu processor tem FSB333, voce tem memoria DDR400... de duas uma:

Ou voce faz overclock e deixa tudo rodando em 400 (pesquise a respeito de overclock)

ou voce diminui a freqeucnai da memoria para 333 igual seu processador.. dessa meneira voce tera mais estabilidade e poderá diminuir alguma latencia...

E mais ou menos isso que voce perguntou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou pesquisando sobre um over leve no FSB. Preciso ver se as memos são boas o suficiente para não dar gargalo né.

Caso suas memos sejam genéricas, infelizmente seu over pode ficar altamente comprometido.

Caso o seu interesse seja OC, a melhor coisa á fazer é adquirir memos de marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@06 de abril de 2005, 10:43

não entendi nada...

Mas vamos la...

Seu processor tem FSB333, voce tem memoria DDR400... de duas uma:

Ou voce faz overclock e deixa tudo rodando em 400 (pesquise a respeito de overclock)

ou voce diminui a freqeucnai da memoria para 333 igual seu processador.. dessa meneira voce tera mais estabilidade e poderá diminuir alguma latencia...

E mais ou menos isso que voce perguntou?

Bem.. vou explicar direitinho

È o seguinte: No CMOS da minha placa mãe (ABIT KV7) está o seguinte:

CPU frequency clock: 166

Dram Frequency clock: 200

E todo o resto em By SPD

Ou seja, não está em sincronia, né?? Pelo que está escrito o processador está em 333Mhz e a memória em 400Mhz , não é isso?? Mas não esta havendo nenhum problema de travamento, o pc ta bem estável...

O q eu perguntei, foi que como meu processador acessa a memória só a 333 e ela esta em 400 e com latências 3-3-3-8, faria alguma diferença se eu tirassem as memórias de By SPD e descesse elas a 333 ( já q automaticamente elas desceriam as latências p/ 2.5 - 3-3 -7) eu teria ganho ou perda de desempenho fazendo isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q eu perguntei, foi que como meu processador acessa a memória só a 333 e ela esta em 400 e com latências 3-3-3-8, faria alguma diferença se eu tirassem as memórias de By SPD e descesse elas a 333 ( já q automaticamente elas desceriam as latências p/ 2.5 - 3-3 -7) eu teria ganho ou perda de desempenho fazendo isso??

Sim, haverá aumento de performance utilizando latencys mais baixas.

Desprezível, mas haverá aumento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ai renato beleza cara eu li esse forum a semana toda fiz varios testes dei umas 5 resetadas no cmos mais valeu pela experiencia :looka: só que minha placa me depois do up da bios ela da a opção de ler a memoria melhor time rematics relay eu acho :( só que :cry: ela não fica abilitada quando eu to configurando no manual :muro: ai acabei ficando com a opção da placa é Asus A7N8X-X

Clock real 133 MHz (DDR)

Clock efetivo 267 MHz

só que não consigo fazer ela rodar assim :muro::muro: só ##### :priv::priv:

eu volto aqui pra pegar minha dica feras :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vim completar as informações

cpu external cache frequency 133 mhz

system performance user defined (manual)

memory frequency 100%

memory timings user defined

active precharge delay 6

ras to cas 2

ras precharge 2

cas latency 2

Eu conseui diminuir um pouco mais ficou instavel <_<

essa eu achei que ficou um pouco melhor falo da estabilidade e velocidade

agora é com os mestres :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não entendi uma coisa: Pra mudar a latencia da memoria eu mudo somente o Cas Latency que automaticamente muda o resto de acordo com a memoria que estiver usando ou tenho que ir testando cada item com uma latencia menor tipo Ras to Cas, etc...

valeu a quem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fhidel, voce tem que testar uma por uma. A unica opção que faz mudar automaticamente e deixando "BY SPD".

icesidney, primeira coisa... zere o cmos e deixe tudo configurado como Default.

Seu Athlon 2000+ junto com sua meoria 333 tem que rodar FSB266... Detalhe. Latencias muito apertadas podem atrapalhar o boot. Experimente rodar 2-3-3-6 e veja se estabiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu marcelino ! corrigindo Athlon XP 2600+ ontem rodava a 2000 mhz hoje eu fiz um oc e ele ta em 2088 e vou ver até onde ele vai ! :devil:

e a latencia ta rodando beleza em 2 2 3 5 e como coloco meu fbs em 266 ? ele roda em 133 veio assim :tantan: e eu to o clock do processador aumentando no setup de 3 em 3 é isso mesmo?

:blink: eu quero colocar outro fam mais eu vi no manual da placa-mãe e só tem 2 conectores um do cooler do processador e outro do gabinete se sou ber isso tambem agradeço :help: valeu de novo :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por icesidney@03 de maio de 2005, 00:35

valeu marcelino ! corrigindo Athlon XP 2600+ ontem rodava a 2000 mhz hoje eu fiz um oc e ele ta em 2088 e vou ver até onde ele vai ! :devil:

e a latencia ta rodando beleza em 2 2 3 5 e como coloco meu fbs em  266 ? ele roda em 133 veio assim  :tantan:  e eu to o clock do processador aumentando no setup de 3 em 3  é isso mesmo?

:blink: eu quero colocar outro fam mais eu vi no manual da placa-mãe e só tem 2 conectores um do cooler do processador e outro do gabinete se sou ber isso tambem agradeço :help: valeu de novo :bandeira:

133 e o mesmo que 266 em DDR, então ta tudo certo mesmo.

Isso, aumente aos pouquinhos, pra saber a melhor configuração (esse 3 em 3 que voce esta fazendo é o FSB).

Existe Fans que se ligam na fonte, ou seja, voce pode colocar adicionar fans sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@03 de maio de 2005, 10:29

133 e o mesmo que 266 em DDR, então ta tudo certo mesmo.

Isso, aumente aos pouquinhos, pra saber a melhor configuração (esse 3 em 3 que voce esta fazendo é o FSB).

Existe Fans que se ligam na fonte, ou seja, voce pode colocar adicionar fans sem problemas.

perfeito estou fazendo isso e estou achando uma melhora excelente eu aumentei o clock pra 2100e a temperatura esta na mesma até quando eu devo tomar cuidado e sobre afan eu achei ela valeu você recomenta o 3d mark2005 para testar o oc do processador e da placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por icesidney@03 de maio de 2005, 19:47

perfeito estou fazendo isso e estou achando uma melhora excelente eu aumentei o clock pra 2100e a temperatura esta na mesma até quando eu devo tomar cuidado e sobre afan eu achei ela valeu você recomenta o 3d mark2005 para testar o oc do processador e da placa de video?

Olha..., se voce conseguir 2.2Ghz com uma temperatura inferior a 55º acho que esta de otimo tamanho pois seria como um 3200+ e temperatura normal. Mas não va colocando esse clock assim a revelia não... outro detalhe... se não der... não deu e pronto, com mais experiencia voce vai pegando as manhas... por isso aconselho a voce estar utilizando o forum de overclock para ter mais informações. E pra testar overclock.. sem duvida nenhuma o Prime95 e campeão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola Marcelino, gostaria de tirar umas duvidas espero que você ou os amigos consigam me esclarecer, levando em consideração que as perguntas que vou formular são para memorias boas ou seja uma ddr 500.

-quanto menor a latencia mais rápido fica a resposta das memos, no caso de um oc na cpu pode-se trabalhar com estas latencia tão baixas?

-caso negativo devo ir testando ate chegar em um ponto ideal ou deixo no altomatico para que ele procure a melhor latencia?

Obrigado. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Marcelino, gostaria de tirar umas duvidas espero que você ou os amigos consigam me esclarecer, levando em consideração que as perguntas que vou formular são para memorias boas ou seja uma ddr 500.

-quanto menor a latencia mais rápido fica a resposta das memos, no caso de um oc na cpu pode-se trabalhar com estas latencia tão baixas?

-caso negativo devo ir testando ate chegar em um ponto ideal ou deixo no altomatico para que ele procure a melhor latencia?

Obrigado. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor....alguem pode me ajudar?

Eu tenho uma Asus A7N8X-E Deluxe e não estou conseguindo colocar o meu processador no FSB 400MHz junto com 2 de 512MB de memoria em dual channel 400MHz....

Minhas configurações no setup estão assim:

FSB=400

Multiplicador:11X200=2.20GHz ou (12.5X175 e clock de memo. 175MHZ estavel)

V.Core:1.6V

Clock memoria=166 (333)

Memory Timings

Sdram Active Precharge Delay=7

Sdram Ras To Cas Delay=3

Sdram Ras Precharge Delay=3

Sdram Cas Latency=2.5

tensão da memoria=2.6V

tensão do AGP=1.5V

Nessas configurações o micro fica estavel....

Se eu aumentar o clock da memoria para 200MHz o micro vai para o windows mas logo ele reinicia(fica instavel)...

Já mudei o Sdram Cas Latency para 3 mas continua a mesma coisa...

Gostaria de saber se eu posso aumentar a tensão da memoria para 2.7? Isso pode danificar a memoria?

Qual um programa bom para saber se meu micro está estavel ou para saber as configurações corretas?

Muito obrigado pela atenção de todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte pessoal,

Tenho:

Asus A7v8x-x

Sempron 3000+ (2000mhz@2220 (12x185))

2x256mb ddr400 generica (@2x185, CAS 3-3-3-7)

Duvida é a seguinte, ja tentei rodar com cas mais baixo, mas dai só funciona como fsb original (166). Na bios tenho as seguintes opções: CAS 1.5 2 2.5 e 3

Sera q eu consigo modulos com CAS 1.5?? acho q nunca vi pra vender!!..

To pensando em pegar um kit 2x512mb ddr400 com latencia 2-2-2-5

Vai mesmo fazer diferença?????????? (não pretendo passar meu fsb de 200 para não prejudicar o resto do conjunto)

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pc turbo beleza?

cara eu acho que você quer colocar o seu processador pra rodar a 400 se eu não estou doido ou burrei de vez é so você colocar em 200 ja que a memoria e ddr que que roda a 400 200*2=400 acho que é isso alguem me corrija se estiver errado por fovar .

quanto a memoria eu tenho uma 333 que só consegui colocar pra rodar nessa velocidade foi colocando em fsb na opção no setup ,tente isso valeu espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, dei uma olhada neste topico aqui..

alguem pode ver se o que acontece comigo é problema de latencia?

Tenho um atlhon xp 1700+

sem eu dar oc nele, ele fica com 1100ghz com oc de 133mhz ele sobre pra 1.46ghz..

tenho um hd de 20gb

uma placa mãe pc-chips M810D

e um gabinete de 3 baias..

até aí beleza..

eu tinha um pent de memoria ddr266 de 256 megas..

queria aumentar para 512mb, mais somente o 512, sem usar o de 256 junto..

aí comprei um pent de memoria de 512mb, ddr 266, igualzinho o que eu tenho de 256mb, aí tirei o de 256, e coloquei o de 512 no local.. no primeiro slot..

aí quando eu liguei o pc, ele estava carregando o windows e quando chegava na tela de bem vindo do windows xp, ele renicia sozinho.. e assim fica milhões de vezes sem parar..

aí alguem me deu a ideia de diminuir a ltency na minha setup..

entrei no setup fui em Advanced Setup, e lá embaixo estava assim

DRAM CAS# Latncy 2.5T

aí eu vi quantos tinha..

e tem assim...

2T

2.5T

3T

e um nome lá que eu não me recordo..

Então coloquei em 2T

salvei as configurações e tal, e reniciei o pc.. aí o pc ligo e tal.. abriu o windows.. e aí eu fui desfragmentar o disco por que eu precisava fazer isso urgente e tal..

aí no meio da analise, nem começo a fragmenta.. o pc renicio, e tal.

aí sempre que chegava lá na tela de bem vindo do windows ele reniciava

depois de um tempo ele começo a entrar no windows e depois de um tempo usando.. ficava uma tela preta que nem o CTR+ALT+DEL funcionava... tinha que resetar manualmente mesmo o pc..

e agora.. o que vocês podem me dizer?

Vou por aqui algumas informações do EVEREST.. primeiro as da memoria de 256mb ddr266

Memória

--------------------------------------------------------------------------------

Memória física:

Total 223 MB

Usada 147 MB

Disponível 75 MB

Em uso 66 %

Arquivo de troca (swap):

Total 545 MB

Usada 250 MB

Disponível 295 MB

Em uso 46 %

Memória virtual:

Total 769 MB

Usada 397 MB

Disponível 371 MB

Em uso 52 %

Physical Address Extension (PAE):

Suportado pelo Sistema Operacional Sim

Suportado pelo Processador Sim

Ativo Não

Problemas e sugestões:

Problema Os jogos 3D podem necessitar de pelo menos 256 MB de memória para um funcionamento otimizado.

Sugestão Aumente a quantidade de memória de seu computador para melhorar o rendimento das aplicações.

Leitura da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do Placa mãe Chipset Memória Velocidade de leitura

processador

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR 1532 Mb/s

SDRAM

Escrita da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do Placa mãe Chipset Memória Velocidade de escrita

processador

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR 441 Mb/s

SDRAM

Latência da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do processador Placa mãe Chipset Memória CL-RCD-RP-RAS Latência

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR

SDRAM 2-3-3-6 162.7 ns

Vou por aqui algumas informações do EVEREST.. primeiro as da memoria de 256mb ddr266

EVEREST Home Edition © 2003-2005 Lavalys, Inc.

--------------------------------------------------------------------------------

Versão EVEREST v2.00.335/pt

Homepage http://www.lavalys.com/

Tipo de relatório Assistente de relatórios

Computador ZERO

Gerador Luiz

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional 5.1.2600 (WinXP Retail)

Data 2005-05-30

Hora 01:28

Sensor

--------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do sensor:

Tipo de sensor ITE IT8705F (ISA 290h)

Temperaturas:

Placa mãe 39 °C (102 °F)

Processador 55 °C (131 °F)

Aux 49 °C (120 °F)

Seagate ST320014A 30 °C (86 °F)

Coolers:

Processador 4821 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.62 V

+2.5 V 2.48 V

+3.3 V 3.23 V

+5 V 4.89 V

+12 V 12.22 V

No modo de espera +5 V 4.97 V

Bateria VBAT 3.44 V

Debug Info V 65 9B CA B6 BF D6 41 B9 (F7)

Debug Info T 49 39 55

Memória

--------------------------------------------------------------------------------

Memória física:

Total 503 MB

Usada 186 MB

Disponível 316 MB

Em uso 37 %

Arquivo de troca (swap):

Total 809 MB

Usada 170 MB

Disponível 638 MB

Em uso 21 %

Memória virtual:

Total 1313 MB

Usada 357 MB

Disponível 955 MB

Em uso 27 %

Physical Address Extension (PAE):

Suportado pelo Sistema Operacional Sim

Suportado pelo Processador Sim

Ativo Não

Leitura da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do processador Placa mãe Chipset Memória Velocidade de leitura

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR SDRAM 1624 Mb/s

Escrita da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do processador Placa mãe Chipset Memória Velocidade de escrita

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR SDRAM 452 Mb/s

Latência da memória

--------------------------------------------------------------------------------

Processador Velocidade de clock do processador Placa mãe Chipset Memória CL-RCD-RP-RAS Latência

AthlonXP 1466 MHz PCChips M810D SiS740 PC2100 DDR SDRAM 2-3-3-6 158.2 ns

Obrigado e conto com a ajuda de vocês.. são a minha última esperança..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É isso ai galera, quanto menores forem os numeros melhor. Porém há de se observar que alguns módulos de memorias não funcionam bem com valores mais baixos havendo travamentos no micro.

Para baixar esses valores seria indicado que o barramento da memória fosse superior ao daplaca mãe. Ex: memorias 400mhz placa mãe 333mhz. Ou então seo modulo de memoria for de primeira linha.

Espero ter sido utíl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...