Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

Oi colegas!

Estive lendo esse tópico para tentar definir quais memos eu compraria pro meu novo sistema. Vou montar um Athlon 64 3000+ numa Gigabyte K8NXP-SLI e pretendo fazer um dual channel, mas não sei se ponho memos com latência baixa ou normal. Não tenho intenção de fazer overclock, mas não hesitaria em comprar memos com latência baixa se o desemprenho fosse muito maior.

Pelo que percebi os colegas com memos agressivas não tem resultados tão grandes num bechmark, por exemplo.

I- Para mim que não vou fazer overclock (mas quer desempenho) é vantagem pegar memos com latência baixa ou devo pegar normais mesmo?

II- Eu devo dar preferência a kit (2x512) que tenham escrito na embalagem DUAL CHANNEL ou qualquer kit, mesmo que não venha dizendo, fazem dual numa boa?

Responde aí meu povo.

Até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um dúvida.

Estou pra comprar um kit dual channel de memórias para a placa-mãe ABIT AV8 e um processador AMD64 3500+.

Estive pesquisando e escolhi por comprar essa memória:

- Corsair TWINX Dual Channel 2048MB PC3200 DDR 400Mhz Memory (2 x 1024 MB)

Na especificação do produto, diz que as latências operando em dual channel com 400Mhz são 3-4-4-8.

Considerando todo esse tópico, dizendo que latência menor é melhor (ex: 2, 2.5, 3, 7), essa memória que eu estou escolhendo é boa ou não?

Ela será rápida? Qual latência seria melhor?

E quanto a comprar memórias PC4000? Alguém recomenda? Vai rodar em 500Mhz mesmo que nas especificações da placa-mãe (ABIT AV8) diga que suporta DDR400?

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aê galera? Eu estava dando uma BOA olhada ( :zoio: ) nesse topico, quando decidi meter a mao na massa! Fui na bios e botei todos os valores q achei relativos à memoria no minimo (estupido não?) então resetei... Travou... voltei e botei tudo no default com By SPD e DRAM timing em ultra!!! deu certo, mas ai reparei q tinha algo a mais na minha bios:

DRAM Burst length------[4]

DRAM Command rate---[2t command]

:ahh:

Por favor... q diabo é isso??? alguem pode me explicar???

brigadão!

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu comprei a uma semana atrás duas mémorias da samsung modelo K4H560838E PC3200 de 512MB. Com o Everest notei que as latências eram diferentes sendo que uma delas a latência era: 2.5-3-3-8 e a latência da outra era 3-4-4-8. Elas não teriam que ter a mesma latência? Teria como diminuir a latência somente da de 3-4-4-8 deixando com 2.5-3-3-8? Faria muita diferença com essa mudança? Ou o que importa seria apenas as latências que está configurada no setup? Se alguém puder esclarecer as minhas dúvidas ficaria muito agradecido. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de uma ajuda. Tenho duvidas sobre essas configurações de memoria e chipset. Vou colocar as imagens capturadas do Everest :

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/ChipSet.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agora as das memorias instaladas:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/Memoria1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/Memoria2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Quais dessas "configurações" devo mudar? E porque as memorias tem 2 temporizações (tipo: em @100mhz @133mhz e a outra em @133mhz @142mhz)?

Se posso trabalhar a 133 (DDR266) porque os dos modulos de memoria instalados não estão configurados para 133mhz? Dessa forma que esta listado, estou tendo perda de taxa de tranferencia (rendimento)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por StormBrain@02 de julho de 2005, 11:55

E aê galera? Eu estava dando uma BOA olhada ( :zoio: ) nesse topico, quando decidi meter a mao na massa! Fui na bios e botei todos os valores q achei relativos à memoria no minimo (estupido não?) então resetei... Travou... voltei e botei tudo no default com By SPD e DRAM timing em ultra!!! deu certo, mas ai reparei q tinha algo a mais na minha bios:

DRAM Burst length------[4]

DRAM Command rate---[2t command]

:ahh:

Por favor... q diabo é isso??? alguem pode me explicar???

brigadão!

:stupid:

Po eu tb gostaria de saebr o que sifnifica esse negocio de "DRAM Commando rate", no manual da minha placa mãe não vem escrito que tem essa opção, simplesmente não existe essa opção no manual, mas no Stup da placa mãe ta la, "DRAM Command rate 2T" o que pode ser isso?? Só da pra mudar para 1.5T, mas ainda anão tentei porque estou com medo hhehe......

VALEU!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal

Os novos Intel da linha 541 a 571 de 64 bits so suportam DDR2 ou posso utilizar memoria DDR...pergunto porque alguns sites deixam a enetnder que so aceitam DDR2 e os preços sao bem maiores das memorias.

Se isso depender da placa-mãe não acaba dando na mesma porque somente placa-mãe pra soquete 775 serviriam e elas todas talvez so funcionem com memoria DDR2?

Grato a quem esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com dúvidas quanto a memória que uso no meu pc (o da assinatura)

Uso um modulo de 512MB DDR 400MHz Kingston (KVR400X64C3A/512)

Dei uma olhada aqui pelo forum e vi varios post's falando sobre o desempenho de memórias e quando fiz o teste com a minha obtive esses resultados:

Leitura de Memória _______ 1812 MB/s

Escrita de Memória _______ 747 MB/s

Latência da Memória ______ 144.3 ns (3-3-3-8)

Mas depois acabei parando nesse tópico e vendo que da para mudar as latências da memória para melhorar o desempenho. E mais uma vez dando uma olhada no meu sistema encontrei isso:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/philippe_for/memo.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Isso aí em SPEED é a latência na qual ela ta funcionando correto? Mas e essas outras em baixo? São as outras latências nas quais ela funciona? Onde eu poderia alterar a latência desse meu módulo?

Aguardo resposta aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por vinyy@30 de julho de 2005, 16:45

Po eu também gostaria de saebr o que sifnifica esse negocio de "DRAM Commando rate", no manual da minha placa mãe não vem escrito que tem essa opção, simplesmente não existe essa opção no manual, mas no Stup da placa mãe ta la, "DRAM Command rate 2T" o que pode ser isso?? Só da pra mudar para 1.5T, mas ainda anão tentei porque estou com medo hhehe......

VALEU!!!!!!

O Command Rate e a latencia referente ao tempo de acesso entre os chips de um modulo de memoria, ou seja... 1T é 2x mais rápido que 2T, por isso o ganho de desempenho principalmente nos A64 é tão perceptivel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá, quem pode me ajudar :

Memoria:

OCZ 400512PH DDR 400 PC 3200

Latencia 2.5

Timing 2.5.3.3.7

tensão 2.5

Corsair 512MB VS512MB 400 PC 3200

Latencia 2.5

Timing 2.5.3.3.8

tensão 2.5

Bem essa Corsair já vi aqui pelo forum que ela chega sem problemas em 2.2.2.5

e essa OCZ o que me dizem ???

qual das duas vocês me indicam para a ASUS A7N8X-X ATHLON XP 2200+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@31 de outubro de 2005, 23:12

O Command Rate e a latencia referente ao tempo de acesso entre os chips de um modulo de memoria, ou seja... 1T é 2x mais rápido que 2T, por isso o ganho de desempenho principalmente nos A64 é tão perceptivel!

Desculpe minha ignorância...

No meu A64, na BIOS esta configurado como 2T!! Eu posso simplesmente mudar para 1T ou isso acarretaria algum problema?? Será que minhas memos estão trabalhando em dual chanell?? São 2 pentes iguais instalados da forma correta conforme o manual da placa mãe!!

Aproveitando o post, eu teria algum aumento de desempenho se tirar do SPD e baixar a latência das memos?? Kingston DDR400 3,0-3-3-8(altas?). Não ficaria em assincronia, já q o FSB do processdor é 200??

Valeu pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mathsm,

Pelo q vi na sua assinatura, você usa uma placa-mãe K8, logo você ta usando um A64 de socket 754. então, você não usa dual channel. Apenas os A64 socket 939 usam dual channel. (pelo menos ate onde eu sei)

Mexer na lantencia das memos pode trazer melhora de desempenho sim.. sou capaz de apostar q no minimo essas menos funcionam com 2.5 3 3 7

isso se você não conseguir mais baixo... em se tratando de um kingston, é provavel q consiga... (tenho uma generica aqui q era 3 3 3 8 rodando a 2 2 2 7, mas tem q considerar q ela é ddr400 e eu to usando ela como 333 porque meu processor tem fsb 166). Mas pra concluir, mexer na latencia não muda em nada a sincronia com o fsb do processador... isso só mudaria se você mexesse no clock delas (o q eu não aconselho.. pelo q tenho experimentado, e lido dos outros aqui no forum.. deixar com o dobro do fsb do processador tem sido o melhor).

Acho q to falando coisa q você já sabem.. mas as suas memos na verdade estão funcionando a 200 mhz, assim como o fsb do processador, o lance é q as menos transmitem dois dados por pulso de clock o q da uma freqüência "equivalente" ao dobro...

é isso.. qqr duvida posta ai. ou me manda uma MP....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

AMIGO JEFONES, NÃO TEM PROBLEMA AS DIFERENTES LATENCIAS DOS SEUS 2 PENTES DE MEMÓRIA samsung, O IMPORTANTE É O PC RECONHECE-LAS, POIS SÓ UM VALOR DE LATENCIA SERA RECONHECIDO NO GERAL, DIGO ISSO A VCE PORQUE ACONTECEU O MESMO COMIGO, UM PENTE COM LATENCIA 2.5-4-4-8 E O OUTRO COM 3.0-3-3-8, AMBAS PC 3200- DDR SRRAM 400, O MEU PC RECONHECEU AS DUAS E TRABALHA COM LATENCIA DE 2.5-4-4-8, E ESTA EM DUAL CANAL.ESPERO TER COLABORADO COM SUA DÚVIDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola,

seguinte: uso um a7n8x-x com 512 DDR400 e um processador FSB 200.

No setup, se eu coloco a memoria em "by speed", no post a memoria acende em 200 mhz mas as latencias ficam de 3-3-3-8. Se eu coloco em "AUTO" as latencia baixam pra 2,5-2-2-4 mas no post aparece 100 mhz. Pergunto qual é a melhor opção?

200mhz com latencias altas? ou 100mhz com latencias baixas?

Penso que a memoria trabalha no maximo na velocidade da cpu, no caso 100 mhz, quando ela acende 200 mhz ela trabalharia "folgada" a 100 mhz.

Isso faz algum sentido? ou eu viajei? hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dusky@28 de novembro de 2005, 18:46

No setup, se eu coloco a memoria em "by speed", no post a memoria acende em 200 mhz mas as latencias ficam de 3-3-3-8. Se eu coloco em "AUTO" as latencia baixam pra 2,5-2-2-4 mas no post aparece 100 mhz. Pergunto qual é a melhor opção?

eim.. mas e se você deixar a 200 as latencias não baixam + setando manualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, eu acho que ainda baixam mais se tentar manualmente, mas eu achei interessante essa diferença que o setup achou sozinho. Mas eu realmente acho que é bobagem com uma cpu de 100mhz deixar as memorias em 200, só queria uma confirmação.

E eu não quero forçar (over) nadinha enquanto meus joguinhos funcionarem redondinhos: doom3 800x600 em high, nfsu2 1024x768 e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...