Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oi Velox (Brasil Telecom / Telemar) - Tópico Central


Everton S.

Posts recomendados

Amigo Maxzi, garanto que no começo você vai achar a Oi as mil maravilhas... só depois de +/- 1 ano, que você vai entender realmente com quem você está lidando. Em relação a limitação de tráfego... isso varia de plano para plano, os planos fixos (pelo menos todos os que eu vi), nenhum chega a ter a chamada "Franquia".. só vale lembrar que, não confunda Velocidade com Franquia.. são coisas diferentes, quando há franquia e essa franquia é estourada, a velocidade é limitada, caso contrário, o único limite que você tem, é o limite que está descrito no seu contrato. Que no caso.. é a velocidade contratada, com garantia de no mínimo 10% dessa velocidade sempre funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Maxzi, garanto que no começo você vai achar a Oi as mil maravilhas... só depois de +/- 1 ano, que você vai entender realmente com quem você está lidando. Em relação a limitação de tráfego... isso varia de plano para plano, os planos fixos (pelo menos todos os que eu vi), nenhum chega a ter a chamada "Franquia".. só vale lembrar que, não confunda Velocidade com Franquia.. são coisas diferentes, quando há franquia e essa franquia é estourada, a velocidade é limitada, caso contrário, o único limite que você tem, é o limite que está descrito no seu contrato. Que no caso.. é a velocidade contratada, com garantia de no mínimo 10% dessa velocidade sempre funcionando.

o problema é que essa garantia de 10% da velocidade infelizmente está no contrato de todas as operadoras de internet do Brasil.

e ainda pelo que eu sei a OI nao impoe fidelidade, eu posso cancelar o contrato na hora que eu quiser sem multas, se eu nao me sentir satisfeito, espero a GVT ampliar a cobertura aqui em casa, pois meus vizinhos possuem a GVT e tudo apenas eles nao estão com espaço no armario. se eu nao gostar cancelo e troco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo Maxzi, não falei em relação a estar ou deixar de estar no contrato auhauha... só falei que, caso não haja franquia, a velocidade vai ser sempre a mesma (com esses 10% minimo que existem em qualquer operadora), mas caso haja franquia e ela seja estourada, a operadora pode te penalizar reduzindo sua velocidade contratada por um período de tempo. Não sei se deu pra entender agora, mas enfim, vai fundo na Oi, creio que seja injustiça julgar alguma coisa sem ter usado. Mas que todos os posts desse tópico sirvam de aviso, para depois você não falar "mas eu não sabia...". Te desejo uma ótima sorte com a Oi e.. que Deus tenha piedade de sua alma. auhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo Maxzi, não falei em relação a estar ou deixar de estar no contrato auhauha... só falei que, caso não haja franquia, a velocidade vai ser sempre a mesma (com esses 10% minimo que existem em qualquer operadora), mas caso haja franquia e ela seja estourada, a operadora pode te penalizar reduzindo sua velocidade contratada por um período de tempo. Não sei se deu pra entender agora, mas enfim, vai fundo na Oi, creio que seja injustiça julgar alguma coisa sem ter usado. Mas que todos os posts desse tópico sirvam de aviso, para depois você não falar "mas eu não sabia...". Te desejo uma ótima sorte com a Oi e.. que Deus tenha piedade de sua alma. auhauha

Sim sim, eu entendi sobre o trafego, ate porque ja tive net virtua a alguns anos atras e a franquia era um saco, mas nao vem ao caso no momento... vamos ver o que vai dar aqui em casa espero que pelo menos na regiao central da cidade (caxias do sul) eles tenham uma qualidade de serviço digna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um dúvida crucial em relação ao oi Velox. Moro no Rio de Janeiro - RJ no bairro da Penha, e em minha rua tenho as seguintes disponibilidades: Net, RaioNet e OI. A Net está oferecendo apenas o virtua de 1mb por 54,90 sem mudança de preço, mas a taxa de adesão é cara: 120 se optar por não ter fidelidade na assinatura. Eu já ouvi muitas reclamações sobre a Net por cobranças indevidas e aumento repentino na assinatura, por isso excluí essa opção. A RaioNet é uma empresa pequena de banda larga e oferece 1mb por 50 reais, porém no dia que fui assinar eles vieram com várias "jogadas" com critérios no contrato na qual não fui informado, então desisti. Só me sobrou o Oi Velox e no caso cobram 40 reais por mês pela velocidade de 1mb. Na minha rua as velocidades de 300kbps, 600 kbps e 1mb são suportados e custam o mesmo preço. No contrato eles informam que não há fidelidade e não cobram nenhuma multa caso cancele a assinatura antes de 1 ano. Eles enviam o modem "de graça" e o provedor pode ser gratuito. Liguei e o atendente confirmou tudo que estava no contrato, mas ainda tenho minhas dúvidas. Existe alguma jogada nisso? Alguém já assinou esse serviço neste ano de 2011 aqui no bairro da Penha ou próximo?

agradeço a atenção de todos,

Bruno

Onde existe concorrência esta é a oferta da Oi mesmo. Imprima e guarde o contrato e contrate o serviço. Qualquer problema, Anatel neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de ajuda.

A muito tempo venho querendo ter Velox, apesar de saber das pilantragens da empresa, não aguento mais conexão a radio.

Bem, umas semanas atras um atendente ligou aqui e ofereceu o velox. No inicio fiquei cetico quanto a isso, achando que era apenas um erro, mas minhas esperanças foram renovadas quando o modem da Oi chegou. Ai beleza, tentei instalar o software que veio no cd, só pra descobrir que não é compativel com windows 7 64bit. Acabei roteando o modem mesmo, só pra descobrir que a luz DSL não acendia.

Depois de muitas ligadas na Oi, e muitas chamadas recebidas da "secretaria eletronica" da oi me perguntando se o problema tinha sido resolvido, marcaram a visita de um tecnico. Bem, o tecnico nunca veio, mas ligou, depois de 3 semanas e disse que não tinha disponibilidade de velox na linha, pois minha casa esta a 4100 metros da central! Depois de mandarem modem e ate provedor!

Mas as minhas perguntas são:

-A distancia que o tecnico disse realmente desqualificaria a linha?

-É possivel fazer algo contra a oi na justiça por isso?

Obrigado, e desculpe se estou postando no lugar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de ajuda.

A muito tempo venho querendo ter Velox, apesar de saber das pilantragens da empresa, não aguento mais conexão a radio.

Bem, umas semanas atras um atendente ligou aqui e ofereceu o velox. No inicio fiquei cetico quanto a isso, achando que era apenas um erro, mas minhas esperanças foram renovadas quando o modem da Oi chegou. Ai beleza, tentei instalar o software que veio no cd, só pra descobrir que não é compativel com windows 7 64bit. Acabei roteando o modem mesmo, só pra descobrir que a luz DSL não acendia.

Depois de muitas ligadas na Oi, e muitas chamadas recebidas da "secretaria eletronica" da oi me perguntando se o problema tinha sido resolvido, marcaram a visita de um tecnico. Bem, o tecnico nunca veio, mas ligou, depois de 3 semanas e disse que não tinha disponibilidade de velox na linha, pois minha casa esta a 4100 metros da central! Depois de mandarem modem e ate provedor!

Mas as minhas perguntas são:

-A distancia que o tecnico disse realmente desqualificaria a linha?

-É possivel fazer algo contra a oi na justiça por isso?

Obrigado, e desculpe se estou postando no lugar errado.

Bom amigo Jonas154, existe sim algo que você possa fazer. O problema... são os recursos necessários para fazer. Vamos la...

Primeiramente, você teria como provar que a Oi te ligou oferecendo esse plano velox? Caso sim... pode ser considerado um "contrato verbal" que pode ser usado contra ela. Para eles terem mandado o modem e etc... você provavelmente assinou algum tipo de contrato, cujo qual provavelmente está informando todos os dados do seu plano.. e mais a cláusula de sempre que "caso o plano seja cancelado, o modem deverá ser devolvido.. e bla bla bla"

Em segundo lugar, caso você tenha os protocolos das ligações que você fez e tudo mais, tenta entrar em contato com a ANATEL (Telefone: 1331 ou entre nesse site >> Anatel e selecione seu estado no final da página para pegar um telefone mais direto), eles te informaram como proceder melhor. Se você assinou qualquer tipo de contrato, pode-se dizer que é uma causa ganha. Porque se eles te fazem assinar um contrato e te oferecem um serviço, eles tem que se virar pra atender esse serviço ou te dar uma boa graninha pelo erro.

Em terceiro lugar, não sei se adiantaria alguma coisa.. mas... tente buscar informações no PROCON também.

Mas.. caso você não tenha nada para provar que esse serviço te foi oferecido, só o que você tem a fazer é sentar e chorar, claro que você deve tentar seguir esses passos que falei, pra receber uma orientação.. mas.. sem provas, a coisa fica meio difícil (e mais demorada) de ser resolvida.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi liberado o sinal, vou postar aqui alguns prints e vocês podem me dar alguma opiniao sobre snr e atenuação pois nao tenho muita noção sobre isso, ate agora um problema... provavel traffic shaping pois os torrets mesmo com tudo configurado certinho nao passam dos 170kbps, uma vez so consegui 421kbps mas logo caiu se alguem puder dar uma ajuda valeu

ta ai os prints:

http://imageshack.us/photo/my-images/801/semttulouia.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi liberado o sinal, vou postar aqui alguns prints e vocês podem me dar alguma opiniao sobre snr e atenuação pois nao tenho muita noção sobre isso, ate agora um problema... provavel traffic shaping pois os torrets mesmo com tudo configurado certinho nao passam dos 170kbps, uma vez so consegui 421kbps mas logo caiu se alguem puder dar uma ajuda valeu

ta ai os prints:

http://imageshack.us/photo/my-images/801/semttulouia.jpg/

O sinal está bom, numa faixa aceitável.

Quanto a velocidade fica difícil opinar pois torrent é algo relativo que depende de outros fatores, como o número de pessoas enviando o arquivo e a velocidade na qual enviam.

Um site bacana pra testar a velocidade é:

www.suldailha.com.br/teste

Escolhe a opção 2 e vê em quantos kbps está baixando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sinal está bom, numa faixa aceitável.

Quanto a velocidade fica difícil opinar pois torrent é algo relativo que depende de outros fatores, como o número de pessoas enviando o arquivo e a velocidade na qual enviam.

Um site bacana pra testar a velocidade é:

www.suldailha.com.br/teste

Escolhe a opção 2 e vê em quantos kbps está baixando.

Já testei alguns downloads, nesse site que voce me mandeou ficou nos 990kb/s faixa normal, download do nero pelo site oficial foi a 1,05mb/s so os torrents e alguns outros sites como o megaupload que nao fica na velocidade total

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo Jonas154, existe sim algo que você possa fazer. O problema... são os recursos necessários para fazer. Vamos la...

Primeiramente, você teria como provar que a Oi te ligou oferecendo esse plano velox? Caso sim... pode ser considerado um "contrato verbal" que pode ser usado contra ela. Para eles terem mandado o modem e etc... você provavelmente assinou algum tipo de contrato, cujo qual provavelmente está informando todos os dados do seu plano.. e mais a cláusula de sempre que "caso o plano seja cancelado, o modem deverá ser devolvido.. e bla bla bla"

Em segundo lugar, caso você tenha os protocolos das ligações que você fez e tudo mais, tenta entrar em contato com a ANATEL (Telefone: 1331 ou entre nesse site >> Anatel e selecione seu estado no final da página para pegar um telefone mais direto), eles te informaram como proceder melhor. Se você assinou qualquer tipo de contrato, pode-se dizer que é uma causa ganha. Porque se eles te fazem assinar um contrato e te oferecem um serviço, eles tem que se virar pra atender esse serviço ou te dar uma boa graninha pelo erro.

Em terceiro lugar, não sei se adiantaria alguma coisa.. mas... tente buscar informações no PROCON também.

Mas.. caso você não tenha nada para provar que esse serviço te foi oferecido, só o que você tem a fazer é sentar e chorar, claro que você deve tentar seguir esses passos que falei, pra receber uma orientação.. mas.. sem provas, a coisa fica meio difícil (e mais demorada) de ser resolvida.

Boa sorte.

Muratso, muito obrigado pelas dicas! Tenho os protocolos sim, apesar de não ter o protocolo da ligação que me ofereceu o serviço, tenho o da ligação que confirmou que o serviço foi contratado, e deu 7 dias pra tudo funcionar. Espero que seja suficiente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a utilizar o velox de 1mb ontem (28/07) e estou achando a qualidade boa mas não excelente. Eu fiz a solicitação na terça (26/07) pelo site e a liberação da linha e a entrega do kit com o modem e acessórios foram bem rápidos, levou apenas 2 dias. Após instalar o modem rodei um programa do CD da OI para executar as configurações, após finalizar me conectei sem problemas. Observei que fora do horário de pico (entre 00:00 até 18:00) consigo navegar perfeitamente a 1 mega, faço downloads acima de 100 kbps (geralmente 105.. 110 kbps) e consigo assistir videos tranquilamente e navegar com tranquilidade pela web. Depois das 18:00 horas infelimente acontece uma queda e fico com aproximadamente 70 a 90 % da banda. Minha velocidade varia entre os 700 e 900 kbps. Eu sabia que a qualidade da OI não seria excelente mas acho que não está tão ruim. Já ouvi pessoas que dizem ficar com uma velocidade abaixo da discada. Como já tinha dito, moro no Rio e estou pagando 40 reais. Espero que o serviço não piore. Abaixo há dois testes: um é sobre a velocidde e outro sobre o ping. Realizei estes testes hoje (29/07) entre 11:00 e 12:00.

http://imageshack.us/photo/my-images/269/speedtesthz.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/854/pingtestw.jpg/

A qualidade do ping não ficou tão bom, mas no meu quarto (onde está a internet) não é a saída do terminal, é uma extensão. Acho que esse ponto não está ruim, pois o sinal do telefone não apresenta ruídos e antes me conectava a net discada a 45,2 kbps que creio que seja uma boa velocidade.

agradeço a atenção de todos,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

brunofranco, até que a velocidade que você alcança no horário de pico é bem razoável. Tem gente que contratou velocidade maior do que a sua, e não recebe nem 70%, nem mesmo em horários com menor demanda.

Velocidade 100% contratada, nem todos conseguem, infelizmente.

Quando eu usava a net discada, a minha velocidade era de 47 a 49k, mas quando estava muito ruim, algumas vezes eram de 44 ou 45k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brunofranco, até que a velocidade que você alcança no horário de pico é bem razoável. Tem gente que contratou velocidade maior do que a sua, e não recebe nem 70%, nem mesmo em horários com menor demanda.

Velocidade 100% contratada, nem todos conseguem, infelizmente.

Tb acho, mas em relação ao ping? Isso pode ser normal? Haveria a possibilidade de melhorar e ter nota "A"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos a mais testes. Estou mesmo com a suspeita de traffic shaping, amanha (hoje) virão os tecnicos da OI aqui em casa , ja deveriao ter vindo mas em todo caso.

segue os testes:

1408722825.png

44416025.png

Download Megaupload

http://imageshack.us/f/405/testemega.png

Download do site sugerido anteriormente:

http://imageshack.us/f/707/testeservidor.png/

OBS: os upload do imagemshack da erro na postagem nao sei porque por isso boto apenas o link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai mais um teste agora usando torrent:

http://imageshack.us/f/593/torrentoo.png/

E outra coisa que eu percebi, estava fazendo um teste de traffic shaping pelo Glasnst e deu esse resultado:

http://imageshack.us/f/18/trafficr.png/

Tradução: (google)xD

Sua taxa de tráfego de upload é limitada?

Não há nenhuma indicação de que a sua taxa de ISP limita seus uploads.

Sua taxa de tráfego de download é limitada?

Seu ISP parece limitar a sua taxa de downloads.

No entanto, algumas das medidas foram afetados pelo ruído, o que limita a capacidade de detectar a limitação da taxa.

detalhes:

Os dados de medição é muito barulhento para detectar se a sua taxa de ISP limita seus downloads via BitTorrent. Re-execução do teste, garantindo que nenhum outros downloads ou uploads estão rodando em segundo plano pode corrigir este problema.

Seu ISP parece downloads taxa limite na porta 33047. Em nossos testes, downloads na porta 6881 alcançaram até 427 Kbps, enquanto na porta 33047 downloads realizados atingiram 983 Kbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas novas versões do utorrent estão vindo com o protocolo utp que gerencia a velocidade de download e upload conforme o estado da rede externa... Ao menos na teoria é isso.

Eu ainda uso o utorrent 1.8.5 que continua livre dessas parafernalhas.

Aqui o link pra ti fazer o download:

http://www.filehippo.com/download_utorrent/6621/

Mas não se esqueça que você tem que desbloquear porta no modem também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas novas versões do utorrent estão vindo com o protocolo utp que gerencia a velocidade de download e upload conforme o estado da rede externa... Ao menos na teoria é isso.

Eu ainda uso o utorrent 1.8.5 que continua livre dessas parafernalhas.

Aqui o link pra ti fazer o download:

http://www.filehippo.com/download_utorrent/6621/

Mas não se esqueça que você tem que desbloquear porta no modem também...

Infelizmente nao mudou nada, ja chequei as portas ta tudo certo =/

outras coisa que percebi, tenho um medidor de velocidade na area de trabalho do W7, o que acontece, downloads por exemplo do site da ufpr, ele vai a 9.8Mbits/s, agora download do megaupload por exemplo, nao passa do 1Mbits/s, como se nao quisesse, isso acontece também com os torrents e com tv onlive, ja no youtube ele vai tudo legal chega a 3,5Mbits/s (aceitavel para carregar um video em HD sem travar) da pra perceber que depende3 o que eu estou fazendo assume uma velocidade diferente

Os tecnicos nao vierao hoje, vou ligar la pedir pra eles virem e refazer todos o testes na frente deles. Normalmente essas empresas tem que mostrar que se entende de alguma coisa, senao eles acham que todo mundo é leigo e fazem o que querem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nao mudou nada, ja chequei as portas ta tudo certo =/

outras coisa que percebi, tenho um medidor de velocidade na area de trabalho do W7, o que acontece, downloads por exemplo do site da ufpr, ele vai a 9.8Mbits/s, agora download do megaupload por exemplo, nao passa do 1Mbits/s, como se nao quisesse, isso acontece também com os torrents e com tv onlive, ja no youtube ele vai tudo legal chega a 3,5Mbits/s (aceitavel para carregar um video em HD sem travar) da pra perceber que depende3 o que eu estou fazendo assume uma velocidade diferente

Os tecnicos nao vierao hoje, vou ligar la pedir pra eles virem e refazer todos o testes na frente deles. Normalmente essas empresas tem que mostrar que se entende de alguma coisa, senao eles acham que todo mundo é leigo e fazem o que querem

Mas você tem que entender também que a velocidade do download não depende apenas do teu plano contratado mas sim da velocidade do site em que você está baixando. Obviamente o megaupload vai limitar a velocidade de usuários que não pagam pelo serviço para forçá-los a comprar.

Se naquele site do suldailha.com.br/teste ta baixando na velocidade máxima você está de mãos atadas... Se o técnico da oi for ai e fizer o mesmo teste, ele vai falar que a internet está tudo certo e que não tem problema nenhum, e é verdade. Não é sempre que um site vai conseguir te oferecer 1mb/s de upload (pra ti conseguir 1mb/s de download), por isso tem que entender os fatores externos.

E outra, quanto ao traffica shapping, a oi vai negar até a morte. Aliás, todas as operadoras negam isso pois é contra a lei, eles não podem limitar determinado serviço porque sobrecarrega o sistema deles por falta de estrutura. Seria até interessante você tocar no assunto do traffic shapping com o técnico da oi só pra ver a desculpa dele, provavelmente ele vai falar que o torrent é uma forma de download que varia bastante a velocidade (verdade) e que nem sempre é possível extrair o máximo da tua conexão (verdade) mas quanto ao traffic shapping ele vai falar que a operadora nem sabe do que se trata... rsrsrs (mentira!!).

Pra finalizar,

Se naquele site que te mandei a velocidade está vindo no máximo, tua conexão etá absolutamente normal... Nem vai adiantar chamar técnico da oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você tem que entender também que a velocidade do download não depende apenas do teu plano contratado mas sim da velocidade do site em que você está baixando. Obviamente o megaupload vai limitar a velocidade de usuários que não pagam pelo serviço para forçá-los a comprar.

Se naquele site do suldailha.com.br/teste ta baixando na velocidade máxima você está de mãos atadas... Se o técnico da oi for ai e fizer o mesmo teste, ele vai falar que a internet está tudo certo e que não tem problema nenhum, e é verdade. Não é sempre que um site vai conseguir te oferecer 1mb/s de upload (pra ti conseguir 1mb/s de download), por isso tem que entender os fatores externos.

E outra, quanto ao traffica shapping, a oi vai negar até a morte. Aliás, todas as operadoras negam isso pois é contra a lei, eles não podem limitar determinado serviço porque sobrecarrega o sistema deles por falta de estrutura. Seria até interessante você tocar no assunto do traffic shapping com o técnico da oi só pra ver a desculpa dele, provavelmente ele vai falar que o torrent é uma forma de download que varia bastante a velocidade (verdade) e que nem sempre é possível extrair o máximo da tua conexão (verdade) mas quanto ao traffic shapping ele vai falar que a operadora nem sabe do que se trata... rsrsrs (mentira!!).

Pra finalizar,

Se naquele site que te mandei a velocidade está vindo no máximo, tua conexão etá absolutamente normal... Nem vai adiantar chamar técnico da oi.

Pois é fazer o que

e olha essa fiz mais uns testes agora

a net é de 10mb:

1410098325.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em São Luis, o Velox tem ficado muito instável, oscila demais a velocidade, ping vai nas alturas: uso 2MB e de vez vez quando fica num nível até pior que 300KB, o ping que já não é lá essas coisas (110Ms) já pulou algumas vezes pra 300Ms.

Mês passado até que o serviço era estável, com velocidade de 2Mb mesmo, dificilmente caía.

1410958613.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Velocidade e ping variam de acordo com o browser.

Nas últimas versões do Chrome, o ping da minha conexão fica maior, passa dos 100, e já chegou a 300. Com o IE9 não tenho este problema. No Firefox, maios ou menos.

Minha velocidade, neste momento. :(

No IE9:

1411016041.png

No Firefox:

1411019442.png

No Chrome:

1411021874.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velocidade e ping variam de acordo com o browser.

Nas últimas versões do Chrome, o ping da minha conexão fica maior, passa dos 100, e já chegou a 300. Com o IE9 não tenho este problema. No Firefox, maios ou menos.

Minha velocidade, neste momento. :(

No IE9:

1411016041.png

No Firefox:

1411019442.png

No Chrome:

1411021874.png

Não da pra confiar nesses programas...

O mais ideal é dar um ping pelo msdos em algum servidor conhecido, tipo o terra, uol, yahoo... etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...