Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina resetando eventualmente


aprendiz_ce

Posts recomendados

Minha máquina nunca deu problema algum, mas recentemente a mesma fica resetando eventualmente. O que pode ser? Será a fonte? A fonte é convencional e tem menos de um ano de uso.

Configuração:

GA-G31M-S2L

E8400

2 X HD SATA 250 GB

1 X GRAVADOR DE DVD

2 GB DE RAM - DUAL CHANELL

1 X EXAUSTOR DE 120mm

Obrigado e aguardo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, ser um problema causado pela sua fonte, nao esta conseguindo da energia suficiente para seu computador. mais tb pode ser outras coisas. Seu Pc pode estar esquentando tb que provoca isso tb, tente verificar as temperaturas do seu processador e placa mãe no programa everest. Veja se ele nao esta aquecendo de mais.

você falo tudo e esqueceu o mais importante, qual a fonte (marca) que você usa? =D

você usa alguma placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, ser um problema causado pela sua fonte, nao esta conseguindo da energia suficiente para seu computador. mais tb pode ser outras coisas. Seu Pc pode estar esquentando tb que provoca isso tb, tente verificar as temperaturas do seu processador e placa mãe no programa everest. Veja se ele nao esta aquecendo de mais.

você falo tudo e esqueceu o mais importante, qual a fonte (marca) que você usa? =D

você usa alguma placa de video?

Olá,

Realmente esqueci de mencionar a fonte atual. Deve ser a "idade" chegando... (rs)

A fonte é convencional, e é a mesma que vem com o gabinete (clone).

Agora sobre a temperatura não deve ser não, pois a mesma é super fria. Não esquenta nadinha!

Analisando com mais atenção o problema, percebi que o mesmo só ocorre quando eu ligo a máquina no inicio do dia (está fria) e tão somente no Windows XP. A referida máquina possue instalado o WINDOWS VISTA ULTIMATE, WINDOWS XP PROFESSIONAL e o UBUNTU 8.04 LTS, mas o problema só ocorre no XP.

Outra coisa: Não possuo placa de video PCI-E instalada não, mas quero adquirir uma que tenha um bom CUSTO X BENEFICIO só não sei qual comprar. Se você puder dar uma dica para uma VGA e uma FONTE seria bem aceita. Em breve vou comprar um monitor de 22" (possivel T220). Utilizo o micro para assistir videos, jogar jogos mais populares e trabalhar.

Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza essa fonte q vem no gabinete clone é generica,de baixa qualidade

fontes genericas não ofereçem toda a potencia para o pc funcionar corretamente e com esse trabalho errado o pc pode vim de a travar e até queima total dos componentes do pc,com isso recomendo você adquirir uma fonte de wats reais antes de comprar uma placa de video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

amigo realmente a fonte que vem com gabinete não presta por ser uma fonte com potencia nominal e não potencia real, ou seja, se no seu micro venho uma fonte nominal de 500W, na verdade essa fonte vai lhe dar de 130W pra cima mais ou menos ( depende da fonte), então você deve trocar por uma fonte de potencia real pois se ela é de 500W ela vai te fornecer os 500W.

e se você tem planos de colocar uma placa de video e melhor você se preparar para comprar uma fonte boa, mas pelo amor de deus não me compre a gamer da LEADERSHIP pois é uma *****!!!

Te +++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza. pode ser algum aplicativo que tu instalou e pode estar dando conflito com a máquina... Eu tive o mesmo problema, fiquei quase uma semana fazendo testes com os componentes do meu micro e não era nada. Por mais ***** que seja, eu instalei no meu pc o UBERICON, serve pra dar uma personalizada nos ícones do windows, formatei o pc, e nada de reiniciar, mas quando instalei esse programa, ai q começava a dor de cabeça. Conclui que muitas vezes não pode ser problemas de hardware, mas pode ser tb de software que esteja causando conflito. Epero ter ajudado. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza essa fonte q vem no gabinete clone é generica,de baixa qualidade

fontes genericas não ofereçem toda a potencia para o pc funcionar corretamente e com esse trabalho errado o pc pode vim de a travar e até queima total dos componentes do pc,com isso recomendo você adquirir uma fonte de wats reais antes de comprar uma placa de video

Beleza, quero comprar uma fonte sim e urgente.

Obrigado.

Ola,

amigo realmente a fonte que vem com gabinete não presta por ser uma fonte com potencia nominal e não potencia real, ou seja, se no seu micro venho uma fonte nominal de 500W, na verdade essa fonte vai lhe dar de 130W pra cima mais ou menos ( depende da fonte), então você deve trocar por uma fonte de potencia real pois se ela é de 500W ela vai te fornecer os 500W.

e se você tem planos de colocar uma placa de video e melhor você se preparar para comprar uma fonte boa, mas pelo amor de deus não me compre a gamer da LEADERSHIP pois é uma *****!!!

Te +++.

Beleza

Obrigado.

beleza. pode ser algum aplicativo que tu instalou e pode estar dando conflito com a máquina... Eu tive o mesmo problema, fiquei quase uma semana fazendo testes com os componentes do meu micro e não era nada. Por mais ***** que seja, eu instalei no meu pc o UBERICON, serve pra dar uma personalizada nos ícones do windows, formatei o pc, e nada de reiniciar, mas quando instalei esse programa, ai q começava a dor de cabeça. Conclui que muitas vezes não pode ser problemas de hardware, mas pode ser tb de software que esteja causando conflito. Epero ter ajudado. valeu.

Beleza, o pior que é não instalei nada de novo no PC nos ultimos dias. E sem falar que não sei nem por onde começar e verificar que programa possa estar causando isso.

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Te dou quase 100% certesa da memória..tenta conseguir uma emprestada ates de sair comprando ...Na minha opinião defeito dah memória.

Será? O problema é conseguir alguma emprestada para fazer isso...

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo aprendiz_ce.

sua fonte pode estar causando sim este problema, mas antes de gastar dinheiro e o problema persistir, lhe recomendo fazer os testes.

baixe o pc wizard e poste suas temperaturas e voltagens, por uma screenshot, assim poderemos verificar melhor.

vá em propriedades do meu computador/avançado.

em inicialização e recuperação clique em configurações.

desmarque a opção reiniciar automaticamente.

quando aparecer a tela azul poste-a com uma foto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo aprendiz_ce.

sua fonte pode estar causando sim este problema, mas antes de gastar dinheiro e o problema persistir, lhe recomendo fazer os testes.

baixe o pc wizard e poste suas temperaturas e voltagens, por uma screenshot, assim poderemos verificar melhor.

vá em propriedades do meu computador/avançado.

em inicialização e recuperação clique em configurações.

desmarque a opção reiniciar automaticamente.

quando aparecer a tela azul poste-a com uma foto aqui.

Olá sheephouse,

Não sei se é exatamente isso que você me pediu, mas o resultado está aí...

--------------------------------------

tensão e temperatura

--------------------------------------

Hardware Monitoring : ITE IT8718F

Voltage CPU : 1.12 V

+3.3V Voltage : 3.38 V

+5V Voltage : 5.12 V

+12V Voltage : 12.72 V

VTT : 1.95 V

VBAT : 3.09 V

Processor Fan : 1205 rpm

Chassis Fan : 1869 rpm

Power/Aux Temperature : 33 °C

:

Processor : Thermal Diode

Intel Core 2 Duo (Core 1) : 43 °C

Intel Core 2 Duo (Core 2) : 41 °C

:

Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

Hard Disk SAMSUNG HD250HJ : 31 °C

Hard Disk SAMSUNG HD250HJ : 32 °C

--------------------------------------

Agora, sobre o segundo passo não entendi nada! A máquina até o momento nunca deu tela azul. Ok?

Muitissímo obrigado pela sua atenção e aguardo seu comentário sobre o resultado do teste.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esclarecendo uma coisa.

sempre que o computador da esses resets, a maquina gera um log do evento.

o seu computador esta programado para reiniciar. sequindo os passos que eu postei lá em cima, seu computador ao invéz de reiniciar irá lhe mostrar uma blue screen, lhe apontando onde esta o erro, e assim, fica muito mais fácil de te ajudar.

então nao deixe de fazer:

vá em propriedades do meu computador/avançado.

em inicialização e recuperação clique em configurações.

desmarque a opção reiniciar automaticamente.

quando aparecer a tela azul poste-a com uma foto aqui.

quanto a sua voltagen:

repare aqui:

+12V Voltage : 12.72 V

esta passando do limite na area +12v. indicando uma possivel falha na fonte.

quanto as temperaturas estão todas de acordo com o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esclarecendo uma coisa.

sempre que o computador da esses resets, a maquina gera um log do evento.

o seu computador esta programado para reiniciar. sequindo os passos que eu postei lá em cima, seu computador ao invéz de reiniciar irá lhe mostrar uma blue screen, lhe apontando onde esta o erro, e assim, fica muito mais fácil de te ajudar.

então nao deixe de fazer:

quanto a sua voltagen:

repare aqui:

esta passando do limite na área +12v. indicando uma possivel falha na fonte.

quanto as temperaturas estão todas de acordo com o padrão.

Entendido, vou fazer o que você recomenda. O problema é saber quando a máquina vai resetar, pois como falei anteriormente... a mesma faz isso eventualmente.

E sobre a tensão, corro algum risco com essa pequena variação? O que deve fazer para o momento?

Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite permitido é de 5% pra mais, ou pra menos nas voltagens do PC:

12v = 11,4 á 12,6 . Se estiver nesse indice esta normal a tensão.

mesmo assim, isso nao quer dizer muito pois os sensores das placas mães nunca sao 100% preciso, então nao da pras e basear neles, e sim usando um Multimetro para ter certeza.

Já que você comentou que pretende fazer um up de Vga e uam fonte compativel pra ela, com custo x benefico, segue minha dica.

Opção custo benefico mais barata: ( A mesmo que eu uso).

FOnte C3tech DSA-5060v 600w media de 150 reais no mercado livre.

VGA HD4850 512mb HIS ICEQ 4 media de 410 reais no mercado livre.

opção custoi benefico mais cara:

usar a mesma fonte e trocar apenas a placa de video por uma:

HD4870 XFX 1gb media de preço 589 reais mercado livre.

A fonte que eu te indiquei nao é muito bem vista por algumas pessoas, então é um risco seu, eu uso ela e acho uma otima fonte e a recomendo para configs que usem ate 500w e na sua config ja com a VGA instalada nao chegara a consumir nem 320w no pico de uso. Mas se nao quiser arriscar pode trocar por uma corsair 450vx, media de preço 250 reais.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, voce pode seguir o conselho do Iggy.

mas fica difícil confiar nessa fonte.

tem algum resultado?

Olá sheephouse,

Eu realmente quero trocar essa fonte o quanto antes, mas quero algo que seja BOM e razoavelmente BARATO/EM CONTA. Queria trocar por uma de 500w, pois assim eu ficaria com folga pra utilizar o que eu quisesse nessa máquina sem me preocupar mais com essa questão. Se dê algumas dicas de fontes com essas caracteristica, pode ser?

Sobre o problema inicial:

Antes deu desativar a opção (reiniciar automaticamente) recomendada por você... o sistema lançou uma "tela azul" com as seguinte informação:

Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

PAGE_FAULT_IN_NON_PAGED_AREA

...

Pelo que pude perceber, a coisa é memória, né?!?! Se for mesmo, fico surpreso, pois essas memórias na tem nem um ano de uso e sem falar que as mesma são da marca KINGSTON...

Para o momento só tenho essas informações e assim que ocorrer algo de novo, estarei te comunicando.

Obrigado pela sua pronta atenção.

Abraço.

O limite permitido é de 5% pra mais, ou pra menos nas voltagens do PC:

12v = 11,4 á 12,6 . Se estiver nesse indice esta normal a tensão.

mesmo assim, isso nao quer dizer muito pois os sensores das placas mães nunca sao 100% preciso, então nao da pras e basear neles, e sim usando um Multimetro para ter certeza.

Já que você comentou que pretende fazer um up de Vga e uam fonte compativel pra ela, com custo x benefico, segue minha dica.

Opção custo benefico mais barata: ( A mesmo que eu uso).

FOnte C3tech DSA-5060v 600w media de 150 reais no mercado livre.

VGA HD4850 512mb HIS ICEQ 4 media de 410 reais no mercado livre.

opção custoi benefico mais cara:

usar a mesma fonte e trocar apenas a placa de video por uma:

HD4870 XFX 1gb media de preço 589 reais mercado livre.

A fonte que eu te indiquei nao é muito bem vista por algumas pessoas, então é um risco seu, eu uso ela e acho uma otima fonte e a recomendo para configs que usem ate 500w e na sua config ja com a VGA instalada nao chegara a consumir nem 320w no pico de uso. Mas se nao quiser arriscar pode trocar por uma corsair 450vx, media de preço 250 reais.

abraço

Olá,

O que você me diz da HD4870 SAPPHIRE 512mb ou 9600GT XFX 512mb? Essa ICEQ 4 que você recomenda é boa mesmo?

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PAGE_FAULT_IN_NON_PAGED_área

realmente esta mais pra memória. ja tive dois casos assim, e troquei de memoria ta beleza.

nos meus casos aparecia de 2 em 2 minutos, dava nem p mexer, talvez seu caso seja algum driver, ou programa causando isso.

.

como voce esta com duas memos em dual channel

deixa só com uma, e roda um memtest nela, esse roda pelo windows. eu recomendo usar um pelo boot.

siga os passos pelo site: memtest.

.bom, eu nao costumo dar dicas do que comprar, tem lugares proprios no forum para isso, é apenas uma regra que eu sigo.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O que você me diz da HD4870 SAPPHIRE 512mb ou 9600GT XFX 512mb? Essa ICEQ 4 que você recomenda é boa mesmo?

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

A HD4870 Shapire 512mb é muito boa placa se puder pega pode ir tranquilo. A 9600gt é uma boa placa tb, porém é mais fraca do que as que te indiquei que é a HD4850 e HD4870. A 9600gt nao é vantagem atualmente pra você.

Se você puder investir, pegue logo o modelo "HD4870", pois são placas mais fortes, dara uma margem de uso dela maior para o futuro dos games que ficam sempre mais pesados. Eu recomendei a HD4870 da XfX de 1gb porque é a que vejo ser mais barata por ai, mais essa da shapire de 512mb ta bem é boa. Se você pretende usar na resolução de um monitor de 22 polegadas ou superior o modelo da XFX de 1gb é melhor, se for pra usar em monitores de 19 pra baixo os 512mb segura tranquilo.

A fonte que eu te indiquei é boa, mais já que você tem duvidas então, procure por uma Satellite/soly-tech 600w modelo SL-8600EPS. custa em media 270 reais e dará uma margem de sobra boa para futuros upgrades.

Sobre o problema das memorias, passe o memetest que o amigo citou acima por pelo menos umas 4 horas seguidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica a temperatura de seu processador, ele deve estar esqentando muito e por motivo de segurança do processador ele reinicia, ve a temperatura da sua maquina usando algum programa de sua preferência ok :cool::cool:

As temperaturas estão dentro do tolerável. Postei um teste logo a cima, e sem falar que geralmente a mesma RESETA no inicio do dia, ou seja, está fria, fria...

Valeu pela dica.

Um forte abraço.

A HD4870 Shapire 512mb é muito boa placa se puder pega pode ir tranquilo. A 9600gt é uma boa placa tb, porém é mais fraca do que as que te indiquei que é a HD4850 e HD4870. A 9600gt nao é vantagem atualmente pra você.

Se você puder investir, pegue logo o modelo "HD4870", pois são placas mais fortes, dara uma margem de uso dela maior para o futuro dos games que ficam sempre mais pesados. Eu recomendei a HD4870 da XfX de 1gb porque é a que vejo ser mais barata por ai, mais essa da shapire de 512mb ta bem é boa. Se você pretende usar na resolução de um monitor de 22 polegadas ou superior o modelo da XFX de 1gb é melhor, se for pra usar em monitores de 19 pra baixo os 512mb segura tranquilo.

A fonte que eu te indiquei é boa, mais já que você tem duvidas então, procure por uma Satellite/soly-tech 600w modelo SL-8600EPS. custa em media 270 reais e dará uma margem de sobra boa para futuros upgrades.

Sobre o problema das memorias, passe o memetest que o amigo citou acima por pelo menos umas 4 horas seguidas.

Olá,

Realmente estou achando que terei que gastar um pouco mais mesmo, pois como quero utilizar um monitor 22"~23" e em especial para assistir videos e jogar... acho que é melhor deixar a coisa mais robusta e passar para as VGAs de 1GB mesmo e buscando uma fonte como a que você recomenda.

Sobre o teste com o memtest, eu o fiz, mas só que a partir do boot pelo Linux/GRUB. E deixei rodando por apenas 30 minutos. Tem algum problema em fazer pelo boot do Linux? Se não, farei novamente e deixando pelo menos as 4 horas que você recomenda.

Muitissímo obrigado pela sua pronta atenção.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não há problema algum voce usar o memtest do linux, é até melhor pelo boot.

pode passar durante 4 horas, mas é melhor deixar apenas um pente.

Olá,

Não sei o que houve, pois a máquina sem motivo algum parou de ficar resetando.

Rodei o memtest com o dois pentes no lugar. Deixe o dia inteiro e não houve problema algum. E aí, o que faço agora?

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...