Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um caso estranho! 4g instalado e aparece 3g!

jtaday

Posts recomendados

Pessoal!

A pouco tempo tinha uma placa mãe M2n-MS SE e 2 pentes samsung de 1 g cada, aconteceu que acabou queimando um slot de memória da minha placa mãe! e junto levou um pente de memória ddr2 800, beleza, até então.

Bem, comprei uma placa mãe M3A78-EM, com quatro slots de memória, a principio pensei em pegar DDR2 1066, mas o alto preço me desencorajou, já que com 2 pentes de DDR2 800 eu comprava um pente DDR2 1066 de 1g, como não tenho um Phenom X4 ou X3 eu decidi pegar as DDR2 800 da marca Kingston, peguei as mais baratas mesmo pois futuramente quando der uma abaixada nas ddr2 1066 e nos processadores Phenom II eu aproveite e faça um Up, mas isto bem mais para a frente, então optei pelas 800! Utilizei o video onboard da placa mãe que é razoavelmente bom, e com 2gb apenas ele ficou ruizinho, acessando muito HD e memória, então peguei meu pente de 1gb da samsung que não tinha estragado e coloquei na máquina, percebi uma melhora muito significativa, e até o acesso ao HD parou de fazer barulho.

Perdi o Dual Channel, mas como percebi melhora com o video onboard e nos programas nem esquentei a cabeça. Um dia veio um amigo meu aqui e ele entende um monte de pcs, principalmente de probleminhas assim, dai ele disse para mim tentar passar uma borracha no pente que estava estragado, eu passei e por minha surpresa funcionou, fiquei com o Dual Channel e com 3,25G pois uso o XP, mas no cpu-z acusa 4pentes instalados, beleza. Só que aconteceu que eu instalei a minha placa de video, uma 8800GS com 384mb de memória, e fui ver no meu computador aparece só 3G de memória, peguei o Everest e aparece 4 pentes de memoria instalados bem como estava, no cpu-Z também aparece, e ainda esta em Dual Channel, retirei o pente e acionei de novo o cpu-z, aparecu 3 módulos apenas e em single C., recoloquei novamente o pente, e aparece o dual C.

Então depois de toda esta estorinha eu pergunto, o que será que aconteceu? nunca tinha visto um caso assim, com o onboard reconhece todos os pentes de memória ficando 3,25G e com o placa de video fica 3g redondo!

Desculpe o texto mas tinha que explicar bem para saberem mais ou menos a situação!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis, bem o WIN XP que você usa só reconhece 3gb de ram, mesmo se você instala 4g de ram, ou mais. O que limita isso é porque ele é um sistema Operacinal de 32 bits. Apenas Sistemas operacionais 64 bits, trabalham com quantidades que memoria acima de 3 gb.Existem o vista 64 bits, Windows 7 64 bits, e até uma versao do wInsdow XP 64 bits, porém essa versao do XP 64 bits nao recomendo porque é muito ruim encontrar drivers para ele.

Agora, seu problema, na verdade nao é um problema, acontece com muita gente. Seu computador está compartilhando um pouco da memoria ram dele com sua placa de video 8000gs, no caso o 0.25, que deixa seu PC com 3gb redondos.

O cpu-z reconhece exatamente as memorias ram tem instalados no seu PC, independete da quantidade e do seu sistema Operacional. Mais o windows XP só trabalha com 3gb no MAX. Por isso no "Meu computador" aparece 3gb, e no cpu-z os 4gb.

Não precisa se preocupar com isso, é completamente normal. Agora já que você possui mais de 3gb, aconselho você partir pra um SO 64bits, preferência o windows 7, que você encontra a versões dele RC, para baixa pela internet.

Abraço

Link para o comentário

sim, eu sei que o Xp só trabalha com 3g, mas o que me deixou intrigado é que antes com o video onboard aparecia os 3,25g, eu não sei também se outros usuários já tiveram este problema que na verdade não é um problema! só achei estranho! mas a minha placa de video não é turbocache para compartilhar, mas faz muito sentido o que você falou!

Só tenho medo de instalar o Windows 7 pois não sei se daria incompatibilidade com drives, já baixei todos drives para migrar para o vista mas pelo jeito não compensa o vista! e justamente resolvi colocar 4g para poder utilizar um sistema de 64-bits!

Valeu ai pela resposta, só gostaria que alguém já passou por isto!

Abraço!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.