Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças entre Tecnologia Intel E AMD.


Leandro R.L

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte hoje eu estava fazendo um trabalho, e estava estudando algumas coisas. Sobre tecnologias AMD e Intel. Todo mundo fala AMD é melhor que a intel em quesitos jogos e Intel em funções Basicas de Desktops, como edição de videos programas e etc..

Qual seria a verdadeira diferença entre eles. Que tipo de tecnologia levaria uma ser melhor que a outra.

Sua arquitetura ou Capacidade de processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, essa história de AMD melhor que Intel pra jogos vem da época do Athlon 64 contra os Pentium 4. E, de fato, os AMD davam uma bela duma sova na Intel. Mas o Core 2 Duo inverteu totalmente. A Intel passou a ser melhor em todos os aspectos contra a primeira geração de Athlon X2. A linha Phenom conseguiu igualar a linha Core 2, mas ainda está atrás dos Nehalem com seus Core i7.

Se eu pegar a linha Phenom, a característica mais básica é o controlador de memória integrado. Então você tem um processador de 4 núcleos (para os X4), cada um com 128kB de cache L1, 512kB de cache L2 e compartilham o controlador de memória com cache L3 de 6MB. Como o controlador de memória é integrado, o Phenom acessa a memória mais rápido que os Core 2.

Os Core 2 Quad da intel são 2 Core 2 Duo em um só encapsulamento. Cada Core 2 Duo tem 2 núcleos com 64kB de cache L1 e uma cache L2 de 6MB (para os E8xxx usados nos Core 2 Quad Q9x50, se for os Core 2 Quad Q9x00 são 3MB para cada par de núcleos).

A Cache L1 da Intel normalmente é mais rápida que a da AMD (uma grande vantagem em jogos). Quando comparamos a cache total os Phenom II têm 8MB contra 12MB da intel (aqui outra diferença, na AMD o conteudo de uma cache não é copiado nas demais, na intel sim, assim na AMD pode-se somar as caches para se obter o total armazenado, na Intel somente o último nível de cache corresponde ao total). Então na intel a cache L1 que é a mais rápida e ainda temos mais cache total, por isso a Intel termina ganhando quando comparamos processadores de mesmo clock. A enorme cache L2 compensa o acesso mais lento à memória, já que a grande maioria dos dados está armazenado na cache, evitando a perda de tempo indo até a memória.

Note que comparei a Core 2 contra a Phenom (K10). O Core i7 é uma arquitetura mais nova, com 64kB de L1 e 256kB de L2 por núcleo mais 8MB de cache L3 compartilhada. As caches L1 e L2 do i7 são mais rápidas que as do core 2 (especialmente a L2 que foi reduzida de 6MB para 256kB, sendo muito mais rápida que antes) e, desta forma, mesmo com cache L3 menor que a L2 do Core 2, os i7 são bem mais rápidos comparando-se processadores de mesmo core.

Não entrei em detalhes da 'micro-arquitetura' dos núcleos, que foi bastante melhorada, além do 'prefetch' e etc. Mas se precisar, posta que certamente alguém ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora tenho uma preferência por AMD ( pelo preço ), tenho que concordar com o colega acima.

A intel evoluiu muito seus processadores. O nehalen então é algo muito alem do que a AMD fez. Até o momento não vi sinais que de que a AMD vai lançar um concorrente a altura.

Para tirar suas conclusões visite:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1471 ( nehalen da intel)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1408 ( k10 da amd)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1154 ( modelos de athlon 64)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1264 ( modelos de core 2)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1651 ( modelos de core i7 )

Esses artigos possuem uma quantidade grande de informação e esclarecimentos sobre as duas tecnologias. Boa leitura ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não sou mais AMD tampouco Intel. Meus 2 últimos PCs eram 1 AMD que comprei no início de 2007, um X2 3800+, e agora uso um Core 2 Duo E4600. Comprei um Phenom II X3 porque está o mesmo preço de um E8400, então um ótimo negócio.

De fato a Intel tem uma boa estratégia, lançando coisas novas a cada 2 anos. A AMD, por outro lado tem um ciclo de 4 anos. O Phenom foi lançado em 2007, e a próxima arquitetura só em 2011:

http://www.techreport.com/discussions.x/15890

Ou seja, Nehalen manda até 2011, pelo menos.

Além das explicações superficiais que dei, e dos links do caro amigo daí de cima, tem mais algo em que possamos ajudá-lo? Não se esqueça de avisar que a dúvida está sanada, se for o caso, assim o moderador tranca o tópico.

Por curiosidade, é um trabalho pra faculdade? Em meu curso tínhamos uma disciplina de "Arquitetura de Microcomputadores" e uma de "Microprocessadores". Então fiquei curioso se é algo do tipo :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...