Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rampage Formula & QX9650


helioaff

Posts recomendados

Saudações pessoal, poderião me tirar uma dúvida recentemente montei uma máquina (Rampage Formula, QX9650, 4Gb DDR 1066 Ocz Reaper, CoolerMaster V8, Seventeam 850-ZAF) quanto vocês acham que consigo nesse esquema de Over? Estarei muito agradecido pela ajuda pois já li o manual todo da placa e não quero começar a alterar parâmetros sem que tenha uma opinião dos amigos. Quais configurações na BIOS me aconselham para um bom Over? Reparei que neste tópico http://forum.clubedohardware.com.br/rampage-formula-q9450/579464 o amigo alonsoamadigi deu umas dicas interessantes e gostaria de saber a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Aquela opção que o Alonso passou é um Pencil-mod feito naquela resistência para minimizar um pouco o VDROP, mas é mais eficiente para VDROOP.

Vou explicar:

VDROP (com um "O") é quando a tensão fixada no bios é menor quando está no SO em idle, sem uso, ocioso.

VDROOP (com dois "OO") é quando o sistema está em carga total, isto é, em full-load e é um bom recurso, fiz isso na minha Rampage e melhorou.

Quanto ao seu processador conseguir de over é relativo, depende da peça (CPU) e da sua intenção de over em %.

Quanto de over você pretende atingir? Algo somente para melhorar o desempenho ou algo mais arrojado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Aquela opção que o Alonso passou é um Pencil-mod feito naquela resistência para minimizar um pouco o VDROP, mas é mais eficiente para VDROOP.

Vou explicar:

VDROP (com um "O") é quando a tensão fixada no bios é menor quando está no SO em idle, sem uso, ocioso.

VDROOP (com dois "OO") é quando o sistema está em carga total, isto é, em full-load e é um bom recurso, fiz isso na minha Rampage e melhorou.

Quanto ao seu processador conseguir de over é relativo, depende da peça (CPU) e da sua intenção de over em %.

Quanto de over você pretende atingir? Algo somente para melhorar o desempenho ou algo mais arrojado?

Muito obrigado mesmo pela ajuda amigo e pela explicação. Gostaria de saber alguns detalhes mais como :

a: Onde posso obter estas informações que me passou para que pudesse estar lendo e assim ter uma ideia melhor;

b: Onde posso obter informações na tela de configurações de overclock da minha bios para melhor compreender o que estou fazendo e quando fizer faze-lo consciente;

O que pretendo é saber onde posso chegar ao máximo com o meu atual kit com este processador e só depois partir para uma solução a WaterCooler. Sou entusiasta e admito isso essa área me chama muito atênção alêm de ser um hobby para mim trabalho ná área mas a muito tempo não faço over desde a époda dos famosos XP Mobile :D que por sua vez chegava facilmente aos 4Ghz. Aos 4Ghz já cheguei no QX9650 somente alterando o multiplicador e aumentando a tensão para 1.42(bios) gostaria de tentar chegar aos 4.5Ghz e ir realizando testes com essa nova arquitetura para saber se realmente é possível alcançar isto com o atual kit. Mais uma vez muito obrigado e estarei muitissimo interessado em sua ajuda estarei a seu dispor fazendo da sua ajuda uma aventura para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehe, eu ainda tenho dois Duron's Móbile de 800MHz que fazem mais de 100% de OC e estão guardadinhos aqui, o que não tenho mais é placa mãe decente para over...

Bom vamos de jornal irracional:D... Eu não tenho nenhum bom link que explique a questão do VDROP e todas as funções do bios e suas implicações, que estejam em português e que sejam bem traduzidas com linguagem bem compreensiva, mas com uma boa pesquisa é possível encontrar algumas belas e bem detalhadas explicações em Inglês.

Na verdade a maioria das opções do bios da Rampage é bem conhecida por quem pratica o overclock, você deve conhecer, no entanto, o que mais dificulta o entendimento, pelo menos para mim, é a questão do que acontece com cada peça de processador quanto o assunto é GTL REF.

O que eu sei sobre essa função é bem básica e descoberta na base da curiosidade e teste prático feito com CPU de 65nm. Claro que a base do entendimento veio através da leitura.

Se formos fazer (dentro do meu pequeno conhecimento) uma pseudo-análise do trafego de sinais/tensão (0-1) e suas mudanças quando correm o FSB, as funções que o bios da Rampage oferece não são suficientes para uma boa afinação dos componentes da Mobo que consecutivamente impede grandes overclock's.

Um exemplo:

Quando sobe a tensão para o FSB o GTL Ref dessa função fica todo desordenado o que implica em instabilidade, já que o GTL deve sempre permanecer com tensão igual ou próxima do padrão.

O GTL Ref trabalha em média com 60% da tensão padrão (a tensão depende do processador) e se a nova tensão associada com as opções do bios não oferecer um ajuste percentual para que o GTL fique dentro da média, o over fica prejudicado.

Um exemplo dessa impossibilidade de ajuste fino:

Se a tensão padrão do FSB for de 1v o GTL (como eu disse acima, trabalha em média 60% do todo) teria que usar 0,60v, mas se for necessário usar 1.3v, quando em over, teria que ter opção disponível no bios de 46/47% de ajuste para que essa função permaneça com seus 0,60v padrão.

Os cálculos e ou ajustes não é problema, o problema é que cada peça(CPU) tem sua individualidade e comportamento diferentes, o que dificulta o OC mais agressivo, principalmente quando é para passar dicas sem estar na frente da máquina manuseando, mas tentaremos de todas as formas ajudar.

Se você já chegou em 4GHz (deve ter ficado um canhão hehe) com 1.42v no bios e ficou estável, isso significa que o processador conseguiu trabalhar com menos de 1.42v e isso é um bom sinal, mas essa tensão é muito provável que terá de ser mudada para mais e seu conjunto dissipador creio que não da conta, mas podemos tentar.

Faz assim, pesquise pela net a fora cada uma das funções que a Rampage oferece, já que quer saber e entender, ou se quiser já mandamos ver no OVER.

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente um muito obrigado e como pelo ver apreciou também os queridos Mobiles a de convir que era bem menos complicado realizar o over do amiguinho do que atualmente com tantas funções de ajustes, sinceramente quase fiquei perdido ^^ mas é aquilo nada que um conhecimento básico de eletrônica e informática industrial não resolvam somado aos amigos ^^. Achei uns links bem interessantes e tentei entender porêm não achei algo complicado porêm só não fiz por achar que configurações de outros processadores não se aplicariam a este (bem pelos menos eu acho) mesmo que sirvam como referência para iniciarmos. Alguns que achei abaixo para começar a pesquisa:

http://www.overclock.net/intel-motherboards/363821-asus-rampage-formula-bios-settings-help.html

http://www.overclock.net/intel-motherboards/352407-asus-rampage-formula-x48-thread-2.html

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3184&p=1

http://www.overclock.net/intel-motherboards/448793-asus-rampage-formula-bios-settings-qx6850.html

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/7054-asus-rampage-formula-x48-motherboard-review-6.html

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=162552

Este agora achei bem interessante por se tratar de os usuários trocarem informações diretamente sobre as configurações da BIOS de cada um.

http://forums.techpowerup.com/showthread.php?t=57098

Gostaria de saber agora por onde podemos começar para tentar algo, se quiser tiro screens ou salvo txt para podermos acertar melhor e começar a afinar o sistema. Muito obrigado mesmo + uma vez. E viva os XP Mobile na minha opinião o cara até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Eu pensei que você queria entender sobre as funções e o que acontece a cada mudança... Menos mal.

De qualquer forma, tem um bom conteúdo AQUI, sobre tensão escrita pelo Carlos Morimoto (GDH), caso queira espiar.

Essas configurações (dos links) que o pessoal passou, foi a configuração que o conjunto deles aceitou, mas como já sabemos que para overclock não existe receita e cada hardware tem seu comportamento diferenciado, podemos apenas analisar o comportamento ou a necessidade de tensão da placa nas mais variadas configurações.

Sobre placa mãe "igual". Breve comentário.

Esta minha Rampage é a segunda placa que tenho. A primeira (que eu acabei danificando algo e fiz RMA) tinha comportamento diferente desta atual usando o mesmo processador.

Esta, a atual, aceita FSB de 1800MHz com a tensão fixa no mínimo mais VDROP, na outra tinha que aumentar a tensão para NB, SB entre outros ajustes para ter estabilidade.

Comparando o comportamento, das "idênticas" placas, reforça ainda mais a necessidade de ajuste individual para cada conjunto...

Vamos então tentar over maior que 4GHz no seu conjunto.

Necessitamos de informações.

Quais foram as configurações (geral) que você usou quando chegou em 4GHz.

Ficou estável nesses 4GHz?

Deu POST e BOOT de forma normal?

Quais foram as temperaturas?

Tem os dados? Você se lembra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, com certeza a respeito do que falou sobre mesma placa mãe e ter resultados diferentes isto é fato visto que por mais precisa que as máquinas industriais sejam sempre terão uma margem para erro mas voltemos ao assunto foco de nossa conversa. Faremos assim, quando eu chegar em casa colocarei as configurações da BIOS aqui para podermos começar a mandar bronca e sinceramente como falei com você anteriormente tentaremos alcançar uma margem legal de over e caso não conseguirmos ir bem irei colocar sistema de WaterCooler para alcancarmos objetivos maiores. Mas de início ficaremos assim combinados. E a matéria que me passou do Morimoto é excelente. E vamos aproveitar que todo o conjunto esta na garantia ^^. Se acha legal fazermos modificações a nível de Vdrop(Vdroop) como citado anteriormente? Grande abraço.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Como eu tinha falado anteriormente segue as configurações da BIOS com o Over em 4Ghz e estarei colocando também as temperaturas em full load para começarmos a ter noção.

Parte 1 --> http://img229.imageshack.us/i/66963707.jpg/

Parte 2 --> http://img371.imageshack.us/i/44166292.jpg/ tive que alterar para 1.45 para estabilizar.

Parte 3 --> http://img182.imageshack.us/i/28174128.jpg/

Parte 4 --> http://img253.imageshack.us/i/79809861.jpg/

Parte 5 --> http://img182.imageshack.us/i/94034739.jpg/

Parte 6 --> http://img182.imageshack.us/i/23980035.jpg/

Aguardando o amigo para podermos dar início a melhor parte(testes) ^^ .

Segue mais algumas imagens de testes realizados a 4.0Ghz com os resultados.

http://img149.imageshack.us/img149/128/2009072423h12cpu1.png

http://img149.imageshack.us/img149/2763/2009072423h12cpu2.png

http://img228.imageshack.us/img228/6253/2009072423h12cpu3.png

http://img149.imageshack.us/img149/7509/2009072423h12cpu4.png

http://img291.imageshack.us/img291/7451/2009072423h12vcore.png

http://img150.imageshack.us/img150/4439/2009072423h12volt3.png

http://img258.imageshack.us/img258/900/2009072423h12volt5.png

http://img258.imageshack.us/img258/5195/2009072423h12volt12.png

http://img149.imageshack.us/img149/7218/everestfullload.jpg

http://img150.imageshack.us/img150/1709/everestidle.jpg

http://img228.imageshack.us/img228/6624/idley.jpg

http://img149.imageshack.us/img149/5098/valoresfullload.jpg

http://img291.imageshack.us/img291/2447/valoresfullload2.jpg

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Você vai ter que trocar o sistema de arrefecimento para tentar over maior.

As temperaturas estão exageradamente altas e o risco de queima é iminente. Não devemos ir adiante.

Se acha que as temperaturas estão altas para o processador ou para os NB e SB ou todo o conjunto. Será talvez pelo aumento de Vcore ?

Seguindo a tabela do próprio site da Intel deste processador a temperatura máxima dele seria de 64.5ºC . Mesmo eu full load batendo a casa dos 50ºC considera alta ou somente alguma margem que tem estipulada ou está levando em conta os núcleos? Muito obrigado mesmo pela troca de informações.

Obs.: Link da tabela

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLAWN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

São os núcleos, ou um único núcleo, que devem ser levados em consideração, afinal, o ponto que gera maior temperatura é o ponto crítico que faz a peça (processador) acabar tendo problema, que são justamente os núcleos.

Esse QX9650 (como outros) que tem TDP de 130w esquenta um bocado (tem grande dissipação térmica) e é por esse motivo que em 100ºC não apresentou reset aleatório, como mostrado no gráfico das SS que você postou.

Em 100ºC a CPU não vai ter desempenho compatível com a nova frequência e isso vai fazer do overclock uma experiência retrograda quando em carga máxima por longo tempo.

O que eu tenho para te dizer é o seguinte: Overclock é uma técnica capaz de extrair o máximo de uma CPU+conjunto, porém, os efeitos colaterais (no caso temperatura) devem ser minimizados ao máximo, tanto para obter o máximo do desempenho em Full-Load prolongado, como para prolongar a vida útil do processador.

Veja AQUI o que o conjunto dissipador V10 Cooler Master é capaz de fazer com processadores esquentadinhos.

Segundo o material, o dissipador é capaz de dar conta de peça com TDP de 200 w. Bacana não? O problema é o preço...

Caso o amigo queira aumentar o Clock com o sistema de arrefecimento atual, alem do risco extra, é muito provável que não vai haver estabilidade ao longo do uso e o efeito da instabilidade não vai combinar com o propósito do OC.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

São os núcleos, ou um único núcleo, que devem ser levados em consideração, afinal, o ponto que gera maior temperatura é o ponto crítico que faz a peça (processador) acabar tendo problema, que são justamente os núcleos.

Esse QX9650 (como outros) que tem TDP de 130w esquenta um bocado (tem grande dissipação térmica) e é por esse motivo que em 100ºC não apresentou reset aleatório, como mostrado no gráfico das SS que você postou.

Em 100ºC a CPU não vai ter desempenho compatível com a nova frequência e isso vai fazer do overclock uma experiência retrograda quando em carga máxima por longo tempo.

O que eu tenho para te dizer é o seguinte: Overclock é uma técnica capaz de extrair o máximo de uma CPU+conjunto, porém, os efeitos colaterais (no caso temperatura) devem ser minimizados ao máximo, tanto para obter o máximo do desempenho em Full-Load prolongado, como para prolongar a vida útil do processador.

Veja AQUI o que o conjunto dissipador V10 Cooler Master é capaz de fazer com processadores esquentadinhos.

Segundo o material, o dissipador é capaz de dar conta de peça com TDP de 200 w. Bacana não? O problema é o preço...

Caso o amigo queira aumentar o Clock com o sistema de arrefecimento atual, alem do risco extra, é muito provável que não vai haver estabilidade ao longo do uso e o efeito da instabilidade não vai combinar com o propósito do OC.

Abraço.

Muito obrigado pela ajuda novamente, porêm em qual SS você viu a temperatura em 100ºC? O que pode ter visto foi o uso do processador em 100% e do lado esquerdo da figura a temperatura . Repare novamente. Desculpe pois pode ter visto incorretamente. Antes que chegasse aos 90ºC eu mesmo teria desligado pois sei que a esta temperatura o processador não pode atingir mesmo. Reveja novamente a Screen e verá que do lado esquerdo do gráfico se trata da escala de Temperatura e do lado direito do Uso do Processador. Logo a temperatura máxima foi de 66ºC com 100% de uso como mostra a legenda em Verde na tabela.

Cor verde = Uso da CPU

Cor vermelha= Temperatura dos Núcleos

E este link que me passou do V10 eu já tinha lido e achei bem interessante ainda mas pelo conceito do uso(TEC) porêm acho que não compensa pelo preço e o retorno, para investir num Cooler como este é melhor partir logo para uma solução a água pois acho que teriamos um melhor retorno em termo de refrigeração. O que acha?

Mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Me desculpe amigo... Você fez testes suficiente para tirar muitas dúvidas e eu não fui atencioso o suficiente para o seu trabalho...

Esses dias eu não estou atento nem no que é visivelmente claro rsrs.

De qualquer modo vamos verificar outros detalhes.

Pelo gráfico de tensão, parece que você não ativou o loadline. Você fez teste com o loadline ativado?

66/67ºC EU considero temperatura limite se quer o over para uso diário, alem do mais, para ultrapassar os 4GHz, é provável que seja necessário aumentar o VCORE, o que acarretará em maior temperatura, mas vamos tentar com "segurança".

Tente dessa forma abaixo e nos diga o resultado.

Não se esqueça de ficar sempre de olho nas temperaturas ok.

Over tuner-----------manual

CPU Ratio------------10

FSB Strap------------Auto

FSB Frequency-------420

DRAM Frequency- -----Selecione dentre as opções a frequência igual ou menor de sua memória.

Command Rate--------2

O restante das configurações da memória deixe em auto.

CPU Voltage----------1.40625v

CPU PLL Voltage------1.6v

NB Voltage-----------1.41v

Dram Voltage---------1.9v

FSB Terminação Volt--1.4v

Soulth B Voltage-----1.075v

SB 1.5v VOLt---------1.55v

Load line Calibration---Enable

CPU GTL Volt. Ref.----0,62x

NB GTK Volt. REF.-----0,67x

Opções de DRAM não mexa.

CPU Spread Spectrum-Disable

PCIE Spread Spectrum-Disable

CPU Clock Skew-------200ps

NB Clock Skew--------200ps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as configurações que me passou rodei OCCT e adivinha ???? Tela Azul e resetou rssssssssss. Se acha que vale a pena eu trocar o Cooler V8 por um True Cooper estava lendo a respeito e parece que ele melhora bastante a dissipação quando em uso com 2 coolers de 120mm . O que achas está faltando algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

É falta de VCORE o "seu" problema.

Para conseguir estabilidade vai ter que subir a tensão e a temperatura vai junto.

De conjunto dissipador, industrializado, eu conheço muito pouco, pois quando necessito de arrefecimento com maior desempenho, eu mesmo construo algum.

Acho que você deveria partir para refrigeração liquida com esse CPU.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez meu amigo muito obrigado, o que pode me indicar para nível de WaterCooler? Um sistema bom pois como é minha primeira vez com este tipo de sistema mesmo não tenho árduo conhecimento pretendo estar montando um ou comprando. Quando disse que constroi gostaria de saber se constroi em refriferação líquida ou a ar e como dito anteriormente o que podes me indicar... Não sei se acompanhou este tópico aqui http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-meu-pc/560063 mas achei bem interessante e estava afim de comprar um conjunto de placa mãe - processador - memória - cooler - fonte para testar e se acha válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Montar um sistema de arrefecimento a água, pelo menos para mim, é mais interessante, mais econômico e principalmente mais prazeroso...

Como eu trabalho como projetista automobilístico, tenho acesso a várias ferramentas do pessoal de competição que cedem gentilmente as máquinas nas horas vagas. Máquina como, por exemplo, fresadora que para construir um bloco para água é bem fácil e rápido.

Eu tenho aqui um bloco que construí, já faz um bom tempo, que uso em teste de bancada, que associado a uma bomba submersa Sarlo Better, com vazão em linha de 400l/h, é capaz de deixar uma CPU, com baixo TDP, abaixo de º0 com água salgada vindo direto do frízer para o reservatório.

Esse mesmo conjunto trabalhando em temperatura ambiente associado a um radiador, tambem construído por mim, consegue manter uma CPU de 60w em full load com temperatura º5 acima da ambiente.

Refrigeração por imersão eu já testei, mas fui infeliz. Usei óleo de transformador de rede elétrica cedido pela Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) que acabou queimando algo com 2 minutos de teste, o oleo era usado e não próprio para esse fim. O recipiente eu fiz com acrílico unido com cola base de silicone.

O sistema de arrefecimento por imersão, construído de forma adequada, surte bom resultado, mas não é algo prático para lida, só é bom para os professores pardais de plantão matar a curiosidade e ter o prazer diferenciado do teste. Esse tipo de "coisa" não vinga para uso comum.

Como você pode perceber, eu não compro equipamento para refrigeração de CPU em separado, sempre acho algum meio de bolar algo, por esse motivo, não sei qual WC industrializado recomendar. Recomendo que você construa um hehe.

Caso queira encarar a empreitada eu ajudo. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda cedida, seguinte este mês estarei tentando melhorar a dissipação térmica do V8 retirando o cooler padrão incluso nele e adicionando 2 Cooler´s 110V ^^ um de cada lado do cooler um soprado e outro puxando o ar jogando diretamente para o cooler traseiro do gabinete que já têm um cooler(110V) puxando o ar. Irei fazer o possível para que antes eu tenha que meter a mão na massa em uma solução a água. Assim que eu fizer as modificações irei verificar os resultados com base nas temperaturas se satisfatórias a nível de obtermos melhores resultados iremos verificar caso contrário partimos para a construção dos sistema a água. Muito obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo então. Aguardamos a modificação.

Vou passar alguns dados para te animar e pegar logo um sistema de

resfriamento a água.

No link abaixo tem todos os resultados do teste do OCCT feito em

nível alto, com over maior que o que você fez e com os mesmos 15

minutos de teste. Veja que não houve erros e a temperatura para o

over ficou 10.

Claro que as CPUs não são iguais, mas as temperaturas do E8400 são

bem parecidas com as da sua CPU.

Perceba também que no início do teste eu não tinha ligado a FAN do radiador e a temp. subiu, mas assim que liguei a FAN a temp. abaixou

Veja.

http://img81.imageshack.us/gal.php?g=2009080611h36cpu1.png

Aqui você pode ver as voltagens e o FSB que foi usado. Todas as

voltagens referentes à placa mãe foram mínimas. Essa minha Rampage não é muito exigente.

27877591.th.jpg

Aqui o link de validação.

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=640169

Espero que abra seu apetite hehe. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De boa como disse anteriormente para ti sou entusiasta sim mas consciente, os olhos encheram d'água pois eu adoro coisas desse tipo ainda mas se tratando de algumas semelhanças. Apetite abriu até demais, agora creio eu que para estabilizar um quad seja um poquinho mas complicado porêm em se tratar de um sistema de refrigeração excelente isso não seja problema. Agora a pergunta que não quer calar, o quanto você acha que ficaria avaliado um sistema construído a base de água com todo aparato necessário? Lembrando que essa será a primeira vez que irei tascar a mão em algo assim. Outra observação, eu sou muito criterioso para fazer tudo gosto de analisar tudo antes de meter a mão na massa por isso dessas perguntas e desculpe por estar desandando um pouco o processo. Mas realmente as imagens me deixaram de queixo caído ainda mas que se atingirmos os resultados esperados seu nome certamente irá entrar no rank junto ao meu pois estou preparando um aparato creio eu que razoável para tentar bater algumas pontuações(PI, 3dMark etc...) . Mais uma vez meu caro muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Bom, a única coisa que eu gastei foi com a bomba de água que custou 10 Dólares, o resto eu peguei na oficina, onde construí.

Bloco, mangueira, suporte de fixação etc arrumei tudo facilmente, mas o meu sistema não é nada bonito e organizado, pois foi construído somente para surtir efeito.

Você vai ter que procurar o preço de um bloco (pequeno) “cobre é melhor” para construir a base ai na sua cidade e verificar em alguma tornearia o preço da hora trabalhada pata retificar o bloco. Aqui é 60 reais a hora...

Mangueira, niple, bomba e reservatório são fáceis e barato.

Você vai ter que ir a campo e procurar... Eu não tenho a mínima ideia se na sua região é fácil e perto para achar os itens.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.... to entrando de cabeça no tópico, to comprando uma memo igual a sua e se não me engano ela precisa de 2.1v de vdimm para funcionar a 1066MHz, você setou ela a 1066MHz, pois ali em cima o ribeirocross pede pra você setar o vdimm em 1.9v ?? se sim, acredito que o vdimm pode da a tela azul.

desculpe se falei alguma besteira aee....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

É verdade, eu deveria estar pensando em 800MHz em vez de 1066MHz, mas creio que o amigo usou a tensão certa para 1066MHz.

Essa questão de necessidade de tensão para determinada frequência é bem relativo...

Estou com duas Corsair de 1066MHz que o fabricante estipula (deve ser usado) o valor de 2.1v para 1066MHz de frequência, mas a particularidade do hardware mostram que cada peça ou o conjunto delas, desbanca essa necessidade.

Testei agora a pouco duas Corsair Dominator 1066MHz em 1066MHz com 1.8v e ficou estável o sistema para rodar Super-Pi de 1MB e 15 minutos de teste no OCCT, estou usando já faz várias horas, inclusive agora.

Veja na SS.

memo2.th.jpg

Necessidade de tensão (mesmo que a etiqueta mostra ser necessário) não é uma regra, depende de cada peça ou conjunto delas. Pelo menos é o que tenho visto nos testes que ando fazendo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.... to entrando de cabeça no tópico, to comprando uma memo igual a sua e se não me engano ela precisa de 2.1v de vdimm para funcionar a 1066MHz, você setou ela a 1066MHz, pois ali em cima o ribeirocross pede pra você setar o vdimm em 1.9v ?? se sim, acredito que o vdimm pode da a tela azul.

desculpe se falei alguma besteira aee....

Opa muito obrigado pela atenção também amigo, mas eu coloquei a tensão de 2,1 mesmo me atentei a este fato. Agora impressionante a sua configuração é bem parecida mesmo com a minha. Podemos trocar algumas idéias.

Opa,

É verdade, eu deveria estar pensando em 800MHz em vez de 1066MHz, mas creio que o amigo usou a tensão certa para 1066MHz.

Essa questão de necessidade de tensão para determinada frequência é bem relativo...

Estou com duas Corsair de 1066MHz que o fabricante estipula (deve ser usado) o valor de 2.1v para 1066MHz de frequência, mas a particularidade do hardware mostram que cada peça ou o conjunto delas, desbanca essa necessidade.

Testei agora a pouco duas Corsair Dominator 1066MHz em 1066MHz com 1.8v e ficou estável o sistema para rodar Super-Pi de 1MB e 15 minutos de teste no OCCT, estou usando já faz várias horas, inclusive agora.

Veja na SS.

memo2.th.jpg

Necessidade de tensão (mesmo que a etiqueta mostra ser necessário) não é uma regra, depende de cada peça ou conjunto delas. Pelo menos é o que tenho visto nos testes que ando fazendo.

Abraços.

E ae grande Ribeiro ^^ o que disses têm base mesmo mas entre o certo e o duvidoso eu irei no funcional mesmo :lol: . O mas não esqueci do tópico não hein, estou ainda a pegar o material para ver se consigo um melhor resultado nas temperaturas. E novamente um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Opa,

É verdade, eu deveria estar pensando em 800MHz em vez de 1066MHz, mas creio que o amigo usou a tensão certa para 1066MHz.

Essa questão de necessidade de tensão para determinada frequência é bem relativo...

Estou com duas Corsair de 1066MHz que o fabricante estipula (deve ser usado) o valor de 2.1v para 1066MHz de frequência, mas a particularidade do hardware mostram que cada peça ou o conjunto delas, desbanca essa necessidade.

Testei agora a pouco duas Corsair Dominator 1066MHz em 1066MHz com 1.8v e ficou estável o sistema para rodar Super-Pi de 1MB e 15 minutos de teste no OCCT, estou usando já faz várias horas, inclusive agora.

Veja na SS.

memo2.th.jpg

Necessidade de tensão (mesmo que a etiqueta mostra ser necessário) não é uma regra, depende de cada peça ou conjunto delas. Pelo menos é o que tenho visto nos testes que ando fazendo.

Abraços.

Grande Ribeiro, olha eu voltando aqui. O que achas desses caras para colocar na configuração atual:

Solução em Water

http://www.corsair.com/products/h50/default.aspx

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&products_id=24646

Solução em Air

Prolimatech Megahalems

Ifx14

True Copper

Minha aposta maior está nos primeiros o que achas? Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...