Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando após troca da placa de vídeo


tomas_xc

Posts recomendados

E aí, pessoal. Estou com um problema no meu computador que começou a ocorrer após a troca da placa de vídeo.

Primeiramente, aí vai a configuração do PC:

Placa mãe: Asus M2V

Chipset: VIA K8T890

Processador: DualCore AMD Athlon 64 X2, 2200 MHz (11 x 200) 4200+

Memória principal: DDR2 1 GB

Placa de vídeo atual: ZOTAC NVIDIA GeForce 8500 GT (PCI Express)

Placa de vídeo antiga: NVIDIA GeForce 6200 (TC) (PCI Express)

Fonte de alimentação: C3 Tech 500W

HD: SAMSUNG HD160JJ (149 GB)

Gravador de DVD: HL-DT-ST DVDRAM GSA-H12N

Sistema Operacional: Windows XP SP3

Temperaturas:

HD: 44ºC

GPU: 57ºC

CPU Núncleo 1: 43ºC

CPU Núncleo 2: 41ºC

Processador: 44ºC

Placa mãe: 46 ºC

O problema é o seguinte. Após trocar a placa de vídeo NVIDIA GeForce 6200, que estava distorcendo várias cores, por uma NVIDIA GeForce 8500 GT, o computador começou a travar em momentos aleatórios. Os travamentos nunca ocorrem durante jogos 3D, mesmo depois de jogar mais de 4 horas um jogo 3d (Half Life 2). Ocorrem mais durante aplicativos do Windows XP.

Quando trava, a tela às vezes dá algumas piscadas e aí se você ficar mexendo o mouse dá um bipe na placa mãe, a imagem fica congelada e para resolver só apertando o botão reset.

Já tentei:

- Limpar os contatos da memória.

- Limpar os contatos da placa de vídeo.

- Formatar e reinstalar o Windows XP.

- Instalar os drivers mais atuais da placa de vídeo.

- Testar com outra fonte.

E o problema persiste.

De cara, desconfiei da placa de vídeo, já que antes da troca tal problema nunca havia ocorrido. Então baixei o ATI Tool (que pelo que ouvi, também funciona com placas da NVIDIA), e quando eu rodo "Scan For Artifacts", depois de algum tempo, dá a tal travada. Mas não sei se isso garante que o problema é na placa de vídeo.

Eu levei no local onde comprei a placa para reportar o problema, deixei o PC lá por algumas horas e o rapaz me disse que era oxidação da memória (e não tinha nada a ver com a placa de vídeo) e que tinha feito uma limpeza e estava tudo OK. O problema continuou.

Eu também já rodei o Memtest86 e no primeiro pass (20 minutos) não detectou nenhum erro, eu devo deixar rodar por mais tempo para detectar um possível erro na memória?

Então, o que eu queria saber identificar qual é o problema.

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...