Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diakonov

Recuperação de HD Seagate 7200.11

Posts recomendados

Resolvi postar esse tópico pois meu HD de 750GB da Seagate, série 7200.11 pifou por defeito do firmware dessa série e com muito esforço e ansiedade consegui reverter o dano através de fóruns da internet. Infelizmente, mesmo para as séries mais recentes de HDs de alta capacidade de todas as marcas, temos relatos terríveis de HDs morrendo depois de poucos meses de uso o que nos obriga a fazer backup de centenas de gigabytes com centenas de DVDs de 4.5Gb.

A solução que colocarei aqui foi obtida de diversos fóruns na internet, em português e em inglês, mas com partes mal explicadas e conflitantes ou faltando e por isso resolvi postar esse tópico.

Temos basicamente 2 tipos de defeitos possíveis devido ao firmware. Eu irei postar APENAS a solução que eu testei para o MEU problema específico para evitar erros. Também eu NAO garanto que esse meu procedimento dê certo, temos inúmeros relatos de erros e sucessos. Para mais informações técnicas dos defeitos consulte os links abaixo.

Os fóruns de internet pesquisados foram os seguintes:

http://www.msfn.org/board/topic/128807-the-solution-for-seagate-720011-hdds/

http://www.overclock.net/hard-drives-storage/457286-seagate-bricked-firmware-drive-fix-pics.html

http://www.msfn.org/board/index.php?showtopic=128807&st=1000

http://www.guiadohardware.net/comunidade/hd-problema/966710/1.html#post4373693

http://sites.google.com/site/seagatefix/

SUGIRO FORTEMENTE QUE você LEIA TAMBEM OS FORUNS ACIMA PARA SE INFORMAR MAIS E DETECTAR EVENTUAIS DIVERGENCIAS DESSE POST COM OUTROS FORUNS. AS DIVERGENCIAS PERTINENTES EU COMENTEI DURANTE ESSE POST. CASO HAJA ALGUMA OUTRA DUVIDA, PESQUISE NOS FORUNS ANTES DE TENTAR REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO. NÃO REALIZE ESSE PROCEDIMENTO ANTES DE TER 100% DE CERTEZA QUE COMPREENDEU TODAS AS ETAPAS.

Seguir o roteiro dos links acima apresenta inúmeras dificuldades, evitadas pelo guia que escrevo aqui. Primeiro há a dificuldade de se conseguir um conversor eletrônico Rs232-TTL no Brasil já montado certinho, segundo há discrepâncias sobre o procedimento entre os diferentes links. No final, o guia do www.msfn.org cujo link está acima é o mais confiável e completo mas não trata da solução usando um cabo de dados para celular do tipo CA-42.

Tente seguir solução postada aqui APENAS se o seu HD da seagate apresentar o seguinte defeito abaixo. Para o outro tipo de defeito, pesquise nos links acima (no total são apenas 2 tipos de defeito relacionados ao firmware da série 7200.11, e nesse guia eu trato de apenas 1 deles).

Também é importante testar se seu HDD de fato precisa de uma atualização do firmware. Veja isso no link abaixo:

http://seagate.custkb.com/seagate/crm/selfservice/search.jsp?DocId=207931

O meu problema com HD da Seagate 7200.11

1) HD não é mais detectado na BIOS ao se ligar o computador, embora o HD ligue o motor dele e faça algum barulho no começo. A BIOS fica travada por um tempo e os dados do HD são inacessíveis. Isso nos outros fóruns se chama de problema do tipo BUSY. Tudo se passa como se o HDD não existisse.

-------------A Solução-----------------------------------------------

-------------Materiais necessários e onde comprar---------------------

*******Todos os endereços abaixo são de São Paulo - SP*********

1) Chave de fenda tipo TORX T6. O jogo de chave de fenda custa 20 reais e é encontrado facilmente em lojas de eletrônicos na rua Timbiras, perpendicular à R. Sta Ifigênia. É usado para desparafusar a placa verde do HD.

2) Cabo de dados para celular do tipo CA-42, você acha isso por 20 reais na rua Sta Ifigenia 261 Box 43. Ele substituirá o conversor RS232-TTL mencionado em outros fóruns. É possível também utilizar um cabo DKU-5 mas é bem mais complicado usar esse cabo porque ele tem mais fios e exige uso de multímetro para identificar a função de cada um dos fios. Recomendo fortemente comprar somente o cabo CA-42.

1191612065612_bigPhoto_0.jpg

3) Conjunto de fios com conector MUDU na ponta (é o mesmo conector usado para conectar os botões do Gabinete na placa mãe). você pode usar os fios de um gabinete antigo ou comprar um set pronto em alguma loja. Poucas lojas vendem cabos desse tipo prontos e é irrelevante se os conectores mudu estão juntos ou separados pois iremos retirar os conectores MUDU da ponta, deixando apenas o revestimento metálico que fixa o fio ao conector MUDU. Comprei um conjunto de 3 fios prontos por 3 reais.

Seagate%20Fix%20024.JPG

Fig.1 Essa foto mostra os fios com os conectores mudu

Seagate%20Fix%20025.JPG

Fig. 2 Essa foto mostra os fios sem os conectores mudu

4) Soldador de 7 reais mais solda de 7 reais. É necessário para ligar os fios do cabo de dados CA-42 com os fios de conectores MUDU.

5) Fita isolante preta.

------------------------------------------------------------------------

---------------A confecção do cabo-------------------------------------

1) O cabo de dados CA-42 tem 2 pontas, uma ponta é USB que deixaremos intacta e a outra ponta é a do celular. Corte a ponta que conecta ao celular. Veja que o cabo tem 3 fios. Um deles chamaremos de RX, outro é o TY e por fim o GND (ground). Irei posteriormente explicar como identificar cada um desses fios.

2) Utilizando um estilete (não use tesoura), descasque o cabo que envolve os fios com finos cortes paralelos ao fio, até você conseguir enxergar um dos fios. A partir desse ponto, você pode com a mão puxar e cortar com uma tesoura o resto do encapamento revelando os 3 fios sem lesionar eles com o estilete. Quando os 3 fios estiverem expostos, faça um pequeníssimo corte com uma tesoura e puxe o encapamento deles para fora com a mão e unha.

3) Em seguida pegue os fios com os conectores mudu. Utilizando um estilete, é possível levantar uma fina aba do conector mudu a fim de liberar o fio preso a ele. Levante essa aba e puxe o fio gentilmente, fazendo isso com o restante dos fios, no total de 3.

4) Utilize o soldador e a solda com muito cuidado, seguindo as instruções do soldador, a fim de unir cada um fio desencapado do cabo de dados CA-42 com os fios do cabo que tinha os conectores mudu. Quando a solda esfriar, isole os fios soldados com uma fita isolante. No final, você terá 3 fios independentes devidamente soldados. Isso é importante para garantir um bom contato.

Agora iremos testar o cabo confeccionado e determinar quais terminais são RX, TY e GND.

-----------------------------------------------------------------------

-------------Testando o cabo------------------------------------------

1) Ligue o computador, conecte o cabo CA-42 no windows XP e instale os drivers necessários utilizando o cd que veio com o cabo de dados CA-42.

2) Vá ao painel de controle --> sistema ---> hardware --> gerenciador de dispositivos --> portas (COM & LPT) e ache qual porta COM está instalado o cabo CA-42.

3) Ligue o Hyperterminal (ausente no windows vista, consulte os links dos fóruns para uso de programas alternativos). Ignore as janelas que talvez apareçam clicando em ok ou cancelar. Vá em arquivos --> propriedades e escolha a porta COM correta em que está instalado o cabo CA-42. Depois vá em configurações e coloque BAUD 38400, Data BITs 0, Stop Bits 0, Parity none, Flow Control none. Clique em ok e saia da janela de configuração.

04.jpg

4) O objetivo agora é definir a função de cada fio, ou seja, qual fio é o RX, TY ou GND.

Quando o fio RX e TY são unidos, e algo é digitado no teclado, a janela do Hyperterminal mostra exatamente o que é escrito no teclado. Isso significa que o fio que sobrou é necessariamente o GND. Anote no papel qual fio é o GND.

Quando o fio GND encosta no fio RX caracteres estranhos aparecem na janela do Hyperterminal. Portanto sabemos qual fio é o RX. O fio que sobrou acaba sendo o TY. Anote tudo em um papel.

5) Isole os conectores metálicos na ponta com fita isolante, para evitar contato entre eles ao plugar eles no HD.

Portanto a partir desse ponto, fizemos a etapa mais trabalhosa do processo, que é comprar os materiais e confeccionar e testar o cabo. É muitíssimo importante que o cabo esteja funcionando exatamente como descrito acima e que ele esteja bem soldado para evitar perda de contato.

--------------------------------------------------------------------------

------------Preparando o HD----------------------------------------------

1) Primeiro se esfregue em uma superfície de metal para tirar a eletricidade estática do seu corpo. Vire o HD, você verá uma placa verde parafusada em diversos pontos (olhe as fotos). Desparafuse usando a chave de fenda TORX T6, retire a placa verde, arrume novamente a almofada que fica embaixo da placa verde. você verá que tem um conector metálico retangular na foto. Isole esse conector com um cartão comercial como mostrado na foto (recorte o cartão para diminuir o tamanho) e parafuse os 3 parafusos mais distantes desse conector como mostrado na foto.

Seagate%20Fix%20038.JPG

Seagate%20Fix%20039.JPG

Seagate%20Fix%20040.JPG

2) Com o computador desligado, conecte os cabos RX, TY, GND no HD como mostrado na foto, conecte também o cabo de energia sata no HD. NAO conecte o cabo de dados sata no HD. O HD deve estar de cabeça para baixo, devidamente fixo com fita isolante para evitar que ele se mexa e deve estar com fácil acesso e fora do gabinete.

Seagate%20Fix%20015.JPG

Seagate%20Fix%20036.JPG

Em um determinado momento futuro do processo, iremos retirar o cabo de força do HD SEM RETIRAR o cabo RX, TY e GND e portanto é importante que os fios não estejam enroscados entre si, assim como retiraremos posteriormente o pedaço de papel que colocamos embaixo da placa verde.

-------------------------------------------------------------------------

-----------------Inserindo os comandos no Hyperterminal------------------

Todos os comandos a serem digitados no Hyperterminal estão em vermelho! Note que é importante colocar os comandos exatamente como estão escritos aqui, tomando cuidado em usar letras maiúsculas ou minúsculas de acordo com o comando.

1) Ligue o computador, entre no windows, ligue e configure o hyperterminal da mesma forma quando o cabo foi testado, colocando as devidas configurações numéricas mencionadas antes e selecionando a porta COM correta como explicado antes. Se tudo estiver correto, ao se pressionar no teclado crtl+z você verá na janela do programa o seguinte prompt:

F3 T>

Caso você não veja nada é provável que os cabos RX e TY não estejam colocados da forma correta, talvez estejam invertidos ou com mal contato. Desligue o computador e rearrange os cabos da forma correta ou procure mal contatos etc e tente novamente.

Se tudo deu certo, então digite o comando em vermelho:

F3 T>/2 [tecle ENTER]

F3 2>Z [tecle ENTER]

Espere sair a mensagem:

Spin Down Complete

Elapsed Time 0.147 msecs

F3 2>

Nesse momento, com muito cuidado e com o HD ligado e todos os fios conectados, retire o pedaço de papel do HD que colocamos embaixo da placa verde e em seguida parafuse cuidadosamente os parafusos soltos que sobraram SEM QUE OS PARAFUSOS ENCOSTEM EM QUALQUER OUTRO LUGAR DA PLACA. Sugiro que use uma fita isolante de forma a fixar o parafuso na chave de fenda para evitar que o parafuso entre em contato com qualquer outra parte da placa verde. É normal que ao se retirar o papel, a almofada que fica embaixo da placa verde saia um pouco de lugar. Se preocupe em ajeitar a almofada somente depois que tudo terminar.

Depois, insira os comandos abaixo:

F3 2>U [tecle ENTER]

Espere a mensagem:

Spin Up Complete

Elapsed Time 7.093 secs

F3 2>

F3 2>/1 [tecle ENTER]

F3 1>N1 [tecle ENTER]

Cuidadosamente nesse ponto retire o cabo de força sata do HD com cuidado, SEM retirar os cabos RX, TY, GND, espere 10 segundos e reconecte de novo. Esse é um ponto em que os vários fóruns divergem, alguns não mencionam a necessidade de tirar o cabo de força nesse ponto o que eu considero um erro.

Isso deve ser feito SEM desligar o computador ou o windows e SEM sair do Hyperterminal.

Com o cabo de força do HD reconectado, pressione crtl+z e aparecera o prompt abaixo:

F3 T>

Digite o comando final em vermelho:

F3 T>m0,2,2,0,0,0,0,22 [tecle enter] [note que o "0" é zero e não a vogal o]

Depois de alguns segundos a um minuto, você deverá ver a mensagem abaixo:

Max Wr Retries = 00, Max Rd Retries = 00, Max ECC T-Level = 14, Max Certify Rewrite Retries = 00C8

User Partition Format 10% complete, Zone 00, Pass 00, LBA 00004339, ErrCode 00000080, Elapsed Time 0 mins 05 secs

User Partition Format Successful - Elapsed Time 0 mins 05 secs

Somente depois dessa mensagem você pode desligar o computador, desconectar todos os cabos, reinstalar os HD normalmente na placa mãe e ver se o problema foi resolvido.

Antes de atualizar o firmware de seu HDD, faça backup com DVDs, pois a atualização do firmware pode falhar, anulando todo o esforço de recuperar o HDD.

Caso não tenha sido resolvido, consulte os links dos fóruns acima para qualquer problema. Existe procedimentos extras para caso esse problema persista, mas não mencionarei nesse post porque eu não precisei realizar eles.

  • Curtir 9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meus parabens!!!!

esse tópico esta repleto de informações muito importantes que sem duvida vai ajudar mtos do forum

o problema que tenho em meu hd nao se enquadra no tipo busy mais tenho problemas com ele e vou pesquisar nos foruns informados para solução dele

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Diakonov!

Meu HD tá com o mesmo problema e eu estava doido atrás de um conversor RS232-TTL, eu não achava ele em lugar algum, nem sabia se era esse nome mesmo que ele era conhecido no Brasil. Quando eu ia na loja de eletrônica eu levava até foto dele, mas ninguém conhecia, já esse cabo CA-42 acha facinho no MercadoLivre.

E parabéns pelo tópico, foi o melhor que eu vi, tá muito mais explicado do que os gringos que eu vi (e eu vi muitos, já até perdi as contas).

Eu ainda não comecei a fazer o procedimento, mas estou com uma dúvida na parte em que diz:

User Partition Format 10% complete, Zone 00, Pass 00, LBA 00004339, ErrCode 00000080, Elapsed Time 0 mins 05 secs

User Partition Format Successful - Elapsed Time 0 mins 05 secs

Isso irá formatar o HD? Será preciso algum programa de recuperação de partição ou se tudo tiver dado certo irá aparecer os arquivos normalmente?

E mais uma vez, obrigado e parabéns!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Todos os dados sairão intactos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a pergunta, mas pela foto o cabo GND não é conectado. Conecto ou não? Outra coisa não dá para modificar o Data BITs para 0 e o Stop Bits para 0, não entra os zeros, pois não tem. Deixo o data bits em 8 e Stop Bits em 1. Aqui não estou conseguindo resultado na hora que digito Ctrl + Z, não aparece nada, devo estar esquecendo algo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante: eduardu83

Amigo muito obrigado pelo teu post, achei que ia perder tudo o que tinha de 10 anos pra cá.. tava apavorado. Segui o seu método e deu tudo certo, logo após fiz a atualização do firmware sem problemas pelo boot. Levei umas 2 madrugadas inteiras mas consegui, desde a confecção do cabo até obter êxito. Uso o win xp x64, dae o drive do cabo não instalava nesse sistema e nem achei drive para ele. Tive que baixar/instalar o win x86 e fiz o método 2 vezes até dar certo pois na hora de tirar o cartão e parafusar a placa acho que deu algum contato que o hyperterminal travou. Ah, eu usei o Data bits em "8" e o Stop bits em "1" como na foto, pois no meu hyperterminal não tem a opção "0". Deu certo mesmo assim.

Pra quem tá em dúvida, esse é o método mais rápido e eficaz que existe. É só seguir à risca.

Uma dica: se o seu cabo CA-42 vier com mais de 3 fios, no meu caso ele veio com 4.. é só desmontar a ponta do plug que deveria ser conectada no celular e ver quantos fios estão soldados no conector. O meu tinha um solto e 3 soldados, anulei esse que estava solto e fiz os testes com os outros até obter o RX, TY e GND. Se o seu vier com 4, 5 ou 6 fios, utilize apenas os que estão soldados no conector do celular.

Valeu pela força Diakonov!:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É necessário conectar os 3 cabos. Todo o processo foi usado o hyperterminal do windows xp sp3 na versão de 32bits. Só em nome de cuidadoso esclarecimento, é para apertar a tecla crtl e depois apertar também a tecla z. Talvez o seu hyperterminal seja de uma versão diferente, ou talvez a posição dos cabos TY e RX estejam invertidas.

O processo todo é extremamente trabalhoso na confecção do cabo, ensaiei pelo menos umas 5x antes de fazer de fato todo o processo no computador, sem falar do medo de que algo saia errado.

O irônico dessa história toda foi um atendente do "hospital do HD" que disse ter feito um curso *especial* nos EUA, pagando dinheiro pelo curso, que ensinava como recuperar esse hd especificamente com esse defeito. E ainda disse que depois que o defeito acontece, a atualização de firmware não necessariamente protegia o HD e que o jeito era eu ir *pagando* pelo conserto toda vez que o HD desse esse defeito, no valor de 500 reais por todo esse processo. É impressionante como as pessoas usam o conhecimento para simplesmente explorar em cima do desespero dos outros. Detalhe que o *complicado* e misterioso processo aprendido nos EUA demoraria 20 minutos para ser feito pelo *tecnocrata*. Pois está aí, desmitificada a solução para um problema específico, explicado passo a passo e totalmente de graça e acessível para todas as pobres almas que suaram frio com esse HD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Este procedimento anula a garantia da seagate amigo? O meu HD Seagate ST3500320AS mesmo com a tentativa de atualização da BIOS não é detectado pelo software da SEAGATE! O meu hd está em BUSY!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei te informar se esse procedimento anula a garantia do HD. Talvez eles nem tenham como detectar isso. No entanto há relatos nos fóruns de que a Seagate não realiza a recuperação de dados de graça, em vez disso ela retorna um HD novo. Portanto é bem provável que se o seu interesse seja a recuperação de dados, então somente o procedimento explicado nesse fórum resolva o problema.

Uma vez que o HD esteja em Busy, é impossível a detecção do HD pelo software de atualização do firmware, você terá que fazer o procedimento explicado pelo fórum. Vale lembrar que o procedimento tem riscos e deve ser cuidadosamente realizado.

Sugiro também consultar pelo site da seagate, usando o numero serial do seu HD, se o seu HD precisa mesmo de atualização do firmware. O número serial se encontra na etiqueta do HD. Caso o seu HD não precise de atualização de firmware, então é possível que o procedimento explicado aqui não dê certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não sei te informar se esse procedimento anula a garantia do HD. Talvez eles nem tenham como detectar isso. No entanto há relatos nos fóruns de que a Seagate não realiza a recuperação de dados de graça, em vez disso ela retorna um HD novo. Portanto é bem provável que se o seu interesse seja a recuperação de dados, então somente o procedimento explicado nesse fórum resolva o problema.

Uma vez que o HD esteja em Busy, é impossível a detecção do HD pelo software de atualização do firmware, você terá que fazer o procedimento explicado pelo fórum. Vale lembrar que o procedimento tem riscos e deve ser cuidadosamente realizado.

Sugiro também consultar pelo site da seagate, usando o numero serial do seu HD, se o seu HD precisa mesmo de atualização do firmware. O número serial se encontra na etiqueta do HD. Caso o seu HD não precise de atualização de firmware, então é possível que o procedimento explicado aqui não dê certo.

O modelo é o ST3500320AS com firmware SD15 é a própria bomba, o pior que aparentemente não existe mais HD de 500gb com cache de 32mb só os de 16mb e vi até uns de 8mb :wacko:! Estou esperando o cabo chegar e vou tentar o procedimento e se der certo vou repassar todo o procedimento filmado para os colegas no Youtube! Tem que dar certo pois tenho 200gb de fotos e vídeos pessoais do meu filho! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba velho.. comprei um HD seagate Barracuda 7200.12 500gb, n faz nem 2 meses, sera que vai dar pau no meu também... ou a possibilidade é só nos 7200.11 ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os HDs não são mais confiáveis. Eles podem durar anos, meses ou pifar em apenas poucas semanas. No final das contas, independente da marca, modelo do HD, sempre faça backup dos dados que você achar mais importantes.

Já vi em fóruns relatos ruins dos modelos mais recentes da Seagate, mas por enquanto não há nada a se fazer sobre isso. Em uma pesquisa em sites como newegg, dá para observar se o modelo é problemático se há um padrão comum nas reclamações dos modelos. Se um número X de pessoas relataram o mesmo problema, então há alguma chance do HD realmente ter um problema de fabricação.

É irrelevante a quantidade de opiniões positivas em cima de um modelo porque os HDs pifam em tempos aleatórios e sem aviso prévio.

No final o jeito é comprar um tubão de DVD e ir gravando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os HDs não são mais confiáveis. Eles podem durar anos, meses ou pifar em apenas poucas semanas. No final das contas, independente da marca, modelo do HD, sempre faça backup dos dados que você achar mais importantes.

Já vi em fóruns relatos ruins dos modelos mais recentes da Seagate, mas por enquanto não há nada a se fazer sobre isso. Em uma pesquisa em sites como newegg, dá para observar se o modelo é problemático se há um padrão comum nas reclamações dos modelos. Se um número X de pessoas relataram o mesmo problema, então há alguma chance do HD realmente ter um problema de fabricação.

É irrelevante a quantidade de opiniões positivas em cima de um modelo porque os HDs pifam em tempos aleatórios e sem aviso prévio.

No final o jeito é comprar um tubão de DVD e ir gravando...

Veja o que encontrei no Youtube:

YouTube - Seagate 1TB BSY error fix 7200.11 Firmware SD15 ST31000340AS

Estou esperando o cabo da Nokia chegar para começar o procedimento!!!

Vou filmar tudo e disponibilizar para o fórum. Liguei para umas pessoas e elas me cobraram desde R$ 200,00 até R$ 500,00! Nem pensar!!! Vou testar mesmo na marra!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CONSEGUI!!!! Você é muito bom mesmo!! Até chorei de tanta emoção! Eu garanto que dá certo! O serviço mais difícil para mim foi o cabo com os RX, TX e GND mais o resto é muito fácil! Muito obrigado para você e para todas as pessoas que fazem este fórum!! Vocês são demais. Tinha 8000 fotos do meu filho e uns 100gb de vídeos MP4 da minha família, deu certo já salvei tudo! É muito fácil e seguro!!! Podem me perguntar que eu ajudo no que for possível!!!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns rodrigomalan, esse problema que deu na Seagate é sinistro mesmo. Não se esqueçam da moral da história de tudo isso. SEMPRE fazer backup de tudo com dvds. Nenhuma marca de HD está confiável, todas estão sujeitas a terriveis erros que acontecem em tempos completamente aleatórios.

E lembrando que não fui eu quem criou essa solução, tive apenas o trabalho de juntar as diferentes fontes de informação e testar. Algum gênio aí pelo mundo é quem criou essa solução e salvou todos nós do desamparo de perder nossos *preciosos* dados.

E realmente, a confecção do cabo é de longe a parte mais difícil, tem que ser muito bem feito para não dar problema ao digitar os comandos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, duas pessoas já informaram que conseguiram recuperar os dados com o procedimento. Destaquei o tópico, talvez incentive mais gente que estiver com o problema a tentar.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante: pauloefelipe

Agradeço demais ao criador do tópico. Fui premiado com o erro da firmware num HD identico ao dono do tópico.

Graças a boa vontade dessa pessoa, fiz tudo o que foi passado e meu hd voltou das cinzas intacto com todos meus preciosos dados.

Colega, muito obrigado !!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agradeço demais ao criador do tópico. Fui premiado com o erro da firmware num HD identico ao dono do tópico.

Graças a boa vontade dessa pessoa, fiz tudo o que foi passado e meu hd voltou das cinzas intacto com todos meus preciosos dados.

Colega, muito obrigado !!!!!!!!!!!!!!

Parabéns colega, o mais importante nem chega a ser recuperar o HD, mas sim, os arquivos, caso haja dados importantes no disco.

Parabéns a todos que conseguiram ressuscitar o HD e, parabéns ao criador do tópico, por trazer para nós essas preciosas informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Primeiramente muito obrigado por coletar essas informações e colocar de forma organizada como está, é um absurdo o preço que o pessoal cobra por este serviço.

Fiz todo o processo seguindo as dicas e deu tudo OK.

O cabo eu comprei no mercado livre, pagando 4,99 de cada, e ele veio com 6 fios (Branco, Verde, Vermelho, Laranja, Azul e Amarelo).

Os fios que foram utilizados foi o Vemelho (GND), o Branco e o verde, não lembro quem era quem.

Estou salvando os dados para fazer a atualização de firmware.

Há muito risco em fazer esta atualização ? e resolve este problema de vez ?

Grande abraço pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu estava para ficar louco com a perda de dados de um Maxtor 500gb. Lendo o seu tutorial e aplicando com muita atenção e cuidado, consegui recuperar tudo. Muito grato, grande abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns excelente tópico.

consegui recuperar meu hd aqui em questão de 10 minutos.

so salvei depois os dados por segurança e ja logo em seguida mandei atualizar o firmware. isso a 1semana e meia atras.

.

ate fiz propaganda aqui do seu topico num outro topico aqui do cdh também.

Muito Obrigado parceiro :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados,

os procedimentos compilados pelo amigo Diakonov funcionaram mais uma vez! Levei aproximadamente 25 minutos para conclusão dos trabalhos. (e não foi preciso fazer curso nos EUA!!!) :D

E mais uma vez, parabéns pelo tópico!!! :aplausos:

Apenas quero acrescentar algumas informações caso alguém se depare com o que ocorreu comigo.

Comprei no camelô o "suposto" cabo CA-42, o qual foi reconhecido pelo WinXP como DKU-50 com 6 fios!!!...:huh: Fiquei meio preocupado, achando que não funcionaria, mas, como já havia retirado o conector, resolví prosseguir com o trabalho. Seguindo a dica de outro colega aqui do fórum, desmontei o conector que já havia retirado e identifiquei os fios soldados, separando-os para testes e identificação de RX, TX e GND.

Observação: Como não achei na configuração do HyperTerminal os valores "0" para Bit de Dados nem "0" para Bit de Parada, usei os populares "8", "N", "1" e "Nenhum" para Controle de Fluxo.

Bastou seguir o restante dos procedimentos para o HD Maxtor DiamondMax 22 - 500GB - STM3500320AS voltar a ser reconhecido pela BIOS e funcionar normalmente.

Quanto à possível dificuldade em "espetar" os 3 terminais MODU nos 3 pinos do HD, sugiro isolar apenas os dois terminas das extremidades, ficando o do meio sem isolamento e, portanto, ocupando menos espaço. (Claro que é necessário garantir que não haja contato entre eles)

Enfim, encorajo a qualquer um que tenha o mesmo tipo de "problema" com HD a seguir o conteúdo do tópico do Diakonov!

Grande abraço,

Anderson PETERLE

Vitória-ES

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

diakonov

so tenho q lhe agradece trouxe meu HD maxtor de 500GB de volta a vida...

no meu caso foi o mesmo do Anderson PETERLE..existe alguma dificuldade am alguns ponts..mas no meu eu tive q fazer a operaçao 4 vezes ja q na 1ª funcionaou..masfui tenta salvar os dados antes de atualizar o firmware e em pouco tempo o bug retornou em coisa de 2h:eek: ai na 2ª e 3ª aprezentava erros nos comandos mas na 4ª funcionou perfeitamente e nem pencei 2 vezes atualizei logo o firmware e puft... to feliz da vida R$180 conto economizado..bom o gasto medio foi de R$40 chaves +cabo via ML R$140 economizados+ dados salvos =nao tem preço:D..para todas as outras existe Mas*** Car**

bom quem tiver com dificuldade de atualizar o firmware a seagate lançou um programa q atualiza automatico e so baixa e executa..e so torce pra nao falta luz ou algum erro doido..;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Talvez aconteceu com alguém já e possam me ajudar.

Eu fiz o cabo como foi pedido, testei o cabo juntando para ter certeza que estão funcionando, tirei a parte verde do HD e isolei como pedido, descobri a ordem e tudo mais porém na hora que conecto por HyperTerminal e aperto no teclado ctrl + z nada acontece, já fiz de diversas formas, desliguei o pc e liguei tudo, ah... coloquei o cabo de força do HD e nada, não aparece nada quando digito ctrl + z...

Alguém pode me ajudar?

Obrigado demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!