Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de HD Seagate 7200.11


Posts recomendados

Me cadastrei para agradecer ao tutorial e ao forum, realizei com sucesso a recuperação.

Farei apenas algumas observações no que tive maior dificuldade:

*O cabo que utilizei (CA-42) é com seis fios(Branco, laranja, amarelo, verde, vermelho e azul), no caso, gnd(vermelho), RX(verde) e TX(branco), cheguei a essas cores com os testes mencionados.

*No Hypeterminal 38400, 8, none, 1 e none. (não consegui usa valor "0" zero, nos itens 2 e 4).

*o pc no 1º reinício demorou longos poucos minutos, dados intactos.

* no entanto ainda não consegui atualizar o firm, embora execute o arquivo disponibilizado pela seagate, no drivedetect(disponibilizado sea) acusa ainda o MX15.

*Quanto ao recall oferecido, não sei não, mas as coisas podem ter mudado, após a 5ª tentativa abandonei, também não estava gostando de pegar um HD refurbished.

*ao final sou muito mais forum.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem estiver interessado no cabo CA-42 na cidade de Fortaleza, pode mandar um email para mim que eu empresto com o maior prazer!!!!!! O procedimento exatamente como o DIAKONOV explica e acrescento, coloque um ventilador ou um ar-condicionado perto pois você pode fazer rápido ou demorar um bom tempo, mas vai dar certo, tchaw!!

Não entrem na onda da moçada que quer cobrar pelo serviço, faça de graça você mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal... ainda sobre o HD...? alguém sabe me dizer se é normal ele desligar o disco depois de 30 segundos com a placa logica isolada?

Pessoal... preciso mt de ajuda!!! O meu HD desliga disco em alguns segundos com a placa logica isolada e o Hyper Terminal enche de códigos e passam o tempo todo... Tela do H. T. fica correndo códigos...

Preciso de uma ajuda

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ajudar poste o log do terminal, abraços

Bah rapaiz... o problema é que ao tentar parar a conexão do HT ou desconectar o HD ele trava e não destrava mais, até para matar o processo leva um tempao... dai fica sem log... (eu pelo menos não achei nada..)

Está bem complicado pra mim essa situação..., esse HD tem meus trabalhos do meu TCC e to quase tendo um treco aqui...

Mesmo assim obrigado

Se tiver mais alguma maneira de como me ajudar fico muito grato...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro pomerening

Eu não sei o que está acontecendo no seu caso, no entanto vale a pena checar se o cabo foi corretamente criado.

1) Como foi a criação do seu cabo CA-42? Ele tinha 3 fios ou 6 fios? você usou solda E isolou devidamente com fita isolante as soldas de cada fio? Se tiver 6 fios significa que você comprou um cabo DKU e não o CA-42.

2) você conseguiu realizar o procedimento uma vez ou o erro já aconteceu na primeira tentativa? Se o procedimento foi realizado com sucesso pelo menos 1 vez, vale a pena explorar os fóruns sobre o seu caso nos links postados no primeiro post.

3) Antes de tentar o procedimento, você testou o funcionamento do cabo? Conseguiu achar o RX, TY e ground?

Caracteres estranhos no hyperterminal sugerem que os fios do cabo estão em curto circuito, com o TY e RY em contato, gerando esses códigos estranhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro pomerening

Eu não sei o que está acontecendo no seu caso, no entanto vale a pena checar se o cabo foi corretamente criado.

1) Como foi a criação do seu cabo CA-42? Ele tinha 3 fios ou 6 fios? você usou solda E isolou devidamente com fita isolante as soldas de cada fio? Se tiver 6 fios significa que você comprou um cabo DKU e não o CA-42.

2) você conseguiu realizar o procedimento uma vez ou o erro já aconteceu na primeira tentativa? Se o procedimento foi realizado com sucesso pelo menos 1 vez, vale a pena explorar os fóruns sobre o seu caso nos links postados no primeiro post.

3) Antes de tentar o procedimento, você testou o funcionamento do cabo? Conseguiu achar o RX, TY e ground?

Caracteres estranhos no hyperterminal sugerem que os fios do cabo estão em curto circuito, com o TY e RY em contato, gerando esses códigos estranhos.

Certo.... Obrigado por responderem...

Na verdade o cabo que comprei não parece ser nenhum dos citados pelos colegas anteriormente... Ele é um CA-42 porém tem 5 fios..., fiz seu procedimento para tentar encontrar o rx, ty e gnd (não deu pra usar a dica de desmontar o conector da ponta que vai no celular pra ver os fios inuteis) e inclusive pelo teste do HT ele parece ter 2 gnd... (bem estranho) e como não sei encontra-los usando o multímetro ficou + complicado...

Realmente pode ser problema na ligação dos fios como você falou, vou rever e posto depois, mas de qualquer maneira o HD desligando que é difícil de explicar pois ele faz isso também sem estar com os fios conectados..., só cabo de alimentação e a placa lógica isolada (montado certinho ele fica ligado normal e não desliga)...

A ligação incorreta dos fios rx, ty e gnd poderia danificar a placa logica???

Aproveitando.... Em outro forum li que a alimentação do HD deve ser feita com cabo SATA original e não com aqueles adaptadores de fonte 4 pinos para SATA... fica a dica...

Aguardo

Muito Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal,

to com um monte de duvidas aqui, e queria que alguem pudesse me ajudar

o primeiro e o seguinte, quando eu coloco o cabo dku-2 com 4 fios so de que eu ligue ele sozinho deve aparecer ele reconhecido na tela? e minha outra duvida e a seguinte no HT se eu encontar um fio no outro fechando um curto deve aparecer caracteres na tela? e tem outra no HT se eu escrever alguma coisa aparece na tela? porque aqui em casa não quer aparecer nada :( se alguem puder me ajudar fico grato, vale lembrar que eu to com o sp3 do xp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal,

to com um monte de duvidas aqui, e queria que alguem pudesse me ajudar

o primeiro e o seguinte, quando eu coloco o cabo dku-2 com 4 fios so de que eu ligue ele sozinho deve aparecer ele reconhecido na tela? e minha outra duvida e a seguinte no HT se eu encontar um fio no outro fechando um curto deve aparecer caracteres na tela? e tem outra no HT se eu escrever alguma coisa aparece na tela? porque aqui em casa não quer aparecer nada :( se alguem puder me ajudar fico grato, vale lembrar que eu to com o sp3 do xp

Amigo, deve reconhecer sim só o cabo...!

Se não estiver detectando novo hardware tente outra porta USB (de preferência as da parte traseira) ou outra máquina... se assim mesmo não der pode ser um problema no cabo....

Abraço

Galera... fiz outros testes no cabo CA-42.., alguns posts atrás eu coloquei no forum que parecia que meu cabo teria 2 GNDs... pois é..., só que há uma diferença entre eles...

quando curto circuito o RX o GND que eu escolhi primeiro para os testes, ele fica enchendo a tela do HT de caracteres o tempo todo e não para enquanto não remover o curto...:

GND%20escolhido.JPG

Já quando o curto é entre o RX o outro GND que a princípio deixei de fora o HT apresenta no máximo 2 linhas de caracteres de uma só vez e para! Posso deixar os 2 fios conectados o tempo que quiser que não aparecerá mais nada no HT..., só se desconetá-los e conetá-los novamente, então eles repetem...:

GND%20-%20outro.JPG

Aguardo dicas....

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo fortemente a qualquer um do fórum utilizar somente os fios CA-42 que tiverem 3 fios dentro, para ajudar eu coloquei até a foto da embalagem no primeiro post. Esse fio com essa embalagem dá para achar no mercado livre. O procedimento para achar o RX, o TY etc NAO serve para cabos que não sejam CA-42 verdadeiros. Para cabos de outro tipo, deve-se utilizar o seguinte procedimento: jogar fora o fio e procurar um cabo CA-42 verdadeiro. As formas de se achar o RX TY GND adequados em outros tipos de cabo usando o multímetro são imprecisas e portanto NAO vale a pena ficar arriscando.

O procedimento é chato, trabalhoso, demorado, e deve ser seguido à risca. Se você comprou um fio diferente do CA-42 de 3 fios, jogque ele fora e procure o cabo CA-42 verdadeiro.

pomerening, não sei se a placa lógica é danificável utilizando a fiagem incorreta. Recomendo tentar novamente o procedimento com um cabo ca-42 verdadeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, quando eu fiz, usei um ca-42 com 6 fios. da marca pegcell. Quando abri ele e vi os 6 fios la dentro achei que não daria certo, mas fui testando 2 a 2 no terminal. achei tx e rx e depois achei o ground. É um pouco trabalhoso mas dá certo, efetuei o procedimento sem problemas com esse cabo. Inclusive quem comprou cabo dessa marca e se descabelou com os 6 fios:

TX - branco

RX - verde

GND - vermelho

Imagino que não varie as cores.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite glz por favor alguem pode me ajuda a resolver esse problema .tenho um HD de 160 GB ,esta tudo bem mais quando eu liguei o PC apareceu um mensagem assim "FALTA NTLDR " pressione ctrl+alt+del para reiniciar . falei com um amigo meu que disse se tecnico mas nao é nada por que ele acabou com o HD.perdei tudo meu programas e arquivo pessoes.a pergunta tem como recupera todos os meu arquivo e programas .por favor me ajude amigos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite glz por favor alguem pode me ajuda a resolver esse problema .tenho um HD de 160 GB ,esta tudo bem mais quando eu liguei o PC apareceu um mensagem assim "FALTA NTLDR " pressione ctrl+alt+del para reiniciar . falei com um amigo meu que disse se tecnico mas nao é nada por que ele acabou com o HD.perdei tudo meu programas e arquivo pessoes.a pergunta tem como recupera todos os meu arquivo e programas .por favor me ajude amigos .

Olha cara..., isso não se refere a esse tópico mas não é um problema muito sério não..., basta instalar novamente este arquivo (cerca de 40 ou 50 KB, bem pequeno) que fica solto na raiz do c:\

Na pior das hipóteses (se não conseguir gravar o arquivo) reinstala o Windows e fica tudo certo... Alguém ou algum programa (vírus) deve ter apagado esse arquivo e você só perde seus dados se o backup não for feito pelo técnico... (formatação sem salvar os dados)

Se esse ou outros arquivos são perdidos com frequência no seu computador ai sim pode ser um problema no disco, se for então recomendo a troca do disco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de ressuscitar meu Maxtor/Seagate STM3500320AS firmware MX15 SN 9QM6F19 de 500GB que estava acometido do BUSY e, em seguida, atualizei o firmware para MX1A.

Tudo perfeito e as muitas fotos das netas de volta.

As duas dificuldades que encontrei:

1 - O primeiro cabo CA42 comprado veio pifado.

2 - Cavalo de Troia no arquivo Setup.exe no CD de instalação e meu McAfee não deixava instalar.

Um novo cabo funcionou de primeira.

Muitíssimo obrigado a todos que disponibilizaram seus conhecimentos e experiência aqui.

E o incentivo para os que estão com o mesmo problema e ainda não colocaram a mão na massa. Vão em frente! Apenas um pouco de jeito e muita atenção darão bons resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, em relação ao cabo ca-42, vocês não precisam se preocupar tanto assim se vem com 3, 4, 5, 6 ou mais vias.

A dica é bastante simples:

Basta saber o esquema do conector de dados do ca-42 e quando cortar o fio, testar com um multimetro (pode-se selecionar o comando continuidade) os pinos de gnd, tx e rx e descobrir as cores dos fios. A partir dae é correr pro abraço.

Fiz a recuperação do bsy no meu Seagate 7200.11 com um cabo genérico comprado pelo ml por 12 reais (com o frete!!!).

Pra quem tem coragem e paciencia, economizara uns 300 contos para uma recuperação dessas nas assistencias ou pelo ml tb...

CA42_DKU5_pinout.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer imensamente o diakonov pelo esforço na compilação de informações e todo o trabalho que teve para montar este guia.

Por conta disso consegui recuperar meu HD e diversas fotos recentes as quais não tinha feito backup ainda.

Segui à risca o guia ( inclusive encontrei as lojas na Santa =] ) e funcionou perfeitamente, de primeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gente, por fovor alguem mim ajude.

É o seguinte, tenho um hd de 250gb, com duas partições, uma de 50gb para o sistema operacional e outra de 200gb para todos os meus programas, fotos jogos, enfim, so que ele deu um problema, a partição que esta os programas não abre mais, quando tento abrir fala que esta corrompido e ilegível, ja tentei d tantas formas ja tentei ate em outra maquina, mas nada alguem sabe o que faço para recumperar esse arquivos nesse hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gente, por fovor alguem mim ajude.

É o seguinte, tenho um hd de 250gb, com duas partições, uma de 50gb para o sistema operacional e outra de 200gb para todos os meus programas, fotos jogos, enfim, so que ele deu um problema, a partição que esta os programas não abre mais, quando tento abrir fala que esta corrompido e ilegível, ja tentei d tantas formas ja tentei ate em outra maquina, mas nada alguem sabe o que faço para recumperar esse arquivos nesse hd?

1) Caso não apareça nenhuma letra (exemplo C:, D: etc) na partição, então você deverá colocar uma letra na partição usando as "ferramentas do administrador" --> disc management. Lá aparece uma lista de todas as partições disponíveis.

2) Existem programas que lêem byte por byte de partições, cds perdidos etc e identificam e recuperam os arquivos que eles conseguem reconhecer. Exemplos disso são o "File Recovery Pro" e o "Pc inspector File recovery". Eu pessoalmente nunca usei eles, acabei usando outro que serve só para cds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boa noite diakonov, to com um problema com um hd, tem duas partições, uma pro sistema e outra pra todos os meu dados, so que essa q tem meus arquivos ta com erro e fala que ta corrompida e ilegível, usei o r studio,consegui ver tudo o que tem nessa partição so que nnum consigo trazer pro outro hd porque tem q ter a licença, por favor cara mim da uma força, o que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou com o mesmo problema de vocês.. pelo que li, o meu STM3500320AS (MAXTOR) está com o problema do BUSY.. Estou meio deseperado e querendo fazer o procedimento tão bem relatado pelo Diakonov.

Pois bem, este procedimeto é compatível com o windows 7 32 bits? Se não, onde pegar este tal de Hyper Terminal? :confused:

aguardo respostas!

sjrj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...