Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Up num PC antigo


L3M35

Posts recomendados

Olá a todos e todas!

Meu primeiro post aqui, espero estar dentro das regras, se burlar alguma, peço desculpas antecipadamente.

Estou montando um pc velho, pra ver se roda pelo menos uns programas gráficos que não sejam top, tipo photoshop cs e corel draw 13. Consegui montar um k6II 450, mobo m571 3.2a, com 180mb de memória,hd 50gb, etc...

Só não arrumei uma placa de vídeo decente, pois compartilhando 4mb tá duro!

Pesquisei bastante e não achei uma opinião segura sobre qual placa usar, e se vai realmente fazer a diferença no que quero, então se alguém puder me indicar qual placa adquirir para isso, ficarei agradecido de verdade!

As placas que me pareceram mais próximas do que quero:

geforce 4500 pci (acho que é isso);

voodoo 4 ou 5, obviamente também pci

Outros upgrades também seriam interessantes.

Aguardo resposta, valeu::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Corel X3 vai e o Photoshop CS, não vai rodar nesse PC, por mais que você queira, mesmo colocando os seus 384 MB de ram, que vai ser o máximo de memória reconhecida por essa placa mãe, caso a mesmo esteja com a BIOS atualizada... Algumas até conseguem enxergar os 512 MB mas é muito raro...

Sendo o K6 II 450 Mhz, o no mínimo, seria bom, você ter o K6 II 550 Mhz... porém, mesmo com uma boa placa de vídeo... com esse processador, e com no mínimo 256 mb que é o que eu sugiro a você ter, você vai conseguir rodar nessa máquina, o COREL 9 e o Adobe Photoshop na versão 7, passou dessas, sua máquina, vai demorar muito tempo para processar qualquer gráfico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Dj

O corel até tá rodando bem... pro cpu que é... mas o photoshop cs tá uma calamidade. Leva uns quatro minutos pra carregar, depois vai até que +-.

Qto ao lance da BIOS, é de 98, atualizei esses dias pela de 04/99, mas aí ficou pior! Nem o hd de 40 aparecia mais no setup, só no so mesmo, mas em pio 4 (sendo que suportava até udma6). Voltei pra BIOS original e deixei como está.

Será que eu devia vender tudo barato e comprar outro mesmo?:confused: Paguei barato (tudo por R$200,00), então queria manter ele pelo menos um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
L3M35, tenta usar pelo menos o Photoshop 7, o corel está beleza, porque você não começou a trabalhar com alguma imagem grande, um arquivo por exemplo de 30 a 40 mb, que geralmente, é o tamanho de um arquivo usando fontes, e desenhos mais ou menos, ficaria bem lento para você trabalhar no mesmo, usando o X3. sendo que com o corel 9, você teria uma velocidade bem maior, ao trabalhar com um arquivo deste tamanho...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só... Trabalho com uns arquivos bem grandes de corel (diagramação de jornais e panfletos), alguns chegam a tipo 70 ou 80 mb, e nem tentei porque sei que não vai acontecer... Será que mesmo pondo 512 de memo (isso se reconhecer tudo isso), achando a bendita placa de video (pelo menos de 64mb) e rodando sem nenhuma frescura, efeitos e tal, não vai ficar bom o bastante pra nao passar nervoso?!:mad:

Senão vou jogar tudo fora (ou passar pro meu irmão que não manja nada e precisa aprender uns Word e Excel da vida) e comprar outro! R$200,00 jogados fora!

Se alguém tiver a sugestão da placa de video, ainda espero! Porque vi umas discussões acaloradas sobre a voodoo 32mb x geforce 64. Sei que não vou gastar muito, uma placa dessas hoje deve estar uns R$35 ou R$40, no máximo, não é por aí?

E se não for muita :confused:, e o lance da BIOS, que tentei atualizar e ficou pior? Será que uns problemas com o usb que estou tendo pode ter relação?

valeu de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Só... Trabalho com uns arquivos bem grandes de corel (diagramação de jornais e panfletos), alguns chegam a tipo 70 ou 80 mb, e nem tentei porque sei que não vai acontecer... Será que mesmo pondo 512 de memo (isso se reconhecer tudo isso), achando a bendita placa de video (pelo menos de 64mb) e rodando sem nenhuma frescura, efeitos e tal, não vai ficar bom o bastante pra nao passar nervoso?

Bom, se for nessa placa mãe, mas é mais garantido que a mesma reconheça apenas 384 mb de memória, mesmo você colocando os dois pentes de 256 mb...

Bom, no caso da placa gráfica, pode utilizar uma PCI sem problemas TNT2 ou Voodo... agora, no caso do Adobe CS não vai resolver... por conta da configuração completa do seu PC...

Se alguém tiver a sugestão da placa de video, ainda espero! Porque vi umas discussões acaloradas sobre a voodoo 32mb x GeForce 64. Sei que não vou gastar muito, uma placa dessas hoje deve estar uns R$35 ou R$40, no máximo, não é por aí?

Variam nessa faixa, se for TNT2, você ainda encontra um pouco mais cara que esse valor, até uns 60 por aí...

E se não for muita confused.gif, e o lance da BIOS, que tentei atualizar e ficou pior? Será que uns problemas com o usb que estou tendo pode ter relação?

Essa placa, pelo menos um dos controladores USB que tenho da mesma aqui, é 1.0, não chega a ser nem 1.1, então, além de ser muito lento, no caso de transferências de arquivos ou comunicação... dá muitos problemas se o dispositivo USB que você estiver conectando nesse PC for 2.0....

Costuma dar uma dor de cabeça mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow, que maus isso, hein? Mesmo se eu usando uma plaquinha USB pci, tipo aquelas cinco portas, vai ficar controlado como 1.1 mesmo, ou você tá falando só da usb onboard (que alias eu nem uso)?

O danado costuma travar quando tento transferir muita coisa, tipo mp3 com muitos arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver se vou empurrando com a barriga com esse mesmo, pelo menos até o fim do ano. Tava pensando em tentar uma "overclockada". Já consegui jumpear em 500Mhz, mas deu uns congelamentos e tive que voltar aos 450. Não sei se fiz alguma coisa errada.

Quanto ao XP, desabilitei tudo e tá rodando legal. Poderia ter instalado o W98, mas a estabilidade e os drivers do XP me convencem mais. Será que tem alguma distribuição Linux boa pra quem nunca mexeu e que rode numa máquina velha assim? Tentei o Kurumim mas não consegui dar nem boot, aparece umas listras coloridas e trava, mesmo desabitando coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será? Não manjo nada de Linux, nunca nem vi rodando, mas vi por aí que para máquina velhas assim tem opções que funcionariam legal, tipo Slackware e Fluxbuntu.

Sei que este tópico tá ficando meio fora de lugar, mas se alguém souber me responder se vou perder ou ganhar com uma destas distribuições em vez do Windows XP, em termos gráficos e de operação (drivers, etc), agradeço.

E subir o clock pra 500? Tem como sem travamento? Queimar acho que não queima já que o k6II é 2.2v, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas considerações finais, agradecendo a todos que responderam e me ajudaram a esclarecer o problema:

1- ainda que alertado pelo Dj Rayke, tentei colocar mais do que 384 de memória, quem sabe não funcionaria? (uma memória Dimm pc100 de 256, junto com a outra de 128 e mais duas EDO de 8 Mb cada). Não funcionou, travando ainda na contagem de memória, portanto quem estiver usando esta placa nem tente;

2 - tentei também colocar a mesma de 256 sozinha ou só com o outro pente de 128 e... Não funcionou também (acho que esta placa-mãe não deve suportar memória maiores do que 128 por slot, o que inutiliza qualquer tentativa de upgrades mais interessantes); sempre que coloco esta memória, trava ainda antes da contagem de memória;

3- NÃO USE MEMÓRIA EDO! Depois que as removi, tenho a nítida impressão de que o desempenho melhorou;

4 - realmente, com o Phototoshop 7 ficou bem melhor para trabalhar, apesar deste programa ter certas limitações até em relação ao Cs.

Em síntese, posso dizer por experiência própria: se alguém lhe oferecer um k6II ou similares por precinhos "camaradas", prefira economizar e comprar algo melhor, por você vai pagar para ter dor de cabeça.

Obrigado e até a próxima.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me deram um pentium2 completo com monitor mouse, teclado, gabinete,hd40,placa-mãe pcchips dimm,pentium2,233, e q da de 10 a 0 no k6II porque o k6 so tem 32KB de cacke, e o pentium 2 tem 512K mesmo sendo frequência menor ele é muito mais estável do q o k6, acho q sua fonte é AT não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por reabrir!

Bom, conforme foi explicado pelos colegas, não vou conseguir nada muito animador com essa máquina arcaica, joguei mesmo dinheiro fora...

Então se alguém puder por favor me indique uma placa-mãe de boa qualidade, com a qual eu possa montar uma outra que atenda ao que preciso, e de preferência aproveitando os componentes (memórias pc100 dimm e dois hds ide) do velhinho.

O valor pode ir até uns R$250 (ou se existir uma placa mais barata e boa, melhor ainda!)

Lembrando que é para um pc a ser utilizado com aplicações gráficas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava vendo essa placa-mãe aqui ela é boa, e o vendedor diz ser nova o q é raridade, custa 100reais

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100527364-placa-msi-ms-6378-nova-p-athlon-e-duron-memoria-pc-100-133-_JM

e esse athlon q o vendedor diz também ser novo 115 reais

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100410351-processador-athlon-xp-2200-socket-462-novo-c-garantia-_JM

e esse cooler 21 reais

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98921743-cooler-amd-k7-athlon-intel-pentium-3-sempron-socket-462-pga-_JM

ai você ja tem a memoria e o gabinete e tudo sai por 236Reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, DriverGuide!

Vou ver se começo a fuçar mais no Mercado Livre, parece que tem sempre alguma coisa. Fiquei meio em dúvida se seria melhor ir atrás de um pentium 4 ou do athlon, mas pelos testes antigos que vi, acho melhor o athlon mesmo.

No começo tava pensando em uma placa que usasse memórias mais modernas JUNTO com as velhas, mas não sei se fica bom (acho que não). Aí poderia ir atrás de um processador mais novo, mas sei lá...

Vou pesquisar mais um pouco e conforme for, monto a máquina desse jeito; se ficar boa, posto como ficou pra quem tiver precisando montar máquinas assim mais antigas.

Valeu mesmo:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK!, Mas para um desempeenho maior e maior durabilidade recomendo uma placa-mãe do socket 478, olha rapaz, eu tenho pem uns 8 processadores desses, se você morasse em fortaleza eu te dava um p.4 2.8GHz, 512Kcache l2, isso não vale muito pra mim, mas, é uma pena, um processador desse o M.L quer + de 80Reais, (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...