Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema P5N-E SLI


kudosk

Posts recomendados

Olá. O problema é o seguinte, muito provavelmente o slot PCI Express está com problemas, pois quando ligo a máquina, segundos depois ela "bipa" por falta de sinal de vídeo, testei todas as peças em outra placa mãe e estão funcionando corretamente, consegui ligar o micro corretamente apenas duas vezes após o início deste problema. Agora parece que infelizmente não é mais possível, tentei até utilizar o segundo slot PCI Express, mas logo ao ligar ela bipa novamente alegando falta de sinal de vídeo. Gostaria de saber se há algum método de habillitar o segundo slot de vídeo como slot "primário", pois muito antes deste problema eu ja havia testado o mesmo de forma independente e a mobo não aceitava, apenas reconhecia o slot 1. Há alguma possibilidade de salvar essa mobo?

Configuração C2D E6600, 4GB (2x2) DDR2 800Mhz Kingston, HD 250GB SATA II Barracuda, DVD-RW LG, LG Flatron 17" LCD, GeForce XFX 8600GT 256MB DDR3, P5N-E SLI.

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, ela só tem video off, tentei todos os tipos de "limpeza" possíveis, mas ela voltou a funcionar do modo mais estranho, removi o "Asus SLI Selector", o "chip" que fica entre os dois slots PCI Express...agora não sei se a falta desse "seletor" pode comprometer o desempenho de vídeo da mesma. Vou testar ela por completo pra ter certeza.

http://i.frazpc.pl/pliki/2002/auto/1165526330920804.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido.

Após a remoção do "Asus SLI Selector", a placa voltou a funcionar, mas percebi uma queda drástica no desempenho dos jogos e no windows. Utilizo Windows Vista Ultimate 32bit, e antes desse problema eu havia instalado a versão 190.38 do driver de vídeo da Nvidia, "voltei" a versão 186.xx e os jogos melhoraram, mas ainda com desempenho inferior. Verifiquei a placa de vídeo com o GPU-Z e no campo "Bus Interface" a descrição era a seguinte: PCI-E x16 @ x1. PCI Express teoricamente funcionando a 1x, recoloquei o Asus SLI Selector e utilizei novamente o GPU-Z a mesma descrição passou para PCI-E x16 @ x16, que é o correto e aí sim tudo voltou como antes, com o desempenho adequado nos jogos.

Não sei se alguém pode dar uma explicação mais "técnica", mas tudo leva a crer que todo o problema foi causado pela atualização do drive de video (190.38).

Na dúvida fiz a atualização do Nforce 650i, e agora está tudo ok.

Grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Infelizmente o problema persiste. Tentei até atualização de BIOS e nada. E de fato o problema é do Asus EZ Selector, a placa só liga sem ele, mas como já dito antes, com um desempenho muitíssimo inferior nos jogos, queda de frame, lentidão e até travamento.

Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de como “recuperar” esse componente, ou mesmo substituí-lo, embora em tenha corrido por centenas de sites a procura deste bendito seletor e só o encontrei no eBay, mas infelizmente o vendedor não envia para o Brasil. É triste trocar uma placa mãe que “funciona”, devido a uma simples peça que pode ser trocada.

Se alguém tiver alguma luz ai, eu agradeço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Não só outra placa de vídeo como também todos os outros componentes, praticamente montei outro micro em cima desta placa mãe, e todos as minhas peças em outra placa mãe. Sempre o mesmo resultado, só funciona o video sem o seletor, e a minha vga está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, se eu estiver errado me corrija...o PCI Express ainda funciona, pra utilizar o PC de modo convencional (OS, Internet...) ele funciona corretamente, a limitação é do PCI E ser reduzido a 1x, no caso se o teste for feito com uma placa no slot PCI convencional o desempenho também seria limitado, já que a intenção é utilizar os 16x que o PCI E dispõe, nunca utilizei uma vga padrão PCI convencional, por isso posso estar enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

você disse que a máquina segundos depois de ligada começa a bipar intermitentemente...

Então, ao testar um PCI convencial, uma placa de víde PCI, você apenas vai esperar para ver se o mesmo ocorre, senão ocorrer, visto que sua placa de vídeo está normal, você pode ter a certeza que o problema é no slot PCI Express...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Dj Rayke"

Correto, com o Asus EZ Selector plugado ela realmente bipa, mas como eu disse acima ela funciona sem ele, mas com desempenho de 1x, o que em jogos é bem prejudicial, mas no Windows tudo funciona aparentemente normal, o pc chega a travar apenas em algumas ocasiões nos jogos mais pesados. Desculpe se não fui muito claro quanto a isso.

"DriverGuide"

Hunn, não me lembro de ter visto esta opção, vou procurar mas atentamente, embora eu tenha testado todas as combinações que encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois de muito pesquisar, encontrei vários casos como esse desta mobo da Asus, todos sem sinal de vídeo, todos com problema no Asus EZ Selector, procurei por centenas de sites essa peça pra reposição, sem sucesso também, infelizmente vou ter que entregar os pontos e aposentar essa mobo, antes que ela morra de vez.

Estive pensando na Asus P5Q como substituta, mas estou tendo problemas para encontrá-la a preço acessível, já que encontrei o modelo P5Q-E por um excelente preço R$ 380,00, mas os 03 slots de vídeo presentes nela não são necessários, por isso dou preferência para a P5Q, mas não encontrei a mesma com valor inferior a R$ 440,00 + frete...

É uma boa escolha pegar a P5Q-E mesmo sem a intenção de utilizar placas de vídeos combinadas? (afinal já tive uma péssima experiência com mobo SLI)

Tanto a P5Q como a P5Q-E trabalham bem em Dual Channel com 2 Corsair Xms2 2gb Ddr2 1066mhz?

Já pensei até na Asus P5QC, mas pelo que tenho visto pela net, essas hibridas DDR2/DDR3 não tem tido uma boa aceitação, principalmente pela difícil compatibilidade com diversos modelos DDR3 e as mesmas não funcionando em Dual Channel, essas informações procedem?

Grato pela atenção novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
É uma boa escolha pegar a P5Q-E mesmo sem a intenção de utilizar placas de vídeos combinadas? (afinal já tive uma péssima experiência com mobo SLI)

P5Q-E não é SLI, é crossfire...

Tanto a P5Q como a P5Q-E trabalham bem em Dual Channel com 2 Corsair Xms2 2gb Ddr2 1066mhz?

A P5Q-E suporta memórias de barramento 1066 sem grandes problemas...

Já pensei até na Asus P5QC, mas pelo que tenho visto pela net, essas hibridas DDR2/DDR3 não tem tido uma boa aceitação, principalmente pela difícil compatibilidade com diversos modelos DDR3 e as mesmas não funcionando em Dual Channel, essas informações procedem?

Procedem sim, em geral, placas mães Combo, ou seja, que suportam tanto memórias DDR2 quanto memórias DDR3 são bem mais problemáticas com referência a compatibilidade de memórias, principalmente no caso das DDR3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
"Dj Rayke"

Correto, com o Asus EZ Selector plugado ela realmente bipa, mas como eu disse acima ela funciona sem ele, mas com desempenho de 1x, o que em jogos é bem prejudicial, mas no Windows tudo funciona aparentemente normal, o pc chega a travar apenas em algumas ocasiões nos jogos mais pesados. Desculpe se não fui muito claro quanto a isso.

Tive praticamente os mesmo problemas que você teve.... e graças ao seu tópico conseguir resolver pelo menos a maioria deles.

Bom vou citar como ocorreu comigo talvez ajude alguém...

primeiro fui tentar limpar a poeira interna do pc, até ai funcionando normalmente, só quando tentei liga-lo após a limpeza ocorre o primeiro erro, bip por falta de video(1longo 3curtos).

Troquei a placa de video de slot pci-e e nada, limpei o slot pci-e nada, testei em outro pc a placa de video (8500GT) mas funcionava normalmente.

Tentei uma placa de video pci comum (TNT2) na primeira vez aconteceu os bips do erro de video(mesmo com a 8500gt ja desconectada) mas depois q a retirei a TNT2 limpei o slot pci, e funcionou.

Pensei deve ser os dois slots pci-e que estão com problema... mas quando estava pesquisando uma solução com a TNT2 ligada, li algo sobre o asus sli selector poder estar causando esse problema.... removi ele e recoloquei a placa 8500GT voltou a funcionar, mas com o desempenho de 1X

(como pode ser visto no meu link de validação da GPU-Z http://www.techpowerup.com/gpuz/fn5hu/ constando la "Bus Interface: PCI-E x16 @ x1")

Quando ocorreu comigo esta ultilizando o driver 191.07... o removir com o driver cleaner e reinstalei um mais antigo 182.08 continuou em 1X o Bus interface mas o desempenho nos jogos voltou ao que era antes do problema... até ai problema resolvido. Mas o driver causou algumas instabilidade (como driver parou de funcionar e tal) então voltei pra o 191.07 a instabilidade sumiu, o bus no gpu-z continuou em 1X mas o desemprenho dos jogos esta como se fosse em 16X. Se você não se incomodar com o 1X somente GPU-Z como eu, manda bala ai q deve dar certo. Lembrando que estou usando o XP SP3 e o autor do tópico o Vista num sei se afeta tanto na questão dos drivers mas só pra constar mesmo. ;)

Bom fica a dica pra quem tiver problema semelhante e ainda não quer aposentar a P5N-e SLI.:rolleyes:

Agora só falta ajeitar a rede e o audio onboard q também deram pau-_-.... se alguem tiver uma dica e puder postar agradeceria muito.

Meu PC: Configuração C2D E4300, 2GB (2x1) DDR2 667Mhz Kingston Dual Channel, HD 400GB SATA II , DVD-RW Samsung, monitor LG 710E 17", GeForce EVGA 8500GT 256MB DDR2, P5N-E SLI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...