Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP sem atualizar é seguro?

Posts recomendados

Olá a todos!

Recentemente o tecnico do escritorio que trabalho formatou todas a maquinas e instalou o windows XP SP2. Uma semana depois um dos computadores pegou virus. O técnico sugeriu que comprasse um antivirus bom como o Kaspersky. Então solicitei ao tecnico que atualizasse o Windows XP também com todas as atualizações disponibilizadas pela microsoft. Todavia o técnico disse que não era necessario atualizar o XP, disse que podia deixar ele com SP2 mesmo (isso inclui IE6) e que bastava somente comprar um antivirus bom. Inclusive disse que era melhor que ficasse do jeito que tava, ou seja, do jeito que ele fica a partir da instalação de um cd do XP com SP2 integrado, sem nenhuma atualização que seja.

Minha dúvida é: O windows XP SP2 sem atualizar e somente com um antivirus pago instalado é seguro ou a atualização do sistema é necessário?

Obs: No escritorio utilizamos muito a internet, acessamos e-mails e plugamos muitos pendrives de terceiros.

agradeço desde já a colaboração de todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum sistema operacional vai ser seguro sem atualização.Acontece que existem brechas na segurança do Windows que os "hackers" aproveitam introduzindo trojans e malwares. O melhor é utilizar software original sempre. O custo é bem menor que as invasões.

Sempre é bom ter um bom antivírus, como Avira ou Norton, mas como garantia

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Olá!

Vejo que esse seu tecnico não é qualificado o suficiente para fazer tais afirmações, muito menos para proteger a rede.

Atualizações, além de outras vantagens, corrigem brechas de segurança gravissimas. Veja o caso do Conficker, se as pessoas atualizassem o windows (um simples patch de 300kb) ele não teria feito tanto estrago..

Manter não só o Windows como todos os outros programas (incluindo, com certeza, o IE) é de extrema importância para AUMENTAR a segurança.

Só um anti-virus não é suficiente para a segurança da rede, cuidados além da atualização devem ser tomados. Mas como não tenho conhecimento no mercado de trabalho prefiro não comentar a respeito.

Abraços!

• Curtir 1
Link para o comentário

Obrigado pelas opinioes.

Eu avisei pra minha chefe que era bom atualizar o XP mas ela preferiu ficar com a versão do tecnico.Segundo ela, alguns programas que atualizam começam a dar problemas, e depois é preciso voltar pra versões anteriores ou ter que aguradar novas atualizações. Mas acredito que com sistemas operacionais seja diferente e as atualizações são relamente necessarias. Talvez com o argumento do pessoal consiga convence-la.

• Curtir 1
Link para o comentário

Provavelmente seu técnico colocou uma versão falsificada do windows XP, e disse para não atualizar porque a microsoft tem uma atualização que detecta sistemas operacionais piratas, que fica mandando uma mensagem que o usuário foi vitima de uma falsificação, deixando o micro com instabilidades.

• Curtir 1
Link para o comentário

Anderson, provavelmente foi isso.

Mas como um bom tecnico acho que ele deveria sugerir, além de um bom antivirus pago, um sistema original e atualizado. No pc que trabalho tenho o original e está completamente atualizdo com SP3, e tudo mais. Não sei se os outros PCs do escritorio são original, mas ainda ta com IE6 SP2.

Achei estranho ele dizer que não precisa de um sistema atualizado, somente um bom antivirus resolve. Mas ele foi tão seguro no que disse que comecei a acreditar.

• Curtir 1
Link para o comentário

com certeza, só estava explicando o que provavelmente aconteceu ....

Se ele fosse realmente um profissional, não esconderia as informações dos clientes.

• Curtir 1
Link para o comentário

O so pode ser original e estar super atualizado e pegar o mesmo vírus do mesmo jeito.

Procure se manter informado sobre segurança e informe os demais conforme o caso.

Por exemplo, o uso de pendrives é de alto risco de contaminação sabia ?

Outro exemplo, o site de downloads Baixaki considerado seguro, ultimamente vem sendo invadido por cracker brasileiro que faz com que o internauta baixe trojan banker e instale na sua máquina sem desconfiar.

• Curtir 1
Link para o comentário

Ninguem aqui disse que ele atualizado e com antivirus, o computador estaria imune de virus rsrs...

Mas com tudo instalado, muitas falhas são corrigidas fazendo assim com que fique um pouco mais protegido, e não pegue virus bobos que já foram corrigidos com atualizações de segurança.

• Curtir 1
Link para o comentário

Além de corrigir várias brechas de segurança, as atualizações também corrigem erros no Windows, como o famoso erro do svchost.exe. Atualizar o Windows evita muitos outros tipos de transtornos.

PS.: onde já se viu um técnico orientar um cliente não atualizar o Windows?

• Curtir 1
Link para o comentário

(...)solicitei ao tecnico que atualizasse o Windows XP também com todas as atualizações disponibilizadas pela microsoft. Todavia o técnico disse que não era necessario atualizar o XP, disse que podia deixar ele com SP2 mesmo (isso inclui IE6) (...)

Esse foi o pior parágrafo que eu lí nesse ano!!!. Fala sério, um técnico como esse deveria estar a limpar disquettes ao invés de fazer o que faz. Se eu fosse sua patroa, trocaria de técnico imediatamente!. Ele é free lancer ou empresa?

(...)Vejo que esse seu tecnico não é qualificado o suficiente para fazer tais afirmações, muito menos para proteger a rede(...)

Você foi muito delicado nessa citação... um cara desses nem merece ser chamado como tal.

(...)Eu avisei pra minha chefe que era bom atualizar o XP mas ela preferiu ficar com a versão do tecnico(...)

(...)Segundo ela, alguns programas que atualizam começam a dar problemas, e depois é preciso voltar pra versões anteriores(...)

Ficar com o xp desatualizado é um retrocesso na segurança. Isso é falta de informação e esclarecimentos, diga à ela que atualizar o OS nada compromete o programa que usas na empresa.

Agora, eu só não entendí uma coisa:

(...)Recentemente o tecnico do escritorio que trabalho formatou todas a maquinas e instalou o windows XP SP2(...)
Provavelmente seu técnico colocou uma versão falsificada do windows XP(...)

(...)Anderson, provavelmente foi isso(...)

(...)No pc que trabalho tenho o original e está completamente atualizdo com SP3, e tudo mais(...)

Isso ficou estranho. ;)

Link para o comentário

Lord

O técnico é free lancer mesmo.

O PC que trabalho é novo, tem menos de duas senamas de uso, é o único que não foi formatado e já veio com o Windows XP nele. Foi eu mesmo que atualizei através do Windows Update. No escritorios tem mais uns outros 12 PCs e um laptop uns mais novos, outros mais velhos.

Eu não duvido que o tecnico tenha pegado PCs que já veio de fabrica com XP original e formatou colocando pirata.

Link para o comentário

Eu não duvido que o tecnico tenha pegado PCs que já veio de fabrica com XP original e formatou colocando pirata.

Assim sendo, suponho que você devam ter os CDs originais, ao menos um OEM. Procure saber se foi instalado desses (por motivos de algúmas dessas cópias piratas virem com trojans embutidos) e caso negativo, chame ele para uma nova instalação.

Sendo ou não sendo, o melhor que tens à fazer se possível, é atualizar todas as máquinas para o SP3, convencendo sua chefe da importância desses fatos.

Link para o comentário

Sendo ou não sendo, o melhor que tens à fazer se possível, é atualizar todas as máquinas para o SP3, convencendo sua chefe da importância desses fatos.

Concordo com você. Pelo menos o SP3, mas ainda assim ja tem diversas atualizações que sairam depois do SP3.

Vou fazer o que você disse e verificar com o técnico se as outras maquinas tem cd de instalação. Se alguma não tiver vou sugerir que compre a licença para ver se reduz os problemas com virus e outras pragas, afinal de contas com já disseram acima, os prejuizos que advirem por se usar software pirata podem ser muito maior do que se paga em uma licença.

obrigado a todos.

Dúvida Sanada. Resolvido!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.