Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador. vs filtro de linha

Posts recomendados

Me chamo Henrique e estou em Ribeirao Preto.

Li muito dos artigos sobre a guerra dos estab. vs filtro de linha.

Entendi bem a diferenca entre ambos, munido de conhecimento sai na busca de um filtro e só achei os extensores de tomadas ou uns de 5 tomadas por 30 reais na enermax e outra marca qqr.. Fiquei na duvida e nao comprei.

Estou ha dois dias tentando achar e só acho mesmo na ATERA em SP. Imagino que gastar o preco que estão pedindo por um APC + frete, seja mais interessante partir para um no breack (50 reais mais caro no site da atera).

Mas a grana ta curta. então o jeito é dar um jeitinho, salvei aqui o pdf que vi na net bem explicado e resolvi levar para um tecnico em eletrica e pedir pra montar o tal filtro de linha.

Como base, peguei meu estabilizador que ha anos esta guardado, é um modelo antiguissimo, deve ter quase 15 anos, pesa uns 10 kilos, marca ZENTRANX, nunca tive problemas com ele..

Ele funciona perfeitamente, abri ele pra ver o que tem dentro e fiquei surpreso com a quantidade de negocinhos que tem la dentro, é realmente uma parafernália, então imagino eu que talvez ele ja tenha uma certa "filtragem".

Só esqueci de tirar foto do segundo fusivel, do resto tirei fotos em supermacro para poder analisar com calma.

Pelo que olhei nos tutoriais de melhoria , acho que o estabilizar que eu tenho ja vem com tudo isso e muito mais, tem ate 2 chips, um monte de coisas dentro (umas 100 coisas soldadas na placa)..

---

no local irei plugar:

1- dlink 524

1- modem adsl motorola (virtua)

2- celulares (normalmente ficará apenas um... mas... eventualemente terei 2)

..

A energia em Ribeirao Preto é caótica, choveu, ventou, falhou. Tem melhorado muito nos ultimos meses, mas ainda assim é caótica.

Colocando a fonte do meu HP na tomada e no ouvido claro , da pra notar nitidamente que nao é constante e sim cheia de ruídos.

Ja entendi a questao do estabilizador versus filtro de linha, mas como esse estabilizador é diferente das que conheco, resolvi postar a pergunta.

Grande abraço

Henrique

post-589771-1388495252566_thumb.jpg

post-589771-13884952526265_thumb.jpg

post-589771-13884952526705_thumb.jpg

post-589771-13884952527196_thumb.jpg

post-589771-13884952527627_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Esse seu estabilizador data de uma outra época. Ele não possuí relés de comutação e sim comutação por triacs, que é melhor do que a relés. Esse tipo de estabilizador, essa topologia foi abandonada já tem uns 10 a 15 anos pois provou não ser muito adequada ao convívio com a economia de componentes, para poder deixar o circuíto minimamente confiável. Não era uma topologia adequada a redução de custos que o mercado exigia...

Quando vejo um desses torço o nariz.. A probabilidade de um desses ai entrar em colapso, em deixar conduzindo dois triacs ao mesmo tempo é muito grande. Somente projetos muito sofisticados fazem operar essa geringonça ai de um modo que se possa considerar confiável. Eram os reis de abrir fogo dentro dos estabilizador. A indústria deixou de fabricá-los por isso..

Deste sorte ou tens ai um bom projeto. Não sei em que acreditar.. Compara a densidade de componentes dele com a densidade dos estabilizadores dito modernos..

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

É simplesmente ridículo a diferença...

Mas nenhum dos componentes mostrados se dedica a proteção contra surtos. Essa não era, nunca foi a preocupação dos estabilizadores antigos ou não..

Desse modo eu ainda ficaria com uma boa régua de proteção contra surtos..

Abraço..

Link para o comentário

É, não se vê nenhum componente relacionado á filtragem além de alguns capacitores que provavelmente fazem outro papel aí e não de uma filtragem EMI / RFI propriamente dita.

Eu tenho um estabilizador aqui de 1992, tá parado, um GR Savage - essa empresa fabrica estabilizadores até hj... e ele jé era a relés. De filtragem só um capacitor eletrolitico maior do que esses de fontes chaveadas para PCs.

Link para o comentário

seria então mais vantagoso:

filtro de linha APC ou clamper

ou

nobreack APC (site atera por 150 reais mais ou menos)

???

Filtro de linha é para dar proteção, nobreak para manter o PC ligado quando faltar energia. Então, o que você precisa?

PS: Esse nobreak APC de R$150 é bem fraquinho, só suporta PCs bem básicos. E pelo preço a proteção do filtro de linha interno não deve ser das melhores.

Link para o comentário

Numa sobretensão sustentada, perda de neutro principal e coisa do tipo, eu prefiro um nobreak retirando meu equipamento da rede do que um filtro com um varistor de 275V ou mesmo DPS no quadro geral. Se for um filtro desses numa rede 127V, ai ferrou porque ele nao atuaria com uma sobretensão de 240V por perda de neutro! Tem um caso de perda de neutro aqui no forum, olhem lá no tópico fixado, sobre aterramento. Varistor mesmo só é mais confiável em picos transitórios - felizmente a coisa mais comum do que uma sobretensão sustentada.

Se uma fase fosse a 300V, por perda de neutro, um varistor de 275V iria começar a se aquecer, mas em nada fazer pra evitar a queima de uma fonte.

Tá, mais aí poderiam dizer, então tu vai ter que por nobreak em tudo, ou estabilizador que tenha recurso de desligar por sobretensão. Eu digo não, tamos falando aqui de PCs e prefiro ficar sem TV, DVD e até geladeira, do que meu PC! :D :D

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.