Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cirucito automatico de ganho

claudiojz

Posts recomendados

Obrigado Felipe Eletronic pelo artigo muito bom mesmo, ajudou a fundamentar mais o que estou querendo fazer.

Bom, eu peguei um rádio FM e converti para VHF mais especificamente a frequencia da aviação. E como eu li no artigo, a antena desse meu rádio capta o sinal de um avião que está muito perto, o nivel de sinal fica muioto alto que acaba havendo uma saturação de sinal. Se o avião está muito longe, o sinal chega muito fraco, se estiver bem longe mesmo, o sinal fica tão fraco que não é possível ouvir a voz do piloto.

Acredito ser bem difícil fazer alguma intervenção nesse rádio para atenuar esses niveis de sinais, principalmente amplificar esses sinais mais fracos.

Então eu gostaria de saber se alguém teria uma ideia para pelo menos reduzir os sinais mais fortes que chegam na antena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode construir uma etapa atenuadora variável para essa função de modo a deixar o sinal com uma potencia constante para depois amplifica - lo! o atenuador variavel seria interessante pra fazer o controle de ganho automatico que voce disse!

qualquer duvida pergunte!

abs.

Link para o comentário

No inicio do circuito, você coloca um amplificador de RF, com ganho variável e controlado por tensão. A tensão de controle é a FI, 10,7MHz no caso (FM), que passou por um integrador (filtro passa baixa).

Se a intensidade do sinal de FI está baixa, o ganho aumenta e vice-versa. ;)

Link para o comentário

Samuel Gonzales muito obrigado também.

No inicio do circuito, você coloca um amplificador de RF, com ganho variável e controlado por tensão.

Está peça é parecida com um transistor não é? Na hora de comprar essa peça, qual valor para ela devo pedir? Vocês me dão um dica de como fazer essa ligação no inicio do circuito?

Grato.

Link para o comentário

Não, exatamente, um amplificador de RF é um circuito que pode ser transistorizado ou feito com uso de amplificadores operacionais!

São amplificadores sintonizados, ou seja so amplificam sinais na faixa de RF, e possuem seu ganho variavel, dependendo do sinal de entrada.

veja aqui:http://www.radiopoint.com.br/amplificador%20de%20rf.htm

circuitinho muito bom para essa etapa!

abs.

Link para o comentário

Não, exatamente, um amplificador de RF é um circuito que pode ser transistorizado ou feito com uso de amplificadores operacionais!

São amplificadores sintonizados, ou seja so amplificam sinais na faixa de RF, e possuem seu ganho variavel, dependendo do sinal de entrada.

veja aqui:http://www.radiopoint.com.br/amplificador%20de%20rf.htm

circuitinho muito bom para essa etapa!

abs.

Felipe, o amplificador de RF é todo o circuito do link acima?

Link para o comentário

Obrigado a todos pela ajuda.

Achei um pouco complicado esse circuito para eu fazer, pois tenho muito pouco experiencia em eletronica.

Eu gostaria aqui de propor uma outra situação, ao invês de amplificar os sinais mais fracos, gostaria apenas de atenuar os sinais mais fortes. Gostaria de algum componente ou algum circuito mais simples que poça de certa forma diminuir a saturação do sinal que chega na antena.

Desde já agradeço a todos.

Link para o comentário

• Coordenador

Colega Claudio, a situação é a mesma!, um circuito automático de ganho funcionará da mesma forma, sendo amplificando sinais mais fracos, como atenuando sinais mais fortes!, Observe que a situação é a mesma!, não tem como simplificar ou diminuir componentes para esta função!..., os circuitos são os mesmos e possuem as mesmas complexidades!...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.