Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando um Athlon 64 por um X2 (vale a pena?)

arcovoador

Posts recomendados

É bem o que diz o tópico.

Tenho um Athlon 64 3000 e 1Gb DDr400, estou pretendendo trocar o processador por um Athlon X2 3800 e por mais 2Gb DDR400.

No total vai me custar em torno de uns R$200 esse up, e estou pensando em fazer isso porque a grana está curta e meu PC está deixando a desejar ultimamente.

O que vocês acham? A diferença de performance seria perceptível o suficiente pra justificar o investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Athlon XP 64 3000 e 1Gb DDr400, estou pretendendo trocar o processador por um Athlon X2 3800 e por mais 2Gb DDR400.

No total vai me custar em torno de uns R$200 esse up, e estou pensando em fazer isso porque a grana está curta e meu PC está deixando a desejar ultimamente.

O que vocês acham? A diferença de performance seria perceptível o suficiente pra justificar o investimento?

e ai beleza

você vai usar a mesma placa-mãe que socket que ela e

Link para o comentário

...Tenho um Athlon XP 64 3000 e 1Gb DDr400, estou pretendendo trocar o processador por um Athlon X2 3800 e por mais 2Gb DDR400.

É um Athlon XP ou um Athlon 64?

Se for um Athlon XP, esquece. Não há Athlon X2 para soquete 478. Você teria que trocar tudo.

Se for um Athlon 64, o soquete deve ser 939, já que sua memória é DDR400.

Nesse caso, você precisa se certificar que o X2 3800+ que você pretende comprar é 939 e não AM2. Geralmente os de soquete 939 são raros e bem caros.

Mas se você encontrou realmente um X2 3800+ soquete 939 mais 2GB DDR400 por R$ 200,00, está um valor razoável. Mas sugiro comprar apenas mais 1GB, para somar com o 1GB que você já tem - 2GB no total já são suficientes.

Quanto a diferença de desempenho, é considerável.

Recentemente troquei um Athlon 64 3800+ 939 (2,4GHz; L2 512Kb) por um X2 3600+ (2,0GHz; L2 256Kb) e percebi uma grande diferença no desempenho geral. Imagina você saindo de um 3000+ para um X2 3800+...

Link para o comentário

e ai beleza

você vai usar a mesma placa-mãe que socket que ela e

Sim, a mesma placa mãe. É uma DFI Lanparty UT NF4 Ultra-D. É soquete 939.

É um Athlon XP ou um Athlon 64?

Se for um Athlon XP, esquece. Não há Athlon X2 para soquete 478. Você teria que trocar tudo.

Se for um Athlon 64, o soquete deve ser 939, já que sua memória é DDR400.

Nesse caso, você precisa se certificar que o X2 3800+ que você pretende comprar é 939 e não AM2. Geralmente os de soquete 939 são raros e bem caros.

Mas se você encontrou realmente um X2 3800+ soquete 939 mais 2GB DDR400 por R$ 200,00, está um valor razoável. Mas sugiro comprar apenas mais 1GB, para somar com o 1GB que você já tem - 2GB no total já são suficientes.

Quanto a diferença de desempenho, é considerável.

Recentemente troquei um Athlon 64 3800+ 939 (2,4GHz; L2 512Kb) por um X2 3600+ (2,0GHz; L2 256Kb) e percebi uma grande diferença no desempenho geral. Imagina você saindo de um 3000+ para um X2 3800+...

É um Athlon 64 3000+ soquete 939 mesmo. O X2 3800+ 939 que estou rondando para comprar não é novo, existem alguns à venda no Ebay e são todos usados. Mas o vendedor tem boa reputação e garante que o processador está funcionando perfeittamente...

Quanto à memória eu concordo plenamente, o problema é que tenho 2 pentes Corsair de 512 em dual channel, pra por mais 1Gb apenas, só se eu tirar esses dois pentes e comprar dois de 1Gb. Eu precisaria vender esses dois pentes, mas acho que ninguém vai querer pagar nada neles... Por isso achei que pegando dois pentes novos de 1Gb cada ficaria com 3Gb e tudo funcionando em dual channel.

Não faz sentido?

mais um voto para só mais 1Gb de memória.

Procure um modelo igual ao seu para evitar incompatibilidade. Ou pega 2X1GB novos Para trabalharem juntos e vende o seu 1Gb.

Se acho o X2 que dá em sua mobo num perca tempo, pois vale e muito a pena.

Boa sorte.

É como eu disse pro colega de cima, pra mim 2Gb estaria ótimo mas precisaria vender esses que estão aqui e acho que eu pegaria muito pouco neles.

Quanto ao X2, é certeza que é compatível com minha mobo. Só que é usado...

Aliás, alguém já fez isso de comprar processador usado?

Link para o comentário

O X2 3600+ 939 que comprei em uma loja aqui era OEM, ou seja, vinha avulso e sem cooler e custou R$ 80,00 - tenho quase certeza que era usado, mas funciona perfeitamente. Se o que você for comprar não vier com o cooler, compre um, pois o do seu 3000+ não vai dar conta.

O processador é o único componente do PC que eu compro usado sem medo, já que a vida útil é muito grande e dificilmente apresente algum problema, desde que bem manuseado.

Também já peguei várias vezes, em alguns rolos, processadores usados.

Link para o comentário

O X2 3600+ 939 que comprei em uma loja aqui era OEM, ou seja, vinha avulso e sem cooler e custou R$ 80,00 - tenho quase certeza que era usado, mas funciona perfeitamente. Se o que você for comprar não vier com o cooler, compre um, pois o do seu 3000+ não vai dar conta.

O processador é o único componente do PC que eu compro usado sem medo, já que a vida útil é muito grande e dificilmente apresente algum problema, desde que bem manuseado.

Também já peguei várias vezes, em alguns rolos, processadores usados.

Eu nem considerei em comprar esse X2 aqui no Brasil, mas esse preço que você pagou foi EXCELENTE! No Mercado Livre os poucos X2 939 que achei eram caríssimos, vou ver se descubro se na Sta Efigenia tem algum lugar vendendo desses processadores...

Quanto ao cooler, eu acho que o meu aqui segura muito bem o tranco, é um Zalman desses: http://www.zalman.co.kr/eng/product/Product_Read.asp?idx=152

E com relação ao que falei da memória? Você não acha que faz sentido? A não ser que eu compre dois pentes de 512 e ocupe todos os bancos DDR ficando com 2Gb...

Link para o comentário

Olá, membros do Clube do Hardware,

Minha pergunta é Eu tenho um processador (X) e vou comprar um processador que foi lançado recentemente e esse processador (Y) tem

o mesmo clock interno e Externo do processador (X) agora a pergunta chave

Se eu comprar o processador(Y) da mesma caracteristica do (X) porém mais

recente eu fico em vantagem?(esta pergunta é para que eu possa adquirir mais experiencia). Obrigado.

Link para o comentário

Sim, a mesma placa mãe. É uma DFI Lanparty UT NF4 Ultra-D. É soquete 939.

É um Athlon 64 3000+ soquete 939 mesmo. O X2 3800+ 939 que estou rondando para comprar não é novo, existem alguns à venda no Ebay e são todos usados. Mas o vendedor tem boa reputação e garante que o processador está funcionando perfeittamente...

Quanto à memória eu concordo plenamente, o problema é que tenho 2 pentes Corsair de 512 em dual channel, pra por mais 1Gb apenas, só se eu tirar esses dois pentes e comprar dois de 1Gb. Eu precisaria vender esses dois pentes, mas acho que ninguém vai querer pagar nada neles... Por isso achei que pegando dois pentes novos de 1Gb cada ficaria com 3Gb e tudo funcionando em dual channel.

Não faz sentido?

É como eu disse pro colega de cima, pra mim 2Gb estaria ótimo mas precisaria vender esses que estão aqui e acho que eu pegaria muito pouco neles.

Quanto ao X2, é certeza que é compatível com minha mobo. Só que é usado...

arcovoador o essa placa-mãe suporta sim esse processador e bom você por mesmo 2gb de memoria , e o desempenho do atlhon x2 3800 e bem melhor do que o do atlhon 3000+

veja nesse site o desempenho http://www.cpubenchmark.net/cpu_lookup.php?cpu=AMD+Athlon+64+X2+Dual+Core+3800%2B

e procure esse atlhon 3000+

e veja a diferença

abraços!!

Link para o comentário

E com relação ao que falei da memória? Você não acha que faz sentido? A não ser que eu compre dois pentes de 512 e ocupe todos os bancos DDR ficando com 2Gb...

Nesse caso, acho que vale a pena pegar os dois pentes de 1GB, já que para memórias DDR400 o aumento da largura de banda com o Dual Channel pode ser importante.

Olá, membros do Clube do Hardware,

Minha pergunta é Eu tenho um processador (X) e vou comprar um processador que foi lançado recentemente e esse processador (Y) tem

o mesmo clock interno e Externo do processador (X) agora a pergunta chave

Se eu comprar o processador(Y) da mesma caracteristica do (X) porém mais

recente eu fico em vantagem?(esta pergunta é para que eu possa adquirir mais experiencia). Obrigado.

Depende.

Vários fatores podem influenciar no desempenho do processador além do clock. O principal deles é a arquitetura. Por exemplo: um Pentium Dual core E5400 ( 2,7 GHz / 800 MHz) tem um desempenho muito superior ao do Pentium D 820 ( 2,8 GHz / 800 MHz) devido à sua arquitetura Core mais eficiente que a do segundo, de arquitetura Netburst.

Mas se você comparar o Pentium Dual core E5300 ( 2,6 GHz / 800 MHz / 2MB de L2 ) com um processador mais antigo, mas de mesma arquitetura, como o Core 2 Duo E4700 ( 2,6 GHz / 800 MHz / 2MB de L2 ), terão praticamente o mesmo desempenho.

Outros fatores são o cache L2 e a presença ou não do L3, o controlador de memória, tecnologias como o HyperThreading...

Link para o comentário

Tenho um Athlon 64 3000 e 1Gb DDr400, estou pretendendo trocar o processador por um Athlon X2 3800 e por mais 2Gb DDR400.

A principal vantagem do X2 será na multitarefa e agilidade do sistema, que não dará mais aquelas "travadas" durante a multitarefa do dia-a-dia. Ele será mais rápido que o CPU antigo em tudo, principalmente nos programas que gostam de multi-cores. Eu também iria para 3GB em vez de 2Gb dual-channel. Dual-channel é mais marketing que realidade nesse caso. Mas se a grana está curta talvez compense pegar apenas 1GB e ficar com 2GB no total mesmo sem dual-channel, aí ficaria por menos de R$200.

Vale lembrar que no uso geral do dia-a-dia um HD rápido também faz boa diferença, e na verdade no caso da maioria das pessoas (os "não-entusiastas") é o que faz mais diferença hoje em dia na hora de "reanimar" um PC antigo.

[]'s

DT

Link para o comentário

A questão do processador está resolvida, vou trocar mesmo. Passei a manhã de hoje pesquisando em foruns brasileiros pra ver se conseguia comprar um desses X2 3800 939, mas é raro de se ver e quando aparece, vende muito rápido... Talvez eu acabe pegando no Ebay mesmo por U$65 já com o envio incluído.

Quanto à memória eu ainda não me decidi, vou pensar o que faço...

E meu HD é bem razoável, é um Seagate Barracuda 200Gb 7200.8, gosto bastante dele...

Se alguém souber de algum lugar em SP que venda desses X2 939 usado me avise, ok?

Link para o comentário

Nesse caso, acho que vale a pena pegar os dois pentes de 1GB, já que para memórias DDR400 o aumento da largura de banda com o Dual Channel pode ser importante.

Depende.

Vários fatores podem influenciar no desempenho do processador além do clock. O principal deles é a arquitetura. Por exemplo: um Pentium Dual core E5400 ( 2,7 GHz / 800 MHz) tem um desempenho muito superior ao do Pentium D 820 ( 2,8 GHz / 800 MHz) devido à sua arquitetura Core mais eficiente que a do segundo, de arquitetura Netburst.

Mas se você comparar o Pentium Dual core E5300 ( 2,6 GHz / 800 MHz / 2MB de L2 ) com um processador mais antigo, mas de mesma arquitetura, como o Core 2 Duo E4700 ( 2,6 GHz / 800 MHz / 2MB de L2 ), terão praticamente o mesmo desempenho.

Outros fatores são o cache L2 e a presença ou não do L3, o controlador de memória, tecnologias como o HyperThreading...

Valeu Rodrigops, ajudou bastante.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.