Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperando Placas-Mãe Defeituosas por Falta de Beep


Posts recomendados

Bom... ontem quase de madrugada, eu baixei uma BIOS do final do ano passado

no site da Asus e usando EZ-Flash (isso né?) e mais a bios gravada num PenDrive,

eu consegui fazer um Down na Bios que era super atual, para essa do ano passado.

Gravou tudo normal, gravou aquele pedacinho final (boot), verificou e disse que

estava tudo certo.

Dei um F5 no setup, carreguei o padrão de fabrica, salvei e sai....

o windows carregou normal... jogamos batman, fiz um IntelBurn teste, um SuperPI,

tudo ok.

Reiniciei usando Windows algumas vezes, tudo OK.

Na hora do teste final, desligar tudo e tirar da tomada. Mesmo lixo.

Não boota, não da Bipe... e tenho que ficar ligando e desligando várias vezes

até ele perguntar se quero dar F1 ou F2...

O que mais posso verificar ou fazer??? O Dono do micro esta aflito já.

Segue a Conf:

Asus P5Q com 3 meses de uso.

Proc C2D E7400 OEM (pode ser ele com problema???)

VGA XfX GTX250

HD sata 320

fonte Seventeam 550w real

ram 2Gb Kingstom Value

Eu não sei mais o que eu posso fazer. Tenho receio de levar num "tecnico", o

cara não conseguir ligar ela nenhuma vez, e falar que esta queimada, ou piorar

algo. Tem mais alguma coisa que posso fazer sozinho ou não?

Aguardo mes amis. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acabei de verificar estes jumpers, e trocamos a bateria.

o micro apresentou um comportamento melhor em 2 horas de testes, só

dando pau de pedir F1 ou F2 uma vez só. Por enquanto desligamos e reinciamos

somente por windows.... não tirando ele da tomada pra nada. Nem desligando

a fonte dele.

Ficara agora a madrugada desligado do sistema mas ligado na tomada....

amanha cedo tentarei liga-lo.

se ligar normal. eu vou desligar e tirar da tomada. Voltando a tentar liga-lo

somente na hora do almoço. Vamos ver...

OBS: A bateria comprada pelo rapaz parece ser bem vagabunda, pois é mais

fina que a original que veio com a placa.... mas tamos com ela mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal... vou passar essa referencia aqui pro rapaz.

Você trampa com isso aqui em Bauru??? Sei lá... se trabalhar em alguma loja

aqui te levo o micro. Foi só um pensamento.

Ou se quiser recomendar algum cara bom que conheça aqui pra isso.

Sobre os testes de ontem:

Após veriifcar jumpers e trocar a bateria, o micro ligou... sem aquele rolo todo.

usamos, jogamos, reiniciamos e desligamos sem tirar da tomada...

mas hoje cedo, fui ligar, e ela já deu de cara pedindo F1 ou F2.... ae salvei

e ela travou. Teria que ficar ligando e desligando, mas vim pro trabalho.

Acho que não tem mais nada "caseiro" que eu possa verificar.

Preciso de um tecnico para avaliar outras coisas eletronicas pelo visto.

Se mais alguem tiver uma dica to aceitando... :(

[]s e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja conhecia os dois primeiros passsos, refiz, re refiz até que ligou, so que 1dia depois ela acabou morrendo de novo e agora nao adianto mais nada, será que com esse terceiro passo do aluminio resolveria?

liga o cooler e os leds, mas nao da video nao faz nada... nem beepa...

ai ja tava pra comprar, o qeu vocês acham qeu devo fazer, ir pra terceira etapa e nao comprar ou comprar, também estou na duvida entre a

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109070356-placa-me-gigabyte-ga-g31m-es2c-fsb-1600-e-ddr-1066-ready-_JM

e a

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110438769-asus-p5kpl-am-g31ich7core2-quad-dual-channel-salvador-_JM

vale a pena a diferença do preço? sei que asus é asus, mas bolso ta soda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz todos os procedimentos de post inicial em 3 placas mães que estavam mortas aqui em casa, duas delas voltaram a funcionar.

1- GIGABYTE GA-945GCMX-S2 tinha parado de funcionar de uma hora pra outra, ligava o cooler, ligavam os leds, mas não "bipava" nem dava sinal de vídeo, não tinha nenhum capacitor estourado nem trincas ou trilhas partidas. Sugeria mau-contato na RAM, mas já tinha até limpado com borracha escolar e nada de dar post. Após fazer os passos 1, 2 e 3 ela "bipou" de primeira, e está funcionando.

2- GIGABYTE GA-M61PMS-S2 tinha parado de funcionar aos poucos, a vezes ligava as vezes não, até que um dia morreu de vez. Ligava o cooler, ligavam os leds, e começava a bipar feito louca. Olhei no manual (códigos de bips) e falou que os bips era erro de memória, testei varias memórias e o problema era o mesmo. Não tinha nenhum capacitor estourado nem trincas ou trilhas partidas. Após fazer os passos 1, 2 e 3 ela "bipou" de primeira, e está funcionando.

3-GIGABYTE GA-81865GME-775 tinha parado de funcionar de uma hora pra outra, ligava o cooler, ligavam os leds, mas não "bipava" nem dava sinal de vídeo, não tinha nenhum capacitor estourado nem trincas ou trilhas partidas. Após fazer os passos 1, 2 e 3 ela não bipou. Mas... fiquei encucado e observei de novo minuciosamente a mobo e - eureca!:D - um dos pinos do soquete 775 está quebrado:angry:$%¨&%¨*. Não sei se isso aconteceu na hora da lavagem ou antes, pois essa placa estava a quase dois anos jogada dentro de uma caixa de papelão com outros cacarecos. Se alguns dos companheiros tiver alguma dica de como resolver isso é só falar.

Já encompridei demais o assunto :) Quero finalizar agradeçendo ao autor do tópico pela iniciativa em compartilhar seus conhecimentos com o pessoal aqui do fórum, e dizer que seria muito ingrato de minha parte ou qualquer outro que venha a fazer uso do tutorial do nobre amigo Driverguide e não voltar aqui para postar o resultado. Valeu aí Driverguide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Bom retorno! Ajude os pobres mortais meu amigo ^_^

Então... agora você apertou... já entreguei o micro do rapaz...

preciso voltar na casa do cara então para verificar isso...

Mas do que me lembro ela não tem algo assim não...

É a ASUS P5Q, tem um monte de fotos na web...

vou ver alguma com detalhe e posto aqui, se você mesmo não ver uma foto.

Todo caso, se for, o que da pra fazer? e Se não for, o que muda?

Obrigado por retornar!!!

EDIT ==============

Nesse site de venda do ML, achei umas fotos em detalhe... veja o que acha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97138275-asus-p5q-intel-p45-pci-e-20-ddr2-1200mhz-lga775-platform-_JM

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ,to com uma dessas aqui, e não tem não, no caso, é a bios , so que o tipo dela, é tipo ci soldada, porque poderia ter poeira dentro, ai voce tirava, limpava e colocava, mas, ja testou com outras fontes?, e o processador, ja trocou por um pelo menos p4 bom? ou ja testou este processador em outra placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho "bancada" ficamos testando isso de update de bios, bios velha,

pilha nova, coisas mais simples...

Ae o rapaz ja estava agoniado, e deixei ele levar o micro assim mesmo.

Faz quase uma semana que esta com ele, e até agora não me ligou para falar

se esta OK, ou se esta dando os erros.

Mas falei com um tecnico, e ele disse que se precisar ele desmonta tudo

e vai isolando as peças.... proc, memorias, fonte e tal....

Por enquanto parei por aqui. :(

Mas eu sabendo como acabou esse problema, eu volto a postar e te mando PM. :)

[]s cara e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caros amigo,

Também estou ''lutando'' para fazer uma asus A7V400MX-SE voltar a dar o boot.

Já efetuei o 3 passos, ela no momento está assim: Ligar o cooler do proc, liga os leds, HD faz barulho , CD funcionando, porém não aparece imagem nenhuma na tela, o monitor fica sem receber sinal...

Agradeço qualquer ajuda.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já colocou um vídeo off PCI nela, pra ver se dá vídeo? Mais: liga ela sem bateria, que acontece?

Primeiramente obrigado por ajudarem,

Vou ver se consigo um placa PCI.

Eu já testei uma uma AGP e apresentou o mesmo...

Amigo, testou todos os perifericos de seu hardware?

Acho que está tudo bonzinho, HD funcionou em outro PC, CD-rw também,

a fonte segurou outro Sempron normal, em fim, não lembro de algo mais que já testei.

Só pra ajudar, a Bios foi atualizada há a 10 meses.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá DriverGuide....

Que bom ver seu conhecimento, meu caso é um pouco diferente, mas com certeza você deve saber reparar (ainda mais por possuir uma placa mãe 1366).

--

1 - Tenho uma GA-EX58-UD5, e a mesma está com dificuldade para reconhecer o slot DDR3_1, utilizado para o tri-channel após um fato ocorrido quando instalava meu Ice Age P.Boss... Por idiotice na verdade, deixei de ir dormir para mudar a posição do cooler, virei o adaptador 1366 na posição desejada, só que na hora de parafusar o último não notei que ficou um pouco fora do encaixe, pois o adaptador estava torto devido a pressão (já havia instalado 4 vezes anteriormente)... É brincadeira...

Então, após o ocorrido, o Bios, CPU-Z/Everest, Easy Tune, e outros programas reconhecem o 6GB, mas infelizmente o Windows não reconhece e mantém 4GB efetivos...

Tirei foto do dano causado, nota-se que pegou UM traço (trace) que liga a um slot DDR... Duplo azar:

hpim05381.jpg w2848.png

Como seria o procedimento adequado para reparo do Trace afetado?

----

2 - Aproveitando que você também tem uma Corsair HX1000: Tenho a minha que já apresenta problemas no Fan desde 2 meses da compra... Ao ligar o PC o Fan dá um leve mexida. Retirei a fonte e fiz os testes com um clips, infelizmente nada do Fan girar...

O engraçado é que um dia, do nada, o Fan estava girando.

Acha que é um problema no sensor térmico, ou de tensão? Tenho garantia, mas pagar R$100,00 de frete (ida e volta), e ser um problema bobo, é complicado.

Com certeza de que irá me ajudar muito, aguardo seu retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RodrigoBragaMG

amigo, primeiramente, cheque se na bios de sua motherboard, ou ate mesmo no post , identificam os 6GB, se identificar, seu slot nao esta danificado,

-> Perguntas,

-Seu sistema operacional é 64 bit?

-Qual seu Sistema operacional?

___________________________________________________

quanto o problema da fonte,

-pode ser mau-contato no cooler, no qual voce devera abrir a mesma, retirar a placa, e ver se o fio do cooler esta seguro a solda , se nao estiver, com um ferro de solda, apenas esquente a solda e veja se roda

-o cooler pode ter queimado, mas, ha fontes com 2 coolers, um em baixo e outro em cima, qual deles nao funciona?, bom, independente do cooler, corte o fio do cooler de modo em que o fio perto da placa do cooler fique curto e que nao gaste muito fio, ai, liga-se o cooler na tomada da fonte de forma em que o fio preto do cooler fique encostado no fio preto da fonte, e que o outro independente da cor encoste no amarelo 12V, se funcionar, e sinal que ha um defeito no circuito da fonte, cuidado, fonte sem cooler pode levar a queima da mesma!

-caso o cooler funcione , devera fazer uma ligaçao interna do fio amarelo para o fio de seu cooler e outra ligaçao do fio preto para o cooler, pois e sinal de que a trilha de sua fonte esta rompida, caso o cooler funcione

-> e provavel que o cooler esteja queimado, pois quando ele da aquele impulso leve e nao funciona, sinal de que esta queimado (raras vezes nao esta com esse sintoma).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Driver, muito obrigado pela resposta, vamos la:

1 - Desculpe, deveria ter explicado mais, com melhores detalhes:

- Já utilizo meu sistema a 9 meses, até o fato ocorrido (trace danificado devido ao parafuso) sempre os 6GB ficaram ativos normalmente.

- Utilizo Win Vista x64, sei que talvez achou que eu poderia utilizar um S.O x86.

- Conforme havia citado acima, "o Bios, CPU-Z/Everest, Easy Tune (programa da Gigabyte), e outros programas reconhecem 6GB (3x2GB). E mais, ao entrar na BIOS os 3 channels estão populados, e pode-se configurar tudo, normalmente.

Entretanto, ao boot/post só 4GB são aprovados/reconhecidos. E no Windows, também, somente 4GB.

- Sei também que não é o SLOT que está com problemas, cheguei até a pensar em um Pino torto no Socket 1366 da mobo, mas fiz uma vistoria minuciosa ontem e não encontrei nenhum.

- E ontem também, um usuário do fórum Tweaktown (que possui área oficial da gigabyte) falou que o Trace danificado é justamente um que leva ao Slot da RAM. E que inclusive, trace danificado se equivale a um pino torto, pois sem ele a informação não chega ao CPU.

Faz muito sentido, ainda mais no caso do i7, em que o controlador de memória está ao CPU....

O que já foi testado e fatos importantes:

- O CPU não dá boot utilizando o DDR3_1 (utilizando o DDR3_3 e DDR3_5, sim).

- Não é o pente de memória, pois já testei todos, inclusive consigo utilizar os 3 em dual-channel, pulando o slot teoricamente danificado...

Resumindo, creio que aquela pequena parte danificada, é o problema...

O que acha?

-------------------------

2 - É a mesma fonte que a sua, o FAN não funcional é o de 140mm, logo embaixo da grelha.

Sei que pode queimar sem, por tal motivo coloquei um FAN de 120mm/90 CFM em cima.

Bem, devido a tantas possibilidades, e como se eu abrir perco a garantia, melhor enviar para lá né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa amigo, esqueci de olhar as fotos, e olhei agora, e entendi perfeitamente o problema, bom, ai o que aconteceu, foi o rompimento da trilha da placa-mãe, então , para refazer-mos a trilha , teremos que ter, um ferro de solda ponta fina,solda, e uma pasta para soldar, que une o cobre a solda, raspe a trilha danificada com uma chave de fenda somente ate aparecer a parte dourada do cobre nas duas partes , na primeira parte e na segunda, no caso para unir-mos, então passe a pasta para soldar levemente nos contatos de cobre, depois disso, com muita calma, solde cuidadosamente com o ferro fazendo um movimento uniforme, ou seja, o mesmo movimento para unir as trilhas partidas, obs, coloque pouca solda, apenas o necessario, se se sentir inseguro para fazer o procedimendo, chame um tecnico especialidado, pois pode ocorrer de voce dar curto nas outras trilhas por falta de atençao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito grato pela sua ajuda.

Vou ter que pedir ajuda de técnico sim, pois não tenho os materiais, e talvez o valor deles (de qualidade) fiquem mais que o valor do serviço...

Então, é um problema simples de resolvimento?

---

Adicionando;

Vi que recomendaram mais duas soluções para trilha danificada:

1 - Utilizar uma tinta condutiva para religar a trilha (de prata preferencialmente).

2 - E até utilizar um fio de cabo IDE para fazer uma ponte.

O que acha? E ainda, essa trilha seria multi camada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DriverGuide queria saber se você teria algum tutorial sobre recuperação de trilhas danificadas, pois tenho uma placa socket 462 que o cooler estava muito ruim para tirar e na tentativa a chave acabou escapando e foi bem em cima de algumas trilhas próximas ao processador, estou começando agora a mexer com eletrônica como hobby, sabe como fazer um teste de continuidade em trilhas para saber se elas estão realmente ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...