Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperando Placas-Mãe Defeituosas por Falta de Beep


Posts recomendados

De uso acho que tem pouco mais de 2 anos, e aparentemente não tem nenhuma capacitor estourado ou estufado, se acontesse isso teria solução? alem de mandar pra garantia que eu não tenho mais.
as MB mais antigas e de baixo custo usavam capacitopres a eletrolise, com o tempo ressecava/estufava/explodia (a parte de cima fica ovalizada), hoje já é padrão usarem capacitores sólidos, mas, caso haja capacitores estufados ou a ponto de explodir, tem reparo sim, o problema é achar esses capacitores especiais de baixo ESR a 105°C, fonte é o que mais tem essas zica, tenho uma Wisecase aqui que era de uma MB Asus K8N que começou a ora liga ora não, que não ligava mais, troquei a fonte entre computadres, essa fonte funcionou bem em outro pc, alguns anos depois passou a ter o mesmo sintoma da K8N até ter que trocar todos os capacitores da fonte e uso ela até hoje.

Espetou outra fonte nessa MB, sem nada e depois foi adicionando os perifericos um de cada vez e nada? dependendo do estado de poeira nela da essa faxina e veja se liga.

sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as MB mais antigas e de baixo custo usavam capacitopres a eletrolise, com o tempo ressecava/estufava/explodia (a parte de cima fica ovalizada), hoje já é padrão usarem capacitores sólidos, mas, caso haja capacitores estufados ou a ponto de explodir, tem reparo sim, o problema é achar esses capacitores especiais de baixo ESR a 105°C, fonte é o que mais tem essas zica, tenho uma Wisecase aqui que era de uma MB Asus K8N que começou a ora liga ora não, que não ligava mais, troquei a fonte entre computadres, essa fonte funcionou bem em outro pc, alguns anos depois passou a ter o mesmo sintoma da K8N até ter que trocar todos os capacitores da fonte e uso ela até hoje.

Espetou outra fonte nessa MB, sem nada e depois foi adicionando os perifericos um de cada vez e nada? dependendo do estado de poeira nela da essa faxina e veja se liga.

sds

Bom primeiro, essa mobo era top todos capacitores japoneses, não nenhum estufado muito menos estourado, até pode ser a fonte, mas eu duvido muito, pois é uma corsair 450vx, ela foi eleita na epoca a melhor fonte de 450W, eu testei todos os componentes, a moral é que ela nem starta, nao tem como outro componente estar interferindo, ou é ela ou a fonte, o que duvido muito que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tenho uma Gigabyte 7VM400M-RZ que estava intermitente, lavei com detergente, pinceladas (pincel macio), ficou boa mesmo.

Passe em todos os pinos dos chips na placa, pincele bem mesmo, enchague bem e deixe na posição vertical ao sol bem quente, um secador de cabelo tambem para ajudar no processo, assopre em qualquer orificio da placa para não ficar resisduos de agua, tenta ai ja que deu pt.

Evite de encostar os dedos no componentes, uma luva vai bem, faça descalço devido a estatica do corpo.

Enfim siga todo o processo descrito no tópico e retorne, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as MB mais antigas e de baixo custo usavam capacitopres a eletrolise, com o tempo ressecava/estufava/explodia (a parte de cima fica ovalizada), hoje já é padrão usarem capacitores sólidos, mas, caso haja capacitores estufados ou a ponto de explodir, tem reparo sim, o problema é achar esses capacitores especiais de baixo ESR a 105°C, fonte é o que mais tem essas zica, tenho uma Wisecase aqui que era de uma MB Asus K8N que começou a ora liga ora não, que não ligava mais, troquei a fonte entre computadres, essa fonte funcionou bem em outro pc, alguns anos depois passou a ter o mesmo sintoma da K8N até ter que trocar todos os capacitores da fonte e uso ela até hoje.

Espetou outra fonte nessa MB, sem nada e depois foi adicionando os perifericos um de cada vez e nada? dependendo do estado de poeira nela da essa faxina e veja se liga.

sds

Bom primeiro, essa mobo era top todos capacitores japoneses, não nenhum estufado muito menos estourado, até pode ser a fonte, mas eu duvido muito, pois é uma corsair 450vx, ela foi eleita na epoca a melhor fonte de 450W, eu testei todos os componentes, a moral é que ela nem starta, nao tem como outro componente estar interferindo, ou é ela ou a fonte, o que duvido muito que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou precisando de um auxílio dos amigos presentes neste fórum!

Máquina:

Pentium D 820 - 2,8 Ghz

Cooler: Cooler Master Hyper tx3

placa-mãe: Intel 946 Gzi

Hd Samsung 1 Tera / Hd 80 Gigas Samsung

4 gigas DDr2 MarKVision

Fonte OCZ 500

Após proceder com uma limpeza criteriosa na minha placa mãe placa mãe Intel 946GZI, retirando todos os acúmulos de salitre, poeira presa e demais sujidades, reconectei todos os cabos que havia marcado a posição num papel e quando fui ligar a máquina ela não ligou, apresentando somente a luz verde da placa mãe. Confesso que foi a primeira vez que fiz este tipo de procedimento e estou achando que cometi algum erro na recolocação do cabeamento, em especial nos jumpers frontais da placa mãe! Estou muito triste, pois achava que estava fazendo algo para melhorar a eficácia da placa e acabei gerando um problema, será que cometi algum erro nos jumpers ou acabei por lesar a placa mãe com a limpeza?

Após várias horas de testes infrutíferos, levei esta máquina em um técnico aqui no RJ, dentro do complexo do InfoBarra. Ele realizou alguns testes onde ele desplugava os jumpers do gabinete, e com o auxílio de uma chave de fenda ele tentava dar ignição na máquina tocando com a ponta da chave nos contatos da placa mãe - todos os testes que foram feitos condenaram a minha "excelente placa mãe a fazer a travessia para um novo e desconhecido mundo, rs".

Pois bem, quando cheguei em casa resolvi testar novamente a minha máquina do jeito que ela veio da loja com todos os jumpers desconectados, e para a minha total surpresa e felicidade, após plugar o cabo de força, conectar o cabo de vídeo e virar a chave da fonte da posição 0 para a posição 1, a máquina ligou automaticamente dando vídeo e carregando o windows, sem eu ter clicado em nenhum botão, ela o fez de forma completamente automática.

Quando fui desligá-la para conectar os jumpers direitinho e depois ligá-la novamente ela não ligou, voltei a soltar os cabinhos dos jumpers, e fiquei fazendo o passo que deu certo de primeria até que novamente ela ligou. Vou deixá-la ligada a noite toda para ver se por acaso não é nenhuma umidade residual e aguardar para ver, mas confesso que não consigo matar o foco do problema que está fazendo ela apresentar este grau de intermitência, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos deve haver algum jumper, ou cabo ligado de forma errada ou em curto ai na maquina.

Faça teste de eliminação, coloque um jumper e tente ligar, se ligar beleza passe para o próximo, ligou? Beleza próximo, e vai fazendo este procedimento ate achar onde esta o defeito.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Carlos deve haver algum jumper, ou cabo ligado de forma errada ou em curto ai na maquina.

Faça teste de eliminação, coloque um jumper e tente ligar, se ligar beleza passe para o próximo, ligou? Beleza próximo, e vai fazendo este procedimento ate achar onde esta o defeito.

Abraço e boa sorte.

Obrigado pelo auxílio,

Esta placa mãe acabou voltando a funcionar normalmente, acredito que tenha sido algum curto temporário ou a bateria antiga que estava interferindo no funcionamento, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia amigos.

A um tempo atrás, estive lendo esse tópico e me animei dar uma vasculhada no ML a procura de alguma placa sem defeito físico aparente e que pudesse ser recuperada. Encontrei então uma Asus M2N4-SLI + Athlon 64 X2 3800+ + 8400GS + 6200TC, não é nada top, mas já dá pra brincar, e o melhor, tudo por R$38,00 já com o frete. Nesse meio tempo, minha M4A78T-E deu um problema físico muito estranho em duas trilhas, e vou mandar pra consertar e fiquei só com o note, que é fraquinho. Então resolvi agilizar os testes com a M2N4-SLI. Espetei minha 5770 nela, já que as placas de vídeo que vieram com ela também estão com defeito, segundo o vendedor, e arrumei uma memória DDR2 1GB 800MHz com um amigo. Ligando a mesma, pude notar o defeito relatado pelo vendedor no ML, a placa liga, os coolers giram por uns segundos e desligam. Fiz vários testes, alterei jumpers e nada, então decidi dar um banho nela, e lá fui eu com meu Ipê guaraná e escova de dentes velha pro tanque...hehehe...Banho dado, coloquei ela no sol e ele não quis colaborar, pois umas nuvens o encobriram, então, peguei o secador de cabelo da minha mãe e mãos a obra, depois do secador, mais uma horinha e pouco no forno elétrico, a 50 graus, pra finalizar a secagem. Monto ela no gabinete, ligo e nada de vídeo, tela preta, mas já não desligava mais após alguns segundos, pensei comigo: "Bom, já é um avanço" então decidi deixar ligado por mais uns segundos, pois já lí relatos de placas que demoram a dar vídeo. E eis que pra minha surpresa, após uns 20 ou 30 segundos, lá está o logo da Asus e os tréquinhos da placa na tela....putz, quase botei um ovo de satisfação :eek::D. Antes da lavagem, retirei todos o jumpers e eis que quando vou montar, sobra um jumper..hehehe, aí quando o micro ligava, ia direto pro bios, com uma mensagem sobre o gabinete ter sido aberto ou violado, bom, apelei ao nosso amigo Google, e encontrei a solução e o local pro jumper que sobrou...rsrs... Instalei o Win. 7 32bits, por causa da pouca memória. Olhando o site da asus, ví que a última versão de bios, corrigia um problema da placa demorar a bootar com a HD5850, e como minha 5770 é da mesma família, fui logo atualizar o bios da placa. Baixei o Asus Update e arquivo de bios e atualizei via windows mesmo. Foi batata, 2 ou 3 segundos e a placa já boota. No site da Asus, não tem drivers pra win. 7, pra essa placa, então estou apelando pro Driver Easy, que já me tirou de muita enrascada...hehehe...Estou baixando os drivers e vou utilizar esse micro, até poder mandar minha querida M4A78T-E pro conserto.

As duas VGAs ainda tenho que tentar as técnicas já citadas e também a técnica do forno, com a qual já recuperei uma HD2600XT.

Muito obrigado ao amigo DriverGuide, onde quer que ele se encontre, será lembrado por mim por essa ajuda valiosa. O que compartilhamos aqui, nos tornam eternos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola amigos! Estou com uma placa Gigabyte que nao estava ligando. Quando pressionava o power ela armava e quando soltava o botao desarmava. Fiz um CLRCMOS com jumper e ela passou a ligar mas sem dar video ou qualquer beep. Apenas ligando cooler e acendendo o LED do power. Para desligar so removendo o cabo de forca da fonte. Passei o secador e fiz o curto de hardman mas nao obtive resultados. Ontem fiz o procedimento completo. Lavei a placa, sequei no sol e depois no ventilador e passei o secador. A placa funcionou! O computador ligou normalmente! Mas depois de poucos minutos voltou ao problema anterior. Sem sinal de video, cooler e LED de power ligados, sem beeps. Deixei de ontem para hoje em curto de hardman. Vou testar novamente. Caso nao funcione o que me indicam fazer? Obrigado! Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver algum pente de memoria estiver ruim, bagunça tudo, pode parecer estar boa, mas, algum chip danificado nelas, da essas zicas.

Outra, veja se esse HD esta bom, teste esssa MB sem HD.

Obrigado pela dica, Alcineu! Testei todos os componentes do computador da placa mãe defeituosa (GA-945GCM-S2L) em minha placa-mãe ASUS (P5VD2-X). Incluindo HD, memórias, processador, cooler, DVD e fonte. Para ter certeza de que somente a placa mãe apresentava problemas. Tudo funcionou perfeitamente. Também fiz o contrário. Testei todos os componentes do meu computador na placa-mãe defeituosa. O mesmo problema ocorreu.

Mas tenho boas notícias. O curto de hardman que deixei de ontem para hoje depois de ter abusado do secador na placa deu resultado. Está ligando! Acabei de configurar o SETUP.

Seria adequado atualizar a BIOS antes de testar o funcionamento da placa com todos os demais componentes?

Um abraço!

A placa parou de novo! Voltou a ficar ligada sem dar vídeo.

Mas estou percebendo algo interessante. Quanto mais tempo a placa fica desernegizada, mais tempo ela consegue funcionar antes de dar pau de novo. Se eu a desligo e logo em seguida ligo, ela apenas da um pulso no cooler e na luz de power e depois se desliga. Se eu desligo o pc da tomada e fico com o botão liga pressionado por um tempo com a intenção de desernegizar a placa, ela fica mais tempo ligada e depois de um certo tempo desliga.

Creio que se fizer curto de hardman novamente ela funcionará por mais um período de tempo e depois o problema retornará.

Isso me parece ter relação com acumulo de carga. Pode estar relacionado a capacitores defeituosos. Vou verificar todos os capacitores mais tarde e ver o que encontro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Após quase desistir da placa-mãe que estava tentando ressuscitar fiz testes de capacitância equivalente do circuito, continuidade e resistência em todos os capacitores da placa-mãe com um multímetro e um capacímetro e identifiquei os que possivelmente não estava bons. Agora a pouco troquei 8 dos 25 capacitores da placa-mãe e estou digitando esta mensagem a partir do computador da placa-mãe antes defeituosa. Foram 2 de 100uF 10V 105ºC e 6 de 1000uF 6,3V 105ºC.

Então, creio que após curto de hardman, secador de cabelos e lavagem da placa não derem resultados, ainda podemos testar os capacitores e trocar os que julgarmos ruins. Não custa nada além do custo dos componentes e da solda que são baratos. Na verdade eu estava receoso, pois nunca havia feito isto e é bem delicado. Mas com o equipamento adequado e muita paciência é possível um resultado satisfatório como o que obtive.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus do céu, o banho eu dei, ta secando no sol, mas essa história aí de colocar a placa mão no forno a 50º por mais de uma hora não é loucura?

ciroboy38,

Os componentes da placa-mãe suportam temperaturas acima dos 50ºC. Por exemplo os capacitores eletrolíticos suportam até 85ºC ou 105ºC, o processador 70ºC ou mais. Portanto, pode ficar tranquilo ao fazer este procedimento. Apenas não exceda esta temperatura.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

resolvi fazer uma faxina removendo acumulo de poeira na placa mãe de meu PC, porém apos montado e ligado aparece uma mensagem quando eu o ligo. Não sei o que fazer. Poderiam me ajudar...

A mensagem apresentada ao ligar é:

"Warning CPU has changed or CPU Ratio changed fail. Please re-enter CPU settings in the CMOS setup and remember to save before quit."

Traduzido: CPU Warning mudou ou mudou Relação CPU falhar. Por favor, re-inserir as configurações da CPU na configuração CMOS e lembre-se de salvar antes de sair.

Obrigado a Todos.

Santiago Silva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

resolvi fazer uma faxina removendo acumulo de poeira na placa mãe de meu PC, porém apos montado e ligado aparece uma mensagem quando eu o ligo. Não sei o que fazer. Poderiam me ajudar...

A mensagem apresentada ao ligar é:

"Warning CPU has changed or CPU Ratio changed fail. Please re-enter CPU settings in the CMOS setup and remember to save before quit."

Traduzido: CPU Warning mudou ou mudou Relação CPU falhar. Por favor, re-inserir as configurações da CPU na configuração CMOS e lembre-se de salvar antes de sair.

Obrigado a Todos.

Santiago Silva.

Santiago Silva,

Qual a placa mãe e o processador? Com estas informações poderemos te ajudar melhor.

Este alerta é dado normalmente quando o processador é trocado sem que seja feita a configuração adequada da placa-mãe. Tente configurar o setup de acordo com seu processador. Se não resolver, tente reinstalar o processador.

Um abraço!

Olá!

Após recuperar com sucesso a minha primeira placa-mãe (GA-945GCM-S2L) com lavagem, secador, curto de hardman e troca de capacitores, estou partindo para a segunda. Esta é mais antiga, uma ASUS A7V400-MX SE Socket 462. O problema é o mais comum dentre as placas que se recuperam por estes processos: "liga mas não dá vídeo". O LED da placa acende, o cooler liga e fica assim até que eu pressione o power por alguns segundos para desligar. O vídeo dessa placa é on-board e só tem suporte para placas off-board AGP. Como não possuo uma placa de vídeo AGP para testar resolvi pular esta etapa e partir para a lavagem da placa-mãe. Aproveitei para lavar também os dissipadores do cooler e do chipset.

Fotos:

A7V400-MX%20SE.jpg

Agora está secando ao sol, e que sol! O céu está sem nenhuma nuvem! Também está ventando. Isso ajuda bastante. A noite vou testá-la e compartilho os resultados com vocês.

Uma dúvida: posso lavar o coolers ou exaustores com água e detergente, assim como faço com a placa-mãe?

Um abraço! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após secar ao sol por mais de 3 horas, passei o secador e testei a placa-mãe. Continuou com o problema anterior. Fiz CLRTC, troquei a memória de slot, testei todas as frequencias de FSB nas chavinhas da placa-mãe. Nenhum resultado.

Coloquei em curto de hardman e vou aguardar assim por 2 horas para então testar novamente. Caso não resolva, vou passar para o teste dos capacitores. Vou utilizar a mesma técnica que recuperou a placa-mãe anterior. Mostrarei passo-a-passo como fazer.

Até logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Após secar ao sol por mais de 3 horas, passei o secador e testei a placa-mãe. Continuou com o problema anterior. Fiz CLRTC, troquei a memória de slot, testei todas as frequencias de FSB nas chavinhas da placa-mãe. Nenhum resultado.

Coloquei em curto de hardman e vou aguardar assim por 2 horas para então testar novamente. Caso não resolva, vou passar para o teste dos capacitores. Vou utilizar a mesma técnica que recuperou a placa-mãe anterior. Mostrarei passo-a-passo como fazer.

Até logo.

Bacana Viny, apesar de eu não ter conhecimento suficiente pra fazer esse teste, vai ser bom ter um passo a passo pra ter uma noção. No aguardo.

Valeu.

Ah, sorte aí...hehe....:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Viny, apesar de eu não ter conhecimento suficiente pra fazer esse teste, vai ser bom ter um passo a passo pra ter uma noção. No aguardo.

Valeu.

Ah, sorte aí...hehe....:D

Obrigado pelo apoio Diegao67!

Estou preparando um tópico para explicar o procedimento, pois ficaria limitado aqui.

Assim que estiver criado informarei o link para vocês.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...