Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"O volume do sistema em disco está corrompido"


longshoreman

Posts recomendados

Olá amigos do Clube do Hardware!

Recentemente tenho uma HD Seagate de 250GB (ST3250310AS SCSI) Instalada no meu PC. Na qual criei 2 partições C:\ com aproximadamente uns 40GB e a D:\ com o restante.

O que acontece é que constantemente tenho tido que formatar a partição C:\, onde tenho instalado o meu sistema operacional (Vista Ultimate 64bits), que durante o uso normal, como por exemplo, ouvindo música, o micro congela completamente durante alguns segundos e depois de algum tempo congelado acende-se a luz do HD e depois de algum tempo o micro volta a funcionar. Porém essa volta é momentânea, pois não demora muito e o mesmo freeze acontece novamente (é como se o HD ficasse tentando ler algo e não conseguisse, pois a luz pisca de forma igual sempre). Bem, só esse vai e vem já me dá nos nervos, o problema é ainda pior, pois as vezes o micro para de vez, tendo que fazer o boot frio, pelo botão.

Em um desses freezes, tive que desligar no botão e então ao reiniciar o Windows, aconteceu o mesmo freeze antes mesmo de entrar na tela de logon. Então butei novamente e tentei a recuperação via disco de boot.

Através da recuperação, foi feita uma análise do disco, que identificou o seguinte problema:

"O volume do sistema em disco está corrompido"

Após isso foi feito o chkdsk que não encontrou erros.

Bem, até aí a recuperação do Windows informou que o problema foi (supostamente) corrigido, pois depois da recuperação, consegui entrar novamente no Windows normalmente, porém os freezes não pararam mais. Já apaguei todos os arquivos possíveis, até o hd ficar com 6GB livres, desfragmentei o disco e já fiz várias vezes o chkdsk, mas mesmo assim, durante o uso normal, quando estou ouvindo música por exemplo, ouço algumas pausas na música e quando vou ver, a música engasga justamente quando a luz do disco acende brevemente. E ai não demora muito e vem mais um freeze.

Bem, já tive esse erro antes e já formatei a partição C:\ várias vezes, mas não consigo encontrar a paz com esse micro, pois não passa muito tempo e logo rola o mesmo problema.

Bem amigos, eu tenho 5 perguntas que me intrigam:

1) Queria saber se alguém sabe o que pode estar causando o problema?

2) Será que a HD possui um problema definitivo, ou seja, que mesmo formatando a partição não é resolvido? Tenho como ter essa certeza através de algum teste específico?

3) O que fazer para acabar com esses freezes?

4) Aumentar o espaço nessa partição ajudaria em algo?

5) Procurei me informar a respeito de volumes corrompidos em disco, mas não achei material que pudesse me explicar bem, alguém teria uma boa explicação ou link com essa informação?

Bem amigos, certos da colaboração de vocês, agradeço desde já pela ajuda!

Estou a disposição para qualquer outra informação.

Obrigado e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, desculpe a demora, vi somente agora.

Pelo q entendi, deveria ser feito um estudo nesse HD, na sua Mobo e no S.O.

Causas provaveis:

1 - você pode estar com alguma fuga de capacitor ou fadiga;

2 - Conflito de memória;

3 - Superaquecimento do Processador;

4 - BBlocks no HD;

5 - S.O. mau instalado;

6 - Pouco espaço em disco, o Qindows precisa de pelo menos 20% do disco livre para a memória virtual e scandisc;

7 - Disco exessivamente fragmentado.

Essas são as mais provaveis, Se precisar de um diagnóstico do HD me contate.

Abraço.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai em iniciar e no icone do meu computador clique em "gerenciar" e exclua a partiçao e depois que excluir essa partiçao, crie uma outra e antes de armazenar arquivos nessa partiçao, formate-a e se o erro persistir avise aqui no Clube do Hardware..

Eu nao dou a grana, eu ensino a trabalhar...:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser algum problema de Firmeware, a serie 7200.11 (eu tive 2 HDs Seagate Barracuda 7200.11 ST3500320AS com problemas) apresentou falhas graves e muitos discos inclusive foram trocados através do RMA da Seagate, tem mais detalhes nesse tópico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/recuperacao-hd-seagate/696794

Embora seu HD seja de outra série do Barracuda, pode ser que também tenha algum problema relacionado ao firmeware. No mais, tavez se você aumentar a partição C para uns 60GB, a fim de que sobre mais espaço livre, não sei, se existir a possibilidade de fazer isso, tente também.

Na pior das hipóteses, o Linuxwac arranjou um cliente, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,skullmann

Pode ser algum problema de Firmeware, a serie 7200.11 (eu tive 2 HDs Seagate Barracuda 7200.11 ST3500320AS com problemas) apresentou falhas graves e muitos discos inclusive foram trocados através do RMA da Seagate, tem mais detalhes nesse tópico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/recuperacao-hd-seagate/696794

Embora seu HD seja de outra série do Barracuda, pode ser que também tenha algum problema relacionado ao firmeware. No mais, tavez se você aumentar a partição C para uns 60GB, a fim de que sobre mais espaço livre, não sei, se existir a possibilidade de fazer isso, tente também.

Na pior das hipóteses, o Linuxwac arranjou um cliente, hehehe

Acho que fui mau interpretado, estou dando uma força, mas as vezes os dados são imprescindíveis e a única forma é com a pc3000 ou outras ferramentas tecnológicas, então aí sim estou por aqui para o serviço, mas sempre que puder dar uma força, dou sem questionar...:)

Faço isso sempre nos fóruns que participo.:D

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei Linuxwac, só estava brincando, já tive problemas com HD e é f*** perder os dados, é pior do que perder o disco, que por uns reais se compra outro já, mas tem coisas, especialmente fotos e documentos que tem valor inestimável, esses sim doi perder...

Até estava relendo o seu post, Longshoreman, e se a formatação é constante, eu recomendaria que você adquirisse um HD novo, pra substituir esse com problemas, se seu orçamento permitir, um da série Barracuda 7200.12 - ST3500418AS de 500GB que já vem com gravação perpendicular e tem espaço de sobre seria uma alternativa bem econômica, tá custando em torno de 180 reais nas lojas de informática mais indicadas aqui do fórum - Waz, E-armazem, Atera, etc. (já vi até por uns 140 reais no ML), além do mais, se der, você ainda passa os dados que puder da partição D para o novo HD. Assim vais poder analisar o que ocorre com mais tranquilidade, e se não houver nenhum problema detectado, voce pode ficar com um HD de reserva ou vender ele no Mercado Livre, é uma ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Parece que o Longshoreman não precisa mais de auxílio, deve ter resolvido.

Abraço a todos... rs :)

Pessoal, muito obrigado por todas as dicas... Realmente muito estranho...

Formatei novamente o HD e fiz uma nova instalação do Vista 64, e por incrível que pareça, os travamentos pararam de ocorrer.

O que acontece é que meu micro agora está desligando do nada!

Desde esta minha última postagem, troquei o cooler e a pasta térmica do meu processador (HyperTX2 da CoolerMaster e Arthic Silver 5) e as temperaturas caíram bastante. Abri minha placa de video, limpei os dissipadores e troquei a pasta térmica pela AS5 e as temperaturas também caíram. Também coloquei uma ventoinha de 80mm jogando ar quente pra fora.

Descartado o problema de temperatura, acredito que venha a ser a minha fonte a grande causadora do meu transtorno... Comprei uma OCZ de 700w com PFC ativo que vai chegar provavelmente amanhã. Essa é a minha última aposta...

Mas linuxwac, fiquei curioso a respeito do que você disse sobre "1 - você pode estar com alguma fuga de capacitor ou fadiga"

Como isso se dá (o que gera isso?) e como posso saber se está rolando isso?

Depois que colocar a nova fonte posto aqui se houve melhora.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

É que a MoBo, quando muito usada, devido às variações de tensão, começa a aparecer a fadiga de material e geralmente por estarem diretamente ligados à tensão, os capacitores são os prejudicados, logo, como a função deles é reter tensão, começam a embarrigar (com um pouco de atenção pode-se visualizar) e com isso alteram-se as propriedades, dando esse efeito de Hora liga, Hora não liga, Hora carrega e hora não carrega.

De uma boa visualizada nos capacitores próximos as Processador e os próximos ao painel traseiro on-board principalmente.

Eles devem ter a cabeça chapada com aquela cruz de baixo relevo bem aparente.

Se perceber que estão ou arredondados ou cabeçudos, achou o seu problema, aí é só troca-los.

Poste o resultado para nós.

Abraço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

É que a MoBo, quando muito usada, devido às variações de tensão, começa a aparecer a fadiga de material e geralmente por estarem diretamente ligados à tensão, os capacitores são os prejudicados, logo, como a função deles é reter tensão, começam a embarrigar (com um pouco de atenção pode-se visualizar) e com isso alteram-se as propriedades, dando esse efeito de Hora liga, Hora não liga, Hora carrega e hora não carrega.

De uma boa visualizada nos capacitores próximos as Processador e os próximos ao painel traseiro on-board principalmente.

Eles devem ter a cabeça chapada com aquela cruz de baixo relevo bem aparente.

Se perceber que estão ou arredondados ou cabeçudos, achou o seu problema, aí é só troca-los.

Poste o resultado para nós.

Abraço. :)

Cara, muito obrigado pela ótima explicação! Fui dar uma olhada na minha placa mãe e ela está com os capacitores todos perfeitos, até porque a minha mobo é razoavelmente nova, uma 780i SLI nVidia EVGA.

Hoje chegou a minha nova fonte, uma Seventeam ST-750P-AF e troquei pela minha fonte velha... Cara, quando eu liguei o micro parecia que ele não tinha ligado, pois eu não ouvia mais aqueles ruídos terríveis e aquele barulho de ventoínha! Os desligamentos repentinos acabaram e pude então comprovar que o problema era a fonte e provavelmente os componentes dela, por serem velhos (pequei essa fonte de um micro antigo que eu tinha pra usar nesse novo) eram os responsáveis pelos terríveis ruídos que o micro gerava.

Micro completamente estável e funcionando perfeitamente!!! :) Agradeço a todos pela ajuda! Problema resolvido! :) Podem fechar o tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...