Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para 9950 Blackedition

Posts recomendados

Ola pessoal, sou novo no forum, achei muita coisa interessante aqui que vai me ajudar.. porém continuo com uma duvida..

Acabei de comprar um pc semi novo de um amigo meu, porém achei o cooler do processador muito barulhento! Gosto de silencio no pc, para que eu possa escutar os sons das caixas com mais qualidade.. Estou inclusive querendo comprar uma z4 da logitech.. mas isso é outro assunto..

O meu interesse é em trocar esse cooler por um mais silencioso mas que seja eficiente na temp, apesar de eu não ser muito de overclock, até porque não entendo muito, mas eu de vez em quando rodo algumas coisas pesadas no pc..

Gostaria de indicações de cooler silenciosos e bons..

A config do meu novo pc é a seguinte..

QuadCore AMD Phenom Black Edition 9950, 2600 MHz (13 x 200)

Placa Mãe Asus M3N78 Pro

2X 2GB DDR2 800MHZ Corsair XMS2 CM2X2048-6400C5

Sapphire ATI Radeon HD 4870 (RV770)

HD 1TB Hitachi HDT721010SLA360 ATA Device

Fonte SevenTeam TT 650W Reais

Gabinete ATX 4 Baias com tampa lateral de acrilico Venezys.

Grav. DVD PIONEER SATA

O gabinete não está numa posição muito boa para resfriamento, mas ta de boa.. no evereste as temps ficam assim...

Placa mãe : 51°C

Processador: 59°C

CPU 1, 2, 3, 4 :57°C

MCP: 78°C (o que é isso:)

DispIO: 66°C

MemIO: 70°C

Shader: 62°C

Cooler Processador 6000 +- RPM

GPU 2102 RPM

Desculpe-me se fiz algo errado no tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

bhbsb, bem-vindo ao fórum do Clube do Hardware!

6000 rpm... deve ser mesmo um p*** barulho, hehe.

Bem, pela TDP desse Phenom, que não é pequena, você deveria pegar pelo menos um desse:

Cooler Master Hyper 212 - R$102 - Kabum

MCP: Chipset ponte norte (ou unificado, depende da sua placa)... tá quente, pode ser boa ideia você refrigerar ele com uma ventoinha de 40mm ou trocar o dissipador um por Zalman.

A placa de vídeo tá com uma temp alta se essa temp for idle, melhore a refrigeração do gabinete, tipo instalando umas fans dessas:

Cooler Master 120mm - R$30 - Just Shop - 4x Fan 120mm

Link para o comentário

Obrigado pela contribuição Lord, dei uma olhada no coler hyper 212, pareceu bem interessante.. Ele é bem silencioso? Outra coisa, vi que ele tem ns leds, e eu não gosto dessas papagaiadas.. É possivel desliga-los?

Quanto a posição do gabinete, atualmente ele está em um daqueles moveis de escritório branco, com o local para o gabinete embaixo, praticamente um cubiculo, mas num futuro proximo estarei instalando um movel no quarto e o pc ficara em uma quina de parede, pretendo colocalo tambem embaixo da mesa, porém só com uma base para apoialo, sem paredes nas laterais...

Vi em outro topico que o ideal seria colocar um cooler na parte frontal do gabinete, porém no meu não tem nenhuma entrada de ar na frente, como fazer?

Link para o comentário

• Membro VIP

Sim, ele é bem silencioso... eu não tenho certeza se os LED's são desligáveis mas tem como você "matá-los" (com um alicate você parte o fio de alimentação dos LED's) ou ainda trocar a ventoinha do cooler. Tem uma chance boa dessa ventoinha presa no Hyper 212 ser essa daqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

Tem fotos mostrando direitinho como tira os led's, troca por de outra cor, etc.

Esse tópico aqui é sobre refrigeração, é um pouco extenso mas vale a pena dar uma lida pra você entender ter uma ideia de como fazer:

http://forum.clubedohardware.com.br/melhor-gabinete-menor/551684?t=551684

E tem esse também:

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

Te adianto que ter uma ventoinha exaurindo ar na traseira ou na parte de cima do gabinete vale mais que esta frontal. Não coloque as ventoinhas coladas no gabinete pra evitar ruído, o ideal é usar uma serra-copo e fazer buracos circulares do gabinete e utilizar uma grelha.

Link para o comentário

Li um pouco dos topicos que voce passou, esse cooler vertical hyper 212 talvez possa me trazer problemas... Meu gabinete é de apenas 4 baias, e uma já está utilizada.. Alem disso o gabinete tem a frente meio arredondada, talvez fique estranho com o cooler... O espaço traseiro que tem para o cooler nao cabe um de 12cm de diametro..Em cima tb não tem possibilidade pelo design do gabinete, que tem uma especie de alça em cima...

Eu abri o pc todo, organizei os fios, limpei o dissipador e o cooler do processador (quase fiz besteira, arranquei o dissipador e o processador veio junto.. heheh, mas n deu nada..)

agora as temps q estão são:

Placa mãe : 49°C

Processador: 52°C

CPU 1, 2, 3, 4 :52°C

MCP: 68°C

DispIO: 64°C

MemIO: 68°C

Shader: 62°C

HD: 49°C

Edit: O que é tdp?

Link para o comentário

• Membro VIP

Acho que o único "problema" com um cooler vertical é que ele não refrigera o redor do processador, o que dependendo do modelo da sua placa-mãe pode ser problema mesmo. Não tendo espaço pra colocar uma ventoinha de 120mm na traseira prejudica a exaustão, mas coloca uma de 80mm, melhor que nenhuma. As Akasa Amber são bem silenciosas.

Bem, já melhorou um pouco com a limpeza =)

tdp -> thermal dissipating power, termo técnico que indica quanto calor o chip produz e que precisa ser eliminado. Seu Phenom Agena é esquentadinho, talvez um dos mais quentes do mercado, então ele tem tdp alta (se não me engano de 140w a 160w).

Link para o comentário

A minha placa mãe é a m3n78 pro da asus.. ela nao tem muitos dissipadores ao redor do processador, apenas um..

Estou com um problema, será que foi porque eu tirei o processador??

Agora meu pc de pra desliga sozinho, e só da pra religar dali a alguns minutos, desligando e ligando ele na energia... o que pdoe ser?

Link para o comentário

• Membro VIP

Bem, veja se os conectores da fonte estão bem encaixados, substitua os chicotes dos periféricos por outros, veja se não tem nenhuma ponta encostando a parte metálica no gabinete e fechando curto... como você limpou o PC, veja se não ficou nenhum componente frouxo, tipo as memórias...

Aperte win key + pause pra abrir a aba sistema, vá em configurações avançadas ou avançado, na parte de Inicialização e Recuperação desmarque reiniciar automaticamente.

Link para o comentário

Olha amigo, se você não vai fazer over muito agressivo, um Buffalo, resolveria seus problemas, é barato e dizem ser bem silenciosos.

http://www.evomaster.com.br/produto.php?id_produto=408

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:102.

Calcule o frete e veja qual loja compensa mais.

As dimensões dele são:

Ventoinha (FAN):

- Largura: 100mm

- Altura: 25mm

- Profundidade: 100mm

Dissipador:

- Largura: 110mm

- Altura: 72mm

- Profundidade: 142,7mm

Abraços.

Link para o comentário

• mês depois...

Cara tenho a mesma configuração da sua maquina e estava com problema de superaquecimento ai troquei meu cooler por um cooler master N520 cara que silencio e esse cooler e dissipe 150W fácil e não tem essas frescurinhas de luz ne nada, seu caso o seu processador deve precisar no maximo de 140W se for a primeira versão ou 125W se for a segunda versão, esse cooler sai +/- R$159,00 mas vale muito a pena comprar.

Meu processador fica no maximo 48º jogando COD4 full. Quanto ao exaustor para o gabinete é bom colocar na entrada mais baixa do gabinete para jogar ar direto na placa de video.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.