Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isso Seria Possível? Slot PCI-E x1 para VGA x16


cenir

Posts recomendados

Caro Root,

Fiquei feliz de alguém daqui do CdH ter conseguido fazer esse gambit, parabéns.

Agora é só esperar para ver os resultados no PhysX.

Vê se consegue emprestado uma VGA, tipo 8600Gt ou 9500Gt para testar junto com sua 9600GT só para ver se o Painel de controle Nvidia habilita o PhysX no Slot x1.

Percebi que o desempenho despencou, mas com uma VGA mais simples não vai ter tanta queda.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora os testes com o FluidMark e o GRID funcionando.

Rodei o FluidMark na resolução 1440x900 (nativa do meu monitor), sem MSAA.

MODO 1X (874318 ms para executar os 10000 frames):

resultadofluidmarkpcie1.png

MODO 16X (359202 ms para os 10000 frames):

resultadofluidmarkpcie1c.png

Vemos portanto que no modo 1X o FluidMark foi executado 2,4 vezes mais lento.

No GRID vemos uma diferença um pouco menor em relação aos Benchmarks anteriores. Executei o jogo na mesma corrida (mesma pista) nas seguintes configurações gráficas:

Resolução: 1440x900

AA: 4XMSAA

Vsync: OFF:

Aspect Rate: NORMAL

Gamma: 1.0

MODO 1X:

grid2009111213522260.png

MODO 16X:

grid2009111215063493.png

Conclusão: Pelos testes do PhysX a queda de desempenho no modo 1X foi considerável. Dessa forma creio que só seja vantajoso adicionar uma VGA para PhysX no PCI-E 1X caso essa e a VGA que estiver no slot 16X forem Midi-End fracas, isso em placas mãe que não tiverem mais de um Slot 16X e/ou não tiver nenhum "obstáculo" na frente do slot 1X, que atrapalhe a instalação da VGA após abrí-lo.

Outra coisa que pude perceber é que a única diferença entre o PCI-E 16X e o 1X é a velocidade mesmo, portanto pelo menos pra mim não houve nenhum problema em conectar a VGA no 1X, apenas caiu a banda de transferência de dados.

Valeu pela força Cenir, essa experiência foi interessante.

XITA, desculpe a quantidade de SS sem thumbnail, o Imageshack estava leeeerdo...:P

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê se consegue emprestado uma VGA, tipo 8600Gt ou 9500Gt para testar junto com sua 9600GT só para ver se o Painel de controle Nvidia habilita o PhysX no Slot x1.

mas afinal se voce colocar uma segunda placa no x1 o painel de controle da nvidia autoriza você usar ele pra physcx??ou você não testou isso??

Infelizmente não tenho como testar juntamente com outra VGA porque não tenho aqui. Porém como eu disse anteriormente, isso tem tudo pra ser possível sim, já que a única diferença entre conectar uma VGA no 16X ou no 1X é a velocidade da troca dos dados. O sistema reconhece a placa de vídeo normalmente, como se nada de "diferente" estivesse acontecendo.

E pensar também que a maioria das mobos de 2 slots PCI-E 16X que se têm por aí são na verdade um de 16X e outro de 4X ou 8X, e o sistema permite essa conexão entre elas normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verdade Pedro/RooT, o teste do Fluidmark virou apenas um simples bench 3D e não serviu pra medir o desempenho da física "pura" feita em um slot 1X, isso só apareceria se você tivesse mesmo outra VGA... ou se houver algum bench não-gráfico de PhysX / CUDA! Alguém conhece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Pois é, quando o slot é PCI-E 4X ou 8X ou eles vêm abertos com vêm do tamanho PCI-E 16X, acho que é assim que as placas novas estão vindo.

Se rola physx Será que rola SLI??

Olha, acho difícil, por dois motivos. Um é o chipset dar suporte ao SLI, e outro é que o SLI é uma tecnologia licenciada, isto é, o fabricante de placas mãe tem que pagar para sua placa ser SLI, já o CF não.

Se fosse pra testar, eu testaria um CF primeiro, mas provavelmente precisaria de biosmod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu acho q num crossfire, o desempenho aumentaria...

porque tem o cabo dele, sendo assim elas trocariam informações, ou seja teoricamente, num crossfire o desempenho iria acredito eu q 2/3 do desempenho dum cross comum...

mas muito legal isso ae, eu num faço porque num tenho 2 vga e a q tenho é dual slot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bem interessante! Sei que minha placa gigabyte tem 1 PCIe-16x e 2 PCIe-1x.

Só que, pelo que vi neste fórum, no fórum ADRENALINE e no fórum TOMSHARDWARE:

- É possível usar SLI em placas intel (há uma lista feita pelo gansão2006 no site ADRENALINE, ele nos ajudou muito, mas não há a referência quanto a placa gigabyte) :mellow:

- É possível usar ferro de solda para abrir PCIe-1x e rodar placas 16x. Sem sombra de dúvida (desde que faça com cuidado)! Isso é bom para quem não vai atualizar a placa mãe tão cedo mesmo, e tem aquela placa de vídeo low end parada. E como já disseram, ISOLANDO bem os conectores que ficarem 'fora', pois pode haver alguma interferência, além de procurar deixar a placa de vídeo bem fixa, na vertical, sem nenhuma inclinação!

- É possível serrar a placa de vídeo e torna-la 1x, sem problemas (desde que faça com mais cuidado ainda)! :eek:

Mas eu ainda acho melhor usar isto! Que nada mais é do que um EXTENSOR PCie. Existe aquele conversor 1x para 16x (logicamente continuará rodando a 1x) mas deixam as placas 'altas' demais no slot. Esse extensor do link não faz isso! Ele é maleável (cabo flat), fazendo você poder conectar uma PCIe inclusive em outro slot diferente 'vazio' (ótimo para GABINETES ATX 'grandes', que ficam aquelas saídas de placa extras atrás). :P

Quem tem cartão de crédito internacional... RUN 1x RUN! :cool:

Assim, pode-se testar em nossas placas sem avariar a placa-mãe ou mesmo a placa de vídeo. Quanto ao SLI 1x-1x, estou vendo se acho em algum fórum sobre isso! Deve sim suportar! Pois, além de poder usar 2 placas iguais na 1x, e usar patches de BIOS (caso o NVIDIA CONTROL PANEL não indicar a opção SLI ao ligaro PC com as duas placas), podem ser encontradas placas LOW-END Pci-e por bagatelas (R$50 por exemplo). O SLI agilizaria jogos e mesmo o Physx, enquanto se usaria a placa de vídeo 16x no único slot. -_-

Se eu conseguisse 2 placas de vídeo PCI-e LOW END, bastaria fazer uns testes aqui com o patch do forceware 190.x (falado pelo gansão) que 'destrava' geralmente o SLI em placas intel (mas a minha é gigabyte)

"Core i5 @2.8ghz, placa-mãe GIGABYTE GA-H55M-S2HP (1 pcie16x, 2pcie1x), vídeo GEFORCE 9500GT 1024mb DDR2, 4gb Dual Channel DDR3@1066, HD SEAGATE SATA, Fonte Real 350w Seventeam"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ivanrolin, então eu não recomendo você fazer isso, já q sua fonte deve estar algo proximo do limite, e duas vga vão acabar sugando + consequentemente, então cuidado, a placa acredito eu da de fazer sli sim, so pelo cabo la, mas a performance vai ser baixa, acho q compensa como você mesmo disse com physic's, já q não usa tanta banda...

ao abrir o slot, cuidado, muito cudado, a mobo é bastante sensivel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendo você fazer isso, já q sua fonte deve estar algo proximo do limite, e duas vga vão acabar sugando + consequentemente

Você tem razão. Embora já tenha visto gente usando fontes genéricas 600W nominal com placas de vídeo 3d (totalmente não recomendável):mad:, o fato de ter 350W reais não garante que vai segurar mesmo :huh:

A placa acredito eu da de fazer sli sim, so pelo cabo la

Eu ainda não achei nada pela internet sobre "SLI 1x-1x", fora este tópico da TOMs HARDWARE que fala em 'SLI 1x Gigabyte 7800 GT And 1x Asus GeForce 7800 GT Extreme'.

Eles afirmam que deu certo: "Although the cards used slightly different BIOS versions - Gigabyte: 5.70.02.16 (Master) and Asus: 5.70.02.13 (Slave) - we were able to activate SLI mode for the two cards."

Mas não mostra se eles usaram o Slot PCI-e 1x modificado (não aparecem nas fotos). Se 1x se refere a 'usar 1 tipo de placa de vídeo', então voltei à estaca zero.

De qualquer forma, não compensaria 1x-1x, não ser que pudesse usar Physx em 2 placas Pci-e 1x-1x, deixando a outra 16x dedicada (a physx pode ser configurada para 2 placas? Acredito que não).

Acabarei na decisão de ter a atual placa em Pcie-16x e comprando uma placa só (sem SLI) em Pcie-1x dedicada para physx, usando o adaptador no ebay (este eu posso usar a solda, sem danificar a placa-mãe) já que é conector externo! :) E tomando cuidado com a fonte! Obrigado pela força!! Qualquer novidade ou hack que eu encontrar ou conseguir fazer, eu posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@ivanrolim , Beleza?

Legal esse adaptador flat que garimpou pela net, pelo menos não precisa serrar o Slot.

O @RooT foi corajoso e serrou. Hehehe.

Com relação ao SLI também tenho dúvidas, pelo que sei a comunicação das VGAs pode ser feitos tanto com o Bridge (Ponte) quanto sem. No caso sem a comunicação é feita pelo barramento PCI-E, o que causaria perda, mas, com a Ponte acredito que não. Sei lá.

O Tuto que postou sobre SLI em placas com chipset Intel foi testado e aprovado aqui pelo user

@Ex Inferis : http://forum.clubedohardware.com.br/asus-p5q-topico/653395/13?highlight=inferis

Mas, infelizmente seu chipset não está na lista, apenas alguns LGA775, porém não custa tentar.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Teoricamente qualquer slot PCI Express roda qualquer tipo de placa PCI Express, o que limita a conexão é realmente o tamanho físico do slot. É claro que ao instalar sua placa x16 em um slot x1 ela rodará a x1.

Eu achei sua dúvida tão interessante que quando eu tiver um tempo disponível aqui vou tentar fazer essa conexão (com uma placa velha, é claro).

Abraços,

Gabriel.

Senhor Gabriel Torres, poderia informar o link do artigo, acredito que já tenha feito o mesmo.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...