Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O problema do AM2+ e AM3 e as 1066

skyzytuz

Posts recomendados

Acho que já é bem conhecido o problema do chipset AMD que não suporta dois pentes de 1066 no mesmo canal, obrigando essas memorias a rodar a a 800. Bem, o que eu queria é discutir a melhor solução, pois procurei e não cheguei a uma conclusão.

Tenho uma Asus M3a78-em e um par de OCZ Gold de 1066 e CL 5-6-6-18 (OCZ2G10664GK). Mas por conta da tal limitação, elas entram como 800, e a BIOS ainda coloca a tensão como 1.8V (sendo que essa memória é 2.1V). A tensão eu mudo manualmente na BIOS, sem problema, mas qualquer tentativa de mudar de 800 pra 1066 (ou seja, mudar de 400 para 533) deixa o sistema instável.

Daí eu pergunto: O que seria melhor?

1) Deixar a 800 mesmo para usar o mesmo canal e aproveitar o dual channel

2) Colocar cada pente em um banco diferente (ou seja, abrir mão do dual channel)

3) Deixar a 800 mesmo e ainda tentar baixar as latências para 4-5-5-12 por exemplo (Quanto essa OCZ Gold suportaria?)

Enfim, o que daria um desempenho melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você quis dizer 2 pares de pentes!!!! um par é para suportar perfeitamente.

Eu já vi bastante gente reclamando usando essa linha de placas e memórias OCZ, dificilmente elas sobem a 1066MHz, muitos postarão aqui que usam normalmente, mas eu também abri mão da frequencia 1066MHz e consigo até melhor resutado pondo minhas platinuns para operar a 980MHz em 4-4-4-12.

Repito, não tem problema em operar no mesmo canal, mas uma coisa eu notei, fica instavel aparti de certa atualização de bios, principalmente as que foram escritas para AM3.

Link para o comentário

Acho que você quis dizer 2 pares de pentes!!!! um par é para suportar perfeitamente.

Não, é um par mesmo... Não fica estável de jeito nenhum se eu forçar 533 na BIOS.

E na próprio manual da placa mãe, diz, preto no branco: "Due to AMD CPU limitation, DDR2 1066 is supported by AM2+ CPU for one DIMM per channel only.". Ou seja, só dá pra usar UM pente por canal, não importa qual canal, portanto não importam quantos pares...

E não é problemas nas OCZ, mas do chipset ou da CPU.

Só que fica a sensação de ter jogado dinheiro fora, pois se é pra rodar a 800 e em stock, pagando quase R$100 a menos eu pegava logo um par de Kingston Value RAM que dava na mesma... Aliás, até melhor, pois mesmo a Kingston Value RAM 800 tem latências 5-5-5-15, sendo que essa OCZ é 5-6-6-18 ou seja: Estou rodando com latências de 1066 (mais altas) porém como se fosse 800 e ainda pagando mais caro! O pior dos mundos! :mad:

Portanto, quero saber se dá pra tirar alguma coisa desse investimento! Será que, rodandoa a 800, eu consigo pelo menos baixar as latências? Ou é melhor rodar a 1066 colocando em canais diferentes (mas aí perdendo o dual channel)?

Que programa posso usar pra testar a velocidade de escrita e leitura e checar o que fica mais rápido?

Link para o comentário

Ok, agradeço a boa-vontade, mas eu já tinha visto esse tópico... Só não chegou-se a uma conclusão, e ainda ficou-se com a noção (errada) de que o problema só ocorre se colocar 2 pares (4 pentes) e que com apenas 1 par (2 pentes) não ocorreria...

Como eu disse desde o princípio, NÃO é o caso... 2 pentes no mesmo canal já dá problema.

Portanto, a dúvida persiste. :confused:

Link para o comentário

Ok, agradeço a boa-vontade, mas eu já tinha visto esse tópico... Só não chegou-se a uma conclusão, e ainda ficou-se com a noção (errada) de que o problema só ocorre se colocar 2 pares (4 pentes) e que com apenas 1 par (2 pentes) não ocorreria...

Como eu disse desde o princípio, NÃO é o caso... 2 pentes no mesmo canal já dá problema.

Portanto, a dúvida persiste. :confused:

Eu percebi. 2º a arquitetura dos processadores k10 o uso de dualchannel a 1066MHz é posssível.

Você já tentou em outras versões de Bios?

Link para o comentário

Colega.

Para os Phenons o ganho com ganged e uganged são desconsideráveis, pode usar a 1066Mhz sem problemas, tava no manual, se pesquisou viu que era ridículo os ganhos entre DDR2 800Mhz e DDR3 1333MHz.

Sua memória não é 2.1V. sua memória é 1.9V em 800Mhz, ela suporta trabalhar em 2.1V garantidamente pelo fabricante em 1066Mhz.

Coloca as latências em 4-4-4-12 com 2.1V que acho que vai legal.

De qualquer forma pode baixar as latências dela.

Outra opção é fazer overclock e deixar suas memos no máximo que elas atingiram com estabilidade. observe que o colega conseguiu atingir 980Mhz com latências 4-4-4-12, daí é ficou bala, acho que até melhor que 1066 com 5-5-5-18.

É por aí. Suas memos tem muito qualidade. Sá não eram as ideais pro seu combo.

Link para o comentário

Sua memória não é 2.1V. sua memória é 1.9V em 800Mhz, ela suporta trabalhar em 2.1V garantidamente pelo fabricante em 1066Mhz.

Bem, fui no site da OCZ e a informação é a seguinte:

OCZ2G10664GK

Model Dual Channel Kit

Product Line OCZ Gold

CAS Latency CL5

Form Factor DIMM 240-pin

Latency Timings 5-6-6-18

Memory Specification Compliance PC2-8500

Memory Speed 1066 MHz

RAM Features Gold layered XTC heatspreader OCZ EVP (Extended Voltage Protection)

Registered or Buffered Unbuffered

Supply Voltage 2.1 V

Coloca as latências em 4-4-4-12 com 2.1V que acho que vai legal.
Bom, eu rodei dia inteiro com as latências originais e rodando jogos pesados, com um leve over para 860Mhz e 2.1V, com estabilidade total.

Daí fui experimentar baixar as latências, comecei com 5-5-5-15, e funcionou bem durante uma meia hora, quando ao jogar deu uma zica estranhíssima no vídeo, coisa que nunca vi, mas que tb não dá pra dizer que é relacionado à memória ou se foi uma baita coincidência.

Daí voltei pras latências originais, mantendo o over, e após várias horas não aconteceu mais. Vou tentar baixar de novo, não é possível que tenha dado zica com 5-5-5-15 a 860Mhz, pois pra mim ainda estaria longe do limite. (Considerando que você mencionou 4-4-4-12 a 980Mhz)

É por aí. Suas memos tem muito qualidade. Sá não eram as ideais pro seu combo.
Pois é. Acho que nesse caso, investi à toa... Pouparia grana ficando nas Kingston 800Mhz mesmo, uns R$100,00 a menos e na prática o desempenho e estabilidade não iriam mudar quase nada... Considerando que eu já usava Kingston Value RAM 667 a 750 com estabilidade total, e nada a reclamar.

Bom, fui testar deixar em 4-4-4-15... A máquina nem ligou :(

Lembrando que estão em 2.1v.

Vou desencanar e deixar as latências originais, mas... esperava bem mais dessa OCZ...:cry:

Link para o comentário

Pois é colega, fico triste por você.

Sempre falo que investir em memos é a ultima coisa que se deve fazer, se quer jogar, 1º invista em VGA, depois em VGA de novo, depois em VGA novamente, aí sim em processador, depois mobo, memória é se der.

Com toda a certeza!

Que diga um colega meu, pagou R$800 num Intel Quad-Core mas pegou uma Geforce 7300... A máquina ficou um lixo pra jogos... Enquanto que o meu X2 4000+ de R$200,00 (na época) com uma X1950Pro, que saiu bem mais barato, dava uma verdadeira surra no conjunto dele. Quando eu troquei por uma HD4850 então, nem se fala!

Aliás, só troquei de cpu e mobo pois pintou um bom negócio, aí valeu a pena. Minha única extravagância foi investir numa memória melhor... no fim, só pra comprovar que isso é bobagem! :D

Link para o comentário

Bom, no fim tive que deixar com as latência originais 5-6-6-18 e rodando a 860.

No meu caso, não valeu a pena de jeito nenhum, pois isso eu tenho certeza que conseguiria com Kingston 800 Value RAM, e que custaria uns R$100 menos...:(

meu camarada, tá meio fraco a coisa ai,

Verificou as voltagens?

Dica: solta os comandos, deixa só o "CL" em 5 e tanta subir mais.

Qual é sua configuração mesmo?

Link para o comentário

meu camarada, tá meio fraco a coisa ai,

Verificou as voltagens?

Dica: solta os comandos, deixa só o "CL" em 5 e tanta subir mais.

Qual é sua configuração mesmo?

ASUS M3A78-EM, Phenom II X3 720, Radeon HD4850, fonte Coolermaster RS-430 PCAR (400W reais pelo teste do clube)

A tensão das memos esta em 2.1V (mais que isso acho que não recomendável...)

A CPU (2,8Ghz em stock) está rodando na boa com 16 x 215 = 3,44Ghz, com 1,45V (leve overvolt de 100mV), nunca passou de 55 graus em stress máximo.

As voltagens da fonte não oscilam quase nada, e nem a fonte esquenta muito. E pelo calculador de potência, minha máquina em 90% consome 320W, em idle, 121W

Só as memórias decepcionaram... Achei que uma memória taxada para 1066, ainda mais da OCZ, ia muito mais longe que isso :(... Acho que vou trocar na loja, pois já vi Kingston Hyper-x 1066 5-5-5-12 (ou seja, latencia menor que essa OCZ) até mais barata...

Solta os comandos?? ^_^ boiei nessa :lol:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!