Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP
Ola amigos,também sou um ferrenho apoiador a destruicao do estabilizadores rs.Bem comprei um Pc recentemente e aqui na minha cidade a tensão é 220v e a instalacao da minha casa é antiga.quero comprar esse Upsai mas o pc e o monitor ja vieram com o novo cabo de 3 pinos,e quero saber se esse filtro ja esta adaptado a nova entrada.E quero saber s enquanto estou sem o filtro posso ligar diretamente na tomada q ja esta aterrada.obrigado

Qualquer PC já foi feito, projetado, concebido para ligar direto na tomada. A régua de proteção ou filtro de linha vem a auxiliar na multiplicação de tomadas e na proteção contra surtos de tensão..

As tomadas do Upsai são o que se pode ver abaixo:

http://www.upsai.com.br/fht1200.htm

Para você ligar qualquer dispositivo que use o novo formato de plug brasileiro, apelidado de jaboticaba (só tem no Brasil), há que colocar adaptador como esse dai:

AdaptadordeplugBrasil2Nema.jpg

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller,aquele texto q você fez sobre o uso inutil dos estabilizadores ja mostrei a varias pessoas e mudaram radicalmente de ideia sobre essa praga,de boca em boca vamos conseguir o fim disso \o/

Eu ja reparei q aqui na minha casa a queima das lampadas é constante,e por a instalacao ser realmente antiga,uns 30 anos ,a qualidade da energia nao seja boa.ja comprei o filtro.Obrigado pelo auxilio e parabens pelo topico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Quando analisei a proteção/filtro de linha da Upsai, modelo FHT-1200, e o fiz nesse tópico aqui, senti que muito pouco faltava a essa proteção/filtro para que pudesse ser classificada como muito boa, excelente até..

Pois como já a tinha em mãos, bem como as peças para fazer esse up que ao meu ver caia de maduro, coloquei mãos a obra..

Inicialmente a questão do fusível térmico sanduichado entre os varistores F-N e F-T...

Para garantia de boa rigidez mecânica, haveria que sustentar esse fusível térmico no impresso. Estudando o lay-out reparei que se seccionasse o impresso, a trilha do Fase, em dois pontos além de colocar o fusível térmico, abriria também lugar para a o próximo componente a acrescentar que era o indutor duplo em mesmo core toroidal.

Ai abaixo se vê esse seccionamento, bem como a furação desse impresso, tanto na trilha do fase, ao centro, quanto do neutro, a esquerda.

01Retrabalhoparamodificaonoimpresso.jpg

A escolha do fusível térmico se dá de tal modo a que seu ponto de fusão seja o mais baixo possível, para antecipar a abertura em um eventual aquecimento dos varistores em seu final de vida, em um surto com energia maior ou em um evento não surto mas por exemplo a queda da fiação de alta tensão sobre os fios de baixa tensão numa batida de um caminhão num poste por exemplo..

Fusível escolhido com temperatura de fusão de 72ºC;

04Fusveltrmicode72grausC.jpg

O fusível térmico deverá ficar soldado ao impresso mas mecanicamente ele deverá permanecer sanduichado pelos dois varistores já citados, desse modo ai:

05Fusveltrmiconolugar.jpg

Para melhorar o tempo de resposta à temperatura, nada melhor que ajudar esse acoplamento térmico dai com um pouco de pasta térmica, aquela usada para acoplar dissipadores às CPU's... Veja ai:

06Fusveltrmicojcompastatrmica.jpg

Detalhe importante: Com tão baixo ponto de fusão esse fusível térmico, ao soldar, poderia fundir-se, uma vez que a temperatura de fusão da solda estanho-chumbo gira em tornos dos 240º C. Fácil a temperatura de 72º C poderia chegar ao fusível. Para garantia de que isso não ocorra, se faz necessário dissipar parte desse calor no terminal do fusível. Para tal, uma das maneiras, é a de usar uma pinça prendendo o terminal, como é mostrado na foto a baixo...

07Detalheparadissipaodocalordasolda.jpg

Uma das queixa que tenho com esse filtro da Upsai é a ausência de um indutor duplo em seu filtro, o que melhoraria substancialmente a atenuação do mesmo, nas altas frequências. Para corrigir esse problema enrolei um indutor duplo, com fio isolado, 12 voltas x 2 de cabinho flexível de área de secção de 0,5mm de área, num núcleo toroidal de ferrite, como visto abaixo..

08Indutorduplodofiltro.jpg

A foto seguinte mostra o indutor duplo já soldado nos respectivos furos especialmente abertos para tal.

09Indutorduplodofiltrojfixado.jpg

Resta agora recolocar a placa em seu lugar e soldá-la ao suporte de fusível e a chave liga/desliga do filtro. Veja como ficou:

10Placajnolugar.jpg

A seguir coloca-se a fiação do cabo de entrada, soldado por debaixo da placa:

11Placajnolugarcomfiaorede.jpg

Um dos últimos trabalhos a fazer é a colocação dos capacitores Y, de 4,7 nano Farad por 1.000 Volts, por baixo da placa principal. Não se usou os furos já previstos na placa para a colocação desses em função de que os lugares deles terem sofrido alteração em função das modificações..

12AdiodoscapacitoresY.jpg

Visão final do up na proteção Upsai FHT-1200, podendo dizer agora se tratar de uma das melhores fabricadas no Brasil para uso em 220 Volts..

Como o fórum não deixa colocar mais do que 10 imagens em um mesmo tópico, segue link da imagem da proteção já montada, fechada, pronta para uso: http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/13Proteoefiltrofechadaepronta.jpg

Para quem quiser alterar a sua também, use a vontade essas dicas ai... Garanto um ótimo funcionamento..

Abraço...

Faller, boa tarde.

voce poderia passar este esquema do Upsai, modelo FHT-1200 para o 110V

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, boa tarde.

voce poderia passar este esquema de adicionar os componentes para 110v.

Obrigado.

Amigo.. O que foi adicionado:

2 capacitores de 4,7 nF x 1.000 Volts

1 duplo indutor em núcleo toroidal

1 fusível térmico 10 A x 72ºC

Absolutamente nenhum desses elementos sofre alteração alguma para uso ou em 110 ou em 220 Volts...

Já na própria proteção há que cuidar o valor dos Varistores que vem na mesma. Isso dai é o que determina se a proteção foi feita para operar em 110 ou 220 Volts...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

na tensão 110, quais seriam os melhores modelos das marcas: APC, Panamax, Monster, Philips, Tripp-Lite, Belkin e Cyber Power na faixa de preço entre R$ 100,00 - R$ 200,00?

Eu estava pensando em comprar um ou dois Upsai FHT-1200 para ligar (em diferentes tomadas): TV 50", PS3, Receiver, Sub, Notebook, Decoder TV p/ Assinatura.

Faz-se necessário a compra de um Condicionador de Energia ou apenas o 'Filtro de Linha' resolveria?

Obrigado.

[ ]'z

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o melhor modelo de todos os modelos em todas aquelas marcas??? Pergunta muito complexa....

Condicionador de energia geralmente tem a topologia de um filtro de linha e mais algumas características adicionais. Se essas características forem desejadas por ti, o filtro não resolve e o condicionador resolve. Afirmar que a compra de um condicionador resolve, ou que um filtro resolve, tem de primeiro saber o que é que queres resolver. Se não queres resolver nada, ligar na tomada já resolve..

Desse modo impossível de te responder sem saber qual o problema que queres resolver...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o melhor modelo de todos os modelos em todas aquelas marcas??? Pergunta muito complexa....

Condicionador de energia geralmente tem a topologia de um filtro de linha e mais algumas características adicionais. Se essas características forem desejadas por ti, o filtro não resolve e o condicionador resolve. Afirmar que a compra de um condicionador resolve, ou que um filtro resolve, tem de primeiro saber o que é que queres resolver. Se não queres resolver nada, ligar na tomada já resolve..

Desse modo impossível de te responder sem saber qual o problema que queres resolver...

Abraço...

faller,

antes de tudo obrigado pela atenção.

Em primeiro lugar eu estou procurando proteção para os aparelhos. Gostaria de protege-los contra surtos de tensão, religamento instantaneo no retorno da energia (alguns aparelhos não voltam em standby), enfim, evitar uma futura queima ou mal funcionamento.

Não estou procurando o menor preço e nem o mais caro, mas sim uma proteção que me atenda com uma certa folga. O ideal ou próximo disso.

Resumindo, gostaria de usar os aparelhos da forma correta, mas deixá-los protegidos e funcionando da melhor forma cabível, sem exageros.

[ ]'z

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui em casa uso proteções com varistores e fusíveis térmicos. Para o PC fiz a minha própria.. Para o televisor cable uso uma da APC, modelo P6B..

Não vejo necessidade, para o fim que se destina, adotar um Condicionador de Energia...

faller,

entendo. voce poderia recomendar outros modelos de 'filtros de linha' além do Upsai FHT-1200?! Talvez um modelo atual da APC, etc. Onde podemos encontrar? (Aqui é 110v)

Quais seriam as principais utilidade para o uso de um Condicionador de Energia que um filtro de linha não faz? O que ele melhora? Vale o investimento?

[ ]'z

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

antes de tudo obrigado pela atenção.

Em primeiro lugar eu estou procurando proteção para os aparelhos. Gostaria de protege-los contra surtos de tensão, religamento instantaneo no retorno da energia (alguns aparelhos não voltam em standby), enfim, evitar uma futura queima ou mal funcionamento.

Não estou procurando o menor preço e nem o mais caro, mas sim uma proteção que me atenda com uma certa folga. O ideal ou próximo disso.

Resumindo, gostaria de usar os aparelhos da forma correta, mas deixá-los protegidos e funcionando da melhor forma cabível, sem exageros.

[ ]'z

Se ai for 110v e você não se importar de esperar uns 20 dias... pegar um APC ou um Belkin no E-Bay parece ser uma boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

faller, notei que você tem um filtro desses. me tira uma dúvida aqui.

O meu é igual a esse aí. mas o botão para ligar e desligar ( que acende uma luz laranja ) ele não esta funcionando. digo isso com base em que, ele ligado ou desligado, o meu computador funciona.

ele não serve para nada. sera que o meu veio com defeito? é bom eu usar a garantia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, notei que você tem um filtro desses. me tira uma dúvida aqui.

O meu é igual a esse aí. mas o botão para ligar e desligar ( que acende uma luz laranja ) ele não esta funcionando. digo isso com base em que, ele ligado ou desligado, o meu computador funciona.

ele não serve para nada. sera que o meu veio com defeito? é bom eu usar a garantia?

Veio com defeito sim.

Ou o botão deve ter vindo quebrando ou travado na posição "on".

Acione a garantia, lembrando de especificar o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, notei que você tem um filtro desses. me tira uma dúvida aqui.

O meu é igual a esse aí. mas o botão para ligar e desligar ( que acende uma luz laranja ) ele não esta funcionando. digo isso com base em que, ele ligado ou desligado, o meu computador funciona.

ele não serve para nada. sera que o meu veio com defeito? é bom eu usar a garantia?

Nem imagino de que filtro estejas falando??? Só ai nessa página onde estamos são citados uma série de filtros e eu tenho aqui em casa uma série deles também..

Como saberia eu a qual deles tu te referes???

Mas genericamente falando, interruptores são feitos para interromper, ligar e desligar as coisas. isso é o básico do básico..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem imagino de que filtro estejas falando??? Só ai nessa página onde estamos são citados uma série de filtros e eu tenho aqui em casa uma série deles também..

Como saberia eu a qual deles tu te referes???

Mas genericamente falando, interruptores são feitos para interromper, ligar e desligar as coisas. isso é o básico do básico..

Abraço...

Acredito que seja o Upsai FHT-1200.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem imagino de que filtro estejas falando??? Só ai nessa página onde estamos são citados uma série de filtros e eu tenho aqui em casa uma série deles também..

Como saberia eu a qual deles tu te referes???

Mas genericamente falando, interruptores são feitos para interromper, ligar e desligar as coisas. isso é o básico do básico..

Abraço...

E o Upsai FHT 1200 MKII. É porque procurei nas 15 primeiras páginas e só achei esse tópico falando sobre ele. não queria criar outro. é apenas uma dúvida basica da básica como você falou.

@Jorno valeu já mandei um email para videosonic explicando tudo. (:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Comprei o FHT 1200 e estou com o mesmo problema do Bruno. O único jeito de desligar tudo é tirando da tomada. O LED do interruptor funciona normal, mas tanto ligado quanto desligado, continua passando corrente.

Pelo visto é defeito em algumas unidades.

Mande para a garantia que eles vão trocar o filtro ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

Comprei um desses por 100 pilas modelo 110v.

Como ele vem no novo padrão de tomadas, ainda me faltam cabos.

Mas eu poderia ligar os meus 3 PC´s e o notebook nele?

Claro que somente 2 por vez ficariam ligados, raramente uso os 3 direto, salvo quando estou fzn backup.

Eu poderia ligar os e estabilizadores nele e 1 nobreak ?

Ou eles quebrariam a proteção que ele da?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa

Comprei um desses por 100 pilas modelo 110v.

Como ele vem no novo padrão de tomadas, ainda me faltam cabos.

Mas eu poderia ligar os meus 3 PC´s e o notebook nele?

Claro que somente 2 por vez ficariam ligados, raramente uso os 3 direto, salvo quando estou fzn backup.

Eu poderia ligar os e estabilizadores nele e 1 nobreak ?

Ou eles quebrariam a proteção que ele da?

Quando dizes ter comprado um desses, (veja que o tópico cita 8 marcas distintas de proteção) após uma cavada de pá que estava enterrado há mais de um ano, imagino, apenas imagino, estar se referindo ao FHT - 1200.

Se for realmente esse dai saiba que o mesmo tem uma capacidade máxima declarada de 1.300 VA.

Se o somatório da potência demandada por esses seus equipamentos não ultrapassar esse valor, pode ligar todos, até a cafeteira, torradeira, etc. (não ultrapassando, no somatório daqueles ativos no mesmo tempo, o valor de 1.300 Watts)..

Pode sim ligar no-break, pode sim ligar estabilizador, sempre dentro da mesma regra do somatório da potência demandada não ultrapassar o limite do mesmo..

Estabilizador?? Você ainda usa??? Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O título do tópico é "Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200"

Por isso não mencionei a marca e modelo, seria uma redundância né.

Queria saber se usando o filtro como principal, e os estabilizadores e no-breaks como secundários, se ele ainda ainda dará problema.

Como faço pra saber o somatório de meus equipamentos?

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O título do tópico é "Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200"

Por isso não mencionei a marca e modelo, seria uma redundância né.

Queria saber se usando o filtro como principal, e os estabilizadores e no-breaks como secundários, se ele ainda ainda dará problema.

Como faço pra saber o somatório de meus equipamentos?

valeu

As agressões que um estabilizador oferece às fontes independem totalmente de onde o mesmo se encontra ligado... Pode estar na tomada, pode estar num filtro de linha pode estar num gerador, pode estar amarrado direto na fiação lá do poste de energia... Ele, o estabilizador, vai se comportar exatamente do mesmo modo, atrapalhando e eletricamente agredindo tudo que que esteja nele ligado...

Para fazer o somatório da potência demandada pelos teus equipamentos consulte, no manual de cada um deles, ou no site do fabricante, ou até mesmo na etiqueta do equipamento sua potência demandada..

Em sabendo a potência demandada por cada um deles, some as mesmas. (somar você sabe... penso eu..)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você se refere a corrente certo?

beleza verifico isso.

Não!

corrente é uma medida de corrente e não de potência..

Some a potência demandada pelos equipamentos. A potência pode vir expressa em Watts ou VA's

Para simplificar some-os quer sejam Watts ou VA's. A soma dos equipamentos ativos ao mesmo tempo tem de somar menos de 1.300 VA's ou Watts..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...