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Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200


faller

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  • 2 semanas depois...

Terminei de melhorar a minha proteção FHT-1200 da Upsai.Adicionei os seguintes itens:

Um indutor com núcleo de ferrite tamanho 29mm X 19mm X 7,5mm enrolado com cerca de 15 voltas cabinho 0,75mm de secção.

2x Fusíveis térmicos 10A a 85°C, acoplado nos três varistores com auxílio de pasta térmica branca.

2x Capacitores Cerâmicos 4,7nf 2kv envoltos em termoretrátil.

Filtro Aberto:

img48801.jpg

Furos e cortes na trilha feitos como base no tópico.

img49101.jpg

Varistor Neutro/Terra e seu fusível térmico com termoretrátil de cor verde nos terminais.

img49901.jpg

Fusíveis térmicos instalados com auxílio de pasta térmica e termoretrátil de cor verde:

img50701.jpg

Visão final com os capacitores soldados e indutor:

img51601.jpg

Filtro em uso

img51801.jpg

Como aqui possui aterramento estou utilizando também a proteção da linha de sinal do filtro.

O chiado baixo que a fonte da tv emitia ao se ligar o chuveiro eletrônico agora fica restrito ao filtro de linha.

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  • 3 meses depois...

Faller, recentemente comprei o Upsai FHT-1200, mas na versão 127V, para proteger um HT caro que comprei. Como já estava cansado de tanto pesquisar sobre o som comprei logo esse que estava sendo recomendado e tinha na videosonic onde também peguei pedestais e afins.

Agora não sei se me precipitei, vejo tanta gente indicando condicionador de energia e afins, mas realmente não posso, ou melhor, não quero, gastar quase metade do preço do HT num aparelho desses. Não estou, no momento, preocupado com a pretensa melhora sonora gerado pelo condicionador, mas sim estou preocupado em não perdê-lo para um surto de energia. Recentemente meu HT antigo foi vítima das quedas de energia da Light, os famosos picos de luz, ele estava conectado num desses "filtros de linha" mais vagabundos apenas, que por sinal nem queimou! Poderia ter morrido e deixado meu HT!

Como sou completamente leigo em operações manuais, dessas para alterar o filtro, estive pensando no que poderia fazer, adicionar este produto aqui na tomada antes de ligar o filtro de linha me ajudaria em algo? Seria eficiente?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ECLAMP-TEL2

Agora vou fazer uma pergunta que deve soar meio *****, todos os filtros aqui de casa possuem "interruptor, ON-OFF", em que situação devo desligá-los? Se for sair de casa, por exemplo, e todos os aparelhos conectados ao filtro estiverem desligados ou em standby posso, devo, desligar a chave do filtro, ou ao fazê-lo também estou desligando a proteção que ele emite?

Da última vez, há uns anos, você me ajudou a comprar um bom filtro para meu PC novo e me alertou quanto ao provável assassino da minha antiga placa-mãe, um estabilizador, que por sinal continua aqui embaixo da minha mesa desde esse tempo pegando poeira sem se conectar a nada. Portanto agradeço desde já pela ajuda.

Abraços.

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  • Membro VIP
....recentemente comprei o Upsai FHT-1200....

O Upsai, você sabe, é um filtro/proteção decente.

O mercado nacional já tem alguns outros filtros /proteções bons e mais baratos. Veja ai a análise que fiz do Clone e do SMS...

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Se você não tiver pressa, estiver em um local aonde a tensão é de 110 Volts, e topar comprar pelo e-bay, um filtro/proteção da Belkin, como esse que analisei ai nesse tópico, também seria ótimo, melhor que os nacionais...

A proteção da Clamper que citaste sim funciona e pode melhorar a proteção quando se tem um filtro dos mais simples, um filtro/proteção sem proteção, ou vagabundo.. Não sei se vale a pena com as proteções da Clone por R$ 30,00, com 8 tomadas...

Quando você desliga um filtro/proteção, seccionas somente o fio fase, deixando ligado o terra e o neutro. Desse modo os surtos de tensão que porventura aparacerem na rede elétrica entre fase e neutro, não atingirão seus equipamentos.

Outro tipo de surto, derivado de indução da energia de um raio, por exemplo, ainda terão através de seus varistores internos, um caminho para o terra (se houver aterramento na sua tomada) ou até mesmo o neutro. Quando não estiveres usando os equipamentos o ato de desligar a chave do filtro ajuda na proteção das fontes dos equipamentos...

Abraço...

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O Upsai, você sabe, é um filtro/proteção decente.

O mercado nacional já tem alguns outros filtros /proteções bons e mais baratos. Veja ai a análise que fiz do Clone e do SMS...

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Se você não tiver pressa, estiver em um local aonde a tensão é de 110 Volts, e topar comprar pelo e-bay, um filtro/proteção da Belkin, como esse que analisei ai nesse tópico, também seria ótimo, melhor que os nacionais...

A proteção da Clamper que citaste sim funciona e pode melhorar a proteção quando se tem um filtro dos mais simples, um filtro/proteção sem proteção, ou vagabundo.. Não sei se vale a pena com as proteções da Clone por R$ 30,00, com 8 tomadas...

Obrigado, na verdade eu tenho esse Belkin aqui também, o uso no computador. Para o receiver que eu estava com pressa e sem paciencia de importar, além de querer um com os novos plugs.

Então usar o produto referido da clamper antes tanto do Belkin quanto do Upsai seria desperdício de dinheiro? As funções dele já são cumpridas pelos surge protectors? Como disse antes, não tenho técnica para fazer melhoramento nos filtros, por isso a ideia de adicionar aquela peça, mas se não compensar, deixa pra lá...

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  • Membro VIP
......Então usar o produto referido da clamper antes tanto do Belkin quanto do Upsai seria desperdício de dinheiro? As funções dele já são cumpridas pelos surge protectors? Como disse antes, não tenho técnica para fazer melhoramento nos filtros, por isso a ideia de adicionar aquela peça, mas se não compensar, deixa pra lá...

Esse protetor absolutamente é desnecessário antes de um Upsai ou de um Belkin.. Citei antes de filtros proteções vagabundas...

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  • 2 semanas depois...

OI Faller

Comprei o filtro da Upsai mod 1200 (estou aguardando chegar) e gostaria de saber o seguinte:

1- encontrei aqui fusivel termico de 85°, dá para usar ?

2-A minha rede aqui é bifasica 220V c/apenas o aterramento no quadro do relogio ,NÃO há fio neutro, pergunto:

1- Posso puxar um fio terra do quadro de luz p/ o chuveiro e computador?

2-Como não tenho neutro, ainda é viável instalar 2 DPS no quadro de luz? se sim, estava pensando no modelo da Clamper VCL SLIM 275V 45KA, estariam corretos estes?

3- Por não ter o neutro, que tipo de topologia tenho aqui?

Abraço

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  • 5 meses depois...

vou dar um up no tópico com uns pepinos :P

fiz essa modificação e tal, quer dizer pedi para um amigo fazer.

mas agora tem um problema, a regua de vez em quando emite um zunido.... o problema que parece que vai pra fonte do PS3 da TV e do som, porque os tres emitem esse zumbido. e o pior que é de vez em quando só... so so para de desliga da tomada tudo e espera alguns segundos

desligo tudo da regua e ligo somente ela e emite também, suponho que seja a regua.

desmontei e fui escutar o barulho.. ele vinha da parte da placa, eu acredito que seja o botão de liga/desliga que esta com mal contato, tanto é que o led dele fica meio que piscando...

alguem sabe o que eu procuro de peça para substitir ele? qual dos tres pinos eu tenho que soldar para deixar o botão em curto e ficar sempre ligado? assim eu testo pra ver se é mesmo o botão com mal contado.

valeu.

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  • Membro VIP
vou dar um up no tópico com uns pepinos :P

fiz essa modificação e tal, quer dizer pedi para um amigo fazer.

mas agora tem um problema, a regua de vez em quando emite um zunido.... o problema que parece que vai pra fonte do PS3 da TV e do som, porque os tres emitem esse zumbido. e o pior que é de vez em quando só... so so para de desliga da tomada tudo e espera alguns segundos

desligo tudo da regua e ligo somente ela e emite também, suponho que seja a regua.

desmontei e fui escutar o barulho.. ele vinha da parte da placa, eu acredito que seja o botão de liga/desliga que esta com mal contato, tanto é que o led dele fica meio que piscando...

alguem sabe o que eu procuro de peça para substitir ele? qual dos tres pinos eu tenho que soldar para deixar o botão em curto e ficar sempre ligado? assim eu testo pra ver se é mesmo o botão com mal contado.

valeu.

A chave parece ser uma dessas dai:

http://www.soldafria.com.br/chave-gangorra-kcd1-102n-azul-c-neon-p-2819.html

Para testar se é ela mesmo, fazendo uma ligação direta, una esses dois pontos ai no impresso..

placa.jpg

Esse tipo de chave pode dar problema quando seu processo de soldagem é feito com excessivo calor ou tempo muito elevado dessa soldagem..

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A chave parece ser uma dessas dai:

http://www.soldafria.com.br/chave-gangorra-kcd1-102n-azul-c-neon-p-2819.html

Para testar se é ela mesmo, fazendo uma ligação direta, una esses dois pontos ai no impresso..

placa.jpg

Esse tipo de chave pode dar problema quando seu processo de soldagem é feito com excessivo calor ou tempo muito elevado dessa soldagem..

opa, testei aqui... bom estava redondamente enganado:wacko:

não é problema na modificação e nem na regua... simplesmente o zumbido aparece em qualquer fonte de qualquer aparelho que esteja na tomada:unsure:

teste hoje tudo ligado direto na tomada e aparece o zumbido... e depois some, depois volta.

vou fazer mais uns testes aqui em casa e ver se é em toda a casa ou somente na rede dos quartos, de qualquer forma isso acho que seria assunto para outro topico.

valeu cara

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  • mês depois...

Faller,

Você poderia dar uma olhada no link

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Atenção-proprietário-dos-slim-problemas-de-aquecimento/page46?p=3730101#post3730101

Tópicos 682 e 683.

Acho que falei besteira lá e o Wuemura me deu uma paulada hehehehe. Brincadeira, o cara é gente boa demais.

A conversa sempre girando em torno de nobreaks...

Abraço.

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  • 2 anos depois...
  • Membro VIP
olá

ok, você colocou o indutor que não havia no projeto inicial.

mas qual a faixa de frequência que você quis atenuar e por que??

att

Marcelo

Quando você coloca um post, num tópico com mais de 5 páginas, mais de 60 postagens e fala:

Você colocou... Não dá de saber quem é o tal de você..

Projeto inicial: Não dá de saber de que projeto falas..

Então mesmo sem saber se a pergunta me cabe vou responder:

Em filtros de linha e/ou supressores de surto, se deseja uma topologia passiva do tipo passa baixas que deixe passar plenamente os 60 Hz da rede elétrica e bloqueie frequência mais altas, principalmente e tipicamente aquelas de RFI, de 100 KHz para cima..

Como a separação é enorme se pode enrolar um indutor em núcleo de ferrite, com fio 18 ou mais grosso (para não atrapalhar a passagem da corrente AC de 60 Hz) e que caiba no núcleo que se tem..

Desse modo, fazendo um indutor cujo valor cairá entre 100 uHenries e 10 mHenries, se conseguirá facilmente o objetivo dse deixar passar 60 Hz e atenuar 100KHz. Não é nada tão crítico assim..

Desse modo, no caso desse filtro dai essa bobina colocada de digamos 1 mili Henrie com o capacitor de 100 nF estabeleceria um filtro passa baixas cuja curva de resposta se pode ver ai abaixo:

Filtroecurvadofiltrousadonaprotec3270a3030odaUpsai_zps191bf78d.jpg~original

Fiz a simulação agorinha mesmo, para poder ver que mesmo que esse indutor fosse 10 vezes maior ou 10 vezes menor ainda estaria preservando os limites de deixar passar 60 Hz e atenuar 100 Khz, pouco mais ou pouco menos.

Com um indutor presumivelmente de 1 mili Henrie ele atenua praticamente nada em 60 Hz e atenua algo como 38 dB em 100 KHz...

Ótimo...

Perdoe-me se Não era para mim a pergunte ou se não solucionou a dúvida, com a resposta

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  • 2 anos depois...

Desculpem ressuscitar o tópico. Percebi que ele é de 2009 e o último post é de 2013. É que comprei a nova versão desse filtro, com o novo padrão de tomadas, e tenho curiosidade para saber se nesses anos que passaram você já chegou a dar uma olhada nessa nova versão do filtro pra ver se mudou alguma coisa.
Obrigado!

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  • 5 meses depois...

Estou com dois filtros desse com varistores queimados depois de um problema na rede elétrica de casa. Estou pensando em consertar e aproveitar para fazer o upgrade do Faller. Queria saber, no caso do modelo de 110v se mudariam os capacitores Y ou seriam esses mesmo. Sei soldar e substituir componentes mas sou leigo em eltrônica. 

IMG_20170118_203645.jpg

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