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LED em motocicleta


Lir0W

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Saudações pessoal do fórum !

Quero trocar a iluminação da lanterna/luz de freio da minha moto para leds.

Estou pesquisando muito sobre o assunto e cheguei à informação de que LEDS funcionam melhor oscilando/"piscando", aumentando sua vida útil.

Em motos, o que o pessoal anda fazendo é ligar X leds para a lanterna e X+Y leds para a luz de freio.

Ouvi diversos relatos de que em motos eles queimam mais rápido !

Acredito que por serem alimentados pela bateria na moto (por ficarem ligados o tempo todo em sua capacidade máxima, e não oscilando como deveria ser o ideal).

Muito bem, a par disto, estou querendo construir um PWM que oscile em 100Hz(acredito ser uma frequência boa já que os olhos não perceberiam) e que faça com que os leds funcionem a +/-20% de sua luminosidade com a lanterna ligada e a +/-100% de sua luminosidade com o freio acionado.

Alguém poderia me dizer se é possível ?

Alguma outra opção de fazer isto ?

Poderiam mandar um esquema para construir este circuito ?

Outro problema é o de usar LEDS nas setas, devido ao relé utilizado detectar uma lampada de 21W e os leds consomem muito menos e acabam ficando acesos direto, ou piscando muito rápido.

Mas para isto ouvi falar de utilizar Relé eletrônico sem detecção de lampada queimada, ainda nao testei.

Muito obrigado !

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Os LEDs podem tanto ficar acesos continuamente como piscando.

Isto não afeta a durabilidade deles.

O que se tem que fazer é limitar a corrente que circula por eles no valor nominal.

Isto pode ser feito utilizando um resistor cujo valor tem que ser calculado para o valor máximo de tensão, que em uma motocicleta, creio seja 14v.

A utilização de um sinal PWM é justamente para poder fazer variar o brilho, por exemplo, para diferenciar a luz de lanterna da luz de freio, quando se utiliza o mesmos LEDs.

Poderia ser considerado a utilização de um super LED ao invés de vários LEDs:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104372895-super-led-1-watt-alto-brilho-neon-luz-branca-frete-gratis-_JM

O PWM, conforme sugerido pelo jorgeletronico, poderia ser feito com um CI 555, o qual, quando em funcionamento produziria o sinal com ciclo ativo de 20%, e quando resetado, deixaria o LED aceso a toda força.

Para as setas, realmente, teria que se trocar o relé por um eletrônico, se é que existe para vender.

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Entendido !

bom, então vou deixar a ideia do PWM de lado por ser complicado construir um destes.

Vou fazer da seguinte maneira a lanterna/luz de freio:

- ligar 20 leds em paralelo com um resistor de 22 Ohms

- no positivo da lanterna colocarei um regulador de tensão 7805

alguma sugestão ?

Muito obrigado !

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  • Membro VIP

Ligar led's em paralelo é pedir para danificar os mesmos..

Sinaleirademoto.jpg

Veja ai uma alternativa da qual podes tirar uma ideia de como faze para "modular" a luminosidade do led, sem ter que aplicar necessariamente PWM. É só respeitar a máxima corrente do led e colocar tantos quantos conjuntos desses dai necessitares. Invente, mas nunca contra o que é racional em um led.. Liga-los em paralelo, led-a-led não é absolutamente recomendável. Podes ligar em paralelo tantos quantos queiras associações série de led's com seu resistor de limitação.

Abraço..

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Desenhei este circuito, vejam se esta ok ou se ainda nao captei a mensagem:

Imagem

só to com dúvida no diodo que não sei qual usar ...seria este 1N4148 ?

utilizando o software que usei pra desenhar este circuito visualizei porque é ruim utilizar led em paralelo com apenas um resistor, no caso de queimar algum led a corrente aumentaria, é isso ?

mas desta forma que desenhei nao varia no caso de queimar algum. . .

penso em utilizar soquete de CI para poder trocar facilmente leds queimados !

quero utilizar em paralelo para que nao fique sem luz caso queime algum.

Obrigado !

porcaria . .

agora q eu vi, com a luz de freio acionada, pode queimar todos os leds q continua igual . .

mas na lanterna(sinaleira) se queimar continua variando . . .

:mad:

de volta a prancheta de estudos . . .

estava experimentando, se eu usar o 7805 no lugar do resistor 22Ohms, terei 3,5mA. mas acho q ai seria muito pouco ! a variação seria de 3,52mA para todos os leds ligados e 3,7mA se restar só um.

pensando bem, se usar do jeito q tava, o que pode acontecer é na sinaleira ir queimando e ficar estão forte quanto a luz de freio !

isso nao é um problema TÃO grande né ? acho q deve ser a melhor saída já que acredito que 3,5mA seria pouca luz ! !

Brigado galera !

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  • Membro VIP

Lhe sugiro simplificar as coisas..

Um sistema como esse daqui penso que te atenderia bem..

Lednamoto.jpg

Imaginei, pois colocaste no teu diagrama, led's de 3,5 Volts.

Podes colocar tantas células quantas queira de dois resistores + 3 Led's, ligadas ao barramento da luz de freio e da sinaleira..

O uso de 3 leds em série minimiza o número de peças e melhor aproveita a fonte (12 Volts) Podes também decidir colocar dois leds somente em cada ramo, o circuito ficaria mais imune a variação da tensão da bateria..

Claro os resistores deveriam ser novamente calculados para novos valores.

Do modo que está foi calculado para 3 led's de 3,5 Volts e tensão de 12 Volts

Até acho melhor colocar somente 2 leds e também calcular os resistores para tensão de 13 Volts (mais ou menos a tensão média da bateria com moto ligada/desligada)

O que pode acontecer também, e isso depende da moto, do interruptor do pedal do freio, e também o interruptor da sinaleira, liberar um terra quando são acionados. Inverta o circuito e tudo ficará igual (os leds amarrados em +12 e os resistores caindo para as chaves)

Não te apegues nos valores dos resistores, na verdade o que vale será o brilho dos led's e a diferença do brilho de sinaleira / freio, e isso terá que ser testado na prática...

Abraço..

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Entendido !

farei deste jeito que você indicou então faller ! muito obrigado !

aproveitando, tem alguma diferença entre aterrar e ligar no negativo ?

o motivo da dúvida é que liguei o controle do portão no farol alto.

Muita gente reclama de queimar o controle desse jeito e tem um carinha que diz que

por ele ter aterrado ao invés de ligar no negativo o dele não queimou até hoje(2anos de uso).

acredito que por estar no farol alto também, quem usa mais o farol alto diminui também a vida útil do controle . . .

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  • Membro VIP
Entendido !

farei deste jeito que você indicou então faller ! muito obrigado !

aproveitando, tem alguma diferença entre aterrar e ligar no negativo ?

o motivo da dúvida é que liguei o controle do portão no farol alto.

Muita gente reclama de queimar o controle desse jeito e tem um carinha que diz que

por ele ter aterrado ao invés de ligar no negativo o dele não queimou até hoje(2anos de uso).

acredito que por estar no farol alto também, quem usa mais o farol alto diminui também a vida útil do controle . . .

Quando se fala em aterrar, numa moto, é exatamente igual a ligar no neutro, ou no negativo, ou no chassis da mesma.. Isso dai de que aterrando melhora, e não queima, é lenda urbana...

Abraço...

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  • 3 meses depois...

é o seguinte...estou tentando fazer minha lanterna de led também ... más estou em dúvidas sobre o valor dos resistores alguém pode me dar uma ajudinha estou usando o mesmo esquema citado pelo "faller" só com uma alteração apenas 2 led's em série, desde já agradeço a todos...e desculpe por incomodar. (MSN: luiz_carlos_lagasse@hotmail.com)

Sinaleirademoto.jpg

aqui a placa que dezenhei:

Semttulo-Cpia.png

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