Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Overclock na ECS A780GM-A Ultra


Diego Paladin

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá a todos,

Bem, eu tô aqui com um PC com a seguinte configuração:

Athlon X2 5200+ Brisbane (AM2)

Mobo ECS A780GM-A Ultra (v. bios 16/04/09)

2x1gb OCZ Platinum rev. 2 800 4-4-4-15 @2.0V

Fonte CM EPP 390W

VGA HD4850 512mb IceQ

SO Windows 7 RC 7100

Daí tô com problemas sérios para fazer over nesta placa com este processador AM2... em todo lugar que vejo falando sobre ela, vejo pessoas usando processadores AM2+ ou AM3, então não sei bem se tem algo errado com minha mobo ou se é devido ao AM2 mesmo.

Enfim, tá muito complicado, pois eu seto valores na BIOS e alguns realmente se aplicam, outros não, outros dão valores errados.

A parte do setup que importa é esta, e é bem xoxa:

371_25_full.jpg

371_26_full.jpg

371_27_full.jpg

371_28_full.jpg

Sendo que aqui na minha tela, primeira figura não tem a primeira opção AMD CPU Function e a terceira, o Advanced Clock Calibration, não sei se é bios velha ou o fato de ser AM2. A parte do HT link fica em Advanced Chipset, e lá tem as opções 1X até 5X.

Menu das memórias e outras fotos do setup:

http://www.ocworkbench.com/2008/ecs/A780GM-A-Ultra/g4.htm

Problemas:

As memórias não pegam nem pelo diabo uma frequência acima de 800, o que não é tão estranho visto que com 2.1V na minha placa Abit AN52 não passou de 850Mhz... na ECS não foi a 900Mhz (divisor de CPU/RAM normal) nem com 2.25V 5-5-5-15. :(

Qualquer tentativa de over pelo AMD Overdrive trava o Windows 7, qualquer coisa que mexer no programa

É muito estranho setar o divisor CPU/RAM... quando você deixa em auto, a memo fica em 900 e o PC fica totalmente instável, em manual, mas 400, a memo fica em 771Mhz, sobrevive ao memtest. Em 333, fica em 675Mhz, também estável.

Fazer over na CPU... qualquer valor de HTT que eu tento com o processador com tensão stock (1.325V com um vup da mobo pra 1.34V em load) trava tudo na hora e a bios dá clear cmos depois de duas resetadas. Se eu coloco qualquer overvolt, tipo +40mV eu consigo aumentar o HTT.

Beleza, SÓ QUE... se eu deixo a memo com o divisor de 400Mhz, mesmo 210 HTT é suficiente pra melar tudo, então abaixo ela pra 333. Daí que vem o mais esquisito, se eu coloco HTT 210, misteriosamente o CPU-Z não registra nenhum over no clock da cpu, mas o HT Link tá alterado (se deixo 4X, fica 840Mhz) e a RAM agora tá 315Mhz (620 DDR) :confused::confused:

A pior parte é que com HTT 220, o over do HTT 210 aparece, ou seja, meu clock sobe pra 2.835 (5%) HT Link 840 memos 315. Quando eu coloco HTT 230, 240, nada mais sobe, fica nos mesmos 2.835.

EDIT: Ah, outra coisa, mesmo no manual, não tem como setar pelo setup a Command Rate das memos, estas são 2T. Quando abaixo pro divisor de 333Mhz, elas passam a ser 1T.

Enfim, é isso até agora, espero saber o que está acontecendo!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hmm, pois é, vou baixar a última versão e ver se tento amanhã. Registrei até nuns fóruns gringos pra perguntar e achei um cara lá, com Brisbane + a Ultra e lá também não aparece o ACC, pesquisando vi que é um recurso que aparece do Agena em diante, então não era pra ter com os Athlons mesmo.

Desconfio que fizeram essa bios nas coxas para os processadores mais velhos... vou tentar a versão mais nova mesmo, não acho quem já tenha passado por isso. =x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, vamos lá... fiz a atualização da BIOS (para a última versão, 14/07/09) e agora o overclock está operacional com o Brisbane!

Problemas:

As memórias não pegam nem pelo diabo uma frequência acima de 800. Continua dando problema, acho que os pentes não estão legais. Quando a placa antiga estragou as memos ficaram paradas um bom tempo e os dissipadores chegaram a enferrujar... tentei limpar e só depois de passar borracha nos contatos que elas voltaram à ativa.

Qualquer tentativa de over pelo AMD Overdrive trava o Windows 7, qualquer coisa que mexer no programa. Resolveu, consigo configurar coisas agora no Overdrive.

É muito estranho setar o divisor CPU/RAM. Continua estranho, nunca vi isso. Com 400 Mhz o divisor é 7, 333 Mhz o divisor era pra ser 8, mas é 9. 266 Mhz é 11, ou seja, o multiplicador anda de 2 em 2.

Fazer over na CPU Resolvido, agora tá subindo.

se eu coloco HTT 210, misteriosamente o CPU-Z não registra nenhum over no clock da cpu. Resolvido, tem agora na BIOS três opções para controlar a frequência das memórias, Auto, Limit e Manual. Quando eu coloco limit, o HTT trava assim que as memos estão pra chegar no limite, o que é até interessante pra evitar over nas memos, mas não funciona no meu caso, justamente por causa da CR.

não tem como setar pelo setup a Command Rate das memos, estas são 2T. Quando abaixo pro divisor de 333Mhz, elas passam a ser 1T continua assim.

Vou tentar explicar meus progressos:

O over pela bios não é funcional pois não posso passar de ~ 780Mhz que minhas memos peidam, então tenho que setar a 333Mhz. Só que aí acontece outro probleminhas, que é minha CR passar pra 1T. Daí nesta situação as memos não podem subir muito mais que 667Mhz e meu over fica limitado.

Então faço o seguinte:

Coloco memos:

333 / 4-4-4-15 (1.9V+0) Não tenho certeza se o default é esse 1.9V que aparece na BIOS mesmo, no Overdrive fica 1.8V.

HTT: 200

Voltagens:

vcore: ?+0 (1.325V no overdrive)

vdimm: 1.9V (1.8V OD, ?)

NB: 1.10+50mV (1.15V OD, ok)

SB: 1.2V (não aparece no OD)

HT: 800Mhz (no OD, HT 4X) Tive que mudar o HT aqui pois ao mudar ele no OD o sistema congela.

CNQ: Off

Ou seja, reduzo as memos e o HT e não mexo na CPU e dou um toquinho no NB, coisa que a mobo já faz automaticamente quando coloco Controle de tensão Enabled.

No Windows, configuro o OD pra Advanced e Enviroment pra Southbridge, daí os valores ficam certinhos.

Meu primeiro passo é mudar a CR de 1T pra 2T, funciona.

Depois, vou pra aba CPU e mudo apenas o HTT e o vcore.

Consegui HTT 220 * 13.5 = 2970 Mhz sem mudar o vcore, a RAM ficou 660Mhz.

Consegui HTT 230 * 13.5 = 3105 Mhz colocando o vcore em 1.375, o máximo do overdrive, a RAM ficou 690 Mhz.

Tentei 235 e 240, travou em questão de segundos quando não imediatamente... tentei variar o vdimm até +200mV, colocar 1.41V na BIOS (1.325V+80mV) de vcore, suvir +75mV o NB, mas nada ficou.

Não sei se 3172 Mhz pode ser considerado o limite do processador, eu acho pouco, mesmo variando o vdimm ainda suspeito que a RAM não tenha dado conta de rodar, mas eram apenas 705Mhz... sei lá.

Enfim, tô rodando ali agora os testes de estabilidade a 3.1Ghz, até agora parece tudo ok, vou rodar uns benchs também.

EDIT: Passou no teste de estabilidade do OD por uma hora, não é grande coisa, mas já é algo.

Agradeço muito a quem tiver opiniões sobre minha saga com esta mobo, se ver que eu tô deixando algo escapar, por favor me dê um toque :)

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Consegui HTT 230 * 13.5 = 3105 Mhz colocando o vcore em 1.375, o máximo do overdrive, a RAM ficou 690 Mhz
É, parece que não, passou no teste do AOD e depois o PC começou a travar em jogos. Então resolvi tentar subir levemente as voltagens que eu podia mexer, nada resolveu.

Por fim, vi que em 230 não precisei mudar a CR pra 2T, então pensei: então vou usar o setup.

Quando usei o setup, me dei conta que basta mexer no vcore e no HTT que todos os parâmetros do OD ficam zuados, como se desse pau ao reconhecer os valores da BIOS, tanto com o Super IO quanto com a Southbridge.

Até que finalmente resolvi aumentar o vcore e deixar o HTT em 200, na tentativa de usar o vcore do setup mas as configs do OD. Qual foi minha surpresa ao ver que:

+40mV : freq da CPU 2835Mhz

+60mV : freq da CPU 2970Mhz

+80mV : freq da CPU 3105Mhz

Isso com HTT setado em 200 na BIOS e sem nem encostar no Overdrive!

Então, agora tô fazendo os testes com o +80mV que dá 1.408V de vcore e místicos 230 de HTT. Por enquanto tá passando tudo.

Bem, é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, o HTT místico era resquício do Overdrive, é um programa meio maluco também... caramba, nada funciona normal nesta bodega! :D

Enfim, tirei um dos módulos e com apenas 1gb consegui bootar com a memória com frequência auto (CPU/7) e agora tô rodando lá uns testes de estabilidade com HTT 230 (do Overdrive), vcore 1.325+80mV (do setup), e a RAM em 887Mhz (OD) 4-4-4-15 (setup) @2.1V (setup).

Passando tudo ok eu vou testar o outro pente... uma dúvida, se ele realmente não estiver fazendo o clock do SPD posso tentar o RMA? A garantia é vitalícia, mas tenho medo de eles recusarem porque o dissipador tem uma mancha de oxidação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Pois é amigo, memória é sempre um item de suma importância para o Overclock...

Pedir RMA pode, mas com sinal de oxidação não tem RMA.

Qualquer defeito aparente anula a garantia. De todo modo não custa tentar.

Para pedir RMA a peça deve aparentar perfeitas condições, como saiu da loja.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hmm, testei o outro pente. Não ia dar RMA de qualquer jeito, o maldito do pente tá funcionando sozinho a 800Mhz, ele pegou 210 de HTT, míseros 810Mhz. Quando coloco em dual channel, qualquer coisinha além do stock trava tudo, igual tentei no início. :(

E como a redução de divisor funciona de maneira maluca, aliás, quase tudo é maluco com esse combinho que tô rodando aqui, o over que rola é um HTT 230 com 1.4V de vcore mas a RAM fica a 690Mhz, aí acho que acaba matando de certa forma o desempenho, ficar melhor fica, mas nada que compense o overvolt e ficar sem CnQ.

Tô um pouco decepcionado com a ECS Ultra porque deixamos aqui de pegar uma Asus M3A78 pra ficar com ela, e provavelmente a Asus por ter o chipset um pouco mais antigo deve suportar o AM2 sem essa zuação toda.

Ribeiro, valeu pela ajuda cara, agora tô pensando em fazer o seguinte:

- Passar os pentes pra frente pra alguém que não for fazer over e tentar comprar um que aceite um over bom, tipo esses Pi Black DDR2900 que tenho na minha máquina pessoal.

- Contatar a ECS pra ver se eles arrumam esta bagunça de BIOS, falta de vergonha na cara isso. :mad:

- Vender o Brisbane, acho que consigo um preço legal porque é relativamente novo, tem nem 5 dias que liguei ele, ficou guardado muito tempo... dei mole, aliás, o dono original do PC que é o meu cunhado, deu mole. E enfim, ver se arrumo um AM2+, tipo um Kuma BE, Athlon II ou Phenom II se a grana der.

Dou notícias aqui no tópico, vai que ajuda alguém... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Novidades: Entrei em contato com a ECS mais ou menos há uma semana atrás e eles me responderam hoje pedindo pra baixar a BIOS mais nova. Olhei no site, e havia uma BIOS do dia 25/09/09, ou seja, semana passada!

No Changelog:

-Supports AM3 945/925 rev.C3 CPU & AM2+ Athlon 5000(65w) CPU

Então, não sei se essa daí foi pra mim, mas legal, baixei e fui atualizar aqui... rapaz... desculpa o modo de falar, mas é a pura verdade, quase me ***** todo. Acontece que quando tava atualizando e tal, aparece umas animações no programa de flash da BIOS mostrando a fase de erasing, writing, verifying, etc. Claro, fechei todos os programas (no caso o Everest e o antivírus) e botei pra rodar. No meio do writing o maldito do programa não me trava!? Ele ficou opaco e já apareceu no título (não respondendo), daí pensei: FUDEUUUUU!! E então passou uns 10 segundos o PC desliga o vídeo fazendo uns ruídos bizarros da caixa de som, parecendo um et do Crysis morrendo. Eu já pensando: **** QUE ***** ME FERREI...

Daí, quando já estava passando pra fase do choro a maldita placa completou o POST!! Daí deu aquelas mensagens CMOS checksum error, aperta F1 etc, e tava tudo lá... fala sério.

Beleza, passado o sufoco, lá vou eu brincar um pouco de over. Fui direto no overdrive, e tchum... não tinha mudado nadinha. :mad: Daí me baixou um santo aqui e resolvi jogar o multiplicador em 13X, pra ficar como o tal 5000+. Dito e feito, o multiplicador de memória se acertou e consegui então 3185 Mhz com a memória em 398 Mhz. A parte ruim é que de novo não ficou estável com meus dois pentes queridos, um por vez até sobreviveu a todos os testes, mas os dois juntos não dá samba.

Enfim, consegui algo legal com 3055Mhz / 760 Mhz de memos que é bem interessante e funciona com o dual.

A pior parte é que o AMD Overdrive não carrega automático do profile a Command Rate e o multiplicador da CPU, então quando abro o Windows o CPU tá 13.5 x 235 = 3172Mhz que é instável e 345Mhz de RAM com CR 1T. Daí toda vez que ligo a máquina tenho que abrir o programa, dar load no profile e fechar. Alguém sabe como arrumar isso? Tô usando o AOD do site da ECS que é o 3.0.2 mesmo.

Enfim, tentando fazer overclock direto na BIOS continua o mesmo problema, acredito eu por não ter como alterar o multiplicador pela BIOS (pobreza né? hehe) ele não reconhece meu 5200+ (mult. 13.5x) como da "família" do 5000+ e os divisores tão bagunçados igual antes. Acho que se eu escrever outro testamento em inglês pro suporte da ECS eu acho que eles até mandam uma BIOS beta pra mim ou quem sabe lançam outra, mas acho que vou deixar quieto porque não quero passar cagaço com atualização de BIOS de novo...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca! Isso daria uma monografia de overclock! hehehehehe...mas então cara...não escrevendo um texto tão bem escrito como teu e detalhado...mas eu tenho uma ECS 8200 como ta na assinatura e usava um 5200+ 2.7ghz...e eu tentei fazer de tudo pra por ele a 2.9 e até a 3.0 e não consegui...o vcore na CUPID aparece a 1.55v! Eu tentei e tentei fazer over nesse 5200 e nao consegui, quando eu setava o vcore pra 1.325 o pc parava de ligar e tive q resetar a bios pelo jumper umas 2 ou 3x. A 2 dias atras eu comprei 1 PII x3 720 BE e fui la fazer overclock nele e ele mesmo ja vem com uma opção AMD Overclocking...ai sim la eu consegui setar o multiplicador pra 200 x 16, alcançando 3.2 ghz com o vcore teoricamente em stock (1.325), setado por mim nessa opção de over do amd. E mesmo eu colocando o vcore em 1.325 o cpuid aparece como se ele tivesse a 1.55v (não sei porque), mas felizmente no setup do pc ele aparece como 1.325! Eu vou atualizar essa bios da placa mãe q ta desatualizada, mas ja vi outras pessoas com problemas de overclock com a ECS (mobo q eu nunca mais vou comprar =P). To compartilhando meu problema pra mostrar q pra fazer overclock essas ECS não lá muitas coisas não! Até agora consegui resolver meu probleminha...espero q você resolva ae o teu tb! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nossa amigo, estranho demais essa dae da placa jogar 1.55V num Brisbane, que isso, coitado! :D Você usava o que nele, o cooler padrão? Notou superaquecimento? Porque sei não, pra ter dizer a verdade confio mais no CPU-ID do que no setup dessas ECS.

Mas entendi, não entendi bem, com o novo processador também aparece 1.55V? Se o valor não cair mesmo com o CnQ ativado mas a temperatura cair (acho que dá pra sentir uma diferença boa no Idle mesmo com refrigeração padrão), é bugadão mesmo, pode ser que atualizar a BIOS resolva, mas eu não teria tanta esperança assim, o meu Brisbane continua a registrar 40ºC na BIOS mesmo com a BIOS da semana passada.

Muito cuidado com o coração na hora de atualizar a BIOS :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara...mt doidera...eu uso o cooler do box do processador mesmo...e no cpu ID ele continua aparecendo 1.55v mesmo eu setando pra 1.325...eu ja ouvi mt gente falar q aparece bugado...no setup (o azul =P) ele aparece com o vcore rodando a 1.325...e sim com o 720 BE aparece a mesma coisa...eu só consegui mudar o vcore nesse processador porque ele me da a opção de diminuir o vcore no AMD Overclocking dentro do proprio setup...porque se eu tenho no setup normal o pc para de desligar...mobo bugada da *****! euheuheuhuehue...mas ta tranquilo...rodando o teste de stress a temperatura foi até 45 - 47º no máximo...com o cooler box do 720 BE mesmo...ta fazendo um barulhin só porque ele ta rodando a 5.0 - 5.5k de rpm...mas isso ta tranquilo...to mt satisfeito com o processador novo...é mt bom no over...agora essa mobo q é triste! Isso q da pagar 170 real numa placa mãe hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Trazendo a discussão pro tópico, com o intuito de possivelmente ajudar mais gente que tenha essa board problemática.

Olá Lord_paladin

Estou com um problema com minha ecs a780gm-a ultra, talvez vocÊ possa me ajudar

Não consigo fazer over nessa placa, meu processador é um phenon 2 x3 710 de 2.6ghz, ja tentei aumentar o fsb de 200 pra 205,210,215,220,225 e não adianta nada. Minhas memorias sao ddr 2 800 cas 6, ja baixei na bios pra 333(667), ja aumentei tensão do processador, north bridge, south bridge, ja baixei o ht de 2000 para 1800,1000 e nada.

Pra falar a verdade, o unico over que eu consegui, foi colocar o fsb em 230, na bios, aí o cpuz reconhece como 210(mesma coisa que voce escreveu), aí o processador pula de 2600 para 2730 mhz.

Ja tentei de tudo

João Victor,

Você me surpreendeu relatando um problema com um processador AM2+, até então achei que o problema era só com os velhos AM2... enfim, já me faz pensar de cara, você tentou atualizar a BIOS? Qual versão que é essa? Tentou over pelo AMD Overdrive?

Enfim, se o problema não for a atualização, provavelmente é o bug entre a opção limit e manual do fsb das memos, se estiver setado limit é isso, coloque o manual. Provavelmente se deixar suas memos no auto o over deve subir normalmente, mas será limitado pela RAM.

Outra coisa que você pode tentar é setar na bios as memos no 333 (na opção manual), deixar a CAS no 6 e abaixar um teco o HT, uns 200Mhz tá de bom tamanho. Detalhe, não mexa aqui com o HTT nem com voltagens, no máximo setar de uma vez uns +50mV no NB. Então, com o AMD overdrive, brinque à vontade, principalmente testando se não é nenhum problema de multiplicador, que pela BIOS não dá pra ver!

Boa sorte amigo, desculpe a demora pra responder

PS: Dica pra você, parece que a bios do dia 09/01/09 possui o ACC configurado de forma que seja possível desbloquear núcleos. Se for do seu interesse, dá uma pesquisada e depois conta aqui pra gente, se fizer ou ver algo legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia lord_paladin!!

Adquiri essa placa recentemente e estou tendo praticamente os mesmos problemas de over que você (com exceção das memórias, porém as minhas são DDR2 667 MHz.)

Atualmente estou usando um Athlon x2 6000+ 3 GHz (windsor) nessa mobo, não consigo passar de 3150 Mhz com estabilidade, mesmo reduzindo o clock das memórias pra 533 MHz, HT pra 800 MHz e incrementando 100 mv no vcore.

Com as experiencia que você teve com essa placa qual a melhor configuração a fazer?

Estou usando a ultima BIOS, se não me engano é de 27/09/09, a temperatura ta boa (não passa de 45 graus).

A fonte é uma Akasa 350 watts essential power. Tenho uma Seventeam 350BKV em outra máquina tambem, não sei se é melhor que a Akasa..

Tenho um Athlon X2 5400+ (brisbane) em outra máquina, ele seria melhor de over???

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia lord_paladin!!

Adquiri essa placa recentemente e estou tendo praticamente os mesmos problemas de over que você (com exceção das memórias, porém as minhas são DDR2 667 MHz.)

Atualmente estou usando um Athlon x2 6000+ 3 GHz (windsor) nessa mobo, não consigo passar de 3150 Mhz com estabilidade, mesmo reduzindo o clock das memórias pra 533 MHz, HT pra 800 MHz e incrementando 100 mv no vcore.

Com as experiencia que você teve com essa placa qual a melhor configuração a fazer?

Estou usando a ultima BIOS, se não me engano é de 27/09/09, a temperatura ta boa (não passa de 45 graus).

A fonte é uma Akasa 350 watts essential power. Tenho uma Seventeam 350BKV em outra máquina também, não sei se é melhor que a Akasa..

Tenho um Athlon X2 5400+ (brisbane) em outra máquina, ele seria melhor de over???

Abraço!!

Opa, boa noite cara, tudo bom?

Bem, você tá tentando over pelo AMD Overdrive, certo? Tenta setar a tensão que você acha que precisa pra chegar no seu objetivo no setup e aumenta o HTT somente no Overdrive!

Partindo do stock 1.35, +100mV já é bastante, tente no máximo +140mV se a cooler estiver aguentando o tranco, acho que o Windsor esquenta pra caramba passando do 1.45V! Lembrando que o AX2 6000+ não sobe muito, é normal chegar no máximo entre 3.3 e 3.5 dependendo da sua amostra, o que é um over fácil pra placa, então só os +50mV do NB devem ser mais que suficientes e não deve forçar as memórias também.

O divisor que não sei se deve funcionar legal, pois o multiplicador máximo da sua CPU é inteiro, mas colocar as memos no 533 e manual devem deixar o divisor no 11, que mesmo chegando em 3.5 Ghz as memos vão ficar menos de 640 Mhz. Como o over não é pesado, eu tentaria subir as memos juntos mesmo que relaxasse a latência um pouco mas mantendo o divisor no 9, de repente deixando até em auto, pra evitar esse bug.

Sobre o AX2 5400+, tem certeza que é Brisbane? Eu só conhecia o 5200 e o 5600 de 65nm.. bem, com certeza percentualmente ele sobe mais que o 6000, o over final deve ser parecido, por volta de 3.3 a 3.5 Ghz. Eu tenho um Brisbane aqui e acredito eu que pelo processo de fabricação a tensão exigida pra estabilidade deve ser menor, mas acima de 3.2 Ghz ela já vai precisar ser grande de qualquer forma. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa noite cara, tudo bom?

Bem, você tá tentando over pelo AMD Overdrive, certo? Tenta setar a tensão que você acha que precisa pra chegar no seu objetivo no setup e aumenta o HTT somente no Overdrive!

Ainda não tentei com o overdrive, vou fazer isso hoje a noite.

Partindo do stock 1.35, +100mV já é bastante, tente no máximo +140mV se a cooler estiver aguentando o tranco, acho que o Windsor esquenta pra caramba passando do 1.45V! Lembrando que o AX2 6000+ não sobe muito, é normal chegar no máximo entre 3.3 e 3.5 dependendo da sua amostra, o que é um over fácil pra placa, então só os +50mV do NB devem ser mais que suficientes e não deve forçar as memórias também.

Fiz isso, aumentei +130mV, o cooler aguenta de boa apesar de ser um modelo simples da Akasa, a temperatura em Idle fica 35~40 graus, em Full não passa de 60 graus. Não achei essa opção de aumentar a tensão do north bridge!

Cheguei a 3.2 GHz (214 x 15), acima disso o Seven reinicia.

O divisor que não sei se deve funcionar legal, pois o multiplicador máximo da sua CPU é inteiro, mas colocar as memos no 533 e manual devem deixar o divisor no 11, que mesmo chegando em 3.5 Ghz as memos vão ficar menos de 640 Mhz. Como o over não é pesado, eu tentaria subir as memos juntos mesmo que relaxasse a latência um pouco mas mantendo o divisor no 9, de repente deixando até em auto, pra evitar esse bug.

Fiz isso deixei o divisor em auto e relaxei as latencias, essas memórias 667 MHz ja chegaram a 780 MHz na minha antiga Gigabyte GA-MA69VM-S2, mas mesmo deixando em 533 MHz a placa reinicia.

Sobre o AX2 5400+, tem certeza que é Brisbane? Eu só conhecia o 5200 e o 5600 de 65nm.. bem, com certeza percentualmente ele sobe mais que o 6000, o over final deve ser parecido, por volta de 3.3 a 3.5 Ghz. Eu tenho um Brisbane aqui e acredito eu que pelo processo de fabricação a tensão exigida pra estabilidade deve ser menor, mas acima de 3.2 Ghz ela já vai precisar ser grande de qualquer forma. :)

O AX2 5400+ é brisbane mesmo, de noite posto uma screen do CPUZ pra você ver. ^_^

Obrigado pelas respostas, vou fazer mais alguns testes hoje e posto o resultado aqui.

Grande abraço! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui o AOD só travava feio quando eu mexia no HT. Deixei na BIOS em 800mhz (HT 4X) e não mexi na opção no AOD... e deixei as voltagens que eu queria direto na BIOS também, vai ver é isso.

Qualquer coisinha trava no AOD mesmo? Tenta mudar o controller de Super I/O pra Southbridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Lord_Paladim

Não li toda a sua dificuldade, mas veja o que ocorrei com a minha ex-mobo "ECS A790GXM-A":

Eu não conseguia aumentar o clock base para valores maiores que 210 Mhz !!! fiz de tudo o que você imagina... nestas ocasiões eu sempre estava usando o AOD... pois e aumentava o clock e verificava no CPUZ e no AOD e nada... minha mobo não segurava o meus valores na Bios... toda vez ao religar a maquina o clock esta no maximo em 215... podia colocar 300 que ao iniciar estava em 200 ou 210 ou até 215 ... atualizei a Bios e nada .... até que desisti por um tempo....

O VILÃO:

Recentemente eu formatei o meu pc e instalei todos os driver, porém não instalei o AOD... então fiz um Over aumentando o clock base para 220 e ao iniciar a máquina adivinha!!!! o clock estava em 220 NORMAL, outro teste reinicei o pc e adivinha!!! NORMAL!!! outro teste.. setei o clock em 240 e adivinha NORMAL....Cara eu não estava acreditando ou mesmo entendendo !!

Até que instalei o AOD para verificar a temperatura dos cores, sabe o que ocorreu ??

OS CLOCK VOLTARÃO PARA 200 NA HORA!! Acredite se quiser.... ai voltou o mesmo problema, desistalei o AOD e nada, apaguei a pasta e nada... o culpado de toda a minha dor de cabeça era o AOD, tive que formatar novamente o pc e não instalar mais o AOD... desta forma o clock mantém seus valores seja eles quais são...

A SOLUÇÃO:

Faça o mesmo (se puder), formate seu micro e nem pense em instalar o AOD enquanto não fizer teste, pois o AOD fixa no registro do processador esta informações ... e tentei limpar os registros do windows porém não tive resultado....

Hoje a minha outra maquina esta com o clock em 250 já a semanas, usan um Phenom II 710 com windows XP

Eu não uso mais o AMD Over Drive para nada, até apaguei dos meus arquivos em backup....

Não recomendo o uso do AMD Over Drive em mobo da ECS, mas especificamente no meu modelo A790GXM-A !!! Acredito que o seu problema seja este.... tente assim que pude e mande a resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ichi... será!? hauahiahuaih

Bem, a gente tem o mesmo SB 750 que é a parte que cuida desses registradores... é até normal termos o mesmo bug.

E sinceramente eu não tenho certeza se eu instalei o AOD de cara, mas acho que tem um jeito de verificar isto mais fácil... se o problema é no Windows, vou ver se pego um daqueles Linux de boot no pendrive pra testar... como o PC não é meu, não garanto o teste pra antes do fim de semana, mas vou tentar sim, valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...