Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me tornar um Hacker do Bem, recomendações por favor


demondoido

Posts recomendados

Pessoal. Primeiro deixa eu esclarecer uma coisa:

Sim, eu sei a diferença de Hacker x Cracker, e eu quero me tornar um hacker.

Não como profissão, profissão eu quero ser programador mesmo, mas acredito que me tornando um hacker, meus sistemas de segurança, minha compreensão da lógica na informática vai melhorar.

Quero me tornar um hacker mais para compreender a Internet em si, quero entender a base dela, como cada parte, cada sistema funciona. Assim, vou poder desenvolver programas seguros, ou até mesmo destinados à segurança.

Não tenho nenhum objetivo malicioso com esse aprendizado, a meu ver não é por aí que a coisa anda.

Bom, esclarecido meu objetivo, eu queria tirar algumas dúvidas, e receber algumas recomendações se for possível.

1 - O sistema operacional adequado para um hacker é o Linux? (To pretendendo usar o ubuntu)

2 - Quais linguagens de programação vocês me recomendam aprender?

3 - Já que na minha cidade não tem curso de hacker, eu queria aprender sozinho mesmo, existe algum livro ou vídeo-aulas que vocês me recomendam?

4 - Como sou eu e mais um colega querendo aprender a ser hacker, a gente pretende usar o seguinte esquema: quando for preciso por exemplo fazer um teste online com outro computador, um vai usar o PC do outro. Por exemplo, pra fazer uma conexão por prompt, aí eu vou fazer com o PC dele, que assim não tem perigo de eu afetar ninguém. Isso pode dar certo?

Aí vão as especificações da minha máquina:

HD 250 GB SATA

2GB RAM

Intel Core 2 Duo 1.80 GHz, mas em breve farei um overclock

Fonte de 600W

Modem: Speed Stream 5200 ADSL

Uso um Switch aqui com meu pai

Nunca encontrei nenhum bloqueio por parte do modem, e olha que eu já cheguei a montar servidor de jogo nessa máquina e rodo um servidor de site nela

Velox 1MB (é o máximo aqui na região)

Estou montando um case com uma super-refrigeração, assim se for preciso deixar 1 semana ligado por exemplo ele vai poder ficar.

Acho que o resto sobre meu PC não precisa né?

Eu uso o Windows XP SP3

Mas como vou formatar o PC em breve, vou particionar o HD e criar uma partição pro Linux, posso usar o Ubuntu mesmo?

Acho que este tópico vai ajudar muita gente.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe uma receita de bolo para isso. Muita dedicação e estudos são necessários. Creio que deva começar lendo os links abaixo.

(...)Hackers resolvem problemas e constróem coisas, e acreditam na liberdade e na ajuda mútua voluntária. Para ser aceito como um hacker, você tem que se comportar de acordo com essa atitude(...)

(...)Mas se você acha que cultivar a atitude hacker é somente um meio para ganhar aceitação na cultura, está enganado(...)

(...)Hacker são naturalmente anti-autoritários. Qualquer pessoa que lhe dê ordens pode impedi-lo de resolver qualquer que seja o problema pelo qual você está fascinado -- e, dado o modo em que a mente autoritária funciona, geralmente arranjará alguma desculpa espantosamente *****(...)

(...)Pessoas autoritárias prosperam na censura e no segredo. E desconfiam de cooperação voluntária e compartilhamento de informação -- só gostam de "cooperação" que eles possam controlar(...)

Trecho retirado de um FAQ - "Como se tornar um Hacker"

Ou, tentar fazer graduação em uma universidade.

Graduação em Hacker Ético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha contribuição:

Qualquer livro/curso/video-aula que tenha "Hacker" no titulo não vale a pena.

Você quer ser a pessoa que usa o PrograminhaX pra entrar num servidor,

ou você quer ser a pessoa que constrói os tais PrograminhasX?

Linux é uma boa opção. Não que você faça nele algo que não consiga fazer no windows, mas apenas porque é um ambiente legal pra programadores e afins (e também nunca faz mal recomendar linux).

Linguagens de programação: Aprenda todas que ouvir falar, daí não precisa mais ficar na dúvida. Depois da terceira, as outras você aprende em menos de uma semana. Depois escolha duas ou três linguagens pra usar normalmente. (ex: c++ e php).

Computador potente só serve pra jogo ou pra editar vídeo... pra todo resto, qualquer coisa serve.

Sobre a rede com seu amigo: Hoje em dia temos programas de virtualização. Você pode criar no seu computador várias máquinas virtuais, e fazer elas se conectarem. É mais prático.

E agora a coisa mais inteligente que eu vou dizer: A coisa mais legal que você precisa aprender, é saber procurar informações na internet. Se você tiver uma dúvida e não conseguir usar a internet pra achar a resposta (ou parte dela, ou uma pista), nada mais vai pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Demondoido,

Sim, eu sei a diferença de Hacker x Cracker, e eu quero me tornar um hacker.

Não como profissão, profissão eu quero ser programador mesmo, mas acredito que me tornando um hacker, meus sistemas de segurança, minha compreensão da lógica na informática vai melhorar.

Na verdade a palavra "hacker" era usada para identificar bons programadores, ou decifradores.

Um item fundamental de um bom hacker é ser auto-didata e saber usar os recursos disponíveis como o Google.

Caso queira algo mais didático, algumas faculdades oferecem o curso de segurança da informação.

Esse assunto é um tanto polêmico e pode ser muito mal interpretado, então pelo melhor interesse do fórum eu fecharei este tópico após essa resposta. Caso tenha ficado alguma dúvida relacionada a minha resposta, por gentileza, entre em contato em privado comigo.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...