Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eficiência das fontes

Rigato

Posts recomendados

Olá,

Gostaria de entender algo que procurei saber mas não achei nada sobre.

Sei que uma fonte de 600W reais não entrega os 600W prometidos pois dissipa energia na forma de calor. Portanto ao comprar uma fonte é importante constatar qual é a eficiência da mesma.

Se comprarmos uma OCZ StealthXtream de 600W com uma eficiência máxima de 80% teremos 480W, Certo? (Corrijam-me se eu estiver errado)

Então gostaria de ir para o outro lado da dúvida:

Digamos que você tem uma configuração X de um Desktop em mente e visite várias "PSU calculators" pela web e constate que numa boa média, ou até fazendo a média "por cima", sua configuração consuma 400W.

Me resta a dúvida: Você precisa de uma fonte de 400W reais, ou precisa uma fonte, que depois de aplicada a eficiência, forneça os 400W?

Muitíssimo grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está errado no seu raciocínio.

Se uma fonte diz ser 80% eficiente, isso quer dizer que se ela é capaz de fornecer 600W, ela vai fornecer os 600W, mas gastará 20% a mais da tomada pra fornecer isso, o que se traduz num consumo da tomada de 720W - 600W + 20% disso.

É só isso, nada mais do que isso! :)

Link para o comentário

• Membro VIP

Teu entendimento de eficiência está errado. Veja ai como se deve entender isso dai: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

Na dúvida pergunte..

Abraço...

PS: Mil desculpas _rau_ nem vi que tinhas postado a resposta correta.. É isso que dá abrir um monte de janelas e depois ir respondendo com o tempo. Ao chegar a postar muitas vezes não está atualizado o navegador e a gente acaba cometendo essa deseducação...

Link para o comentário

Então pelos meus cálculos de que uma configuração que tenho em mente não passa dos 400W, minha fonte empire de 400W (12v1 15A; 12v2 14A) aguentaria de boa, contando que o vídeo é uma GTS 250?

Grato!

P.S. Fiz a mesma coisa. Com a janela aberta fazia muito tempo, eu estava respondendo o _rau_. De qualquer maineira agradeço muito a resposta dos dois. E posso dizer que agora compreendo melhor o funcionamento de fontes.

Link para o comentário

@Rigato

O problema, é que essa fonte Empire é genérica, ou seja, está bem longe de fornecer esses 400W nominais. Além disso, a eficiência dela deve ficar em torno de 68%.

Eu não arriscaria nunca uma GTS 250 numa fonte dessa, não que vá queimar de primeira e tal, porém a chance de instabilidade, resets aleatórios é gigantesca.

Sugiro uma OCZ SxS 400W, tem por R$189 aqui: www.umpoukodetudo.com.br

ou então, com um custo x benefício melhor: C3 Tech dsa5060 600W. O projeto é o mesmo da ocz que sugeri, porém com itens um pouco mais fracos, custa R$150 no mercado livre. (vários vendedores)

Link para o comentário

@Rigato

O problema, é que essa fonte Empire é genérica, ou seja, está bem longe de fornecer esses 400W nominais. Além disso, a eficiência dela deve ficar em torno de 68%.

Eu não arriscaria nunca uma GTS 250 numa fonte dessa, não que vá queimar de primeira e tal, porém a chance de instabilidade, resets aleatórios é gigantesca.

Sugiro uma OCZ SxS 400W, tem por R$189 aqui: www.umpoukodetudo.com.br

ou então, com um custo x benefício melhor: C3 Tech dsa5060 600W. O projeto é o mesmo da ocz que sugeri, porém com itens um pouco mais fracos, custa R$150 no mercado livre. (vários vendedores)

Cara, agradeço demais a atenção e as sugestões.

Porém devo dizer que chegaram 3 dias atrasados. Na terça eu comprei uma OCZ StealthXstream 400W no mercado livre por R$ 180. Retirei no escritório dos caras e tudo, estava lacradinha novinha, cheirando carro novo até.

Fiquei muito animado com a compra, estou satisfeitíssimo.

Na quarta comprei a GTS250, já está instalada e rodando. Esta tudo absolutamente certo.

Meu próximo passo é projetar um novo pc usando essas duas peças que acabei de comprar. Começei hoje a pesquisar MB+processador. Tá difícil escolher Marca, socket e modelo. As possibilidades só crescem exponencialmente.

Muitíssimo grato

Abraços

Link para o comentário

Ah, se a Empire foi embora da sua vida já fico muito feliz!

Melhor assim do que se fosse o contrário. (eu falar três dias depois e já ter dado algum problema nesse meio tempo)

Sobre montar o PC sozinho, realmente é verdade. São dias e dias de leitura e comparações!

Boa sorte na sua "nova jornada",

abraço!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.